domingo, 26 de outubro de 2014

SEM ARTICULAÇÃO, SEM CRIATIVIDADE NA MEIA CANCHA E SEM JOGADAS PELAS LATERAIS, CHAPECOENSE EMPATA OUTRA EM CASA E SE COMPLICA

Foto: Chapecoense/divulgação
Não gostei da forma como a Chapecoense atuou contra o Santos.

Os jogadores estavam  afobados em campo, cada um queria resolver o jogo sozinho, mas o futebol é coletivo, não é?

Falta um jogador líder, em campo, no time do Verdão, para cadenciar o jogo, acalmar o time, e fazer o time jogar.

Falta um meia diferenciado. Camilo, nos 2 últimos jogos, ficou devendo futebol. Até na bola parada o cara está displicente...Mas, ainda assim, não se deve tirar a bola parada do Camilo, ele tem potencial para acertar, enquanto os outros, de plano, sem condições.É preciso insistir na bola parada com o Camilo.

Fabiano, meu Deus! O que é isso? Cadê o futebol do cara...

E o empresário do Fabiano, um dia antes do jogo contra o Santos, voltou abrir o bico e falar o que não devia. Enquanto isso, sumiu o futebol do Fabiano.

Pelo que o Fabiano vem jogando, é melhor tirar ele do time, para parar de comprometer.

Contra o Flamengo no Maracanã, próximo jogo do Verdão, o técnico Jorginho precisa pensar sério, e escalar apenas os jogadores comprometidos.

Com esses 2 empates na Arena Condá, a Chape agora está na obrigação de buscar pontos fora de casa contra o Flamengo. Vai ser dureza...

Mas, não tem outra alternativa, o time que não faz o dever de casa, tem a obrigação de se recuperar fora de seus domínios.

Avante Verdão!

FICHA TÉCNICA: Chapecoense 1x1 Santos

CHAPECOENSE: Danilo; Fabiano, Rafael Lima, Grolli e Rodrigo Biro; Bruno Silva (Nenén), Diones, Abuda (Fabinho Alves) e Camilo (Bruno Rangel); Leandro e Tiago Luís.Técnico: Jorginho

SANTOS:Vladimir; Cicinho, Bruno Uvini, David Braz e Mena; Souza, Renato e Serginho (Thiago Maia); Gabriel (Jorge Eduardo), Leandro Damião (Stéfano Yuri) e Rildo.Técnico: Enderson Moreira. 

Gols: Bruno Uvini (San), aos 12' do primeiro tempo, e Leandro (Cha), aos 45' do segundo tempo. 
Cartões amarelos: Abuda (Cha); Cicinho, Bruno Uvini, David Braz e Souza (San). 
Arbitragem: Anderson Daronco-RS, auxiliado por Henrique Correa-RJ e Marrubson Melo Freitas-DF.
Local: Arena Condá, em Chapecó.
Público: 10.334 pagantes.
Renda: R$ 172.650,00.

Melhores momentos: Chapecoense 1x1 Santos


sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Coletiva de imprensa - Renato (24/10/2014)

CHAPE TEM JOGO DECISIVO CONTRA O SANTOS. NÃO TEM MAIS DESCULPA. CHEGOU A HORA DE FAZER O DEVER DE CASA

Neste sábado, às 18:30 h, a Chapecoense enfrentará o Santos, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, edição 2014.

É jogo chave, capital, decisivo, para o Verdão do Oeste na luta contra o descenso.

É jogo complicado, mas o Verdão, como mandante, não tem outra opção, precisa e tem que fazer o dever de casa.

A Chape vem jogando bem, tanto em casa como fora, tem criado oportunidades de gol, mas está há dois jogos sem fazer gol, sem balançar as redes adversárias.

É preciso reencontrar o caminho das vitórias.

Neste jogo contra o Peixe, é necessário inteligência, tranquilidade, espírito de equipe, solidariedade, fazer a leitura correta do jogo, dar assistência perfeita para o companheiro melhor posicionado finalizar à meta adversária; chega de afobação no arremate, chega de arremate a esmo, sem direção. 

Antes de desferir um chutão a esmo, um arremate sem direção, olhar a chegada de um companheiro, a infiltração, que pode ser a melhor opção, o caminho mais curto e certeiro, para balançar as redes adversárias. É preciso inteligência e qualidade no último passe. É preciso ter solidariedade com o companheiro, dar assistência, o futebol é um esporte coletivo.

Outra coisa: esse papo, especulação, de que o Santos poderia "poupar" alguns jogadores contra a Chapecoense, pois terá confronto decisivo contra o Cruzeiro pela Copa do Brasil na próxima quarta-feira, é balela, é papo para boi dormir, é conversa para tirar a concentração do Verdão do Oeste, pois o Santos está pressionado pela derrota na Vila, em cima da hora, para o Fluminense na rodada anterior e vem com sede de vingança contra a Chape.

O Santos vem forte, vem com tudo, pois ainda sonha com o G4.

Cuidado, muita atenção, com o Peixe...

Avante Verdão!

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

OUTRA VEZ, A PONTARIA NÃO FUNCIONOU


Foto: Chapecoense/Digulgação
Ontem à noite, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A: Chapecoense 0x0 São Paulo.

A Chape dominou a partida no 1° tempo, criou várias oportunidades de abrir e ampliar o marcador, mas - assim como já acontecera contra o Galo Mineiro - a pontaria, outra vez, não funcionou.

Na etapa final, o São Paulo voltou melhor e dominava o jogo, porém nos últimos 15' de partida, a partir da expulsão do Paulo Miranda, a Chapecoense melhorou e passou a pressionar. No final, o São Paulo ainda assustou com Alan Kardek, que perdeu grande oportunidade de mexer no placar.

Apesar do empate, o Verdão do Oeste continua 4 pontos acima da zona da degola, em face dos resultados das equipes da parte de baixo da tabela.

O jogo contra o São Paulo já é passado.

Agora, o foco total, o desafio maior, é o jogo contra o Santos, neste sábado, na Arena Condá.

O Santos tem jogadores de velocidade, contra-ataque letal.

Muito cuidado, atenção, com o Santos.

É jogo para lotar a Arena Condá.

Ajude o Verdão do Oeste a fazer o dever de casa.

Avante Verdão!


FICHA TÉCNICA: CHAPECOENSE 0X0 SÃO PAULO


CHAPECOENSE: Danilo; Fabiano, Rafael Lima, Grolli e Rodrigo Biro; Bruno Silva, Diones (Yuri) Abuda (Fabinho Alves) e Camilo; Leandro e Tiago Luís (Bruno Rangel)
Técnico: Jorginho 
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Tolói, Edson Silva e Álvaro Pereira; Souza, Denilson, Kaká (Boschilia depois Hudson) e PH Ganso; Ewandro (Osvaldo) e Alan Kardec. Técnico: Muricy Ramalho 

Cartões amarelos: Grolli e Diones (CHA); Kaká, Souza e Rafael Tolói (SP) 
Cartão vermelho: Paulo Miranda (SP), aos 30' do segundo tempo. 
Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães-RJ, auxiliado por Alessandro Rocha Matos-BA e Dibert Pedrosa Moises-RJ 
Local: Arena Condá, em Chapecó 
Público: 15.225 pagantes
Renda: R$ 385.590,00

Melhores momentos: Chapecoense 0x0 São Paulo


segunda-feira, 20 de outubro de 2014

É PRECISO MUITO CUIDADO, PÉS NO CHÃO, POIS O SÃO PAULO É OSSO DURO DE ROER

Todo mundo está enaltecendo o bom futebol apresentado pela Chapecoense no jogo contra o Galo Mineiro, não obstante a derrota. Realmente, a equipe jogou bem. Mas é tal coisa: é melhor jogar mal e vencer do que jogar bem e perder.

Esse jogo contra o Atlético Mineiro já é passado, e ponto final. Ninguém mais fala nisso.

Muito cuidado! 

Estão esquecendo a dureza que será  o jogo contra o São Paulo?

O fato da equipe ter atuado bem em Minas não é garantia que fará grande apresentação contra o São Paulo, se não houver foco 100%, comprometimento, dedicação máxima. Blindagem da equipe, pés no chão nessa hora, a situação da Chape na tabela de classificação é complicada, exige 4 vitórias e tem apenas 5 jogos em casa. A equipe está com a corda no pescoço. A luta contra o descenso entra na reta final, e não se pode mais perder pontos em casa.

O foco total agora é o jogo contra o São Paulo, na Arena Condá. 

O São Paulo, jogando fora de casa, é osso duro de roer. Todo cuidado e empenho serão poucos para superar o Tricolor. Então, pessoal é necessário uma grande mobilização para este jogo. Mobilização já!

A cidade, a região, a torcida, sócios, a imprensa, a diretoria, os jogadores, patrocinadores e colaboradores, todos irmanados, unidos, juntos, com toda força, vamos ajudar a equipe do Verdão fazer o dever de casa.

É preciso fazer, também, uma imensa, monstruosa, carreata na quarta-feira, horas antes do jogo, para entrar no clima de decisão!

Essa carreata deveria começar, ter seu ponto de partida, em Xanxerê, Xaxim ou, pelo menos, a partir do trevo da BR 282, rumo à Arena Condá.

O lugar da Chapecoense é na elite do futebol brasileiro.

Avante Verdão!

domingo, 19 de outubro de 2014

É MUITO RUIM PERDER O JOGO QUE PODERIA TER GANHO

Foto: Chapecoense/Divulgação
No futebol nem sempre existe justiça no placar. O que existe é competência. Ganha o jogo quem faz mais gol.

Pois é.

Ontem, a Chape enfrentou o Atlético Mineiro no Estádio Independência, no Horto, em BH.

O Verdão do Oeste jogou futebol para ter melhor sorte no jogo, criou o suficiente para ganhar o jogo, mas - por falhar nas finalizações - acabou perdendo a partida.

Apenas três jogadores do Verdão ficaram devendo futebol: Fabiano, Fabinho Alves e Dedé.

Rafael Lima, também, é uma zagueiro vem que apresentando um futebol bisonho; chega nas bolas com excesso de carga, é lento, espana a bola para todos os lados, não tem qualidade no passe; tem futebol de tartaruga em campo. Não passa segurança.

Camilo, meia-atacante, teve mobilidade, teve boa dinâmica, se apresentou, participou do jogo, mas recaem sobre ele as maiores cobranças, pois deixou de anotar 2 gols para o Verdão no jogo, ao desperdiçar oportunidades claras, vivas de gol, perdeu gols incríveis. Camilo,caramba, manda de bico para o gol, reto, meia força, a moda Romário. Não é força; é jeito, cara!!!

Outro detalhe: o Galo fez o gol ao 28' do 1° tempo, pelo lado esquerdo do seu ataque. É ... onde estava o Fabiano que deveria estar na lateral direita? Onde estava o Fabinho Alves para ajudar na cobertura pelo lado direito? É cara, esses 2 jogadores foram, ontem, o buraco, o ponto fraco da Chapecoense. É preciso intensificar cobrança em cima do futebol desses 2 viventes. O futebol do time está evoluindo jogo a jogo, mas esses 2 estão destoando.

É muito ruim perder o jogo que poderia ter ganho.

Mas, a luta continua para permanecer na elite do futebol brasileiro. Faltam 4 vitórias.

Nesta quarta-feira tem, na Arena Condá, Chapecoense x São Paulo.

O Verdão precisa fazer o dever de casa.

Avante Verdão!


Melhores momentos: Atlético Mineiro 1x0 Chapecoense




sexta-feira, 17 de outubro de 2014

JOGO TENEBROSO

A Chape vem de duas vitórias contra Internacional e Bahia, e tem jogo muito difícil contra o Atlético Mineiro, no Estádio Independência, no Horto em BH, às 21 horas deste sábado.

Verdão não tem gordura para queimar...não tem zona de conforto.

Essas vitórias reportadas foram obtidas na pressão, no desespero, quando o clube estava rondando o Z4. Logo, os pontos dessas vitórias serviram para sair da zona da confusão, mas a distância, em relação ao 1° clube fora dessa zona, é desprezível, ínfima;  é de apenas 4 pontos.

Quero dizer com isso, que a pressão continua por resultado positivo em BH ...pois, em caso de derrota para o Galo Mineiro, o Verdão voltaria a estar em situação crítica na tabela de classificação, e mais que isso passaria a ter obrigação, no desespero, de vencer o São Paulo na Arena Condá, na próxima quarta-feira.

Para não fazer esse jogo em vão contra o Atlético-MG, para não desperdiçar está imensa chance de voltar de BH com resultado positivo, que daria mais equilíbrio, estabilidade e confiança à equipe na sequência do certame, o Verdão terá que, necessariamente, jogar com inteligência, focado, com os pés no chão, muita dedicação, transpiração, comer grama e com sangue nos olhos.

É necessário encarar esse jogo contra o Galo Mineiro como uma final de Copa do Mundo, como jogo de afirmação da Chapecoense na Série A, de permanência na elite do futebol brasileiro.

Nesse jogo, cada jogador da Chape terá jogar, se doar, muito mais, do que nos jogos anteriores.

É jogo tenebroso; é necessário estar à altura desse desafio para superar o adversário; é acreditar, agir e fazer acontecer. Atitude e inteligência.

Avante Verdão!



domingo, 12 de outubro de 2014

FORA DE CASA, CHAPECOENSE DERROTA O BAHIA


Foto: Chapecoense/Divulgação

Neste domingo, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, na Arena Fonte Nova, Bahia 0x1 Chapecoense.

Vitória sofrida, dramática.

Jogo equilibrado no 1° tempo, mas o Verdão do Oeste saiu na frente.

Aos 38' Thiago Luís arrisca de fora da área, num chute que a bola enganou, surpreendeu, o goleiro Marcelo Lomba, e estava aberto o marcador. 

Na comemoração do gol, Thiago Luís tirou a camisa, e levou cartão amarelo.

Atitude infantil.

No 2° tempo, logo aos 7' o Thiago Luís, infantilmente, levou o 2° cartão amarelo, num lance que o jogo estava parado, ele empurrou um jogador da equipe adversária, sendo expulso de campo, deixando a Chapecoense com 10 jogadores até o final do jogo

A partir desse instante (da expulsão), o Bahia adiantou a marcação, ofensivo, veio para cima, pressionou, mas a Chapecoense, de forma heróica, sustentou a vantagem no marcador.

Com essa vitória, Chape ganhou uma posição na tabela de classificação, ocupando a 13ª colocação, estando 4 pontos acima da zona da degola.

A luta contra o descenso contínua encardida, pois a turma do Z4 continua subindo na pontuação, elevando a pontuação de corte.

No próximo sábado, tem outra pedreira, o Índio enfrenta o Galo, no Ipatingão.

A  ordem é somar pontos nesse confronto, para fugir da zona da confusão.

Avante Verdão!


Veja as imagens do gol (sem narração): Bahia 0x1 Chapecoense

sábado, 11 de outubro de 2014

AGORA, O FOCO É O JOGO CONTRA O BAHIA, QUE REAGIU NO 2° TURNO

Veja o desempenho de Chapecoense e Bahia, no 2° turno.

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A 2014

CLASSIFICAÇÃO DO SEGUNDO TURNO


NTimesPGJVEDGFGCSR
1SANTOS168512128466.67
2GRÊMIO15843161562.50
3ATLÉTICO-MG1484221210258.33
4BAHIA138413129354.17
5CORINTHIANS13841396354.17
6SÃO PAULO1384131413154.17
7CRUZEIRO138413109154.17
8INTERNACIONAL1384131111054.17
8VITÓRIA1384131111054.17
10PALMEIRAS1384131116-554.17
11CORITIBA1284041210250.00
12CHAPECOENSE1183231511445.83
13FLUMINENSE118251107345.83
14GOIÁS108314129341.67
15FLAMENGO98233910-137.50
16CRICIÚMA9823379-237.50
17FIGUEIRENSE88224812-433.33
18SPORT88224510-533.33
19ATLÉTICO-PR6820639-625.00
20BOTAFOGO48116715-816.67


Algumas curiosidades do 2° turno (até 8ª rodada):

1 - Chapecoense é a equipe que mais marcou gol: 15 gols;

2  -  O Grêmio é a equipe que menos sofreu gol apenas 01 gol;

3 - G4: Santos, Grêmio, Atlético-MG e Bahia;

4 - Z4: Figueirense, Sport, Atlético-PR e Botafogo;

5 - O Cruzeiro é apenas o 7° colocado.

Obs:

Neste domingo, a Chapecoense enfrenta o Bahia, na Fonte Nova, em Salvador.

A partir da contratação do  técnico Gilson Kleina, o Tricolor de Aço evoluiu, e tem o meia Marcos Aurélio em boa fase.

Como visto, cuidado com o Bahia. 

Para o Verdão do Oeste esse jogo contra o Bahia é decisivo, confronto direto na luta contra o descenso, jogo que vale 6 pontos.

Na classificação geral, Chapecoense ocupa a 14ª posição com 31 pontos, e o Bahia é o 16° colocado com 30 pontos.

Para evitar a entrada no Z4 (nesses 2 jogos fora da Arena Condá: Bahia e Atlético-MG), a Chape terá que fazer o resultado em Salvador. Só resultado positivo interessa.

Avante Verdão!

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

COM APLICAÇÃO TÁTICA, FOCO E ESPÍRITO DESTEMIDO, CHAPECOENSE ARRASA O INTERNACIONAL


Foto: Chapecoense/Divulgação


Ontem à noite, na Arena Condá, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, Chapecoense 5x0 Internacional.

Nos últimos dias o Verdão do Oeste viveu muita pressão.

O empate na Arena Condá contra o Criciúma (do jeito que foi) e a derrota para o Palmeiras no Pacaembu (do jeito que foi) foram muito preocupantes e haviam deixado a nação verde e branca de cabelo em pé. 

Houve mobilização a semana toda (diretoria, torcedores, imprensa, jogadores e todos que gostam da Chape);  houve foco total nesse jogo contra o Colorado Gaúcho, e graças a Deus foi obtido, colhido um resultado que recoloca a Chape nos eixos, nos trilhos.

Esse resultado histórico tira, um pouco, o peso dos ombros de todos que gostam da Chapecoense, pois a luta continua dura, ferrenha, para permanecer na Série A.

Neste domingo, outra "pedreira", agora contra o Bahia, tricolor de aço da boa terra, em Salvador. É confronto direto contra o descenso, é jogo de 6 pontos. Por isso, é preciso manter o foco, concentração, dedicação, esforço máximo também neste jogo para se manter à frente do Bahia.

Avante Verdão!


FICHA TÉCNICA: 
Chapecoense 5x0 Internacional
CHAPECOENSE: Danilo; Fabiano, Grolli, Enrique Meza e Jussandro (Ednei); Bruno Silva, Diones, Ricardo Conceição (Wanderson) e Camilo; Tiago Luís (Yuri) e Leandro. 
Técnico: Jorginho 

INTERNACIONAL: Dida; Gilberto, Paulão, Juan (Ernando) e Fabrício; Ygor, Bertotto (Nilmar), Alex, D'Alessandro (Valdívia) e Alan Patrick; Rafael Moura.
Técnico: Abel Braga 
Gols: Diones(Cha), aos 35' do primeiro tempo e aos 30' do segundo tempo; Leandro (Cha), aos 40' do primeiro tempo e aos 14' do segundo tempo. Camilo, aos 42' do segundo tempo. 
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro, auxiliado por Janette Mara Arcanjo e Guilherme Dias Camilo (trio de MG). 
Cartão Amarelo: Nilmar (Inter)
Cartão Vermelho: Dida (Inter) 
Local: Arena Condá, em Chapecó 
Público: 17.407 pagantes
Renda: R$ 651.825,00.

Veja lances e gols do jogo: Chapecoense 5x0 Internacional






quarta-feira, 8 de outubro de 2014

VOCÊ CONCORDA? COLORADOS ACREDITAM QUE INTER SE SENTIRÁ EM CASA, NA ARENA CONDÁ


Foto: Vanderlei Tecchio / prefeitura de Chapecó/Divulgação

Cadê nossa identidade local de Índio guerreiro, o Verdão do Oeste?

Meu Senhor do Céu!

É minha gente, para os colorados, nesta quinta-feira, Chapecó será reduto do Internacional.

Para eles, quem é Chapecoense?

Para eles, quem são os jogadores da Chapecoense?

Pernas de pau!!!

Para eles, D'Alessandro e Alex são divindades do futebol que ofuscam o resto em campo.

Não comungo, pelo contrário, sou completamente arredio, avesso a essa presunção dos colorados.

Neste mundo competitivo e desigual, a Chapecoense é tão grande, até maior, que o Internacional.

Aqui se tem uma equipe de jogadores de fibra, raça, Índios guerreiros, que não temem a luta, por mais encardida que seja!

O Índio é valente, corajoso,  e os três pontos deste jogo são a sobrevivência da nação verde e branca. É jogo para ficar na história, é jogo da arrancada, rumo à permanência na Série A.

Neste jogo, mais do que nunca, os jogadores do Verdão terão que encarnar (embeber, absorver, incorporar) o espírito do cacique guerreiro Victorino Condá, que soube se impor, nos momentos certos, e dominou os adversários de forma implacável, sem esmorecer, por mais que o contexto fosse difícil, adverso ou perigoso.

O Índio tem trajetória e sangue dominador!

A aldeia Condá é reduto do Índio, e não do Saci.

Avante Verdão!

domingo, 5 de outubro de 2014

CHAPECOENSE TEM ALGUMA "CARTA NA MANGA"?

Pois é.

Faltam 12 jogos para o término, conclusão, do Campeonato Brasileiro da Série A, edição 2014.

Nesta reta final, a  situação do Verdão do Oeste é crítica na tabela de classificação, pois ocupa a 16ª colocação, uma posição acima da zona da degola, e a sequência de jogos, a fazer, é muito difícil, complicada.

A equipe, em vez de crescer nesta reta final do certame, está fazendo o caminho inverso, está caindo pelas tabelas.

Os jogadores estão sem foco, sem empenho, por exemplo Fabiano, Fabinho Alves, Rafael Lima, Bruno Rangel, Dedé, Diones, e o treinador, também, está patinando...

É necessário um fato novo, uma "carta na manga" para mudar, inverter o sentido descendente para ascendente.

É necessário vencer, daqui pra frente, todos os jogos na Arena Condá.

Mas como? Se os jogadores  e o técnico estão se comportando burocraticamente.

Algo terá que ser feito urgente!

Acorda diretoria...

Enquanto isso, a probabilidade de queda da Chapecoense para a Série B, após o término dos jogos da 26ª rodada, aumentou consideravelmente.

Para o site Chance de Gol, a Chapecoense tem a 4ª pior probabilidade de queda.

Veja a tabela abaixo:

Classificação e Probabilidades - site Chance de Gol:

PosTimePtsJVEDGPGCSGProbab. de
título
Probab. de
ficar no G4
Probab. de
rebaixamento
1Cruzeiro5626175451262597.5 %quase 100 %quase 0 %
2Internacional472614573622141.7 %83.9 %quase 0 %
3São Paulo462613764433110.5 %69.1 %quase 0 %
4Atlético MG43261277362970.2 %50.7 %quase 0 %
5Grêmio43261277211560.01 %15.4 %quase 0 %
6Corinthians4326111053218140.09 %37.5 %quase 0 %
7Fluminense412611874126150.03 %20.5 %quase 0 %
8Santos39261169322390.02 %22.3 %quase 0 %
9Sport3626106102131-10quase 0 %0.4 %1.0 %
10Goiás332696112426-2quase 0 %0.06 %4.6 %
11Figueirense322695122435-11quase 0 %0.03 %10.8 %
12Atlético PR312687112834-6quase 0 %0.02 %14.2 %
13Flamengo312687112332-9quase 0 %0.06 %5.5 %
14Bahia302679102325-2quase 0 %quase 0 %25.4 %
15Palmeiras282684142541-16quase 0 %quase 0 %51.2 %
16Chapecoense282677122331-8quase 0 %quase 0 %51.8 %
17Vitória272676132636-10quase 0 %quase 0 %56.2 %
18Criciúma272669111633-17quase 0 %quase 0 %79.6 %
19Botafogo262675142633-7quase 0 %quase 0 %64.1 %
20Coritiba262668122528-3quase 0 %quase 0 %35.6 %