sexta-feira, 11 de abril de 2014

DISPUTAR A SÉRIE "A" SEM UM MEIA-ARMADOR DIFERENCIADO, É UM TIRO NO PRÓPRIO PÉ

Acompanho com muita preocupação os passos da diretoria, quanto à formação da equipe para o Campeonato Brasileiro da Série A.

Como torcedor quero a Chape forte, competitiva, lutando por uma vaga na libertadores. Nada demais pensar assim, nada impossível!

O futebol brasileiro está nivelado por baixo, basta ver o melhor Campeonato Estadual, o Paulistão, e as equipes consideradas "grandes" apanharam feio das equipes consideradas "pequenas".

Claro, é preciso dar um desconto aos campeonatos regionais, pois servem mais para experiências, para acertar as equipes para os certames nacionais.

Não há mais bicho papão; e não há mais time bobo. 

O futebol está nivelado, não prepondera a parte técnica, mas sim  o preparo físico e a parte tática/estratégia de jogo. É óbvio que a parte técnica é importante. O clube que tiver algum jogador diferenciado, esse fará a diferença, e o clube então poderá,com certeza distinguir-se dos demais, e lutar pela ponta de cima da tabela, na classificação geral.

Mas, é preciso ter consciência de que o Campeonato Brasileiro da Série A não é lugar para experiências, para formação de equipes; é pedreira desde o início. Se o time começar o certame capengando, não tem tempo para recuperação. É rabeira, Z4, zona da degola, com certeza de início ao fim.

Pois é.

Não me agrada nada a forma ou modo como a diretoria da Chape está conduzindo as contratações; pensa estar reforçando o plantel, o time; porém, está inchando o plantel com atletas de duvidosa qualidade.

Não é preciso comprar direitos econômicos, para contratar jogador bom e barato, pois a partir do fim, da abolição da lei do passe,  os jogadores estão, em regra, livres para negociar. 

É preciso, apenas, ter conhecimento pleno do mercado da bola, saber o que se quer, o que se precisa em termos de reforços, e ir às contratações, negociar basicamente o valor do salário e o tempo de contrato.

A Chape tem recursos para fazer uma folha mensal em torno de R$ milhões. Então,o problema não é dinheiro, falta jeito, competência para trazer as peças certas, jogadores com características específicas para cada função, para funcionar dentro do esquema tático a ser empregado pelo técnico.

Claro tem os empresários de atletas- os oportunistas - que, também, estão dispostos a arrancar dinheiro dos clubes, para início de conversa; mas, para esses é preciso dar uma banana, e deixá-los falando sozinhos. O mercado sempre oferece opções excelentes tecnicamente falando, com jogadores bons e baratos. É preciso ter rede de informantes, informação em primeira mão (informação privilegiada), conhecimento do mercado, e feeling, tino, nas contratações. É preciso trabalhar com "olheiros", pois o que mais tem é atleta, de qualidade, pedindo oportunidade para mostrar seu dom, talento para jogar bola.

Mas, como disse, o tempo de oportunidades para descoberta de talentos, contratações, é o certame estadual. O Campeonato Brasileiro da Série A não se presta para isso. O time já deve começar o certame nacional ajustado, embalado, a pleno vapor, sem perder tempo.Não é o caso da Chapecoense, infelizmente! A diretoria está equivocada, desde que encerrou a Série B do ano passado. Contratou mal para o catarinense 2014, e continua contratando atletas, sem qualidade técnica, para o Campeonato Brasileiro da Série A 2014.

Em relação aos 10 contratados para a Série A (exceto os atacantes de área Lima e Alemão), não faria as demais contratações.São jogadores para Série B do Brasileiro. São contratações nada inteligentes, pois são atletas, em regra, que não sabem jogar com a bola, falta velocidade e falta habilidade para driblar, conduzir a bola e quebrar a marcação adversária. Com jogadores, assim, que jogam só desarmando, estáticos, lentos, tocando bola lateralmente, e com dificuldade no passe ("rifam" muito a bola), a equipe não terá criatividade, não terá armação de jogadas, não terá velocidade, nem qualidade na saída de bola (na transição), não terá posse de bola, além de tudo. Cadê as jogadas fortes do Verdão, alguém sabe quais são?

Por fim, disputar a elite do futebol brasileiro sem um meia-armador de qualidade é cegueira sem tamanho, é jogar tudo que se conquistou, até aqui, na lata de lixo. Corrigir isso, com o Campeonato em andamento, será muito mais oneroso.

Mas, apesar de todos esses problemas, a esperança do torcedor é que tudo dê certo, que exista superação, garra, determinação da equipe em campo, pois o torcedor fará sua parte.

Quanto à diretoria, exige-se inteligência e correção do rumo, o quanto antes.

Avante Verdão!

6 comentários:

  1. 10/04/2014 07h35 - Atualizado em 10/04/2014 08h08
    Sport prestes a anunciar atacante Mike, ex-Inter, para disputa da Série A
    Jogador defende o Botafogo-SP e será a segunda contratação rubro-negra para
    o Brasileirão. O Leão apresentou, no início da semana, o volante Augusto César

    Ainda não é oficial, mas o Sport irá anunciar em breve a contratação do atacante Mike, que pertence ao Internacional e atualmente defende o Botafogo-SP. O atleta, de 21, anos deverá ser anunciado ainda esta semana e chega ao clube para ficar até o final da temporada.

    Embora a diretoria não confirme, o jogador será submetido aos exames médicos esta semana no clube e, se aprovado, será anunciado como o segundo reforço para o Brasileirão. O primeiro foi o volante Augusto César.

    Sem querer citar nomes, o presidente do clube, João Humberto Martorelli limitou-se a falar que o Sport está negociando com alguns reforços.

    - Estamos buscando alguns reforços e temos algumas situações encaminhadas. Mas não posso falar em nomes - despistou o presidente.

    http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2014/04/sport-esta-prestes-anunciar-atacante-mike-ex-inter-para-disputa-da-serie.html

    ResponderExcluir
  2. Nelson, essa é também a minha preocupação, pois a chapecoense hoje só possui um meia armador diferenciado e que na verdade é mais um meia/atacante, do que meia armador que é o Régis, fora ele não temos mais ninguém...talvez esse Camilo que está para ser anunciado mas é pouco. Além deles neném, dieguinho, hyoran, wescley, que só servem para compor grupo. Precisamos que no mínimo mais um meia bom de bola pra pifar o Lima como fazia o Athos no ano passado com o Bruno Rangel. Deixaram de contratar o Bady, deixaram de contratar o Rodriguinho, deixaram de contratar o Léo Costa, e agora, quem vamos contratar?????

    ResponderExcluir
  3. Acho q o torcedor vai ter q rezar muito para dar certo, pois a Chapecoense foi buscar nomes outros, não aqueles indicados no Blog do Nelson, é uma pena q a diretoria foi pro outro caminho, contratando jogadores de menor rendimento técnico.

    O Nelson indicou:

    1 - Mike: atacante do Internacional negocia com Sport

    2 - Anderson Salles: zagueiro negocia com Palmeiras

    3 - Hudson: volante foi para o São Paulo

    4 - David Batista: centroavante foi para o Sampaio Correa

    5 - Léo Costa: lateral esquerdo e meia negocia com 3 clubes da série A

    6- Luizinho: lateral direito negocia com Atlético Paranaense

    7 - Diney (Caldense)- meia - foi para o América mineiro

    8 - Bady - meia armador - negocia com Atlético Paranaense.

    9 - Edson - volante - negocia com Fluminense

    10 - Anderson Rosa - zagueiro - fechou com o Paraná Clube

    ResponderExcluir
  4. 08 de abril de 2014 • 12h59 • atualizado às 13h12
    Sport contrata volante das categorias de base do Inter


    O Sport anunciou, na manhã desta terça-feira, uma novidade para a sequência da temporada. Trata-se da contratação do volante Augusto. O atleta de apenas 21 anos foi destaque nas categorias de base do Internacional e assinou com o clube até dezembro deste ano.

    "Sempre ouvi falar muito bem do Sport e tinha o desejo de vestir essa camisa. É um time grande, de bastante tradição e que vem muito bem na temporada", comentou o jogador.

    Com 1,79m de altura, Augusto atua tanto de primeiro como de segundo volante, posições em que o Sport já tem titulares consolidados, Rodrigo Mancha e Ewerton Páscoa. Sabendo disso, o novo volante do Leão promete trabalhar para conseguir espaço no grupo.

    "Sou um jogador de velocidade, pegada, que também chega bastante na frente. Meu forte é a marcação, mas também sei sair para o jogo. Sei que o Sport está muito bem servido no meu setor. Mas só me resta trabalhar forte para buscar meu espaço na equipe e ajudar o Sport", afirmou.

    O reforço rubro-negro chega à Ilha do Retiro após uma boa temporada com a camisa da Chapecoense. Em 2013 Augusto disputou 26 partidas pela Chape e ajudou a equipe a conseguir o acesso à Série A. Na atual temporada o jovem chegou a disputar o Campeonato Gaúcho pelo Colorado.


    http://esportes.terra.com.br/futebol/sport-contrata-volante-das-categorias-de-base-do-internacional,7261f68d15d35410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

    ResponderExcluir
  5. Que tipo de relação tem a direção da Chapecoense com a direção do Internacional?

    Em meados de março (mês passado), o Maurinho e o Cadu Gaúcho foram para Porto Alegre manifestar, pessoalmente, junto à direção colorada o interesse de contar com jogadores, por empréstimo, que não seriam aproveitados pelo Internacional na Série A do Brasileiro, e na pauta estava, principalmente, o volante Augusto.

    O discurso da direção colorada animou os ingênuos dirigentes da Chapecoense, pois, pelo menos, o volante Augusto viria.

    Mas, tudo não passou de blefe por parte dos gaúchos.

    O volante Augusto, na última terça-feira, foi anunciado no Sport Recife.

    E mais que isso, o oportunista, diferenciado atacante Mike (21 anos) que disputou o Paulistão 2014 pelo Botafogo-SP, titular absoluto, e que pertence ao Internacional, também está prestes a ser anunciado pelo Sport Recife.

    Está claro que o Internacional prefere reforçar o Sport Recife, em detrimento da Chapecoense, como os citados jogadores.


    Não há dúvida alguma que o Internacional está incomodado com o crescimento da Chapecoense. O volante Augusto reforçou a Chapecoense ano passado na Série B, pois a direção colorada não acreditava que a Chape pudesse subir para a Série A.

    Para mandar jogadores veteranos para cá, decadentes, o Inter tem todo interesse.

    Ou seja, para disponibilizar o veterano, que falha muito, decadente goleiro Lauro, que na Portuguesa foi reserva e contestado, o Inter se apressou em mandar para Chapecoense. Aí, sabe, dói na alma do torcedor da Chapecoense esse tipo de contratação. Ainda, o Inter queria mandar para cá o veterano zagueiro Índio, 36 anos, aí a desgraça seria total.

    Para finalizar, lembro de vários "frangos" incríveis do goleiro Lauro, vou citar alguns que foram marcantes:

    1 - 08/11/2009 - Internacional 1x1 Grêmio Barueri. (goleiro displicente, atuando pelo Inter, acabou com as chances do Inter chegar ao G4)

    2 - 08/02/2010 - Internacional 2x1 Avenida (Lauro falhou no gol do Avenida);

    3 -11/02/2012 - Mirassol 3x3 Ponte Preta (defendendo a Macaca, o Lauro falhou no 3º gol do Mirassol)

    4 - 02/11/2013 (ano passado) - São Paulo 2x1 Portuguesa (goleiro falhou -erro grotesco, responsável pela derrota da Portuguesa, passou a ser hostilizado pelos torcedores da Lusa.

    Se na Chapecoense a gente já fica triste quando o Nivaldo falha (uma falha por ano), torcedor imagine o goleiro Lauro que as falhas são frequentes, durante o ano. O que a diretoria da Chapecoense pretende com a contratação do goleiro Lauro? Enquanto isso, o Rodolpho vai ser eleito o melhor goleiro do Catarinense 2014. Volta Rodolpho!!!

    ResponderExcluir
  6. Notícia triste mesmo, o volante augusto se encaixaria perfeitamente no sistema da chapecoense, pois é um volante que marca e sabe sair em velocidade chegando muito bem ao ataque. Guardada as proporções eu acho o futebol dele parecido com o do Ramires (seleção brasileira), e vejo um futuro promissor desse jogador.

    ResponderExcluir