domingo, 19 de agosto de 2012

CHAPE VENCE O TRICOLOR SUBURBANO E CONQUISTA LIDERANÇA


Foto: Divulgação - Site Oficial da ACF.
 
Neste domingo (19/08/2012), atuando pela 8ª rodada do turno do Campeonato Brasileiro da Série C, em plena Arena Condá em Chapecó, a Chapecoense derrotou o Madureira-RJ pelo placar de 1x0, com gol anotado pelo zagueiro Leonardo, aos 8 minutos da etapa inicial.

Verdão do Oeste, com essa vitória, assumiu a liderança isolada do Grupo B com 15 pontos. Na segunda posição estão SER Caxias/RS, Madureira/RJ e Oeste/SP com 13 pontos.

No próximo sábado, pela 9ª rodada (última do turno), o Verdão do Oeste jogará em Minas Gerais, em Juiz de Fora, contra o Tupi.

Primeiro tempo

A Chapecoense começou o jogo no sistema tático 3-5-2. Já o tricolor suburbano entrou em campo com formação no esquema 4-4-2.

O treinador Itamar do Verdão, em face das críticas que vinha sofrendo há vários jogos por armar a equipe muito precavida, defensiva, mormente nos jogos em casa, atendeu aos apelos da crônica e dos torcedores, mandando o time a campo com formação ideal, ofensiva, com jogadores de toque de bola, habilidosos. 

Nas alas, a Chape iniciou o jogo com Esquerdinha e Eliomar.

Na meia cancha, num triângulo de base alta, com um volante: Vanderson,  e dois meias de articulação (criação): Athos e Neném. 

Que beleza!

Verdão começou o jogo botando pressão na equipe adversária que ficou apavorada, e aos 8 minutos, numa roubada de bola pelo zagueiro Leonardo na linha que divide o campo, serviu Eliomar que tocou para Athos, e este lançou por cima para Leonardo que cabeçou para o gol, fazendo Chape 1x0 Madureira.

Aos 13 minutos o atacante Jô perdeu oportunidade clara de ampliar o marcador, chutando forte para bela defesa do goleiro Márcio do  Madureira.

Depois disso, o tricolor suburbano, encaixou a marcação, equilibrou as ações e também a posse de bola, mas sem levar perigo à meta do goleiro Juliano.

A Chape, com toque de bola, habilidade, e ainda a velocidade do Jô, encantou o torcedor!

Fim da primeira etapa. Chape 1x0.

Obs: o técnico Itamar Schülle sentiu-se mal após o gol do Verdão, pressão arterial subiu. Como o problema persistiu, no intervalo foi encaminhado, de ambulância, para atendimento médico na rede hospitalar da cidade. 

Segundo tempo

Na etapa final, o Verdão foi comandado pelo auxiliar técnico.

Verdão voltou com mesma formação da etapa inicial.

O Madureira, atrás no placar, voltou melhor, marcando muito, e tendo domínio da segunda bola; porém, não tinha força ofensiva.

A Chape lenta, morna, só administrando o placar.

Aos 12 minutos, Lê recebeu assistência de Jô, e era só marcar o gol, mas o atacante do Verdão, infelizmente, enrolou-se com a bola e desperdiçou oportunidade clara de ampliar e matar o jogo.

Para dar vida nova na meia cancha e neutralizar as ações da equipe adversária que começava gostar do jogo, após os 25 minutos saiu o meia Athos para entrada do ala (2º volante) Galiardo. Com isso, Eliomar, de vez, deixou a ala direita e passou a fazer a função de meia-atacante.

Aos 41 minutos, o meia Neném perdeu chance clara de matar o jogo, isolando a bola.

No final, ainda entraram o volante Dudu e o atacante Eber, respectivamente, nos lugares de Lê e Jô.

O segundo tempo do Índio do Oeste, na verdade, não foi bom, futebol tecnicamente fraco, mas deu para o gasto.

Fim de jogo. Chapecoense 1x0 Madureira.

Obs:

1 - Quando o treinador erra criticamos, e quando acerta aplaudimos, sim! Por isso, tenho que reconhecer  e enaltecer o trabalho do treinador Itamar que foi bem hoje, pois acertou na formação inicial, com isso o Verdão marcou logo o seu gol, facilitando a vida verde e branca fora e dentro de campoItamar, Valeu! Saúde, pois a batalha do acesso só está começando... ehehe 

2 - No próximo jogo contra o Tupi,  todo cuidado será pouco, pois, a partir do momento que o Verdão conquistou a liderança de seu grupo, as outras equipes passarão a encarar o Verdão com mais determinação e todos os confrontos serão "encardidos". Chegar à liderança é difícil, mas persistir na liderança é muito mais árduo. Então, é preciso, com humildade e muito trabalho, manter o foco, pois o Verdão ainda nada conquistou!

3 - Assisti ao jogo Brasiliense x Caxias, no Estádio Boca do Jacaré, sábado. O Brasiliense teve evolução considerável, inclusive na postura tática. Para quem viu o Jacaré contra a Chape, viu contra o Caxias um outro Brasiliense, melhor armado e jogando com muita determinação, garra, não tinha bola perdida. Por isso, o Caxias sucumbiu. Ferrugem (2º volante), que sabe sair com qualidade e velocidade  para o jogo, começou no banco, entrou em campo ainda na primeira etapa, e foi o "cara", foi o dono do jogo.  Pelo lado do Caxias, o meia Dinis foi um fiasco (nem voltou para a 2ª etapa). Os melhores do Caxias: Diogo Roque (começou como zagueiro, mas na etapa final jogou de 2º volante, quase empatou o jogo, meteu um petardo que explodiu na trave do Jacaré) e o atacante Adriano, que anotou o gol de honra da equipe grená. Fico perguntando: como a Chape deixou escapar, perdeu esses dois jogadores para o Caxias?

4 - O sonho de contratar o Zulu acabou! O Juventude deve confirmar a classificação para a fase seguinte da Série D, no próximo final de semana, quando joga em casa contra o Metropolitano. 

5 - Mas, por outro lado, o Arapongas se complicou, de vez, ao perder de goleada para o Mirassol, e não depende mais de si para avançar para a próxima fase da Série D (está praticamete fora do certame). Com isso, o atacante Baiano do Arapongas, que foi destaque do Paranaense 2012 marcando 13 gols pelo Operário de Ponta Grossa, estará livre, liberado, para disputar a Série C. Então direção do Verdão, taí o"matador", atacante Baiano do Arapongas. 


3 comentários:

  1. Nelson, vc é único que comenta, com qualidade, taticamente o Verdão. O resto só cisca...principalmente um tal de tio. kkkk Quem sabe, sabe, quem não sabe, só enrola. E esses, que enrolam, é o q mais tem, por aí. Parabéns pela aula.

    ResponderExcluir
  2. Amistoso dos reservas da Chapecoense

    Chapecoense 2x2 Atlético Paranaense sub-23. Verdão saiu na frente 2x0, mas levou, sofreu o empate

    ResponderExcluir
  3. Marcaram p/ Chapecoense, Rodrigo Gral e Thuram

    ResponderExcluir