quinta-feira, 24 de julho de 2014

COPA DO BRASIL 2014: CHAPE DESPEDE-SE NA 2ª FASE

Ontem, no jogo de volta: Ceará 1x1 Chapecoense

Como perdera o jogo de ida por 2x1, o Verdão do Oeste precisava vencer o Vozão para continuar na competição, mas não deu...

Como já acontecera das outras vezes, Chape caiu na 2ª fase.

Das outras vezes, a equipe verde e branca, sempre na 2ª fase, foi eliminada por clube grande, tradicional, da Série A (Internacional, Atlético Mineiro e Cruzeiro), mas, desta vez, a decepção é maior, pois havia condições de fazer história na competição, avançar mais, mas - por uma série de erros, falhas - veio a eliminação para uma equipe da Série B (clube médio).

Paciência! Ficou o gosto amargo da desclassificação e a certeza de que se deixou de ganhar, pelo menos, R$ 1 milhão (Hum milhão de reais) na próxima fase (430 mil cota da CBF + 600 mil de arrecadação com o jogo do Internacional na Arena Condá).

A classificação restou comprometida no jogo de ida, na Arena Condá, quando a Chape era ainda comandada pelo Dal Pozzo, treinador tecnicamente muito fraco. Bastou o seu auxiliar assumir a equipe, e o time transformou-se da água para o vinho. Então, o problema visivelmente era, sim, o antigo treinador que precisa evoluir, estudar, se aprimorar, pois seus métodos de trabalho são arcaicos, ultrapassados. A equipe continua ainda sem aproveitamento na bola parada. Chape continua sem fazer gol na cobrança de escanteio e na cobrança de faltas.

Quanto ao jogo de ontem, a equipe da Chape lutou muito, mas a desvantagem era muito grande. O Ceará construiu vantagem no jogo de ida, e administrou, ontem.

Penso que se a Chape tivesse jogado no esquema 4-3-3, desde o início do jogo, o resultado poderia ser outro. No lugar do Abuda, o técnico deveria ter iniciado a partida com Fabinho Alves. Assim, com 3 atacantes, Rangel centralizado,  Leandro e Fabinho Alves abertos pelas pontas, o Rangel poderia ter sido mais acionado no comando do ataque. Do jeito que foi o jogo, a Chape afunilou muito pelo meio, facilitando o trabalho da zaga do Vozão.

Acho que faltou ousadia para o Celsão no 2° tempo. O Ceará retornou na etapa complementar muito recuado e atormentado, preocupado em não sofrer o 2° gol, e a Chape continuou com um monte de jogadores defensivos em campo. Barbaridade!

Mas é isso, fim de papo na Copa do Brasil 2014 para a Chape e que se apreenda com os erros!

Agora, é levantar a cabeça e retomar a luta na Série A do Brasileiro, pois sábado tem "pedreira", ou seja, Santos na Vila Belmiro.

Verdão terá que jogar para vencer, para pelo menos trazer um empate.

Avante Verdão!

4 comentários:

  1. Nelson, mas que nhaca essas emissoras de rádio locais, toda hora o som sumia do ar. O jogo não teve tv ao vivo, que desrespeito com as torcidas do Ceará e do Chapecoense.

    ResponderExcluir
  2. Os times q estarão na 4ª fase da Copa do Brasil - oitavas - não participarão da Sul-Americana. Se o Inter eliminar o Ceará, se o Palmeiras eliminar o Avaí, Se o São Paulo eliminar o Bragantino, se o Corinthians eliminar o Bahia, se o Fluminense eliminar o América-RN, se o Santos eliminar o Londrina, todos esses 06 estarão fora da Copa Sul-Americana + os 06 que disputaram a Copa Libertadores. Chapecoense está na Sul-Americana, pelo andar da carruagem..

    ResponderExcluir
  3. Nelson, se Chapecoense entrar na Sul-Americana, de cara, corre o risco de pegar Goiás ou Vitória.

    ResponderExcluir
  4. Sul-Americana:

    -Vitória -01
    -Goiás -02
    -Coritiba-03
    -Bahia -04
    - Criciúma -05
    -Chapecoense -06 (2° série b)
    - Sport -07 (3° série b)
    -Figueirense -08 (4° série b)

    Tabela:

    Brasil 03 x Brasil 06

    Poderá ser: Coritiba x Chapecoense

    ResponderExcluir