Chapecoense tem problemas básicos, elementares, que estão fazendo com que a equipe figue patinando na tabela de classificação.
Vencer jogos em casa...muito sofrimento. Baixo aproveitamento. Em regra, o time não consegue fazer o dever de casa.
Vencer jogos fora de casa? O quê? Missão impossível para o atual treinador.
Com Guto Ferreira, técnico anterior, a equipe tinha boa mecânica de jogo, jogava de igual para igual com os adversários, seja fora de casa, seja na Arena Condá. Chegou a vencer fora de casa vários jogos. Mas, a partir da saída do Guto ficou impossível tudo.
O treinador atual é limitado tecnicamente.
Veja.
A equipe não se garante no toque de bola, pois não tem qualidade no passe. Sem posse de bola, baixa posse de bola, a defesa vive sobrecarregada.
O foco do problema está na meia cancha.
A meia cancha, com 3 volantes defensivos e um meia-atacante,é problema grave.
A equipe tem baixa posse de bola como já dito, pois os volantes Josimar e Gil, que desarmam muito, correm muito, têm deficiências graves no passe, retomam a bola, mas a entregam de graça para a equipe adversária, a todo instante, desequilibrando o time, sobrecarregando a defesa que é a mais vazada do campeonato.
Cleber Santana, como terceiro homem de meio campo não funciona como meia-armador, não chega ao ataque, tem bom passe, mas recompõe mal, marca mal, e ofensivamente não comparece. Funciona como um quebra-mola, quebrando o ímpeto ofensivo da Chape. Renderia mais se jogasse de 2º volante, pois tem saída de bola qualificada. Com Guto Ferreira, Cleber Santana jogava muito, mas como 2º volante. É perda de tempo colocá-lo como 3º homem de meio de campo, não rende.
Qual a solução na meia cancha?
Josimar e Gil não podem jogar na mesma formação de time, pois ambos não têm qualidade no passe.
Duas situações:
1- Se Cleber Santana não estiver bem fisicamente p/ fazer a função de 2º volante, sacar então ele do time, fica como opção para a etapa final do jogos;
2 - Se Cleber Santana for recuado p/ fazer a função de 2º volante, então sacar do time, o Josimar. Escalar Gil ou Sérgio Manoel de 1º volante.
Quatro objetivos:
a) acertar os passes, melhorar a posse de bola;
b) melhorar a saída de bola;
c) melhorar a recomposição;
d) melhorar a transição e chegar com mais qualidade no ataque, com profundidade e povoar o ataque;
Assim, a formação da Chapecoense no meio de campo, principalmente, nos jogos em casa dever ser, no 4-4-2:
Gil, Cleber Santana, Martinuccio (Arthur Maia, Neném ou Rafael Bastos), Hyoran; ou,
Gil, Sérgio Manoel, Martinuccio (Arthur Maia, Neném ou Rafael Bastos), Hyoran.
Tenho dito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário