segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

TÉCNICO DESFAZ O LOSANGO NA ETAPA FINAL, E VERDÃO DO OESTE DERROTA O COELHO

JEC x Chapecoense:imagem 10
Foto: Salmo Duarte/Agência RBS.

Ontem, estreando fora de casa, 1ª rodada do turno do Campeonato Catarinense 2013, a Chapecoense venceu o Joinville por 2x1, em plena Arena Joinvillle.

Ufa!

Fora dos seus domínios, a Chape venceu a 1ª , sob o comando do técnico Gilmar Dal Pozzo.

Aleluia!

O jogo foi de dois tempos distintos.

Na primeira etapa, o JEC foi um pouco melhor, errou menos, abriu o placar com o meia Marcelo Costa, em cobrança de penalidade máxima, cometida pelo goleiro Nivaldo da Chape, que derrubou o lateral direito da equipe adversária, na pequena área, ao se atrapalhar com o zagueiro Fabiano.

Nivaldo falhou no lance? Não entendo assim. Na verdade, a zaga do Verdão, diversas vezes, bateu cabeça na primeira etapa, por uma razão: a Chape entrou com esquema defensivo com 3 zagueiros e 3 volantes. Com isso, a cozinha da Chape estava sempre cheia, lotada, de adversários. Isso, explica o excesso de preocupação do Nivaldo. Além disso, o treinador de goleiros da Chape precisa aprimorar os reflexos do Niva, pois ele está com dificuldade, no tempo de bola. Na série C 2012, o Niva estava seguro. Precisa recuperar aquela confiança, o mais rápido possível. Isso requer treinamento, para aprimorar os reflexos.

Na etapa final, o técnico do Verdão criou coragem, desarmou o losango, destravou a equipe, e a virada no placar aconteceu ao natural.

Verdão do Oeste perdeu vários gols.

Mas, o volante Diego Felipe, preciso, objetivo, aproveitando duas oportunidades que teve, fez  Verdão 2x1.

Olha, essa vitória deve ser comemorada, muito comemorada, pois houve a quebra de dois tabus: 1ª vitória da Chape, fora de casa, na era Gilmar Dal Pozzo. E, ainda, desde 2009 o Verdão não vencia o JEC na Arena Joinville.

Por fim, duas observações:

1 - Ficou claro, ontem, que o Fabiano, na lateral direita, é um problema. O JEC marcava, sob pressão a saída de bola da Chape, e deixava o Fabiano livre... Isso obrigava o Fabiano receber a bola na defesa, pois estava sempre livre, desmarcado, porém, como ele não tem cacuete para sair jogando, sempre errava o passe mais longo...O técnico não vê isso?

2 - O losango  não dá certo, na minha visão. Com 3 zagueiros e mais o Wanderson, que é mais zagueiro do que volante, o time fica, muito defensivo, lento e sem saída de bola da defesa para o meio. O problema está na ala direita e no primeiro volante.

Para persistir no losango, é necessário escalar um ala direito ofensivo, para ter opção de jogo pela direita.

Se continuar com 3 zagueiros (situação atual), então a meia cancha deveria ter, na minha humilde visão: Paulino Dias, Diego Felipe, Athos e Neném.

Como se vê, o Dal Pozzo ainda não encontrou a formação correta e o esquema tático adequado.

Vamos ver os próximos jogos.

Veja os gols: Joinville 1x2 Chapecoense


2 comentários:

  1. Criticar o Nelson é perda de tempo. É preciso a torcida dar o braço a torcer, e reconhecer, o cara é fera! Graças a vc Nelson é que temos noção correta do que ocorre com o Verdão em campo, pois q são pagos para analisar, comentar, falar, só sai abobrinha, sem ter a visão correta, exata. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. O JEC ontem foi um arremedo de time,sem praparo físico. Essa vitória do Chapecó foi merecida, nas circunstância do jogo, mas não serve de base ainda, para saber se o time do Oeste vem forte, ou não, pois ganhou de um time sem preparo físico, morto em campo. Vão com calma indiada, pois o campeonato só está comecando, tudo ainda vai acontecer.

    ResponderExcluir