Foto: Salmo Duarte/Agência RBS. |
Ontem, estreando fora de casa, 1ª rodada do turno do Campeonato Catarinense 2013, a Chapecoense venceu o Joinville por 2x1, em plena Arena Joinvillle.
Ufa!
Fora dos seus domínios, a Chape venceu a 1ª , sob o comando do técnico Gilmar Dal Pozzo.
Aleluia!
O jogo foi de dois tempos distintos.
Na primeira etapa, o JEC foi um pouco melhor, errou menos, abriu o placar com o meia Marcelo Costa, em cobrança de penalidade máxima, cometida pelo goleiro Nivaldo da Chape, que derrubou o lateral direito da equipe adversária, na pequena área, ao se atrapalhar com o zagueiro Fabiano.
Nivaldo falhou no lance? Não entendo assim. Na verdade, a zaga do Verdão, diversas vezes, bateu cabeça na primeira etapa, por uma razão: a Chape entrou com esquema defensivo com 3 zagueiros e 3 volantes. Com isso, a cozinha da Chape estava sempre cheia, lotada, de adversários. Isso, explica o excesso de preocupação do Nivaldo. Além disso, o treinador de goleiros da Chape precisa aprimorar os reflexos do Niva, pois ele está com dificuldade, no tempo de bola. Na série C 2012, o Niva estava seguro. Precisa recuperar aquela confiança, o mais rápido possível. Isso requer treinamento, para aprimorar os reflexos.
Na etapa final, o técnico do Verdão criou coragem, desarmou o losango, destravou a equipe, e a virada no placar aconteceu ao natural.
Verdão do Oeste perdeu vários gols.
Mas, o volante Diego Felipe, preciso, objetivo, aproveitando duas oportunidades que teve, fez Verdão 2x1.
Olha, essa vitória deve ser comemorada, muito comemorada, pois houve a quebra de dois tabus: 1ª vitória da Chape, fora de casa, na era Gilmar Dal Pozzo. E, ainda, desde 2009 o Verdão não vencia o JEC na Arena Joinville.
Por fim, duas observações:
1 - Ficou claro, ontem, que o Fabiano, na lateral direita, é um problema. O JEC marcava, sob pressão a saída de bola da Chape, e deixava o Fabiano livre... Isso obrigava o Fabiano receber a bola na defesa, pois estava sempre livre, desmarcado, porém, como ele não tem cacuete para sair jogando, sempre errava o passe mais longo...O técnico não vê isso?
2 - O losango não dá certo, na minha visão. Com 3 zagueiros e mais o Wanderson, que é mais zagueiro do que volante, o time fica, muito defensivo, lento e sem saída de bola da defesa para o meio. O problema está na ala direita e no primeiro volante.
Para persistir no losango, é necessário escalar um ala direito ofensivo, para ter opção de jogo pela direita.
Se continuar com 3 zagueiros (situação atual), então a meia cancha deveria ter, na minha humilde visão: Paulino Dias, Diego Felipe, Athos e Neném.
Como se vê, o Dal Pozzo ainda não encontrou a formação correta e o esquema tático adequado.
Vamos ver os próximos jogos.
Veja os gols: Joinville 1x2 Chapecoense
Criticar o Nelson é perda de tempo. É preciso a torcida dar o braço a torcer, e reconhecer, o cara é fera! Graças a vc Nelson é que temos noção correta do que ocorre com o Verdão em campo, pois q são pagos para analisar, comentar, falar, só sai abobrinha, sem ter a visão correta, exata. Valeu!
ResponderExcluirO JEC ontem foi um arremedo de time,sem praparo físico. Essa vitória do Chapecó foi merecida, nas circunstância do jogo, mas não serve de base ainda, para saber se o time do Oeste vem forte, ou não, pois ganhou de um time sem preparo físico, morto em campo. Vão com calma indiada, pois o campeonato só está comecando, tudo ainda vai acontecer.
ResponderExcluir