Remo Série B — Foto: Thiago Gomes |
Na próxima terça-feira, ou até quarta-feira, será anunciado o próximo treinador.
Há várias hipóteses cogitadas.
Qual o estilo de jogo que mais combina com a Chapecoense?
1- Estilo de jogo do treinador Daniel Paulista
Quanto ao estilo de jogo, Daniel Paulista busca armar a equipe no 4-2-3-1, explorando as transições da equipe e velocidade pelos lados. O time costuma manter a posse de bola e esperar o momento certo para acelerar no campo ofensivo. Uma variação adotada é o 4-3-2-1, onde os volantes alternam na chegada ao ataque e os pontas promovem as jogadas, mas também voltam para auxiliar na defesa.
2- Estilo de jogo do treinador Allan Aal:
"Gosto de um time com intensidade e marcação alta. No livro do Klopp, ele diz que o melhor camisa 10 é marcação por pressão alta. Essa é uma tendência do futebol mundial. Você precisa ter jogadores agressivos na frente, buscando recuperar a bola o mais rápido possível e procurando diminuir o tempo de ação do adversário."
3- Estilo de Jogo do treinador Dado Cavalcanti:
Ofensividade, com busca da posse de bola e muita troca de passe.
Estilo de jogo ofensivo mesmo quando atua com marcação baixa. Jogo propositivo, mesmo marcando baixo.
Lado “psicólogo” do atleta: gosta de conversar e conhecer a história de cada atleta na busca para melhorar seu plano de jogo.
Estilo maleável (?):
"A nossa realidade [no Brasil] é nos adequar ao que o clube oferece".
4- Estilo de Jogo do treinador Felipe Conceição:
Sua filosofia é baseada no ataque, que precisa ter volume de jogo na parte ofensiva. Porém, o treinador tem suas ressalvas quanto ao seu estilo de jogo.
Portanto, seu estilo de jogo varia de acordo com o contexto, geralmente quando pega uma equipe no meio da temporada.
Possivelmente, o que será visto, caso seja contratado pela Chapecoense, é um time que constrói jogadas a partir do seu sistema defensivo, com jogo apoiado, com os jogadores postados em linha alta. Por isso, dificilmente os zagueiros darão o famoso chutão para frente.
As equipes de Felipe Conceição são concentradas por terem um meio de campo intenso e de transições rápidas, através de toque de bola, não de força física. Então, o treinador fará trabalhos com os jogadores defensivos para se acostumarem a armar jogadas.
Felipe Conceição gosta de trabalhar com jovens atletas, principalmente pela sua filosofia. Assim, o treinador evolui o jogador com o molde de sua proposta de jogo.
É um jeito de jogar muito intenso, bastante diferente dos outros treinadores; procura um ataque rápido. Além de ser bastante intenso na posse da bola, porque adota a marcação por zona, que procura dificultar a saída de bola do adversário.
Era isso.