Eu não canso de dizer ...
2019 foi o ano que Chapecoense perdeu o rumo...direção acéfala... presidente lunático, despreparado, esbanjador e teimoso foi reconduzido em dezembro/2018; falta de planejamento, malversação dos recursos, contratação de jogadores velhos, esclerosados, acomodados, avessos a treinos e trabalho; time sem preparo físico, falta de intensidade, morto em campo temporada toda. Mas tudo, tudo, frise-se, chancelado pelo famigerado Conselho Deliberativo que é composto por centenas de "maria vai com as outras".
O Conselho Deliberativo da Chapecoense é problema grave, deve ser repensado, não funciona, não tem discernimento, é meramente homologador do status quo. Se tudo está fora dos trilhos, vai continuar fora dos trilhos, até a desgraça acontecer; não é capaz de antecipar solução por iniciativa própria, corrigir, de dar uma guinada rumo ao caminho certo!
Outra coisa:
Pessoal, é uma tortura...ler o Estatuto da Chapecoense. Alguém já tentou fazer a leitura de todos os artigos do Estatuto? Barbaridade!
A impressão que tenho ...é que foi redigido por inaptos, por rábulas ou bêbados. É uma peça que atropela o vernáculo, texto mal redigido, mal concatenado, falta estruturação, falta sistematização; é sofrível, texto confuso, não prima pela clareza, objetividade... linguagem arrastada, foi feito para confundir ...; é literalmente um amontoado, incompreensível!
Mas, os 2 maiores... erros da Chapecoense em 2019 foram as contratações do Ney Franco e Marquinhos Santos. O primeiro, é adepto do sistema de jogo muito ofensivo, posicionamento do time muito ofensivo, e com jogadores velhos, sem intensidade, preparo físico deficiente, posições carentes, sucumbiu; o último, é uma aberração tecnicamente falando, incompetente, treinador retranqueiro, incapaz de extrair o melhor dos jogadores, treinador "pato manco", deficiente tecnicamente, joga por uma bola no ataque, chama o adversário para cima, não sabe armar o contra-ataque letal, time não faz gol, mas sempre sofre gol (defesa falha, não suporta tamanha pressão adversária, água mole, pedra dura, tanto bate até que fura), torna o seu time presa fácil.
Contratar um deles na temporada já é risco muito grave, agora trazer os dois - na mesma temporada - foi desgraça total!
Só quem é nécio, biruta total, que tem entendimento nulo, zerado do futebol para contratar os 2 na mesma temporada. Isso aconteceu na Chapecoense 2019, infelizmente. Desgraça cavalar.
São muitas mazelas...que levaram a Chape para o fundo do poço.
Mas, como está 2020?
Veja, 2020 começou muito mal para Chapecoense.
1- Direção de futebol inapta.
2- Começou mal, pois foi contratado em novembro/dezembro 2019 treinador anacrônico, ultrapassado, superado, carcomido.
Eu avisei, antes da contratação ...que a escolha do treinador seria, deverás, equivocada, pois virou treinador errático, falastrão, retranqueiro, caduco.
3- Montagem do elenco com reposição, contratações de perebas nível série C e caros.
Então, todo mundo viu o que aconteceu na primeira fase do Catarinense 2020: Chape rabeira do certame, amargando a lanterna, time com jogadores cagões, perebas, torcedor se ausentou da Arena Condá. Sofrimento extremo!
Foi necessário corrigir o rumo ...demissão do treinador.
Veio novo treinador e demissão do gerente de futebol.
Valorização dos jogadores da base.
Com jogadores da base em campo, Chape saiu das últimas posições e cravou vaga nas quartas-de -final do Catarinense 2020 para confronto com o Avaí.
Veio a pandemia do coronavírus. Tudo paralisado.
Se estava difícil, ruim, com direção de futebol errando demais, ficou mais difícil com a paralisação do campeonato, sem jogos, sem TV, perda de patrocinador, problema financeiro. Direção recorreu ao famigerado Conselho Deliberativo e conseguiu autorização para contrair empréstimo, antecipação de receitas com taxa de desconto (juros), ou seja, a receita prevista ficou menor ainda.
4 - Mas, toda crise tem 2 lados.
A crise geral gera perdas para a grande maioria dos clubes, mas também gera grandes oportunidades!
Neste momento que a maioria dos clubes está fragilizada, é hora daqueles que têm direção de futebol inteligente fazer a diferença!
A crise gera oportunidades fabulosas!
Então, se a direção de futebol da Chape trabalhar antenada, com extrema dedicação, foco e inteligência no mercado da bola e patrocínios, abrir a mente, poderá dar o "pulo do gato" e alçar a Chapecoense a voo maior nesta temporada, ou seja, ao final retornar o Clube à elite do futebol brasileiro, se tiver Campeonato Brasileiro da Série B 2020.
Agora, é hora de ser águia, olhar tudo lá de cima, visão ampla, olhos de lince, planejar, entabular os próximos passos, aproveitar o mercado, lutar por novos patrocinadores, fazer as contratações que farão a diferença (necessário apenas 4 contratações, em princípio, 2 atacantes de velocidade, beirada de campo, para quebrar a marcação adversária, um lateral esquerdo forte na marcação e no apoio, e um atacante de área com cheiro de gol, "matador"). Se ocorrer isso, Chape disputará a Série A 2021, elite do futebol brasileiro!
Será que dá para acreditar, sonhar com o "pulo do gato" dessa diretoria da Chape, para aproveitar as oportunidades que se abrem nessa crise da pandemia?
Diretoria faça a diferença!
Será que dá para acreditar, sonhar com o "pulo do gato" dessa diretoria da Chape, para aproveitar as oportunidades que se abrem nessa crise da pandemia?
Diretoria faça a diferença!
Avante direção da Chapecoense, APROVEITE AS OPORTUNIDADES, mostre serviço!
Obs:
A direção da Chape 2020 ainda não publicou o Balanço Financeiro de 2019 da direção anterior que gerou déficit cavalar e rebaixou o Clube. O prazo, para publicação tempestiva, expirou dia 30/04/2020. Até está data, 06/05/2020, não aconteceu a publicação. Isso depõe contra a transparência.
A direção da Chape 2020 ainda não publicou o Balanço Financeiro de 2019 da direção anterior que gerou déficit cavalar e rebaixou o Clube. O prazo, para publicação tempestiva, expirou dia 30/04/2020. Até está data, 06/05/2020, não aconteceu a publicação. Isso depõe contra a transparência.