segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

VERBA DE TV: QUANTO VALE O CAMPEONATO CATARINENSE?

Os principais clubes de Santa Catarina estão em ascensão, há vários anos, não somente no âmbito local, mas principalmente no cenário nacional.

Isso é fato; é uma realidade.

A propósito, dentre os campeonatos regionais, o campeonato catarinense é um dos mais competitivos do País, pois, pelos menos, cinco equipes, todo ano, brigam, em condições reais, ponto a ponto, pelo troféu de campeão estadual: Chapecoense, Cricúma, Avaí, Figueirense e Joinville. 

Entretanto, quando se aborda a questão da verba de TV (aberta e fechada) - venda dos direitos de transmissão dos jogos do catarinense - há um descompasso, pois essa volorização dos clubes e do campeonato catarinense ainda não aconteceu!

A Associação de Clubes Profissionais de SC, responsável pela comercialização do campeonato catarinense de 2009, 2010 e 2011 (venda dos direitos de transmissão do certame), revelou-se ser totalmente despreparada, sem parâmetro, sem conhecimento técnico, sem noção do valor do produto e sem noção do valor da marca dos clubes, pois, praticamente, doou o direito de transmissão dos jogos para uma rede de TV, implicando prejuízos financeiros aos clubes sem precedentes.

Além disso, essa rede de TV, que detém os direitos de transmissão do catarinense, tem incentivado a ira dos torcedores catarinenses, pois, dentro de uma programação injusta (pauta injusta) tem dado destaque apenas a dois ou três clubes, em detrimento completo dos demais.

No catarinense de 2011 essa rede de TV foi hostilizada nos Estádios pelos torcedores das equipes prejudicadas.

Além disso, essa rede de TV tem subjugado, preterido o certame catarinense, transmitindo jogos de clubes de outro Estado da Federação.

Por conta dessas negociações malfadas da citada Associação (imbróglio jurídico), a verba de TV continua em 2012 no mesmo patamar de 2009, ou seja, verdadeira esmola.

Por conseguinte, em 2012 a Chapecoense - a título de verba de TV aberta - vai receber apenas R$ 191 mil, e da TV fechada R$ 28,5 mil.

Na verdade, dessa esmola que a TV aberta pagou aos clubes em 2012, a Chapecoense está recebendo 12%.

Joinville, Avaí, Figueirense e Criciúma estão recebendo 56%, ou seja, 14% cada qual.

Metropolitano, Brusque e Marcílio Dias estão recebendo 24%, ou seja, 8% para cada qual.

Já, as duas equipes que subiram (que vieram da divisão especial), cada qual vai receber 4%.

A divisão da verba de TV para 2012 é a mesma de 2011.

Para 2013, a verba de TV, em breve, será objeto de negociação, e haverá disputa entre redes de TV interessadas, porém a Associação de Clubes Profissionais de SC, ainda, não tem a mínima noção de quanto vale o Campeonato Catarinense.

Espero que depois desse vexame histórico, a Associação de Clubes tenha apreendido a lição, e doravante passe negociar um valor - a título de verba de TV - que represente, em bases reais, a verdadeira valorização dos clubes e do campeonato catarinense.

Um comentário:

  1. cupa dessa assossiacao de bosta que contrata uma empreza pra acertar os valores da tv.... pra que serve essa assossiacao de clubes entao! 12% pra empreza mais 10% pra fcf...uma vergonha... quero ver quando nao tivemos clubes na serie A do brasileiro....

    ResponderExcluir