segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

CHAPECOENSE: FOCAR NO CATARINENSE OU NA SUL-AMERICANA?

Resultado de imagem para simbolo da sul-americana

Em 2018 a direção da Chapecoense foi muito questionada, por decisões equivocadas, diga-se de passagem muito erradas.

Primeiro, não se preparou para a fase da pré-Libertadores. Elegeu como prioridade o falido Campeonato Catarinense cuja verba de TV o Clube recebeu, no valor total, R$ 450 mil. kkk Valor que não cobriu nem os gastos de hospedagem e transporte durante o certame.

Então, sem planejamento a Chape foi eliminada, de cara, de plano, da pré-Libertadores, e não teve condições sequer de buscar uma  vaga na Sul-Americana, pois sequer alcançou a fase de grupos da Libertadores. E olha, estava fácil ano passado de avançar para a fase de Grupos, pois o Nacional do Uruguai, nosso algoz, estava irreconhecível, nunca esteve com time tão sucateado, fraco tecnicamente, e avançou para a fase de grupos. Ah...antes de estrear na pré-Libertadores Chape estropiou o time na estreia do Catarinense naquele jogo contra o Concórdia no Estádio Domingos Machado de Lima, quando Canteros se lesionou, naquele gramado alto, encharcado (verdadeiro potreiro, pasto), e nunca mais Canteros voltou a jogar o futebol que jogara em 2017.

Começava, então, tristemente o ano de 2018 para Chape que, na sequência, perdeu a chance do tri-campeonato na Arena Condá, ao perder a final do Catarinense, jogo único, por 2x0 para Figueirense. Veio então o Brasileiro da Série A e, também, foi um deus nos acude, livrando-se do rebaixamento no último jogo, que por sorte foi em casa, na Arena Condá, Chape 1x0 São Paulo. 

Teve o escândalo da Ata que vazou na imprensa, que nem vou falar. Mas, ficou claro pelo qual a direção da Chape elegeu como prioridade o Catarinense em detrimento da Libertadores. Queria pão e circo, enganar o torcedor. Ou seja, a ideia era ser campeão do falido Catarinense, desviar o foco do torcedor, e a direção ter participação, receber remuneração! Mas, como distribuição de premiação  para diretoria (grana)? Qual a origem, fonte da grana?, pois Chape  foi eliminada da Libertadores precocemente e no Catarinense o Clube teve que pagar para jogar (prejuízo).

Diretoria medonha!

Pois é.

Pelo andar da carruagem, o ano de 2019 vai começar com os mesmos erros de 2018.

Acabei de ler na imprensa que o diretor de futebol prevê um Catarinense equilibrado, e que a Chape vai jogar o Catarinense com o time titular.

Carambá!

Cadê o planejamento?

Qual certame é mais vantajoso financeiramente: Catarinense ou Sul-Americana? Catarinense verba de TV R$ 450 mil pelo campeonato inteiro.

Só na 1ª fase da Sul-Americana (2 jogos contra a Unión La Calera) Chape, de cara, irá receber verba de TV, praticamente, o dobro do que receberá pelo Catarinense (19 jogos).

Então, não há dúvida que a Chape deve jogar o Catarinense com o Sub-23, e disputar a Sul-Americana com o time titular para avançar de fase, pois o certame financeiramente é atraente, compensador e dá visibilidade internacional à marca Chape.

Prioridade à Sul-Americana.

Isso foi feito pelo Athlético Paranaense ano passado, disputou o Parananense com time Sub-23 e concentrou as forças na Sul-Americana, desde o início, e deu certo. O Furação foi campeão dos 2 certames em 2018, conseguindo a vaga direta na Libertadores 2019 (fase de grupos) e isso, inclusive, beneficiou a Chape, abrindo vaga na Sul-Americana.

Será que tem vida inteligente na direção de futebol da Chape em 2019?

Então, é hora de colocar o cérebro para pensar, funcionar, e fazer de 2019 o ano da Chapecoense no cenário nacional e internacional.

A questão não é a falta de dinheiro para fazer isso ou aquilo. Tem que acabar com o coitadismo, desculpa pronta que é dada para justificar isso não pode!. Veja, é possível fazer muito com pouco, é só agir com inteligência, planejamento, empreender com racionalidade, qualidade, fazer acontecer, sair da inércia e do pensamento medíocre!

Quero Chapecoense forte, com o time titular, avançando pelas fases da Sul-Americana em 2019, e ver o Sub-23 da Chape disputando o Catarinense 2019.

Avante Verdão do Oeste!


Nenhum comentário:

Postar um comentário