terça-feira, 30 de dezembro de 2014

NÍVEL DAS CONTRATAÇÕES DA CHAPECOENSE PARA 2015

Até agora, a Chapecoense anunciou 4 novas contratações:

- Dener (lateral esquerdo)
- Maranhão (lateral esquerdo e meia)
- Roger (atacante)
-Elicarlos (volante).

E o São Paulo ainda está tentando empurrar o lateral Caramelo. Se ele vier de graça, sem custos, dá para o Verdão recebê-lo, e tentar lapidar o futebol dele.

Quanto ao nível dessas contratações anunciadas não sei se a direção alcançará 70% de acerto, pois o Dener é uma aposta e o Maranhão é mais lateral do que meia, no meu entendimento.

Quanto aos 11 atletas que renovaram ou que têm vínculo com a Chape até 2015, a qualidade deles permite nos concluir que não há condições de extrair mais que 3 titulares desta relação para a Série A 2015. Danilo e Camilo são titulares, e o resto vai compor o grupo. Vanderson é um volante muito limitado, e isso ficou claro quando se compara o futebol dele com o futebol do volante Bruno Silva. Abuda é reserva (futebol regra 2). Já Rafael Lima - o futebol dele sumiu!

Renovaram/vínculo até 2015:

Zagueiros: Rafael Lima e André Paulino
Goleiros: Danilo, Nivaldo e Sílvio
Atacantes: Bruno Rangel,Yuri
Meias: Camilo, Nenén, Hyoran
Volante: Wanderson, Abuda

Como visto (pelo andar da carruagem), o ano de 2015 será mais um ano cuja qualidade dos jogadores do Verdão será sofrível, e há riscos de rebaixamento maiores do que foi 2014 se não houver uma guinada em buscar qualidade nas contratações.

Estou preocupado com a qualidade baixa, até agora, da formação do plantel para 2015.

Espera-se ainda que em relação aos próximos contratados, se busque qualidade! 

Precisamos de atletas de qualidade para:

- meia cancha (volantes de pegada, arranque, velocidade e meias que façam diferença);
- laterais esquerdo e direito;
- atacante matador (Kieza, Rafael Costa).

Oxalá, que a direção de futebol acorde o quanto antes, e comece a contratar certo, pois até agora o nível é preocupante.

Por fim, uma observação. O Botafogo carioca quer contratar o B. Rangel. Mas, bá, direção da Chape libera o cara, deixa ele recuperar o futebol dele lá em São Severiano.

Avante Verdão!




quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

RENEGADOS DO CORITIBA

Ontem, terça-feira, a Chapecoense anunciou a primeira contratação para 2015. Trata-se do lateral esquerdo Dener, 22 anos, que passou pelo Coritiba em 2014 e não se firmou.

É uma aposta da direção da Chape, e pode dar certo...

O tempo dirá.

Já que estamos no terreno das apostas, seguindo nessa toada, há ainda  2 jogadores que não renderam nada no Coritiba em 2014, mas que são jovens e bons de bola e que merecem chance que só a Chapecoense tem condições de proporcionar. São eles:

- lateral direito Reginaldo, que foi um dos destaques do Campeonato Paranaense 2014 pelo Maringá;
- meia Roni, ex- Mogi Mirim, que pertence ao São Paulo.

domingo, 21 de dezembro de 2014

CHAPECOENSE ORGULHO DO OESTE CATARINENSE. ESTAMOS AGUARDANDO O ANÚNCIO DAS NOVAS CONTRATAÇÕES PARA 2015, E QUE A DIRETORIA CONTRATE CERTO!

Em 2014 a Chapecoense "torrou" muito dinheiro com jogadores que não deveriam ter sido contratados, pois tecnicamente não tinham condições de defender o manto verde e branco, como:

- goleiro Lauro;
- volante Wiliam Arão;
-atacante Alemão;
- atacante Fabinho Alves;
-atacante Bergson;
- zagueiro Alemão;
- atacante Maílson,
- atacante Rytchely,
- lateral Everton Silva;
- zagueiro Leandro Amaro;
- atacante Ronieli (Roni)

Pois é.

Em poucos minutos, enquanto fazia essa matéria, lembrei desses 11 perebas, mas têm outros ainda que em 2014 a diretoria contratou e que jamais deveriam ter sido contratados, como o Timbó,  Jussandro, Neuton etc

Mas, isso já é passado, 2014 está terminando, chegando ao seu final, e agora a expectativa está toda voltada para o anúncio pela diretoria, em breve, das novas contratações para 2015.

Finalmente o Maringá deixou a diretoria de futebol. O cara era muito teimoso, quando não equivocado.

Tenho certeza que a direção de futebol nas mãos do Maurinho e do Cadu Gaúcho voltará a ter melhor performance nas contratações, pelo menos é essa nossa esperança.

Para terminar, gostaria que a direção de futebol envidasse esforços adicionais em dotar a equipe do Verdão do Oeste de jogadores criativos, rápidos, de fácil trato com a bola, de drible fácil para quebrar a marcação adversária, de explosão, arranque, velocidade em linha reta, vertical, rumo ao gol adversário.

Gostaria de ver alguns destes atletas defendendo o Verdão do Oeste em 2015. Minha modesta lista:

- Gabriel Xaxier, 21 anos, meia direita da Portuguesa de Desportos;
- Yago Pikachu, 22 anos, lateral direito do Paysandu
- Bocão, 22 anos, lateral direito do Avaí
- Mario Saldívar, 26 anos,  lateral direito, Sportivo Luqueño, Paraguai
- Alan Ruschel, 25 anos,  lateral esquerdo, Internacional
- Jorginho, altura 1,80 m23 anos, meia destro, habilidoso e rápido, Atlético -GO
- Tomas, 22 anos, meia canhoto, chute forte, certeiro, disputou a Série B do Brasileiro pelo Boa Esporte (pertence ao J. Malucelli);
- Rafael Costa, 27  anos, atacante de área, pertence ao FC Seul (disputou a Série B pela Ponte Preta);
- Jonas, 23 anos, 1º volante, ladrão de bola,  chute forte de longa distância, Sampaio Correa;
- Danilo Pires, 22 anos, volante/meia direita, versátil atua pelos lados do campo, Santa Cruz-PE;
- Jorge "Torito" Gonzalez, 26 anos, volante/meia destro ofensivo, Libertad do Paraguai.

Contratar sempre é um dilema, pode dar certo ou não, mas quando se busca o jogador com base nas características previamente estudadas, definidas, o risco é pequeno de dar errado. Se o jogador preenche uma gama de características primordiais definidas pelo Clube, pela comissão técnica, não tem erro!

Tenho um pé atrás em relação às indicações do técnico, que conhece pouco o futebol brasileiro.

Mas, se eu  bem conheço o profissionalismo do Cadu Gaúcho e do Maurinho (eles não vão deixar por menos, vão contratar certo!), e o Verdão do Oeste vai fazer brilhante 2015, vai fazer e acontecer!

Que assim seja...

Avante Verdão!


sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

LATERAL DIREITO PARAGUAIO

Com a saída do lateral direito Fabiano para o Cruzeiro-MG, a Chapecoense ficou, de vez,  sem força, sem qualidade na lateral direita (o lateral Ednei no meu entender deve ser liberado, dispensado, não agrega qualidade técnica na ala direita para a série A do brasileiro; tecnicamente falando é reserva do reserva, não passa disso).

Na lateral esquerda, desde a saída do Badé e do Aelson, a Chape não sabe o que é um ala esquerda.

Para fazer a reposição da saída do Fabiano, penso que a diretoria da Chape deveria trazer o ala direito paraguaio Mario Saldívar, que fez grande campeonato Clausura 2014 pelo Sportivo Luqueno do Paraguai.

O lateral direito Mario Saldívar está sendo pretendido pelo Libertad.

Em face da possível saída do lateral direito Jorge Moreira da equipe do Libertad para o Atlético-PR, o lateral direito Mario Saldívar aparece como possível reposição da equipe Gumarelo. 

Link: Mario Saldívar.

Gol de Mario Saldívar

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

2015 É UM ANO ÍMPAR

A partir de 2007, há uma escrita.

Em anos ímpares o Verdão arrebenta a boca do balão, e nos anos pares o desempenho do time é medíocre, muito sofrimento.

Veja:

2007 - Chapecoense campeã Catarinense (3º título estadual);

2008 - Chapecoense terminou o Catarinense em 8º lugar (escapou do descenso);

2009 - Chapecoense vice-Campeã Catarinense, e ainda conseguiu o acesso à Série C (terminou a Série D em 3º lugar);

2010 - Chapecoense terminou sua participação no Catarinense na zona do rebaixamento, mas com a desistência do Ibirama do certame antes de homologado o resultado final do Catarinense 2010, salvou o Verdão!. Na Série C do Brasileiro, perdeu o acesso para Série B para o Ituiutaba;

2011-  Chapecoense campeã Catarinense (4º título estadual). Na série C, perdeu o acesso à Série B em face de erros e falhas medonhas nos 2 jogos contra o Ipatinga;

2012 - Na semifinal do Catarinense a Chape foi eliminada pelo Avaí, em plena Arena Condá, levando a virada na etapa final. Bastava o empate para o Índio ir à final do Catarinão 2012, e não deu!. Foi muita frustração... Porém, no Brasileiro da Série C conseguiu o acesso para a Série B;

2013 - Chapecoense vice-campeã Catarinense e, no 2º semestre, conseguiu brilhantemente o acesso à Série A do Brasileiro;

2014 - Chapecoense disputou o hexagonal contra o rebaixamento no Catarinense 2014. Teve um consolo: conseguiu vaga na Copa do Brasil 2015. No Brasileiro da Série A 2014, lutou contra o descenso, salvando-se na penúltima rodada;

2015- ??? 

Verdão na Copa do Brasil 2015:

Na última terça-feira (dia 16/12/2014), a Chapecoense conheceu o seu 1º adversário na Copa do Brasil 2015, será o Interporto/TO. O jogo de ida em Tocantins, provavelmente, será no 25/02/2015.

Uma crítica à CBF:

Na 1ª fase da Copa do Brasil, há apenas 15 clubes da Série A participando, pois os outros clubes disputam a Copa Libertadores.

Como na 1ª fase da Copa do Brasil há 80 clubes, no sistema de mata-mata passam para a 2ª fase 40.

Pois é.

Então, é óbvio, intuitivo pensar, que na 2ª fase da Copa do Brasil não deveria haver confrontos entre clubes da Série A, pois se os 15 clubes da Série A passarem pelo mata-mata (1ª fase) pegarão 15 times de ranking menor na 2ª fase (clubes de série C, D e clubes sem série nacional).

Ledo engano.

O sistema de chaves e sorteios da CBF é falho, distorcido, pois:

a) submete clubes de Série A a confrontos mata-mata, entre si, já na 2ª fase (clubes de melhor ranking), quando os confrontos entre clubes da série A deveriam ocorrer, obviamente, apenas partir da 3ª fase em diante;

b) possibilita, com isso, confrontos mata-mata na já 2ª fase entre clubes de ranking menor  série C, D ou sem série nacional(jogos tecnicamente fracos), quando esses clubes deveriam jogar contra equipes da Série A ou B. 

Lamentável o sistema de sorteio da CBF.

Veja a situação da Chape se passar pelo Interporto na 1ª fase, vai pegar o Sport  na 2ª fase.

Haverá um  confronto entre clubes da Série A já na 2ª fase, quando ainda há 40 clubes disputando a competição (e, entre esses 40 clubes da 2ª fase, seguramente, 20 clubes têm ranking menores do que Sport e Chape). Então pelo qual submeter 2 clubes da Série A a confronto mata-mata, entre si, já na 2ª fase?  

O normal seria que cada um dos 15 clubes da Série A, na 2ª fase, jogasse com um oponente de menor ranking. 

Mas não,  o sistema da CBF permite essas aberrações.

Por isso, o sistema da CBF de definição de grupos e sorteio é falho, distorcido, capenga!


sábado, 13 de dezembro de 2014

CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-20: CHAPECOENSE DERROTA O LÍDER FLUMINENSE

Fechando a participação no Grupo B (4ª rodada): Fluminense 1x2 Chapecoense.

O jogo aconteceu neste sábado à tarde, em Gravataí.

Agora a Chape torce por um tropeço do Grêmio contra o Goiás. Se o tricolor não vencer o Goiás, o Verdão avança para a 2ª fase.

Grupo B - Gravataí
Pos.EquipePGJVEDGPGCSG
1Fluminense Football Club (RJ)74211761
2Associação Chapecoense de Futebol7421135-2
3Clube Atlético Mineiro (MG)64130523
4Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense43111633
5Goiás Esporte Clube (GO)0300327-5

É HORA DE CONTRATAR UM MEIO CAMPISTA PARAGUAIO

Durante o Campeonato Brasileiro da Série A edição 2014, a Chapecoense chegou a abrir negociação com empresários que administram as carreiras de meio campistas argentino, chileno e paraguaio, mas respectivos clubes exigiram valores elevados para liberação por empréstimo, na faixa de R$ 500 a R$ 700 mil reais.

Então, a Chape foi buscar solução doméstica para a meia cancha.

Pois é.

Quem é torcedor do Verdão do Oeste, que acompanha este Blog, sabe muito bem que a Chape envidou esforços para trazer, por empréstimo, no 2º semestre deste ano (após o término da Copa do Mundo 2014), o meio campista Jorge "Torito" Gonzalez do Libertad do Paraguai.

O jogador mostrou-se muito animado pelo interesse da Chapecoense, na época. Inclusive, é um sonho desse jogador paraguaio atuar  no futebol brasileiro.

Tecnicamente "Torito" é muito bom meia, que parte, em velocidade, do meio de campo rumo ao gol adversário; tem explosão, arranque, velocidade, visão de jogo; exímio cabeceador, finalizador a gol. Por isso faz gols importantes, principalmente quando o jogo é difícil, encardido; é um jogador de muita fibra, raça, de muito brio, lutador, guerreiro e tem boa técnica também.

"Torito" tem o perfil pleno para jogar na Chapecoense, que é um time guerreiro.

Em dezembro/2014 acaba o contrato do Jorge "Torito" Gonzalez com o Libertad, e o jogador estará livre no mercado, não havendo necessidade de desembolsar dinheiro para arrancar ele da equipe paraguaia, pois ele estará livre no mercado. É só definir o salário e o tempo de contrato.

É hora da Chape pensar, sério, na contratação desse jogador que, agora, está disponível.

É bom e barato, em face da moeda real estar valorizada em relação à moeda paraguaia.

Avante Verdão!

Obs:Clubes Interessados

Ainda: Vínculo com Libertad vai até final de dezembro 2014

Torito Gonzalez

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

NOVO TÉCNICO CONTRATADO PELA CHAPE TEM POUCO A ACRESCENTAR EM TERMOS DE GARIMPAGEM DE TALENTOS NO MERCADO BRASILEIRO

A Chapecoense anunciou a contratação do treinador Vinícius Eutrópio.

É um treinador nível Série B. Não é o melhor, mas também não é o pior.

Faixa salarial de até R$ 40 mil/mês.

Na minha concepção, pode dar certo, sim, quanto ao aspecto tático da equipe.

Porém, não é um treinador que tenha experiência para auxiliar na formação de plantel qualificado. Suas idas e vindas do exterior, mais vivendo lá do que aqui, solapam seu conhecimento para efeito de garimpar talentos no mercado brasileiro.

Para formação do plantel para 2015, o departamento de futebol deve buscar a meta de 70% de acertos. Ou seja, de cada 10 contratações, deve acertar na mosca em 7. Para isso, deve buscar no atleta a ser contratado:

- imposição física;
- impulsão, mobilidade, agilidade, rapidez;
-velocidade, habilidade, capacidade de improviso, criação, talento diferenciado no trato da bola;
 - diferenciado no domínio de bola, drible fácil, desconcertante, em alta velocidade;
- visão de jogo, inteligência, verticalidade em direção à meta adversária.
- disciplina tática, foco na carreira, vida regrada, ausência de histórico de lesões.

Essas são algumas características, que se reunidas ou encontradas no mesmo atleta, não tem como a contratação dar errado.

Avante Verdão!

domingo, 7 de dezembro de 2014

BARBARIDADE! QUE 2014 SOFRIDO! CHAPECOENSE MILAGROSAMENTE ATINGIU SUA META, PERMANECER NA SÉRIE A

É minha gente, terminou 2014 para a Chapecoense, no futebol profissional.

Foi um ano muito sofrido, terrível, para o torcedor verde e branco, apesar do Clube ter conseguido a meta de permanência na elite do futebol brasileiro.

A diretoria montou um plantel com jogadores sem condições técnicas de defender as cores do Verdão do Oeste em 2014.

Muito dinheiro, mesmo, a direção da Chape jogou pelo "ralo", "torrou", em 2014, com contratações de jogadores sem critério técnico, contratações a esmo. Foi uma barbaridade, um festival de erros, de fraquezas, de incompetência.

Na minha concepção, apenas devem ser lembrados como heróis da permanência do Verdão na elite os seguintes atletas:

- Goleiro Danilo;
- Lateral Fabiano;
-Zagueiro Grolli;
- Zagueiro Jaílton;
- Volante Bruno Silva;
- Volante Diones;
- Meia Camilo;
-atacante Tiago Luís (tem problema de foco);
- Atacante Leandro.

O resto, que é a maior parte do plantel, passa a régua, passa a régua sim, sem dó nem piedade, manda embora, cede para outros clubes se ainda resta algum tempo de contrato para ser cumprido, pois tecnicamente não merece continuar vestindo a camisa da Chapecoense.

Fazer limpa geral...

Chega de perebas!

Para 2015, espera-se vida nova sem perebas.

Diretoria seja profissional, pois 2015 os desafios serão terríveis para se manter na elite do futebol brasileiro. Veja o Tigre, manteve-se ano passado, mas caiu neste ano.

Em 2014 a Chape se manteve na elite por força do imponderável, por "sorte de principiante". 

Mas, ano que vem não terá choro nem vela, se a diretoria continuar com essa incompetência de 2014, Chapecoense corre grandes riscos, perigos.

Diretoria vamos minimizar os riscos, os erros, de contratações. Nada de trazer jogador a esmo, sem perfil.

Só contratar jogador com características requeridas para Série A do Campeonato Brasileiro.

Fazer contratações certeiras tecnicamente, chega de apostas furadas.

Para contratar bem, certo, é preciso ter, ainda, o aval do técnico.

Então, o primeiro passo é contratar um técnico experiente, que tenha poder de reunir, de convencer jogadores de alta qualidade técnica a jogar na Chapecoense, treinador que conheça o futebol brasileiro em termos de indicar nomes de jogadores qualificados, principalmente do mercado paulista, carioca e mineiro, para reduzir os erros  na formação de elenco.

Com isso, estou dizendo que não é hora, nao é momento, para o Celso Rodrigues ainda assumir como técnico para 2015.

A Chapecoense deve preservar o Celso Rodrigues, pois será importante para os momentos difíceis em 2015, é uma reserva que deve ser mantida (como auxiliar técnico) para o bem do Verdão e para manutenção do seu vínculo empregatício. Celso Rodrigues é um grande profissional, mais ainda não tem vivência no futebol, conhecimento suficiente para formação de elenco qualificado.

Não é hora para colocar a carroça na frente dos bois. Nada de atropelos!

A palavra chave na Chapecoense contratar tecnicamente certo.

Avante Chape!