sexta-feira, 1 de agosto de 2014

SERÁ QUE A CHAPE VEM JOGANDO BEM?

A crônica esportiva, em regra, carece de conhecimento técnico. Por isso, pouco explica, apenas confunde a cabeça do torcedor.

Cuidado com a alienação...

Há diversos integrantes dessa indigitada crônica, que falam para os cotovelos, que a Chapecoense está jogando bem.

Esse tipo de afirmação ou de conclusão tem contradição, pois decorre de abordagem superficial, simplista.

Mas, o que é jogar bem?

Sob o comando do técnico Celso Rodrigues a Chape melhorou sensivelmente, em relação ao que era com o Dal Pozzo,  mas a equipe ainda está muito longe de resolver os jogos a seu favor com naturalidade. As vitórias, quando acontecem, estão sendo muito sofridas, dramáticas, na bacia das almas; é uma pasmaceira!

Precisa ser assim?

Enquanto o Índio do Oeste não tiver uma jogada forte, caminho seguro, para resolver os jogos, vai continuar o sofrimento...

Veja, o Verdão do Oeste, com Celso Rodrigues no comando, é uma equipe mais equilibrada em campo taticamente, joga mais descontraída e com prazer de jogar bola; as linhas estão mais próximas (defesa, meio de campo e ataque), seja quando a Chape se defende, seja quando sobe para o ataque. Com isso, a equipe está mais coesa, compactada em campo; há harmonia entre os setores da equipe. Porém, o time tem extrema dificuldade para fazer gol, não há uma jogada forte que possa caracterizar como letal para os adversários, pois afunila o jogo pelo meio, facilitando o trabalho das equipes adversárias.

E pelo qual a Chapecoense não tem sequer uma jogada forte para chegar ao gol com naturalidade?

Falta treinamento, ensaio. Falta treinar fundamentos do futebol. Falta fazer o óbvio, o trivial. O Dal Pozzo, enquanto técnico do Verdão, não treinou fundamentos do futebol, a equipe tem, nesse aspecto, grave defasagem, que precisa ser corrigida com o veículo em movimento (trocar o pneu com o carro em movimento, difícil, não?).

Faltam jogadas agudas pelos flancos. Na Chape ninguém chega à linha de fundo, em velocidade, e cruza para trás na entrada da grande área. Fabinho Alves, normalmente, recebe a bola no ataque e espera sofrer a falta, não vai à linha de fundo, não cruza. O Tiago Luís é outro que não sabe cruzar, arranca em velocidade, quando não arrisca direto para gol, cruza muito forte na diagonal, sem precisão, desperdiçando contra-ataque. 

Jogadas de linha de fundo, em velocidade

Isso precisa acontecer na Chape.

Veja os 2 gols do Londrina contra o Santos, na vitória do Tubarão paranaense por 2x1, ontem, quinta-feira, pela Copa do Brasil, jogo de ida, no Estádio do Café. 

Essas são jogadas de linha de fundo, que na Chape não existem!!!

Obs: 

Paulinho e Joel, o primeiro tem 19 anos e segundo 20 anos, a dupla infernal do Londrina. Fica uma pergunta: que relação comercial tem a direção da Chape com o Grêmio que, para a Chape, só vem bagulho... Veja o que joga Paulinho, ele foi emprestado pelo Grêmio ao Londrina há poucos dias (ele não poderia estar na Chapecoense se a direção fosse mais diligente, guápa, se tivesse mais conhecimento do mercado da bola?).

O Verdão do Oeste precisa de um atacante de velocidade, assim como o atacante Paulinho, 19 anos, que foi emprestado há poucos dias pelo Grêmio para o Londrina. Pelo qual a Chapecoense não conseguiu junto ao Grêmio trazer o Paulinho? Isso que enerva o torcedor. O Grêmio e o Inter, quando emprestam jogadores para o Verdão, só mandam para cá bagulhos!!!



Quando a Chapecoense sobe ao ataque pelo meio, o Bruno precisa, além de tudo, fazer o pivô, receber a bola, prender a bola, esperar a subida do meio de campo, e devolver para um meia arrematar para o gol.

Ou seja: o Bruno precisa prender mais a bola, esperar que os meias possam se apresentar para chutar a gol. Mas, o cara não consegue nem acertar passe, aí fica difícil!

Leandro Banana é outro poste no ataque, não tem mobilidade, nem velocidade.

Bola parada decide jogo

Seja na cobrança de escanteio, seja na cobrança de faltas (frontal ao gol ou na diagonal), o Verdão não tem aproveitamento na bola parada. Isso é uma barbaridade!!


Veja dois exemplos recentes:

Primeiro:

No último domingo, na Arena Grêmio, pela 12ª rodada do Brasileirão, o Coritiba fez o crime, venceu o tricolor dos pampas por 3x2. Bola parada do Alex terminou em gol do Coxa.


Segundo:

Vitória do Novo Hamburgo, na última terça-feira, eliminando o ABC-Natal, pela 3ª fase da Copa do Brasil 2014. Noia 2x0, veja o gol de bola parada, no último minuto de jogo:



Pois é.

Se a Chapecoense tivesse jogadas pelos flancos, jogadas de linha de fundo e aproveitamento nas bolas paradas (cobranças de faltas frontais ao gol, e na diagonal e na cobrança de escanteios), com certeza, as vitórias viriam ao natural, sem esse sofrimento, sem essa pasmaceira!

O Verdão do Oeste precisa, por conseguinte, que o treinador passe a exigir dos seus atletas, via treinamento, jogadas de linha de fundo e aproveitamento na bola parada. Pelo meio, que está sempre congestionado, o caminho para as vitórias é o mais longo e difícil.

Então, está na hora de fazer treinamento específico, jogadas de linha de fundo e aprimoramento da bola parada.

Avante Verdão!

6 comentários:

  1. Nelson, concordo. Acho que o narrador e o comentarista, para parar de falar asneira, antes de mais nada teria que ter pelo menos feito um curso teórico de treinador. Assim, eles teriam fundamento para falar sobre questão técnica, tática, estratégia, mas não é isso q se vê ou se tem. Assim, os cara narram, comentam, sem o mínimo conhecimento de causa.

    ResponderExcluir
  2. Bem observado.

    O Colorado empresta o Sport pernambucano: volante Augusto Cesar e Maike. Para Chapecó: Ednei (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

    Grêmio empresta para o Londrina: Atacante Paulinho. Para Chapecó: Grolli, useiro e vezeiro, em fazer gol contra. Ave Maria (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk).

    ResponderExcluir
  3. Quantos gol contra o Douglas Grolli fez desde que saiu da Chapecoense? Acho que fez uns 6.

    A favor do seu time quantos gol ele fez, quando esteve longe de Chapecó? Acho 1. Que perigo esse zagueiro, a qualquer momento ele pode fazer gol contra.

    ResponderExcluir
  4. Mithyuê na Chapecoense, sem condições.

    Na série A, sem Chance!

    O jogador deveria se oferecer para disputar a Série C do Catarinense pelo Oeste ou pelo Juventus de Ceára.

    Se fizer boa ou excelente 3ª divisão do Catarinense na parte técnica e física, poderia ser aproveitado na Chapecoense para o Catarinense 2015, não é?

    ResponderExcluir
  5. a chape ta na serie A mas ainda com pensamento de time de serie C para resolver seus problemas em contratações

    ResponderExcluir
  6. Bando de vinagre do caramba. So sabem criticar.
    Nelson deveria comprar um time pra ele. Sabe tudo. Podia ser tecnico, presidente, roupeiro...

    ResponderExcluir