segunda-feira, 21 de abril de 2014

ESTRATÉGIA DE JOGO DO TÉCNICO DA CHAPECOENSE. FALTAM PEÇAS PARA FUNCIONAR!

Qual a proposta de jogo do Dal Pozzo para a Chapecoense, neste campeonato Brasileiro da Série A?

Jogar fechado (defensivamente), fazer a transição rápida, e jogar por uma bola, no contra-ataque.

Mas, essa estratégia de jogo está equivocada!

O treinador não tem armas, peças, para matar o jogo no contra-ataque.

Senão, vejamos:

Grosso modo, o técnico manda a campo o time:

- esquema tático 4-4-2;

- no meio de campo, 3 volantes de contenção e um meia;

- laterais: libera um lateral para apoiar, outro fica fixo;

- no ataque, um atacante de área e um atacante de velocidade.

Qualidade dos volantes:

- A Chapecoense só tem volantes de contenção (Wanderson, Diones, Abuda, Ricardo Conceição, Dedé e Wilian Arão); não tem volante que saiba sair para o jogo, que saiba quebrar a marcação, armar o jogo e chegar como opção para finalizar para o gol. Então, falta qualidade, velocidade, explosão, arranque, na saída de jogo, de bola, da defesa para o meio de campo.

Qualidade dos meias:

-Neném é meia-armador; porém, é lento, não tem velocidade, cadencia o jogo, a equipe fica estática em campo, lenta, muito previsível, o que facilita a marcação da equipe adversária. Com essa lentidão, o Verdão não consegue encaixar contra-ataque;

-Régis é meia-atacante. Recebe a bola na intermediária adversária, tem habilidade, conduz a pelota em velocidade, driblador, quebra a marcação adversária e, em regra, finaliza para o gol. É o cara! Mas, se os volantes têm dificuldade na saída de bola, a pelota não chega para o Régis, na intermediária adversária, com qualidade.

- Wescley é meia-atacante, tem mobilidade, velocidade, muita correria,  mas é pouco produtivo, não tem visão de jogo, peca muito no passe e nas finalizações.

- Camilo é meia destro, tem mobilidade e finaliza bem. Ainda, vai demorar para entrar em forma.

Com esses volantes sem habilidade técnica,  e com esses meias, como fazer a transição rápida da bola da defesa para o meio de campo, para armar contra-ataque? É um dilema! Falta um meia de armação habilidoso e rápido, para colocar os atacantes na cara do gol. Vamos contratar:

a) meia Max, Maringá;
b) meia Davidson, Galícia/BA
c) meia Danilo, Anapolina/GO;
d) meia Rafinha, Audax/SP
e) volante (muito pulmão, rápido) Caio Matias, Porto/PE.

Ainda, para jogar por uma bola no contra-ataque, falta no comando do ataque um centroavante de área finalizador, oportunista, um matador! Foi contratado o atacante Alemão, ex-Santos e ex-Ponte Preta, mas as características do futebol dele são de mero atacante.

Atacante de área, oportunista, finalizar,matador, em regra não tem habilidade com a bola nos pés, mas tem presença de área, tem oportunismo, sabe empurrar a bola para as redes.

Então, vamos contratar:

a) Robert do Fortaleza, artilheiro do ano, com 21 gols, até agora;
b) Ricardo Lopes, Globo/RN, com 16 gols;
c) Thiago Alagoano, Jacuipense/BA, 13 gols;
d) Kiros, Porto/PE, 12 gols.

Para finalizar, é urgente a contratação de um meio de campo rápido, veloz e um atacante de referência na área, para a estratégia de jogo do técnico da Chapecoense funcionar. Caso contrário, será o que a grande imprensa do País está dizendo: Z4.

Acorda direção!

21 comentários:

  1. Atacante Lima do Paysandu desperdiçou pênalti, e Brasília é campeão da Copa Verde, garantindo vaga na Copa Sul Americana 2015. Bem feito a Lima que esnobou a Chapecoense.

    ResponderExcluir
  2. Devemos trazer Bruno Rangel de volta!

    ResponderExcluir
  3. Nelson, o que vc acha do meia Matheus Souto, "Matheuzinho", 22 anos, do Brasilia Futebol Clube, ele tem habilidade e velocidade, coisa rara. Pode estar aí a oportunidade do Chapecó contratar o meio campista para solucionar, acabar com a lentidão.

    ResponderExcluir
  4. Cara, é bom jogador o Matheus Souto, atua pelos lados do campo.

    Ele é a grande contratação do Brasília para 2014, ex- Goianésia-GO.

    Vejam como o jogador define seu estilo de jogo:

    "Quem chegou recentemente com status de grande contratação foi o meia Mateuzinho, ex-Goianésia-GO. O baixinho habilidoso está motivado para vestir a camisa colorada. “A gente sabe que o Brasília é uma força aqui do futebol de Brasília. Venho com muita motivação, vamos disputar a Copa Verde que dá vaga para a Sul-Americana. Vamos trabalhar firme para procurar uma vaga no time e estar sempre pronto para ajudar o Brasília”, declarou o meia, que ainda detalhou alguns dos seus pontos fortes. “Do Mateuzinho, dentro das quatro linhas, a torcida pode esperar muita garra e vontade. Sou um meia com habilidades com a perna esquerda e de muita movimentação. Espero que as pessoas me conheçam quando tiver atuando, mas empenho e força de vontade não vão faltar”, concluiu.

    Pesquisar:

    Brasília segue firme na preparação para o Candangão 2014

    Quinta, 28 Novembro 2013 23:05

    http://www.esportecandango.com.br/site/index.php/futebol-candango/item/95786-brasilia-segue-firme-na-preparacao-para-o-candangao-2014

    Mas, o maestro do time, é o meia-atacante Gilmar, 30 anos, ambidestro.

    No 1º jogo da final da Copa Verde, o meia-atacante Gilmar marcou gol de falta para o Brasília, na derrota em Belém por 2x1 para o Paysandu. E hoje na final, marcou novamente, desta vez cobrando pênalti, na 1ª etapa, na vitória por 2x1 sobre o Paysandu, devolvendo o placar do 1º jogo.

    A decisão foi para as penalidades, e o Brasília ganhou 7x6, sagrando-se campeão da Copa Verde.

    ResponderExcluir
  5. Nelson, é isso mesmo, não falei do Gilmar, pois pensei q vocês querem aí um meia de velocidade, apenas.

    Outra detalhe: quem disse que o povo de Brasília não apoia os time locais.

    Hoje, no Estádio Nacional Mané Garrincha, o público pagante foi de 51.701 pessoas, que viram o Brasília campeão da Copa Verde, em cima do Papão da Curuzu.

    ResponderExcluir
  6. Jogo-treino da Chapecoense contra o Ypiranga, em Erechim, ontem, mostrou a fraqueza dos novos contratados. No final, empate 1x1. Dois gols de bola parada, cobrança de pênaltis. Leandro Amaro continua o mesmo, voltou a cometer pênalti.

    ResponderExcluir
  7. Nelson, tem hoje uma reportagem no Diário Catarinense com o Cadu Gaúcho, ele explica que a Chapecoense procura contratar um meia-atacante de velocidade, mas sempre aquele mesmo papo, não muda o disco, dizendo q tá difícil contratar, não tem, e quem tem jogador com essas características não libera, e blá, blá, blá. Sabe é muita conversa fiada, é displicência irritante. Vc sabe, muito bem, que tem vários nomes bons no mercado, é só querer trazer, contratar, mas fica dando desculpas, perdendo tempo com essa conversa lenga-lenga. Alguém acredita que até o final da série A, vem, ou não vem, um meia e um goleador?

    ResponderExcluir
  8. Mas, se o empresário "preferido da diretoria" aparecer, oferecendo com alguns volante botinudo e goleiro ruim, acontece contratação na hora. ehehehhe

    ResponderExcluir
  9. Caro Blogueiro, acredito não em contratação de meia e centroavante, vai continuar tudo como está, empurrando tudo com a barriga até onde dá. No último instante, no desespero, pode ser q vai ter a contratação de destaques da 2ª divisão do Catarinense q ainda não começou. Só lá no final de setembro.

    ResponderExcluir
  10. É sério. Para contratar meia-atacante de qualidade tem q ir atrás, fazer por onde, meter a caras, cavocar, fazer barro, superar os obstáculos de falta de informação, mas o Cadu tá com esse discurso mole, sonolento, esperando q venha cair do céu um meia-atacante de velocidade. Sai do conforto de seu ar-condicionado, e vai assistir alguns jogos da segundona paulista, ou alguns jogos desses campeonatos estaduais q estão esquecidos da mídia.

    ResponderExcluir
  11. Nelson, este ano a série A2 Paulista já acabou o Capivariano foi campeão, subiram par A1 2015:

    -Capivariano
    -Red Bull
    -São Bento
    -Marília

    Mas, falando em meia e atacante, estes são bons, estão na seleção final da A2, pelo portal FI:

    Meia: HELTON LUIZ (São Bento)
    O “cérebro” do time sorocabano, que sempre foi escalado pelo experiente técnico Paulo Roberto com três meias, ou seja, de forma ofensiva. Mesmo sendo meia, marcou nove gols, sendo o artilheiro do time e vice da competição, ao lado de Silas e Henan, dois atacantes. É o “dono da bola parada”, com faltas e pênaltis.


    Atacante: SILAS (Capivariano)
    O futebol brasileiro carece de números 9, ou seja, de verdadeiros atacantes centrovantes, homens de área, de referência. É o caso de Silas, que fez muito bem o papel de pivô no ataque campeão. Foi a melhor “última bola da competição”, ou seja, aquele que empurra a bola para as redes. Fez nove gols, vice-artilheiro geral.



    ResponderExcluir
  12. E será que não rola emprestar o Rodrigo Silva (Centro-Avante) e Thiago Humberto (meia) do criciúma??? Os caras estão encostados lá, o Rodrigo Silva ano passado metia gol pra caramba no ABC senão me engano. e nós hoje não temos nenhum centro-avante no plantel.

    ResponderExcluir
  13. Thiago Humberto, desde sua contratação pelo Inter (fez contrato longo e se acomodou), já faz 3 anos que não pega time nem na equipe do condomínio do prédio. Por onde ele passou, emprestado pelo Inter, foi banco e não sai disso. Esse, sem dúvida, não é opção mesmo! O Rodrigo Silva, tenho dúvida, não sei por qual motivo está mal tecnicamente em 2014.

    ResponderExcluir
  14. Diretoria, cadê a contratação do atacante matador e de mais um meia de criação? Robert e Léo Costa estão aí dando sopa, vão esperar algum outro time levar??? Os outros times estão contratando e nós???? Como está a situação do Kleber gladiador no Grêmio, não ouvi mais falar nele, será que está encostado??? Será não rola um empréstimo?????????

    ResponderExcluir
  15. Especulações do mercado da bola:

    - Marcelo Cañete, meia, ambidestro, 24 anos, Aregentino/Paraguaio (dupla nacionalidade), atualmente jogador do São Paulo FC, foi oferecido à Chapecoense. O meia atua, preferencialmente, na faixa pela direita do campo, mas desde 2011- quando foi contratado junto ao Boca Junior - nunca se firmou no tricolor paulista. Ano passado esteve emprestado para a Portuguesa no Campeonato Brasileiro da Série A. Se vier com 70% do salário pago pelo São Paulo, vale a pena tentar, dar uma chance, ver se há futebol ainda.

    - Marcelo Costa, meia do JEC.

    - Jael, centroavante do JEC.

    Esses 2 jogadores do Joinville: um deles poderá sair.

    ResponderExcluir
  16. São Paulo afasta Cañete com a expectativa de negociar meia
    Por Gazeta | 17/04/2014 20:11

    Para a posição do argentino, Muricy conta atualmente com Paulo Henrique Ganso como titular e Boschilia como opção

    O meia Marcelo Cañete é mais um jogador do São Paulo obrigado a treinar no CT do Cotia. O argentino irá se juntar ao volante Fabrício e ao seu compatriota Clemente Rodríguez até que seja negociado com outro clube.

    De acordo com a direção do São Paulo, Cañete despertou interesse de algumas equipes e poderia estar em ação já nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.

    Quando retornou de empréstimo da Portuguesa, o meia era muito elogiado pelo técnico Muricy Ramalho por sua dedicação. Não foi suficiente, no entanto, para que ele conseguisse se firmar durante o Campeonato Paulista.

    Para a posição de Cañete, Muricy conta atualmente com Paulo Henrique Ganso como titular e o novato Boschilia como opção. Jadson era mais uma alternativa, mas se transferiu para o Corinthians na troca pelo atacante Alexandre Pato.


    http://esporte.ig.com.br/futebol/2014-04-17/sao-paulo-afasta-caete-com-a-expectativa-de-negociar-meia.html

    ResponderExcluir
  17. CHAPECOENSE, ESPORTES - 24 Abr 2014 21:20
    Jael ou Marcelo Costa podem reforçar a Chapecoense


    Além deles, Bruno Rangel segue nos planos da diretoria do Verdão


    De portas abertas. Esse é o posicionamento da Chapecoense em relação às possíveis vindas do meia Marcelo Costa, ou do atacante Jael, que se desentenderam no empate em 2 a 2 do Joinville com o Novo Hamburgo, na Arena Joinville, que eliminou o clube catarinense da Copa do Brasil. Além deles, outro que pode pintar na Chapecoense é o atacante Bruno Rangel, artilheiro da Série B pelo Verdão na temporada passada.

    A polêmica entre os jogadores do Joinville aconteceu na última terça-feira, quando, aos 47 minutos do segundo tempo, foi assinalado um pênalti para o JEC, que já estava praticamente eliminado. Jael, que havia feito o primeiro gol do time na Arena, pegou a bola e bateu no lugar de Marcelo Costa, cobrador designado pelo técnico Hemerson Maria, que nervoso jogou a faixa de capitão no chão.

    Com os jogadores sem clima no time do Norte do Estado, um deles pode ser contratado pela Chapecoense, já que o Verdão ainda busca, tanto um meia direita, como um atacante de área para a vaga deixada por Lima, que estava acertado com o Furacão do Oeste e renovou com o Paysandu.

    - Eu considero bons jogadores. Mas, eles têm contrato e temos uma boa relação com o presidente do Joinville e não vamos abrir negociação sem antes falar com o presidente. Chegou a nós a informação que o Marcelo Costa jogou a faixa de capitão no chão e estaria insatisfeito no clube. São dois jogadores com características que estamos carentes - confirmou o vice-presidente de futebol da Chapecoense, João Carlos Maringá.

    Hoje, o meia Marcelo Costa explicou o ocorrido na Arena.

    - Houve a desobediência. Tem a palestra antes do jogo e sai determinado o que cada tem que fazer e na penalidade o Jael tomou a iniciativa de bater, fez o gol, isso é bom. No vestiário o Maria conversou com ele e disse que quando está determinado tem que respeitar. Eu fiquei chateado, foi uma ordem do banco. Eu errei também, mas deixamos no vestiário para não ter nada de mais grave no ano e pensar sempre no melhor para o JEC - amenizou.
    Sobre o retorno do artilheiro Bruno Rangel, o diretor se mostra mais cauteloso, mas não nega o interesse.

    - O Bruno Rangel é um jogador que a torcida deseja e a diretoria também. Ele deve voltar para o Brasil no meio do ano, mas não podemos esperar até lá pra ver se ele vem. Temos o caso do Henrique, que teve boa passagem aqui, tentamos traze-lo de volta e ele não demonstrou interesse em retornar. Precisamos de jogadores que queiram vir jogar aqui. Se o Bruno Rangel desejar, com certeza será bem vindo - explicou.

    http://www.tudosobrechapeco.net/index.php/desc_noticias/jael_ou_marcelo_costa_podem_reforcar_a_chapecoense

    ResponderExcluir
  18. Parece que melou o empréstimo do Mike e do augusto do inter para o Sport, será que eles não caberiam no verdão??????

    http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2014/04/inter-critica-sport-em-caso-rithely-e-abel-promete-dificultar-emprestimos.html

    ResponderExcluir
  19. Só agora, ficou clara a razão pela qual o volante Augusto foi para p Sport Recife. Ele foi como moeda de troca, pois o Inter tem interesse no empréstimo do volante Ritchely, para cobrir a perda do volante Arânguiz que vai desfalcar o Inter, pois será convocado e se apresentará, já em maio, para a seleção do Chile. Mas, tá complicado, pois o Sport para liberar o Ritchelly quer também o meia-atacante Mike. Aí o Inter está achando que o Sport está exigindo muitooooo.

    ResponderExcluir
  20. Pois é, mas pelo jeito o técnico do Sport não vai liberar mais o Ritchely, até já escalou ele para o jogo de amanhã contra a Chapecoense. E com isso o Abel Braga disse que o Inter tbm não emprestará os jogadores para o Sport...acho que era a hora do verdão fazer mais uma investida nesses jogadores. Traz o Augusto e libera o william arão, e traz o Mike e libera o Bergson. Pelo jeito o Jael e o Marcelo Costa já se acertaram lá no JEC e dificilmente virão pro verdão. E o Marcos Aurélio que era do Sport, está aonde? Seria um ótimo reforço tbm.

    ResponderExcluir
  21. A situação do volante Augusto não tem mais jeito de reverter, ele já assinou com o Sport, inclusive já esteve em campo contra o Santos, no empate em 1x1 na Vila Belmiro, no último sábado.

    Por outro lado, se o volante Ritchely jogar contra a Chape amanhã, então vai melar a ida do Mike para o Sport. Nesse caso, a direção da Chapecoense poderia, sim, gestionar o empréstimo desse meia-atacante junto ao Colorado gaúcho, pois o cara tem qualidade, habilidade e sabe estufar as redes adversárias.

    Em relação ao Marcos Aurélio, desde o início do ano, o Inter renovou o vínculo e emprestou o atleta para um clube situado na Ásia, então a esperança de contar com esse jogador já era.

    ResponderExcluir