sábado, 30 de novembro de 2013

NA ARENA CONDÁ, CHAPE VENCE O PALMEIRAS

Foto: Aguante Comunicação/Chapecoense 

Neste sábado, pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, na Arena Condá, a Chapecoense derrotou o Palmeiras, por 1x0,  gol de pênalti do artilheiro Bruno Rangel, aos 44' da etapa inicial.

Bruno Rangel anotou na competição 31 gols, sendo o maior goleador desse certame, desde que foi instituído. 

No ano, Bruno Rangel (Chapecoense) é o goleador do Brasil com 34 gols, juntamente com Magno Alves (Ceará) e Hernane (Flamengo). Os três disputam o prêmio Friedenreich 2013. Hernane tem, ainda, 2 jogos pela frente, e poderá levar o prêmio sozinho. Vamos ver...

Série B: classificação final das 4 equipes que conseguiram o acesso à Série A 2014:

1 - Palmeiras ...79 pontos (Campeão)

2 - Chapecoense ...72 pontos (Vice-Campeã)

3 - Sport Recife ...63 pontos

4 - Figueirense ... 60 pontos

Veja o gol: Chapecoense 1x0 Palmeiras










sexta-feira, 29 de novembro de 2013

TREINADOR DA CHAPECOENSE

É inegável que o técnico, até agora, teve grande performance na Chapecoense.

Mas, tudo isso é resultado de uma soma de fatores. 

Ninguém vence sozinho, mesmo nos esportes individuais, sempre existe uma retaguarda, não é verdade?

Além disso, há outro fator: muita sorte. 

Ele sabe que o imponderável jogou a seu favor, esse tempo todo. A Chapecoense tem uma magia, que nenhum outro clube tem. Esse pode ser o segredo! Que o diga o treinador Mauro Ovelha, só se deu bem na Chapecoense, conquistando acesso e título!

Para bom entendedor, meia palavra basta! Não vire as costas para sorte, continue na Chapecoense! Aqui, os deuses do futebol jogam a seu favor. Tem dúvida disso?  Não desdenhe da sorte! Vai querer pagar para ver? Tens o livre arbítrio!

Pois é.

Neste final de Série B, a Chapecoense quer renovar o vínculo do treinador com o Clube para 2014, mas o Comandante, ciente de sua valorização, alega que tem direito a duas semanas de descanso, e que só vai pensar  no assunto, após esse período.

Isso é ruim para a Chapecoense, para a diretoria, para os patrocinadores e para a torcida alviverde, pois a imprensa vem explorando o assunto de forma sensacionalista, enchendo a bola do treinador, tratando-o como um "fenômeno", criando muita expectativa, e gerando muita dúvida se vai embora, se fica.... Durma-se com um barulho desses!

Penso que o Comandante poderia evitar isso! Pés no chão...não exponha a Chapecoense a esse sofrimento!

Maturidade, cara!

Ele sabe, muito bem, os perigos do elogio barato dessa imprensa sensacionalista. 

A imprensa quer colocá-lo nas nuvens! 

Se der o passo maior que a perna, ou alçar o voo muito alto, perde o equilíbrio! 

Se cair na onda da imprensa, sucumbe! 

Tenho acompanhado, tecnicamente, o trabalho do técnico  da Chapecoense, como torcedor.

Como torcedor, posso dizer, sem medo de errar, que se trata de um treinador em ascensão sim, com grande potencial, mas ainda em formação; vai precisar queimar muita lenha, comer muito feijão, para ser um treinador top de linha. 

É um treinador, ainda, para domínio de poucas variáveis.  

Vale dizer, ele tem controle, domínio quase absoluto, mas de poucas variáveis. 

Tarimbado para equipe com recursos técnicos limitados, postura defensiva rígida em campo, ligação direta para o ataque (chutões), lançamentos longos, explorando a velocidade dos atacantes (que o treinador chama isso de transição rápida). Joga no erro do adversário. Jogo feio, mas útil. 

Isso não funciona em clube grande!

Como torcedor, digo mais: o estilo de jogo empregado pelo treinador  lembra o lendário treinador Milton Buzzeto, apelidado de "rei da retranca", da década de 70 e início da década de 80 do futebol paulista, quando a vitória ainda valia só 2 pontos, então empatar era um grande negócio!

Se colocar uma seleção de grandes jogadores nas mãos de treinador retranqueiro, que domina pouca variáveis, é capaz de não sair nada de útil, pois o seu orbital de ação, e que domina muito bem, é o estilo de jogo medíocre, postura defensiva,  rigidez tática defensiva, retranqueiro, estilo "pega ratão", transformando jogadores "cabeça de bagre" em heróis.

O sensacionalismo da imprensa é cego.

Portanto, é importante equilíbrio, nem tanto o céu, nem tanto o inferno!

Avante Verdão!

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

FUTEBOL BRASILEIRO: FAIR PLAY FISCAL E TRABALHISTA

É minha gente, a imprensa sensacionalista agride nossa inteligência. Ela especula contra a Chapecoense.

O téc. Renato Gaúcho falou ontem que acha estranho, muito estranho, essa especulação da imprensa, plantando fato ou versão que, de fato, não existe, pois ele ainda não começou a negociar sua permanência no clube, e ainda não abriu a boca para tratar de salário (não disse ainda se aceita ou não redução de salário).

Parece que a imprensa em geral (a mando de quem?) estaria "fritando" o tec. Renato Gaúcho, antes mesmo do Grêmio abrir negociação para sua permanência.

Perde, com isso, a Chapecoense que, com receio de perder o seu técnico, terá que negociar às pressas, e pagar o olho da cara para mantê-lo (contrato mais oneroso para o Verdão!).

Olha, não preciso nem dizer, todo mundo já sabe, não tenho a mínima simpatia por esses times dos pampas. Só criam problemas para o Verdão de Santa Catarina. 

Cada dia estou mais convicto que administração desses clubes, em termos de transparência, ética, gestão de receitas e gastos,  não serve, não é exemplo para nenhum clube.

Nesse contexto, vejo com  bons olhos e apoio a iniciativa do Bom Senso Futebol Clube de questionar a barbaridade das administrações dos clubes brasileiros  e das entidades que administram o futebol brasileiro, sugerindo mudanças e quem sabe esse movimento encontre eco no Congresso Nacional e seja apresentado um Projeto de Lei (bem mais amplo, com medidas de moralização) instituindo, de vez, o fair play fiscal e trabalhista nos clubes e nas entidades, com mecanismos claros, seguros, objetivos, confiáveis de controle, de fiscalização e cominação de penalidades (sanções), interdições, suspensões, afastamentos temporários de clubes de competições, banimentos de dirigentes etc.

É preciso ética, conduta transparente, nas administrações dos clubes e das entidades que gerem o futebol brasileiro.

É  preciso mudar o modo de administrar o futebol brasileiro.

As administrações dos clubes e das entidades que administram o futebol brasileiro chegaram no fundo do poço. Falta fair play fiscal e trabalhista. 

Só gastar o que se arrecada!  Pagar os encargos sociais em dia!

Clube com déficit em suas contas, não pode disputar competições oficiais.

É preciso mudança, urgente!

Tenho dito.

Avante Verdão!


Obs: 

(1) Acredito que o téc. Dal Pozzo vai ficar, sim, mais um ano na Chapecoense. O Clube é exemplo de gestão, de ética, transparência, fair play fiscal e trabalhista. Tecnicamente falando, ele não vai trocar o certo, pelo duvidoso!

(2) Clube que possui déficit fiscal em suas contas não pode participar de competição oficial, defende esse entendimento o Bom Senso Futebol Clube (pode virar lei!). A ESPN.com.br fez levantamento das finanças dos principais clubes (exercício 2012) e veja quais os clubes que não disputariam campeonatos oficiais deste ano (2013), caso essa regra estivesse valendo. Link: FAIR PLAY FISCAL E TRABALHISTA.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CAMISA DA CHAPECOENSE

A Umbro, patrocinadora do Verdão de Santa Catarina, liberou um teaser há poucos dias da camisa III da Chapecoense, que homenageará a Seleção Brasileira Tetra Campeã mundial de Futebol de 1994, Copa do Mundo realizada nos Estados Unidos da América.










Camisa Chapecoense (Foto: Umbro/Divulgação)



Camisa Chapecoense (Foto: Umbro/Divulgação)


terça-feira, 26 de novembro de 2013

DEFINIÇÕES NA CHAPECOENSE

Chapecoense chegou à elite do futebol brasileiro, e 2014 será ano ímpar para o Verdão de Santa Catarina. 

Será o início de nova era, será?   

Acredito, sim!

Diversamente dos clubes do litoral (Avaí, Figueirense e Criciúma) que já frequentaram a Série A, porém nunca se consolidaram (muita incompetência!), a Chapecoense tem outro perfil e outra visão, que permite à nação verde e branca acreditar em consolidação e vida permanente na Série A, rumo a conquistas, títulos nacionais e internacionais, mas sempre com os pés bem fincados no chão, para avançar, progredir com firmeza, segurança, sem dar passo em falso.

Primeiro passo firme do Verdão de SC, para a temporada 2014, será a renovação do contrato do treinador Gilmar Dal Pozzo. 

O treinador merece valorização, pertence a uma nova safra de bons treinadores, como Dado Cavalcante e Sidney Moraes, mas ainda precisa mostrar muito serviço para um dia chegar a ser top de linha; precisa manter regularidade, continuar a fazer bons trabalhos para se consolidar como técnico de futebol. Ainda é um aprendiz em ascensão, mas com um viés muito defensivo (retranqueiro!). Sem dúvida, por ser um técnico que está chegando no mercado, e vai fazer a primeira experiência na Série A, seu salário deve ir para a faixa de R$ 70 mil a R$ 80 mil/mês. 

Segundo passo: renovação dos principais jogadores (espinha dorsal): Nivaldo, Rodolpho, Rafael Lima, Wanderson, Augusto, Athos, Tiago Luís, Fabinho Alves, Rodrigo Gral e Bruno Rangel (se possível!!!). Obs: Nivaldo, Rodolpho e Rodrigo Gral, em face da condição física e idade, preocupam muito (terão desempenho?), mas são indispensáveis pela experiência e controle do clima de vestiário. 

Terceiro passo: contratações já, para o Catarinense e Copa do Brasil:

Um goleiro: Danilo (renovação);

Um zagueiro: Rafael Pereira (Juventude)

Lateral direito: Neílson (Icasa), Yago Pikachu (Paysandu) ou Eduardo (JEC);

Lateral esquerdo: Piauí (Oeste/Itápolis);

Volante (2°) ou meia: Eduardo Ramos (tem problema com indisciplina?)

Meia esquerda: Fernando (Cuiabá);

Atacante: Rodrigo Silva (ABC/Natal), Lúcio Maranhão (ASA).

Obs: O Internacional tem dezenas de jogadores emprestados para clubes das Séries B e A; que tal a direção do Verdão buscar jogadores por empréstimo do colorado dos pampas (com salário subsidiado), como: Eduardo Sacha (atualmente no Goiás), Gilberto (atualmente na Portuguesa de Desportos), Marcos Aurélio (atualmente no Sport) etc.

Avante Verdão!

Up grade:

Outro detalhe, havia esquecido. Justiça seja feita, o torcedor da Chapecoense tem participado na formação da equipe (contratações). Posso citar, como exemplo, as contratações de Athos e Bruno Rangel que a torcida exigiu, e a direção demorou, mas se mexeu. Para 2014, a direção, também, precisa ouvir o torcedor, e se mexer!

Para 2014, o preparador físico Anderson Paixão, também, deve renovar seu vínculo com o Verdão; sua permanência no Clube é primordial!

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CHAPECOENSE TEM UM TABUSINHO PARA QUEBRAR





Neste sábado, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da série B, a Chapecoense, já vice-campeã do certame e garantida na Série A 2014 com duas rodadas de antecedência, enfrenta o ICASA no Estádio Municipal Mauro Sampaio (Romeirão), em Juazeiro do Norte, Ceará.

Engana-se redondamente quem pensa que o Verdão de Santa Catarina irá jogar de "sangue doce" e só para cumprir tabela.

O jogo é cercado de muita expectativa e será transmitido ao vivo pelo BAND  a partir das 16:00 horas:

A Chapecoense defende invencibilidade, uma série invicta, de 12 jogos sem perder.

Já o ICASA, conhecido como Verdão do Cariri, 4° colocado na tabela de classificação (G4) precisa desesperadamente dos 3 pontos para encaminhar o acesso à Série A, na luta direta contra Sport, Ceará e Figueirense.

Como visto, trata-se de confronto de Verdões.

A peleja será muito difícil, complicada, para o Verdão de Santa Catarina. Mas, o Índio de Santa Catarina que é guerreiro e, nessa hora, precisa manter sua reputação, defender essa série invicta de 12 jogos, com certeza não faltará dedicação, raça, e sangue nos olhos.

Dal Pozzo cuidado, atenção máxima, com o setor direito do ICASA, nada de espaço para o lateral direito Neílson; é por ali que o Verdão do Cariri destroça os adversários. Fecha esse corredor! Cuidado, também, com o meia Elanardo, marcação em cima, nada de espaço!

E tem mais um detalhe importante: nesta Série B, estranhamente, a Chapecoense ainda não venceu as equipes cearenses (na Arena Condá perdeu para o ICASA e empatou com o Ceará e no Castelão perdeu para o Ceará).

Está na hora de quebrar esse tabusinho.

Avante Verdão!

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

NUM SÓ CORAÇÃO





Num só coração (Eduardo Gisi) 

Nos gramados fulgura 
Mais que madeira com verniz 
Traz muita raça na chuteira 
Faz o povo querer bis 

Uma cidade unida 
Um sonho que vai se realizar 
"Furacão", meu orgulho, minha raiz 
Leva Chapecó a todo o país 
Sua bandeira tremula sem parar 
Vamos todos celebrar 

Momento ímpar na história 
Torcedor nenhum há de esquecer 
Devemos também agraciar 
Quem fez o "Verdão" nascer

terça-feira, 19 de novembro de 2013

CURTAS E DIRETAS

1- A Chapecoense é um time que mais cresceu, evoluiu, nos últimos anos, no Brasil. Maravilha isso! Para a nação puro sangue verde, o acesso à Série A é um sonho que virou realidade.

2 - Mas, há diferença entre time e clube. O time chegou à elite do futebol brasileiro, mas o Clube ainda não chegou, claudica. Falta estrutura. Falta profissionalização dos departamentos. Falta sede própria. Falta academia. Falta apoio às categorias de base. O CT está em construção, não será moderno, mas espera-se que seja pelo menos funcional.

3 - A conquista da vaga na elite do futebol brasileiro, de plano, irá quadruplicar as receitas da Chapecoense em 2014, passando dos atuais R$ 12,5 milhões para R$ 40 milhões. É uma boa grana, mas os desafios são imensos. Senão vejamos:

a) essa grana só entrará no Clube a partir de maio/2014;

b) não obstante, a maior parte dessa grana deve ser utilizada, alocada, já em 2014, para estruturação do Clube:

- Estruturação do CT;
- Categorias de base;
- Construção de Sede Administrativa própria. Veja o caso do Paraná Clube que está dando início à construção de Prédio próprio de 6 andares, para abrigar todos os departamentos do clube. E a Chapecoense? O Clube não pode continuar com essa dependência crônica do Poder Público. Sempre existe o risco de mudança de governante; de assumir o Poder governante de outro Partido, e aí... a Chapecoense não pode ficar a reboque de coloração partidária. Cadê a área (lote) próprio para construção de Prédio próprio na cidade para abrigar a Sede Administrativa da Chapecoense? Cadê o Projeto de construção do Prédio próprio?

4 - Menos mal. O Estádio é do Poder Público, e será ampliado para a Série A. Isso é normal. O Poder Público não faz, nesse particular, nada mais que sua obrigação de dotar o Município de Estádio moderno para sua coletividade. É assim em Joinville (Arena Joinville); é assim em São Paulo (Estádio Pacaembu); é assim no Rio de Janeiro (Estádio Maracanã e Estádio Engenhão); é assim em Belo Horizonte (Estádio Mineirão); e etc.

Pois é.

Quando leio o que escreve a crônica local, predominantemente gremista e colorada, por isso não afeita às questões cruciais da Chapecoense: "agora não falta nada à Chapecoense com o acesso à Série A" é, no mínimo, uma besteira sem tamanho.

5 - Em termos de Clube,  falta, ainda, quase tudo para a Chapecoense!

Tudo está por fazer...

6 - Vida longa à Chapecoense na Série A, pois a grande parte das receitas anuais, daqui para frente, deverá ser aplicada, de forma permanente e com parcimônia, na estruturação do Clube.

7 - O objetivo da Chapecoense, doravante, além de se manter sempre na Série A, é criar condições para que o Clube seja, o mais breve possível, autossuficiente, que ande com suas próprias pernas, em todos os setores!

Avante Verdão!

domingo, 17 de novembro de 2013

CHAPECOENSE ESTÁ NA ELITE DO FUTEBOL BRASILEIRO



Chapecoense 1x1 Bragantino.

Ontem, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, atuando nos seus domínios, na Arena Condá, a Chapecoense empatou com o Massa Bruta e garantiu matematicamente o acesso à Série A, ingressando na elite do futebol brasileiro a partir de 2014, com duas rodadas de antecedência.

Na tábua de classificação, o Verdão do Oeste ocupa a 2ª colocação com 66 pontos, e não pode ser mais ultrapassado pelas equipes que ainda brigam pelas duas vagas restantes, pois a diferença para o 3° colocado é de 7 pontos e somente há 6 pontos em disputa.

Chapecoense é Série A!!!

Houve comemoração da nação verde e branca, muita festa após o jogo, invadindo as ruas da cidade e noite a dentro, mas a  ficha ainda não caiu.

O feito da Chapecoense é imenso, muito grande, para ser entendido de imediato. Só quem é puro sangue verde sabe o que estou dizendo.

O que era mero sonho, virou realidade!

Eu, torcedor fanático do Furacão do Oeste, desde sempre, não aceitava o fato do Oeste Catarinense (Meio-Oeste, Oeste e Extremo-Oeste) não ter um clube na Série B do Campeonato Brasileiro ou até na Série A, na elite do futebol nacional, pois esta região é muito grande (de Lages até Dionísio Cerqueira), ocupando quase metade do território catarinense, congregando mais de 80 municípios e uma população superior a 1,5 milhão de pessoas. 

Não era concebível ver uma região imensa, tão próspera do Estado, viver a reboque no futebol profissional.

Mais triste, ainda, era ver a Chapecoense não ocupar seu espaço, no seu território e no coração do povo do Oeste Catarinense.

Era dolorido ver as pessoas locais, desde sempre, se organizando, se engajando firme e exclusivamente na defesa de interesses de clubes de outras plagas, de clubes alienígenas, em detrimento do nosso Verdão do Oeste, de nossa instituição genuinamente local.

Mas, nunca é tarde para fazer o correto, o bem feito.

Já era hora de colocar o destino em nossas mãos!

A guinada, rumo à elite, começou a partir do 2° semestre de 2008, mesmo com todas as dificuldades, algumas forças vivas de Chapecó deram o impulso necessário, colocando a Chapecoense em ação, rumo ao cenário nacional.

- Em 2009, a Chapecoense conquistou o vice-Campeonato Catarinense e a vaga na Série D desse ano. Mantida a base do Catarinense e mais os reforços qualificados que foram contratados, a Chapecoense fez uma estupenda campanha na Série D 2009, chegando em 3° lugar, conquistando o acesso à Série C 2010.

- Em 2011, o Verdão sagrou-se tetra campeão Catarinense.

- Em 2012, a Chape formou uma grande equipe, chegando em 3° no Catarinense. Mantido o time, no 2° semestre conquistou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.

- Em 2013 (1° semestre), a Chape conseguiu o vice-Campeonato Catarinense, com o time base do ano anterior. Veio a Série B do Brasileiro 2013, mantida a base do Catarinense deste ano, o Verdão do Oeste  apavorou os adversários, conquistando o acesso à elite do futebol brasileiro em 2014.

Parabéns Verdão do Oeste!

Tenho certeza que essa trajetória da Chapecoense que culminou com o acesso à elite do futebol nacional justamente no ano em que comemoramos seus 40 anos de existência, é apenas o início de longa  vida, de longa existência na Série A, rumo a títulos nacionais e internacionais, pois a vida, conforme o ditado popular, só começa aos 40.

Finalmente, o povo do Oeste, seja aquela parte que abraça o Clube, seja aquela parte que ainda vai abraçar o Clube, acordou com o Verdão do Oeste na Série A.

Avante Verdão!










Veja imagens da festa, nas ruas da cidade de Chapecó, após o jogo.





Foto: Sirli Freitas/Ag.  RBS






















quarta-feira, 13 de novembro de 2013

NA VILA CAPANEMA, COMEMORAÇÃO DA CHAPECOENSE

Foto: Aguante Comunicação/Chapecoense - divulgação

Paraná Clube 0x1 Chapecoense.

Pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o Verdão do Oeste foi a Curitiba e derrotou o Paraná Clube por 1x0, em plena Vila Capanema, Estádio Durival de Britto e Silva, com gol do artilheiro do certame Bruno Rangel aos 31' da etapa final.

Bruno Rangel com o gol anotado na partida de ontem, passou a ser o maior goleador de todas as edições do Campeonato Brasileiro da Série B até agora, com 28 gols, mas ainda restam 3 jogos para conclusão do presente certame.

Com a vitória sobre a equipe paranista, os atletas da Chapecoense comemoraram o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, após o jogo. Embora, matematicamente ainda a equipe necessite conquistar um empate, nos 3 jogos que restam.  

Na próxima rodada, a Chapecoense enfrenta o Bragantino na Arena Condá, neste sábado, às 16h20, e previsão de casa cheia, para a festa do acesso!

Quanto ao jogo de ontem, a Chapecoense começou a partida muito desfalcada, mas a equipe se comportou bem em campo, sempre muito ligada no jogo.

Claro, teve certa pressão do Paraná que levou perigo à meta do goleiro Nivaldo em alguns lances, mas São Nivaldo fez defesas espetaculares no jogo, dando tranquilidade à equipe e, no final, a conquista da vitória e a comemoração do acesso à elite do futebol brasileiro.

Cabe, ainda, registrar que a Chapecoense foi guerreira em campo, com muita disciplina tática na marcação, voltando a ser uma equipe de pegada (sua principal característica), tirando os espaços da equipe adversária para trabalhar a bola.

Foi decisivo para a conquista da vitória, a formação da meia cancha com  Vanderson, Paulinho Dias, Augusto e Diego Felipe. Meia cancha de mais pegada e que chega mais ao ataque.

Sinceramente, a saída de Neném do time foi importante.

Aquela sequência de 6 empates, com meia cancha sonolenta, fraca, sem força,  coincidiu com a volta do Nenén ao time. 

Com Neném e Athos fora do time, a meia cancha da equipe ficou mais vibrante, com mais  pegada, competitiva e com poder ofensivo com as arrancadas de Augusto e Diego Felipe. 

Há males que vêm para melhor.

Por fim, o sonho virou realidade, o Verdão está, sim, na Série A em 2014.

Avante Verdão!

Veja o gol: Paraná Clube 0x1 Chapecoense



domingo, 10 de novembro de 2013

EM CURITIBA, O PARANÁ CLUBE É O FAVORITO CONTRA A CHAPECOENSE

Foto:  Origem Site Oficial do Paraná Clube

Nesta terça-feira, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, a Chapecoense enfrenta o Paraná Clube, no Estádio Durival de Brito e Silva, mais conhecido como Vila Capanema, na Capital dos Paranaenses, a bela Curitiba.

O jogo será emblemático, carregando muitos significados. Muita expectativa.

Senão vejamos:

Ambas as equipes lutam pelo acesso.

Se a Chapecoense vencer, garante matematicamente o acesso à Série A, com 3 rodadas de antecedência, e o Paraná dá, definitivamente, adeus ao acesso.

Mas, se o Paraná aprontar para cima do Verdão do Oeste, apenas para argumentar:

a) seria muita frustração para nós torcedores alviverdes que teríamos que aguardar o jogo na Arena Condá contra o Bragantino, para confirmar o acesso;

b) além disso, o Palmeiras já entraria em campo campeão da Série B, nesta terça-feira contra o Paysandu em Belém, às 21h50. 

Mas, também não está descartado um possível empate neste jogo na Vila Capanema.

A Chapecoense, vivendo a síndrome de empatite, acumula nas últimas 6 rodadas, 6 empates. Barbaridade!

Veja a sequência de empates:

Obs: uma correção: nessa sequência de empates, faltou colocar Chapecoense 1x1 Figueirense, jogo atrasado realizado em 22/10/2013; foi colocado, equivocadamente, o empate América -MG 1x1 Chapecoense, pois esse empate no Independência aconteceu antes do jogo Avaí 1x2 Chapecoense, na Ressacada.

Ainda, o Verdão do Oeste, como visto na figura acima, há 3 jogos não marca gol.

Dizem as más línguas que o téc. Dal Pozzo, discípulo do téc. Tite do Corinthians, copia ou reproduz tudo do mestre, inclusive a síndrome de empatite do Timão do Parque São Jorge.

Mas, o certo é que, neste jogo na Vila Capanema, o Paraná Clube é o favorito pelo fator casa, conforme o site especializado Chance de Gol Internacional:

Probabilidades para os próximos jogos - 35ª rodada:

DataMandanteVisitanteVitória do
mandante
EmpateVitória do
visitante
12/11/2013JoinvilleOeste64.0 %21.7 %14.3 %
12/11/2013América RNAmérica MG37.0 %28.1 %34.9 %
12/11/2013CearáAvaí55.9 %22.4 %21.6 %
12/11/2013ParanáChapecoense43.2 %30.2 %26.7 %
12/11/2013BragantinoICASA44.7 %28.0 %27.3 %
12/11/2013FigueirenseABC61.9 %20.7 %17.4 %
12/11/2013PaysanduPalmeiras22.5 %23.4 %54.1 %
12/11/2013BoaSão Caetano51.1 %26.9 %22.0 %
12/11/2013ASAGuaratinguetá34.7 %25.6 %39.8 %

Então, nessa situação de falta de ofensividade do ataque do Verdão do Oeste,  como diz o ditado popular "é preciso ficar com as barbas de molho", pois o jogo vai ser dureza, muita emoção, quem viver verá!

Boa sorte, e Avante Verdão!

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

NA ARENA CONDÁ, OUTRO EMPATE FRUSTRANTE

Foto: Aguante Comunicação/Chapecoense/Divulgação



Chapecoense 0x0 América-RN

Pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, ontem à noite, a Chape chegou ao 6º empate consecutivo na competição, nos últimos 6 jogos.

Verdão não perde a 10 jogos, mas também não sabe o que é vencer a 6 partidas.

Chape continua na vice-liderança da competição, agora, com 62 pontos, mas perigosamente seguida de perto pelo Sport Recife, 3° colocado, que tem 56 pontos e um jogo a menos.

A Chapecoense foi a campo no sistema de jogo 4-3-3, ou seja, com 3 atacantes.

Mas, qualquer análise técnica do jogo não tem sentido, está prejudicada, pois os jogadores estão atuando, em campo, sem vontade, fazendo só o mínimo para evitar derrota do time.

Vale dizer, nesta reta final de Série B o Verdão do Oeste está lento, burocrático, previsível, sem inspiração, sem vibração, sem gana e sem motivação.

Muito estranho isso, não?

Será que os jogadores estão travando alguma queda de braço? Mas, seria contra quem?

Olha, o próximo jogo será contra o Paraná Clube em Curitiba, e se a Chape não acordar corre o risco de perder a 2ª colocação, já na próxima rodada.

Digo mais, a situação está ficando perigosa, muito perigosa.

Faltam 4 rodadas, e com o futebol que a Chape vem apresentando ... conseguir mais 3 pontos, daqui para frente, vai ser dureza.

Acorda Verdão!

sábado, 2 de novembro de 2013

EM RITMO LENTO, CHAPE AMARGA 5º EMPATE SEGUIDO

Foto: Aguante Comunicação/Chapecoense/Divulgação

Guaratinguetá 0x0 Chapecoense

Neste sábado, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, a Chapecoense voltou a empatar e já são 5 empates consecutivos e nove jogos de invencibilidade.

A Chapecoense começou o jogo no 4-4-2, com dois meias de criação, articulação, na meia cancha.

Já, o Guaratinguetá foi a campo no 4-3-3, ou seja, com 3 atacantes.

O Verdão se comportou bem em campo; afastou aquela imagem negativa da fraca atuação que teve no Serra Dourada.

Depois de muito tempo afastado da equipe por lesão, o zagueiro André Paulino, já recuperado, voltou ao time, começou como titular, mas meio sem ritmo, cometeu uma falta na 1ª etapa e recebeu cartão amarelo.

Na volta do intervalo, Athos, lesionado, deu lugar para entrada do atacante Caion.

A Chapecoense com 3 atacantes em campo.

Mas, aos 20 minutos da etapa complementar, num contra-ataque da Garça, André Paulino cometeu outra falta e foi expulso.

Foi uma pena essa expulsão, pois a Chapecoense, com 3 atacantes em campo, estava melhor na partida.

Em face dessa expulsão, Dal Pozzo teve que recompor a zaga, sacou o atacante Bruno Rangel, muito apagado no jogo, para entrada do zagueiro Dão.

Chapecoense, com um a menos, recuou, fechou-se na defesa. O jogo ficou feio, ataque da Garça contra defesa da Chape. A Chape perdeu a segunda bola, os rebotes. Que sofrimento!

Ainda, Potita cansou, para entrada do atacante Soares.

Esporadicamente, a Chape armava algum contra-ataque, e teve chance de matar o jogo, no finalzinho, com o atacante Caion, que puxou contra-ataque do campo de defesa, mas - muito individualista- ao chegar na entrada da grande área adversária, deixou de dar assistência, preferindo fazer tudo sozinho, finalizou fraco, recuando a bola para o goleiro da equipe adversária. 

Definitivamente, o atleta Caion, tecnicamente, não tem condições de vestir o manto verde do Furacão do Oeste.

Agora, as atenções voltam-se para o jogo da próxima terça-feira, quando a Chape enfrentará o América potiguar, na Arena Condá.

Será jogo complicado, mas o Índio do Oeste precisa reagir, reencontrar o caminho das redes e das vitórias.