domingo, 28 de abril de 2013

NA CAPITAL DO ESTADO, CHAPE SEGURA O FIGUEIRA

Foto: Charles Guerra/Agência RBS
Ontem, sábado, 1º jogo da semifinal do Catarinense, a Chapecoense enfrentou o Figueirense, no bairro Estreito, em Florianópolis. O placar final do jogo foi 1x1.

A Chapecoense abriu o marcador ao 12 segundos da 1ª etapa com o atacante Fabinho Alves, que entrou livre na grande área e desferiu um petardo, fazendo Verdão do Oeste 1x0.

O Alvinegro do Estreito empatou, aos 37 minutos da etapa final, com Ricardinho, de cabeça, aproveitando uma bola alçada na área, um cruzamento que veio pelo alto da direita. A zaga subiu  juntamente com um atacante, mas  foram encobertos, aparecendo livre, nas costas da zaga, Ricardinho, que não titubeou, completando para o gol, igualando o marcador.

O confronto foi muito difícil para a Chapecoense, em face da estratégia adotada pelo seu técnico: Gilmar Dal Pozzo.

A Chape foi para o duelo com  estratégia flagrantemente defensiva, marcando forte no seu campo, com duas linhas de 4, para não sofrer gol e apostando no contra-ataque, jogando por uma bola,  para matar o jogo.

O Verdão do Oeste conseguiu fazer o gol no contra-ataque, logo de cara, aos 12 segundos de jogo; e, aí, com mais razão, atuou defensivamente, na retranca, o tempo todo.

Que sofrimento!

A  Chape levou pressão do Alvinegro do Estreito o tempo todo.

Analisando o jogo pelo resultado conquistado fora de casa, sem dúvida foi importante esse empate para a Chape que manteve a vantagem: precisa de apenas um empate, no próximo jogo na Arena Condá, para garantir vaga na final do Catarinense e vaga na Copa do Brasil 2014.

Mas, para conseguir este empate em Floripa, precisava ser tão sofrido?

Na verdade, a Chape atuou, o tempo todo, como um time pequeno:  na retranca, com todos os seus jogadores atrás da linha da bola, exceto Rodrigo Gral que segurava a zaga adversária, enquanto esteve em campo.

Sem dúvida, o Dal Pozzo é um treinador tecnicamente fraco, medíocre, mas tem sorte, tem estrela! 

Obs: 

1) - O juiz da partida, Senhor Célio Amorim, foi muito mal técnica e disciplinarmente; inverteu faltas contra a Chapecoense. Duas inversões foram capitais: 

a) na primeira inversão de falta, no final do 1º tempo, Fabinho Alves superou o seu marcador na velocidade, estava livre para fazer 2x0, e o árbitro deu falta de Fabinho Alves quando as imagens de TV comprovam que a falta foi feita pelo defensor do Figueirense; 
 b) na segunda inversão de falta, aos 20 minutos do 2º tempo, expulsou injustamente o Fabinho Gaúcho, num lance em que a falta foi cometida pelo jogador do Figueirense, e não pelo defensor da Chape.

2) O Célio Amorim, que até então vinha fazendo uma arbitragem consistente no Campeonato Catarinense, hoje jogou sua arbitragem no LIXO!

Veja os gols do jogo: Figueirense 1x1 Chapecoense



segunda-feira, 22 de abril de 2013

CHAPE FECHA O RETURNO COM VITÓRIA

Foto: Sirli Freitas/Ag. RBS

Ontem, domingo, Arena Condá, última rodada do returno, a Chapecoense venceu o Atlético-Ib por 1x0, com gol do goleador Rodrigo Gral aos 14 minutos da etapa final.

Com esse resultado, Chape  terminou a fase de classificação, líder absoluta, com 35 pontos na classificação geral, com o Figueirense, em 2º lugar, com 32 pontos.

Agora, Rodrigo Gral tem 10 gols neste Catarinense 2013, juntamente com Lins do Criciúma que também tem 10 gols; mas, Rafael Costa segue na ponta da artilharia do estadual com 12 gols (Metropolitano) e Jean Carlos, em seguida, com 11 gols (Atlético - Ib).

Na semifinal, a Chape (campeã do turno) enfrentará o Figueira (1º pelo índice técnico), em 2 jogos. O 1º jogo será em Floripa, no próximo sábado à tarde. Verdão do Oeste tem a vantagem de dois resultados iguais.

Na outra semifinal, o Criciúma (campeão do returno) medirá forças com o Avaí (2º pelo índice técnico). O 1º jogo será na Ressacada, no próximo domingo à tarde. O tigre tem a vantagem de 2 resultados iguais.

Quanto ao jogo

Na primeira etapa, a Chape não produziu nada, levou certa pressão do Atlético- Ib que criou várias oportunidades de gol para abrir o marcador, mas não fez.

Quando o árbitro Célio Amorim apitou o encerramento do primeiro tempo, a equipe do Verdão saiu de campo sob fortes vaias do seu torcedor que esperava mais futebol.

Na etapa final, a Chape voltou com uma substituição: saiu Fabinho Alves para entrada de Bruno Rangel.

Verdão voltou melhor. Logo, aos 14' Rodrigo Gral balançou as redes adversárias, fazendo Verdão 1x0. Depois, em seguida, Rodrigo Gral perdeu oportunidade incrível de ampliar o marcador, livre na cara do goleiro, e a bola saiu torta para fora. Inacreditável!

Depois do gol, o Ibirama sentiu, murchou. Mauro Ovelha ainda tentou dar ânimo para sua equipe, fazendo 3 substituições, nada deu certo para os visitantes.

Final de jogo: Chape 1x 0 Atlético-Ib.

Obs:

1 - A bola parada da Chapecoense é um fiasco: não acontece nada de útil;

2 - A  Chape tem muita dificuldade na saída de bola pelas alas, pelas laterais. Na verdade, a Chape não tem saída de bola pelas alas. Por isso, o jogo da Chape fica improdutivo, embolado, na meia cancha, sem espaço para evoluir, envolver, com velocidade, a equipe adversária; 

3 - Rodrigo Gral é atacante de área, rende muito quando joga enfiado dentro dá área, na cara do goleiro. Mas, o técnico Dal Pozzo, muito sem noção, tira o Gral da área. Barbaridade!

Rodrigo Gral é atacante para jogar enfiado na área, na cara do gol, próximo à pequena área.

Por isso, o outro atacante, para atuar ao lado do Gral, não pode ser outro atacante de área.

Tanto Bruno Rangel, quanto Soares, são atacantes de área.

Então, o outro atacante, que deverá ter a função precípua de dar assistências ao Gral, deve ser o Fabinho Alves ou o Capixaba. Mas, esses dois são, tecnicamente, quase nada... Falta opção técnica no ataque do Verdão!

4 - O ataque do Verdão não existe, falta ofensividade, a bola não chega para o Gral concluir para a meta adversária.

O gol que o Rodrigo Gral marcou, ontem, não foi um jogada trabalhada; pelo contrário, foi um gol casual, pura sorte!

Como foi o lance?

Neném, que milagre, acertou um chute a gol, a bola bateu no travessão, e pererecou, sobrou, na pequena área...  Bruno Rangel, sem noção, pegou a sobra de primeira e chutou torto, errado... mas, a bola casualmente sobrou para Rodrigo Gral que não perdoou, mandou a pelota para o fundo das redes! Só assim para sair gol nesse ataque do Verdão: gol casual!

Veja compacto, melhores momentos:

Chape 1x0 Atlético -Ib



domingo, 14 de abril de 2013

OUTRA APRESENTAÇÃO FRACA DA CHAPECOENSE

Foto: Aguante Comunicação/Chapecoense



Neste domingo, fechando a penúltima rodada do returno, a Chapecoense, outra vez, decepcionou o seu torcedor, ao empatar em 0x0 com o fraco Guarani de Palhoça, no litoral Catarinense.

Com esse resultado o Bugre de Palhoça foi rebaixado para a 2ª divisão, e a Chapecoense somou mais um ponto na classificação geral, chegando a 32 pontos; porém, ainda corre sério risco de ser superada, na última rodada, pelo Figueirense que tem 29 pontos.

Mas, essa disputa com o Alvinegro do Estreito pela ponta na classificação geral, na minha concepção, perdeu sentido, pois, pelo andar da carruagem, o Figueirense, depois da derrota para o Criciúma por 3x1, será o adversário da Chape na semifinal.

Se o Verdão passar pelo Figueira na semifinal, a decisão do Catarinense 2013 será, de qualquer forma, em Chapecó.

Mas, a questão, no momento, é outra: o fraco futebol do Verdão no returno.

Para o torcedor da Chapecoense há uma constatação insofismável:  o time, neste returno, é uma caricatura do que foi no turno.

Por conseguinte, existe uma dúvida muito forte na mente do torcedor: qual é a verdadeira Chapecoense? Aquela do turno ou esta do returno?

A tendência é acreditar que a verdadeira Chape é esta do returno, pois o time, no turno, conseguiu resultados positivos além da conta, meramente na sorte, na cagada, e que agora, neste returno, o time caiu na real, está jogando o seu normal, ou seja, nada!

No turno, o técnico do Verdão, com muita sorte, tirou leite de pedra, fez milagre!

No returno, o time está um  bagaço!

Moral da história: o time já rendeu o que tinha para render, e daqui pra frente só vamos testemunhar fiascos! 

E o próximo fiasco já tem data: será contra o Ibirama, na Arena Condá, no próximo domingo. 

O Atlético de Ibirama, nesta última rodada do returno, vem quente, vem com tudo para Arena Condá, para fazer o "crime" contra a grogue, exaurida e cambaleante Chapecoense. 

Verdão do Oeste, pelo fraco futebol que vem jogando, corre sério risco  sim de, além de perder o jogo, levar uma sonora goleada, em plena Arena Condá. 

Na verdade, o Atlético de Ibirama vem para Chapecó para fazer o jogo de sua vida; tem chance de garantir vaga na Série D e, também, tem chance de ser campeão do returno. Por isso, só a vitória lhe interessa.  O Ibirama, na hipótese de vitória, garante, pelo menos, vaga na Série D.

Por conseguinte, neste jogo contra o Ibirama, na Arena Condá, vamos ter um grande teste, neste returno, para sabermos qual Chapecoense temos: aquela do turno, ou esta do returno?

Torço muito para seja aquela do turno.

Avante Verdão!


sábado, 13 de abril de 2013

NA CHAPECOENSE, ATACANTE SOARES SÓ PENSA EM DAR A VOLTA POR CIMA

Quem não se lembra do atacante Soares fazendo dupla vitoriosa, espetacular, com o meia Cícero, no Campeonato Brasileiro de 2006, pelo Figueirense. 

Veja, o que se publicava na imprensa, no final de 2006 (21/09/2006), acerca do atacante Soares e do meia Cícero.

Fonte: GloboEsporte:

(...) 
Soares é um atacante rápido, que não tem muita habilidade com a bola nos pés, mas mostra senso de colocação dentro da área e oportunismo. Tanto que o jogador é um dos vice-artilheiros do Campeonato Brasileiro, com dez gols.
Já o meia Cícero é um canhoto muito bom de bola. Tem visão de jogo, facilidade nos dribles, passes e lançamentos e também faz muitos gols. Ele é o vice-artilheiro do Figueirense no Campeonato Brasileiro, com nove gols. 
(...)
Quase que o Alvinegro do Estreito, nesse ano, beliscou uma vaga na Libertadores, terminou em 7º  lugar.  Faltou pouco!

Nesse ano, Soares e Cícero ficaram muito valorizados e passaram a ser disputados pelos principais clubes do País, e acabaram acertando com o Fluminense, tricolor das Laranjeiras, conforme reportagem do Site Terra, de 26/12/2006. Fonte: Terra:

(...) 
Fluminense contrata Soares e reedita dupla do Figueirense 
O Fluminense fechou a contratação do atacante Soares, um dos destaques da boa campanha do Figueirense no Campeonato Brasileiro deste ano, que fez uma boa dupla com Cícero, 22 anos, também contratado pelo clube das Laranjeiras. 
Juntos, os dois ocuparam o terceiro lugar na artilharia do Brasileiro, com 13 gols marcados, ao lado do tricolor Tuta. 
Aos 21 anos, o jogador passará por exames médicos na terça-feira, podendo ser apresentando no mesmo dia ou, no mais tardar, na quarta-feira. 
Amazonense, Hiziel Souza Soares começou a carreira no Londrina, do Paraná. Soares será o sétimo reforço do Fluminense para a próxima temporada. Até o momento, já foram contratados os atacantes Alex Dias e Rafael Moura, os apoiadores Cícero e Thiago Neves, o lateral-esquerdo Junior Cesar e o zagueiro Renato Silva. 
(...)
Entretanto, nas Laranjeiras a dupla vitoriosa no Figueirense não conseguiu reeditar as belas apresentações que tiveram pelo Alvinegro do Estreito, e os dois, logo logo, foram emprestados para outros clubes.

O meia Cícero, atualmente, está disputando o Campeonato Paulista, atuando pelo Santos da Vila Belmiro, e tem feito seus golzinhos.

Já soares, também passou por muitos clubes, e não conseguiu se firmar em lugar algum, mas tem talento para fazer gols e deixar o torcedor da Chape esperançoso.

Não tenho dúvida de que o atacante Soares agora está no lugar certo, pois tem uma ótima oportunidade, chance real, de recuperar o seu futebol na Chapecoense!.

Já virou coisa óbvia,  a fama da Chape em recuperar atleta decadente, em baixa ou desprestigiado no mercado da bola.

Isso já aconteceu com Bruno Cazarine (2009) e Aloísio (2011), só para citar 2 nomes, mais recentes. Chegaram no Verdão desacreditados e saíram daqui heróis super valorizados!

Então, Soares aproveite sua grande Chance, recupere o seu futebol, esteja focado e bem técnica, física e taticamente, e ajude o Verdão do Oeste a levantar o título de Campeão Catarinense 2013 e ajude, também, no acesso da Chape à Série A do Brasileiro. Em isso acontecendo, com certeza seu sonho de jogar no exterior acontecerá muito em breve, pois, se fizer os gols que já demonstrou ter condições de fazer, estará recuperado e valorizado no mercado da bola.

Neste domingo contra o Guarani, Bugre de Palhoça, Soares poderá fazer sua estreia pelo Verdão do Oeste.

Boa sorte goleador!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

NA CHAPECOENSE, SEMANA DE MUITO PAPO, MUITA CONVERSA, FORA DE CAMPO


Pois é. 

O foco está invertido!

Depois que venceram o 1º turno, cujo título é meramente simbólico, não valeu nada,  pois a Chape ainda não garantiu vaga na final do Catarinense 2013, nem garantiu vaga para a Copa do Brasil 2014, mas os jogadores e o técnico, por conta, por iniciativa própria, à revelia da direção, dos patrocinadores e da torcida, resolveram encostar, e pararam de trabalhar com afinco no returno, e aí os resultados sumiram, não vieram!!!

Moral da história: a culpa é da imprensa e do torcedor que não param de cobrar resultados!!! 

Ontem, quinta-feira, a direção da Chape reuniu a imprensa para "papear", conversar,  trocar ideias,  com a imprensa, de forma franca, no sentido de ajustar os ruídos.

É muito papo, muita conversa...

Não sou contra o diálogo que teve ter, existir, sempre, em alto nível, entre imprensa e direção da Chape.

Mas, data venia, o foco está equivocado, como disse no início.

Neste returno,  o problema não é a imprensa, nem o torcedor, que cobram com inteira justiça os resultados, mas, sim, os jogadores e o técnico que estão de corpo mole, alheios, não querem nada  com nada!

Os jogadores e o técnico vão para os jogos fisicamente, mas mentalmente estão em outro lugar; por isso, os resultados positivos não aconteceram  e será que, doravante, os resultados vão acontecer? Tenho dúvida, muita dúvida!

Neste domingo, tem jogo muito importante. 

O Verdão enfrenta o Guarani, em Palhoça. 

Para o Guarani, a importância do duelo é de vida ou morte, pois se o Bugre empatar, ou  perder, estará rebaixado.

Já,  a Chapecoense se vencer garante, de vez, a melhor campanha na classificação geral, não podendo mais ser alcançada pelo Figueirense (se o Alvinegro do Estreito não vencer o Criciúma, claro!). Mas, será que a Chape, com esse futebol meia boca, vai derrotar o Bugre de Palhoça???

O mínimo que se espera dos jogadores da Chapecoense e do técnico é muita luta, dedicação, pegada, para garantir a vitória. Chega de fiasco!!!

Que os jogadores da Chape levem como exemplo, de luta, dedicação, pegada, os guerreiros jogadores do Palmeiras (jogo contra o Libertat), ontem, quando venceram por 1x0, garantindo classificação antecipada para a próxima fase da Libertadores! Verdão do Parque Antartica, jogando no Pacaembu, calou a boca dos críticos!

Foi emocionante ver o Palmeiras, ontem, vencer o Libertat do Paraguai.

Espero que a Chape, com base na superação (dedicação extrema), também venha calar a boca dos críticos!

É certo que só se ganha jogo jogando futebol em campo (nas 4 linhas), e não com papo, muita conversa, fora de campo!

Espero que os jogadores da Chape e o técnico Gilmar, neste jogo em Palhoça, mostrem serviço!

Avante Verdão.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

CHAPE PERDE MANDO DE CAMPO. DECISÃO POLÊMICA!

Suma justiça, suma injustiça; na máxima justiça, máxima injustiça; excesso de justiça, excesso de injustiça (Cícero, De Officiis, 1, 10, 33). 

Essa frase de Cícero tem o sentido de que uma aplicação muito rigorosa da lei pode resultar em injustiça.

Será que algum integrante da Comissão Disciplinar do TJD-SC tem noção disso?

No caso, qual a razão para  essa minha indagação?

Simples. Vou apresentar a discrepância gritante dos julgamentos recentes desse tribunal administrativo.

Caso 01jogo Figueirense x Chapecoense, no Estádio Orlando Scarpelli. Vamos aos fatos:

(...)

Árbitro relata que torcida atirou gelo e Figueirense pode ser punido 
Gazeta Press 27/03/2012, às 13h50
O árbitro José Acácio da Rocha, que apitou a agitada partida entre Figueirense e Chapecoense, no último domingo, no estádio Orlando Scarpelli, relatou na súmula do jogo que objetos foram atirados em sua direção pela torcida do Alvinegro após o final do primeiro tempo."No intervalo do jogo foram atiradas, para dentro do campo, algumas pedras de gelo na equipe de arbitragem. As mesmas foram atiradas pela torcida do Figueirense e atingiram o escudo do policiamento", escreveu.Como o ato foi registrado em documento oficial, caberá agora ao Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina averiguar se oferecerá ou não denúncia aos envolvidos, de acordo com o artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê a punição com perdas de mando de jogo ou com multas pecuniárias.O departamento jurídico do Figueirense, no entanto, não acredita em punição, nem que a promotoria ofereça a denúncia, pois não há provas materiais do acontecimento. 
(...)
Fonte:  Placar e Terra.
Desdobramento do caso no TJD-SC:
(...) 
Figueirense terá que pagar multa por pedra de gelo. Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina condenou o clube por 3 a 1. 
Por INfoesporte  03/04/2012 - 21h32 
Por três votos a um a comissão disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC) condenou o Figueirense a pagar multa de R$ 2 mil por pedra de gelo atirada pela torcida na partida contra a Chapecoense disputada no Estádio Orlando Scarpelli. O julgamento foi na noite desta terça-feira em Camboriú.O árbitro José Acácio da Rocha registrou na súmula do jogo que a torcida alvinegra arremessou uma pedra de gelo em direção a ele. O clube foi denunciado no Artigo 258-B Infração - por "lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo", que poderia dar multa de R$ 100 a R$ 100 mil. Figueirense x Chapecoense foi disputado pela quinta rodada do returno do Estadual.O clube ainda deve recorrer da decisão. 
(...)
Fonte: Infoesporte
Como visto, os fatos narrados na súmula da partida foram graves, houve necessidade da intervenção do policiamento, e o tribunal administrativo aplicou ao caso, deduzido nos autos, a multa de R$ 2 mil, sem perda de mando de campo.
Caso 02:  jogo Chapecoense x Figueirense,

na Arena Condá

Quanto aos fatos e julgamento:
(...)
Longe de casa 
03/04/2013 | 08h31 
Por atitude antidesportiva, Chapecoense perde mando de campo e recebe multa 
Partida contra o Camboriú, no domingo, às 16h, ainda não tem local definido 
A partida entre Chapecoense e Camboriú, no domingo, válida pela sétima rodada do returno do Campeonato Catarinense, não será disputada na Arena Condá. Isso porque o Verdão foi punido pelo TJD por atitude antidesportiva, que partiu da arquibancada da Ala Sul, no confronto diante do Figueirense, na reinauguração do estádio.Em torno dos 36 minutos do segundo tempo, uma pedra de gelo foi arremessada em direção ao goleiro Ricardo, do Figueirense. O arqueiro adversário, que já atuou no Verdão do Oeste, sinalizou para o árbitro Héber Roberto Lopes que, acionado pelo seu assistente na ocasião, relatou em súmula o episódio.Além da perda de mando de campo, também houve aplicação de multa de R$ 10 mil. Ainda não há definição de onde será realizado o duelo.  
(...)
Como visto, uma mísera pedra de gelo arremessada no gramado da Arena Condá  (ingenuamente, sem pretensão alguma), sem potencial lesivo algum,  e que só o goleiro Ricardo viu tal pedra,  ninguém mais a viu, fez o tribunal aplicar duas penas para a Chapecoense: R$ 10 mil e perda de mando de campo por 01 jogo.
Já, no Estádio Scarpelli no ano passado, no jogo Figueirense x Chapecoense, que houve dezenas de pedras jogadas no gramado pela torcida do Figueirense (fato grave), que necessitou da intervenção do policiamento para salvaguardar a integridade do trio de arbitragem, esse mesmo tribunal aplicou apenas a pena pecuniária de R$ 2 mil, sem perda de mando de campo.
Pergunto: Houve desproporcionalidade na aplicação das penas, nos dois casos? 
É isso ai...
Amedrontada com a injustiça desses julgamentos desse tribunal administrativo (sentindo-se sem norte), a direção da Chapecoense pensa não recorrer. Uma saída é cumprir a pena já neste jogo deste final semana contra o Camboriú, para evitar, em caso de não sucesso de eventual recurso, ter que  cumprir a pena na semifinal, o que causaria ainda mais prejuízos.
Que barbaridade!