quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE B: VERBA DE TV

Ontem, houve reunião na CBF, no Rio de Janeiro, entre representantes dessa entidade e os representantes de clubes da Série B do Campeonato Brasileiro 2013, para anúncio da verba de TV e definição da logística para o certame.

Sandro Pallaoro, Presidente do Verdão do Oeste, participou da reunião.

Verdão receberá a título de quota de TV o montante de R$ 2 milhões e 700 mil, valor líquido (já livre de encargos), dividido em 8 (oito) parcelas, sendo a 1ª parcela com repasse previsto no final de abril.

Além disso, a Chape terá direito a passagens aéreas para 28 pessoas,  bem como hospedagem, pois todos os seus jogos, quando for visitante, serão a mais de 400 km de distância de Chapecó. Chape ainda terá isenção dos custos de arbitragem e antidoping.

Com essa verba de cota de TV (R$ 300 mil/mês), mas as receitas provenientes dos sócios e dos patrocinadores (e o Verdão ainda terá um patrocinador MASTER!!!) e com administração séria, competente,  com PARCIMÔNIA, dá para mover mover céus e montanhas!!!

A fórmula CUSTO X BENEFÍCIO, nas contratações de atletas, doravante, terá que ser, ainda mais, seguida e perseguida. 

Persistir com a política de contratação: "bom e barato".

Reunir dinheiro, represar (acumular) é um sacrifício (verdadeiro milagre!) para tê-lo, pois escapa, escorre como água pelos dedos, então na hora de gastá-lo muita cautela, parcimônia.

Com esse "poder de fogo" que o Verdão do Oeste começa ter, e com administração com os "pés no chão", gasto com critério e contratações cirúrgicas, aportar na Série A do Brasileiro será apenas um detalhe!

Tem que ser assim, não pode ser diferente.

O Corinthians que nos aguarde!

Vai Chapecoense!

domingo, 24 de fevereiro de 2013

COM DIREITO A GOLEADA, CHAPE FATURA O 1º TURNO


Neste domingo, em Xanxerê, no Estádio Josué Annoni, a Chapecoense enfrentou o Guarani de Palhoça, pela 8ª rodada do turno do Catarinense 2013, e venceu por 5x2, com gols de Bruno Rangel (2), Neném, Athos e Dieguinho. Para o Bugre de Palhoça descontaram Alan e Renato Pauli.

Com a vitória, a Chape chegou aos 21 pontos ganhos, conquistando o título do turno com uma rodada de antecipação, garantindo vaga nas semifinais, pois o Figueirense, que ainda lutava pelo turno, foi derrotado pelo Criciúma por 2x0 no HH, permanecendo com 16 pontos. 

Como resta apenas uma rodada para o término do turno, e a diferença é de 5 pontos, o Verdão já é Campeão do turno!!!

Verdão atuou no sistema de jogo 4-4-2, com formação ofensiva. Na meia cancha dois volantes e dois meias de criação (armação).

Já, o Bugre de Palhoça entrou em campo com formação, nitidamente, defensiva, no esquema tático 3-6-1.

Mas todo esse cuidado defensivo do Bugre nada valeu!

Logo, aos 15' da primeira etapa, Bruno Rangel, recebendo assistência de Rodrigo Gral, chutou cruzado, a bola passou por baixo da zaga  do Bugre e sem chance para o goleiro, morrendo no fundo das redes. Verdão 1x0.

Aos 22', Neném cobrou falta com maestria, por cima da barreira, fazendo 2x0.

Aos 39', de cabeça, Bruno Rangel fez 3x0, o segundo dele no jogo.

Na etapa final, o Verdão voltou administrando o placar, e o Guarani assustado, ainda com receio de levar uma goleada, continuava na defesa.

Aos 12', Athos sem marcação, recebendo assistência de Neném, bateu firme e forte de fora da área, fazendo um golaço. Verdão 4x0.

A partir desse instante, o Verdão relaxou na marcação, e ainda o técnico do Guarani mexeu na equipe, e o Guarani descontou aos 14' com Alan, após bela assistência de Felipe Campos.

Aos 41', num choque normal dentro da área do Verdão, o juiz incontinenti marcou pênalti para o Bugre. Renato foi para cobrança e converteu. Chape 4x2 Guarani.

Aos 47', o meia Dieguinho, que havia entrado há poucos minutos, fechou o placar, após receber assistência de Athos. Chape 5x2 Guarani.

Depois do apito final, o Verdão fez a festa, dando a volta olímpica, com uma taça improvisada.

Verdão campeão do Turno!

Na última rodada do turno, no próximo final de semana, o Verdão enfrenta o Atlético de Ibirama, no Estádio da Baixada em Ibirama. Já, o Guarani, ainda, tem 2 jogos neste turno; na 4ª feira, enfrenta o Avaí, em Palhoça (vai realizar jogo anteriormente adiado).

Veja os gols do jogo: Chapecoense 5x2 Guarani

sábado, 23 de fevereiro de 2013

COPA DO BRASIL 2013: AMARGA AUSÊNCIA


Em face das alterações implementadas pela CBF o ano passado na Copa do Brasil, a partir deste ano 2013 o certame passa a ser disputado por 80 clubes, na 1ª fase.

O torneio terá a duração de 8 meses.

Persiste o sistema de disputa: mata-mata.

Já foi publicada a tabela 2013 - 1ª fase - e os emparcelamentos das fases seguintes.

Na 4ª fase, juntam-se, aos 10 vencedores da 3ª fase, os 6 clubes que estão na Libertadores.

Pois é.

O que chama atenção, nesse novo formato de disputa, é o nº exagerado de clubes na 1ª fase.

A Copa do Brasil está inchada. Mas, mesmo assim, a CHAPECOENSE está fora, faltou a vaga do Verdão do Oeste.

Na minha concepção, a Chape ficou de fora, por 3 ordens de fatores:

1) Perda da vaga na final do Catarinense 2012:

A Chape tinha a "faca e o queijo" na mão na semifinal, bastava um simples empate no 2º jogo contra o Avaí, na Arena Condá.

Nesse jogo, o time foi para o intervalo vencendo por 1x0, gol de Esquerdinha; porém, o time voltou para a etapa final com "salto alto" e levou a virada do Avaí, perdendo o jogo e a vaga na final do Catarinense que daria, automaticamente, a vaga direta na Copa do Brasil 2013.

2) Copa Santa Catarina 2012:

Tecnicamente, e por "n" outras razões, não havia condições para a realização da "Copinha" 2012.

E, por ser 3ª colocada no Catarinense, o bom senso indicava que a 3ª vaga do Estado na Copa do Brasil 2013 seria da Chapecoense; porém, Joinville, Metropolitano, juntamente com a FCF, "forçaram" a realização da "Copinha" cujo campeão herdaria a 3ª vaga na Copa do Brasil.

A Chape não participou dessa pouca vergonha.

O Joinville foi vencedor dessa tramóia, e está na Copa do Brasil 2013.

3) Novo Ranking Nacional de Clubes da CBF:

Verdão do Oeste ocupa a 47ª posição. Vide: Ranking Nacional de Clubes 2013.

Em face dessa posição da Chape nesse ranking, a direção do Verdão tinha expectativa que o clube fosse convidado pela CBF. Mas, não deu, faltou pouco.

Os 10 clubes convidados pela CBF são os seguintes:

22º - Náutico;
24º - Portuguesa;
27º - Paraná;
28º - Grêmio Barueri;
33º - Criciúma;
34º - São Caetano;
35º - Betim (antigo Ipatinga);
36º - Bragantino;
37º - Paysandu;
38º - Santo André.

Faltou sorte!

Como visto, a Chape precisa lutar mais, melhorar mais sua posição nesse ranking de clubes, para ser convidada pela CBF.

Por outro lado, um consolo:

Para o Joinville e o Metropolitano, que armaram toda aquela tramóia - realização da “Copinha” -, o tiro saiu pela culatra.

O Metropolitano perdeu a vaga na Série D 2013, distribuída pela "Copinha", para o Marcílio Dias; pode, ainda, conseguir a vaga pelo Catarinense, mas aí já está bem mais difícil!

Já, o Joinville está na Copa do Brasil, porém não vai longe. Não irá marcar muitos pontos no RNC; ficará ao alcance da Chape.

Se o JEC passar pela 1ª fase contra o Aracruz-ES, deve ser eliminado na 2ª fase, pois pega no mata-mata o forte Santos paulista, de Muricy Ramalho.

Para o Verdão do Oeste, o sonho de voltar à Copa do Brasil 2014 está vivo!

Basta a Chape ser campeã do turno do Catarinense e passar  pela semifinal que garantirá vaga na final do Catarinense 2013 e na Copa do Brasil 2014.

Avante Verdão!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

JOGOS DA DUPLA GRENAL: AQUI, NÃO!

Nos últimos 40 anos, apenas quem é Chapecoense, puro sangue verde, sabe das dificuldades que o Verdão do Oeste enfrentou para sobreviver, subsistir, no futebol profissional, de alto nível.

Nesse período, a maior parte do tempo, inexistiu apoio irrestrito das "forças vivas" da região Oeste para com a instituição Chapecoense, para que pudéssemos ter uma equipe de futebol profissional competitiva, de alto nível, ano após ano.

Na verdade, os recursos sempre existiram, mas o foco, a prioridade, não!

As dificuldades foram, e ainda continuam, sendo de toda ordem!

Mas, uma delas sempre foi preponderante, decisiva: a dupla GRENAL!

Não digo que esses clubes gaúchos sejam, diretamente, os responsáveis pelo atraso da região Oeste no futebol profissional, mas indiretamente sim!

Na verdade, a região Oeste tem um defeito histórico no futebol profissional de alto nível, um vício, um grave problema:  a falta de identificação, apoio, engajamento, da massa de torcedores da região com a instituição genuinamente local.

As pessoas descendentes de gaúchos, claro, nunca devem renegar, esquecer ou negar suas origens pelo fato de tocaram suas vidas aqui no Oeste Catarinense. Mas, virar as costas para a Instituição da região local (trabalhar, patrocinar interesses de outras plagas), enaltecer, fazer apologia, defender, em primeiro plano, o que é de fora, em detrimento, em prejuízo direto, frontal, do desenvolvimento do futebol profissional, de alto nível, na região, é burrice!

As feridas estão abertas e de difícil cicatrização!

Querem recrudescer o problema!

Então, quando se cogita, de alugar a Arena Condá para trazer jogos de algum time da capital gaúcha, é uma ferida que volta a sangrar, na região Oeste de SC;  é muito doído, sofrido, triste!

Esses que querem abrir mais as feridas, sangrar mais forte o Oeste Catarinense mal sabem que a Arena Condá é patrimônio público, e se fosse possível alugar para clube de outra plaga, o valor do aluguel não seria da Chape, mas sim do Poder Público Municipal, proprietário do imóvel.

Então, seus melancias parem de falar asneira de que a Chape receberia o valor do aluguel.

Inter em Chapecó, só quando a Chape for mandante de jogo de competição nacional que o clube gaúcho for adversário do Verdão, fora disso, NADA!

domingo, 17 de fevereiro de 2013

CHAPE NÃO TOMA CONHECIMENTO DO CAMBURA

Foto: Marcos Porto/Agência RBS


Neste domingo, 7ª rodada do turno, a Chape derrotou  o Camboriú, por 3x0, em pleno Estádio Robertão em Camboriú, com gols de Galiardo, Rodrigo Gral e Athos, retomando a liderança isolada do Campeonato Catarinense, agora com 18 pontos. 

O Figueirense segue em 2º lugar, com 16 pontos. 

Faltam duas rodadas para o fim do turno.

O próximo jogo da Chape será domingo contra o Guarani de Palhoça, em Xanxerê. Já, o Figueirense vai até Criciúma para o enfrentar o Tigre.

Em caso de vitória do Verdão do Oeste contra o Guarani, e empate ou derrota do Alvinegro do Estreito em Criciúma, a Chapecoense conquistará o título do turno, com uma rodada de antecipação.

Mas, muito cuidado!!!

A equipe do Verdão, nesta semana, terá que manter o foco e concentração total, pois o título do turno somente virá se fizer a sua parte, o dever de casa, contra o Bugre de Palhoça.

Avante Verdão!

Veja os gols do jogo: Camboriú 0x3 Chapecoense


sábado, 16 de fevereiro de 2013

QUE TEMERIDADE!

São públicos e notórios, desde 2009, os erros de arbitragem contra a Chapecoense, nos momentos decisivos do Catarinense.

Vou citar, aqui, 2 exemplos.

Em 2009, a Chapecoense era a equipe sensação do Catarinense, com o goleador Bruno Cazarine em grande momento na competição.

Antes do início da 8ª rodada do returno, o Verdão do Oeste e o Avaí eram  os líderes do returno com 16 pontos ganhos cada, porém a Chape levava vantagem no saldo de gols e gols marcados. Na classificação geral a Chape e o Avaí, também, estavam 1º,  com 29 pontos cada, porém a Chape levava vantagem no saldo de gols e nos gols marcados e, se fosse Campeã do returno, a Chape levaria a decisão do título do Catarinense para a Arena Condá.

Eis que na 8ª rodada (penúltima) do returno no jogo Chapecoense x Figueirense, na Arena Condá, houve erro crasso de arbitragem contra a Chapecoense. Para o Figueirense o jogo não valia nada, já estava fora do quadrangular final.

Jefferson Schmitd, árbitro daquele jogo, no início do 2º tempo, deixou de marcar uma penalidade escandalosa em Bruno Cazarine e ainda expulsou o jogador nesse lance, alegando que teria simulado a falta. Prejuízo brutal contra o Verdão do Oeste. O jogo terminou 2x2.

Com isso, o Avaí foi beneficiado que passou a ser líder isolado do 2º turno e líder isolado na classificação geral. A Chape na última rodada do returno venceu o JEC, em Joinville, mas não conseguiu reverter a vantagem do Avaí que terminou em 1º do returno e na classificação geral.

No quadrangular final, a Chape e o Avaí foram os melhores, e fizeram a decisão do Catarinense 2009.

Em face do citado erro de arbitragem, o 2º jogo da decisão contra o Avaí foi para a Ressacada. E aí todo mundo sabe o que aconteceu! 

Em 2011, outra arbitragem horrível na Arena Condá do Sr. Jefferson Schmidt, agora no Campeonato Brasileiro da Série C. Verdão vivia um grande momento na competição, mas perdeu em casa para o JEC, pelos erros de arbitragem nesse jogo, pois deixou de assinalar várias penalidades para a Chape, desestabilizando a equipe nas 4 linhas.

Depois desse jogo, houve pedido de veto, para que se evitasse escalar esse árbitro nos jogos da Chapecoense.

Mas, parece que a FCF tem memória curta.

Para espanto da nação de torcedores alviverdes, para o duelo Camboriú x Chapecoense, neste domingo, a FCF sorteou o árbitro Jefferson Schmidt para mediar o jogo. E agora?

Verdão vive grande momento na competição, lutando pelo título do turno.  Mas, será o benedito, novamente, esse árbitro no caminho da gente do Oeste Catarinense.

Olho vivo!

domingo, 10 de fevereiro de 2013

FUTEBOL CATARINENSE E A MUSA DA ARBITRAGEM

Foto: Site Controversas.
Cada dia mais e mais, o futebol tem apelo popular e arrebata multidões.

A mídia, falada, escrita e televisada, cada vez mais, realça e explora esse sentimento popular, dando publicidade com fins econômicos.

O futebol é uma indústria que movimenta, anualmente, cifras faraônicas.

Mas o que tem o futebol que arrebata multidões?

O futebol é uma caixa de surpresas;  é indecifrável!

Além do visível aos nossos olhos, há o imponderável, o sobrenatural. O sobrenatural joga, atua, também!

Num raciocínio reducionista, o torcedor-espectador gosta de arte, de improviso, de duelos, de lances plásticos, e o futebol, nas 4 linhas, proporciona tudo isso e muito mais!

Fora das 4 linhas, há o espetáculo das torcidas no Estádio, extravasando de todas as formas o seu sentimento, gerando uma "energia" que é indescritível, inenarrável, indizível e inefável.

Por tudo isso, o futebol é um espetáculo que transcende a vã filosofia entre o céu e a terra.

O  futebol, em face da evolução científica na parte  de preparação física dos atletas, do aprimoramento dos esquemas táticos e das estratégias de jogo, constantemente é objeto de adaptação de suas regras e tem experimentado evolução em sua dinâmica, mas  o "erro involuntário" de interpretação e aplicação das regras do jogo pela arbitragem é outro fator importante que mexe muito com o sentimento das massas e gera "pano para manga". Mas, tudo isso faz parte do jogo e apimenta, ainda mais, o futebol.

Por fim, para dar mais competência e beleza para o futebol, as mulheres passaram, em igualdade de condições, a conduzir os espetáculos, fazendo parte dos trios de arbitragem.

Neste momento que a bola parou de rolar (deu um tempo para a festa popular "Carnaval"), vou falar da competente e bela Nadine Schramm Câmara Bastos, personagem qualificada da arbitragem catarinense.

Foto: ClicRBS.
Nadine é dentista e tem 29 anos de idade. Formou-se na Universidade do Vale do Itajaí-SC e fez especialização em periodontia. É catarinense, loira de olhos claros, bela e adota uma fisionomia sisuda enquanto trabalha.

Além de dentista, Nadine é assistente de arbitragem ("bandeirinha"),  desde 2007. 

Nadine é aspirante do quadro da FIFA e tem, pela frente, uma carreira promissora na arbitragem brasileira.

Siga em frente Nadine!

Veja o seguinte vídeo da bela e competente Nadine.




quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

COM DIFICULDADE, CHAPE DERROTA O JUVENTUS

Foto: Divulgação - Site Oficial da Chapecoense.
Ontem, quarta-feira, a Chape venceu o Juventus por 2x1, pela 6ª rodada do turno do Catarinão 2013, atuando no Estádio Josué Annoni, em Xanxerê, com gols de Rodrigo Gral, e para o Moleque Travesso anotou o lateral Wiliam.

Depois de 6 rodadas, Rodrigo Gral é o artilheiro do Catarinense com 5 gols.

Verdão continua líder isolado, agora com 15 pontos, sendo seguido pelo Figueirense que tem 13 pontos.

Faltam três rodadas para conhecermos o campeão do turno.

Na próxima rodada, que será após o Carnaval, a Chape enfrentará o perigoso Camboriú, no litoral Catarinense. Já, o Figueirense, que também está na luta pelo título do turno, medirá forças com o Avaí, no Scarpelli.

Em relação ao jogo, a Chape venceu o Juventus, mas com muita dificuldade.

Verdão vem praticando futebol de resultado. Só Deus sabe como está conseguindo as vitórias.

Embora a Chape seja líder do certame, não podemos tapar o sol com peneira. O time do Verdão é limitado tecnicamente, e dependente, demais, do rendimento do Rodrigo Gral.

Nesses 6 jogos, o técnico ainda não conseguiu encontrar a formação ideal e, também, não conseguiu definir um sistema tático padrão.

Isso é  reflexo da carência de laterais ou alas diferenciados, da deficiência gritante dos volantes e, no ataque, da falta de um atacante diferenciado para fazer dupla com o Rodrigo Gral.

Mas, como o time é líder,  está vencendo os jogos, ainda que aos trancos e barrancos, esses problemas estão sendo mascarados.

Para o torcedor, que é movido por resultados, enquanto o Verdão estiver ganhando, praticando esse futebol de resultados, é o melhor time do mundo!

Entretanto, é preciso ter consciência que o futebol de resultados, sem evolução técnica e tática da equipe, não se sustenta por muito tempo.

Por isso, estou preocupado.

Avante Verdão!

Veja os gols da partida: Chapecoense 2x1 Juventus


Veja a entrevista com Rodrigo Gral, no link: DC.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

ATUANDO DEFENSIVAMENTE, A CHAPE DERROTA O METROPOLITANO

Metropolitano perde em casa para a Chapecoense, que se isola na liderança Artur Moser/Agencia RBS
Foto: Artur Moser - Agência/RBS

Ontem, domingo, a Chape atuou em Blumenau, no Estádio do SESI, pela 5ª rodada do turno do Catarinense 2013, e fez a festa, ao vencer o Metropolitano por 2x1.

Os gols: 

Paulinho Dias, aos 40' da 1ª etapa, abriu o marcador para  o Verdão do Oeste. 

Na etapa final, logo aos 4', Rafinha, de fora da área, num petardo certeiro que entrou à meia altura e indefensável, empatou a peleja. E, aos 42', Fabinho Mineiro, também conhecido como Fabinho Alves, estufou as redes, fazendo Verdão do Oeste 2x1 Metropolitano.

Verdão, agora, é líder isolado com 12 pontos, em 5 jogos, com aproveitamento técnico de 80%.

O jogo

No primeiro tempo, a Chape jogou como time pequeno, postada muito defensivamente, com  todos os jogadores atrás da linha da bola, e apostando nos contra-ataques. 

Como o Verdão errava muito os passes, e também não conseguia pegar o rebote (a 2ª bola), não tinha posse de bola, não tinha volume de jogo.

Até que, num contra-ataque, o Verdão abriu o placar aos 40' com Paulinho Dias, que recebeu a bola livre do lado direito próximo do bico da pequena área, e mandou com o pé direito para as redes, fazendo Chape 1x0.

O Metropolitano dominou, amplamente, as ações no tempo inicial, porém não tinha precisão no arremate, nos chutes a gol. Nivaldo foi o melhor jogador em campo, na etapa inicial.

Se o adversário fosse mais qualificado, com certeza, teria feito 2 ou 3 gols, pois a Chape deu muitos espaços na marcação.

Na etapa final, a Chape voltou com a mesma formação inicial para desespero do seu torcedor, e dando espaços para o adversário.

Não demorou, e logo aos 4' o Metrô empatou com o Rafinha, lateral esquerdo, acertando um belo chute forte, cruzado, certeiro, de fora da grande área, de pé esquerdo, meia altura, que entrou rente ao poste esquerdo, indefensável para o Nivaldo, igualando o placar: Metrô 1x1 Chape.

O jogo transcorria morno, sem muito ímpeto das equipes, quando tudo parecia que a partida terminaria, mesmo, empatada, eis que, num contra-ataque, Fabinho Alves, que recém entrara, chutou certeiro, do bico da grande área, pela esquerda, desempatando a partida, fazendo Verdão 2x1.

Depois disso, nada mais aconteceu de importante, e assim o Verdão, jogando um futebol para o gasto, conseguiu mais uma vitória fora de casa.

O que chamou, também, a atenção foi o baixo número de oportunidades de gol criadas pelo Verdão na partida. Por outro lado, as chances que teve, converteu em gol.

Na próxima 4ª feira, a Chape joga em casa, em Xanxerê, contra o Juventus de Jaraguá do Sul.

Veja os gols da partida: Metropolitano 1x2 Chapecoense 



Veja está foto, momento do gol do Metropolitano. Não deu para o Nivaldo, a bola foi direto para o fundo da rede.

Foto extraída do site:Controversas.