quinta-feira, 27 de setembro de 2012

CHAPECOENSE CONTRATA ATACANTE HENRIQUE

 
Foto: Andye Iore / Site oficial do Cianorte F.C.
Nesta quinta-feira (27), a direção da Chape deverá apresentar o atacante Henrique, 23 anos, que vem por empréstimo até o fim da Série C 2012.

O jogador nesta temporada 2012 marcou 14 gols, sendo 09 no Campeonato Paranaense e 05 na Série D, defendendo a equipe do Cianorte-PR.

FICHA TÉCNICA:

Nome: José Henrique da Silva Dourado
Data de Nascimento: 15/09/1989
Naturalidade: São Paulo-SP
Posição: Atacante
Altura: 1,86 m
Peso: 80 Kg
Clubes que já defendeu: União São João-SP, Santo André-SP (2011) e Cianorte (2011 e 2012).

Imprensa publicou, ontem (26), site Globoesporte.com:

Com a dura eliminação do time na Série D e o sonho do acesso adiado, o Cianorte usa a semana para definir o futuro dos atletas e já focar na montagem do elenco, de olho no Campeonato Paranaense do ano que vem. Do atual elenco do Leão do Vale, cinco atletas - que tem contrato com o clube e estão garantidos para o ano que vem - foram emprestados para manter o ritmo de jogo.

Henrique, artilheiro do time na temporada, foi para a Chapecoense (SC). O volante Jovane reforça o Luverdense (MT), líder da Série C do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Ligger, o meia Paulinho e o atacante Dedoné vão para o Oeste (SP), que também disputa a Série C.

domingo, 23 de setembro de 2012

SISTEMA DEFENSIVO DO VERDÃO GARANTE EMPATE


Foto: Tiago Ferreira
Sábado (22), pela 13ª rodada do Grupo B do Campeonato Brasileiro da Série C 2012, em Macaé-RJ, deu empate: Macaé 0x0 Chapecoense.

Verdão do Oeste permanece no G4, em 3º lugar, agora com 20 pontos, dois a menos do que os líderes Duque de Caxias e o Alvianil Praiano que têm 22 pontos.

Completa o G4 a SER Caxias que venceu, neste domingo, o lanterna Tupi por 1x0, chegando aos 19 pontos.

A classificação do Grupo B da Série C está embolada e ninguém está garantido no G4.

O Furacão do Oeste não tem gordura acumulada para queimar, infelizmente. Por isso, tem obrigação de vencer os 2 próximos confrontos, que serão na Arena Condá em Chapecó, respectivamente, contra o líder Duque de Caxias e contra o Brasiliense.

O jogo de ontem, na verdade, valeu pelo empate, pois a equipe, desde o início do ano, tem deficiência crônica no ataque: falta de gols. Coisa séria!

E ontem essa deficiência de gols ficou, mais uma vez, patente.

Já é difícil fazer gol em casa, então fazer gol fora de casa é um mero sonho. Já é difícil fazer o dever de casa, então esperar uma vitória da Chape fora de seus domínios é puro devaneio.

Se a diretoria não contratar um atacante de área para o mata-mata, para termos poder de fogo para decidir a vaga do acesso fora de casa, vai ser sofrimento!

Obs: a diretoria deveria pensar em trazer, por empréstimo, algum dos goleadores da Série D 2012 cujos clubes já estão eliminados desse certame:

- Atacante Ronaldo 9 gols - CSA/AL;
- Atacante Nonato 8 gols - Mixto/MT;
- Atacante Ratinho 8 gols - Remo/PA;
- Reinaldo  6 gols - Cianorte;
- Henrique 5 gols - Cianorte.

sábado, 22 de setembro de 2012

PARA PERMANECER NO G4, VERDÃO PRECISA SOMAR PONTOS FORA DE CASA

A Chape joga contra o Macaé neste sábado, no Estado do Rio de Janeiro.

O Verdão precisa, pelo menos, conquistar um ponto, arrancar um empate, para permanecer no G4.

Entretanto, a peleja será uma pedreira.

Mas, se isso não bastasse, o Verdão ainda têm 2 problemas graves para esse confronto e que o técnico Dal Pozzo, salvo melhor juízo, está passando batido, prestes a cometer os mesmos erros do técnico anterior.

Primeiro problema: na ala esquerda, se iniciar o jogo com Willian  então a encrenca estará formada, estabelecida. Aí precisaremos apelar para o sobrenatural e muita reza de bugre para o Verdão se salvar do pior. William, no sistema defensivo do Verdão, é um perigo constante e no apoio ao ataque é improdutivo.

Segundo problema: Se  Cristiano e Jó vão começar o jogo, então  a Chape não terá atacante de área para segurar a zaga adversária que vai adiantar a marcação e virá contudo para cima do Índio do Oeste. 

Verdão, portanto, está mal escalado, e poderá levar pressão, sufoco do adversário.

Qual a solução?

Olha, na ala esquerda, no meu entendimento, o técnico deveria escalar um meia habilioso para apoiar com qualidade e que, também, deverá voltar para judar na marcação.

Na lateral direita deveria começar a partida com Galiardo e, por sua vez,  o Eliomar, desde o início, faria dupla de atacantes com o Jó. O Cristiano rende melhor, quando entra na segunda etapa.

Portanto, se a formação inicial for essa que foi especulada pela imprensa na sexta-feira, confesso que é decepcionante desde já, e a possibilidade de trazer um resultado positivo passa a ser remota, muito remota.

Esperava inteligência, estratégia e audácia do novo técnico para esse segundo jogo, mas - pelo que parece - o cara vai colocar uma equipe burocrática em campo.

Mas, de qualquer forma, o jogo é jogado e o lambari é pescado.

A esperança de um resultado positivo, nesse confronto, é a última que morre.

Avante Verdão!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

FOI UMA VITÓRIA PARA REAVIVAR A CONFIANÇA


Foto: Divulgação Site Oficial da ACF.


Sábado passado, pela 3ª rodada do returno do Grupo B do Campeonato Brasileiro da Série C, a Chapecoense derrotou a SER Caxias por 4x0, na Arena Condá, em Chapecó, voltando ao G4.

Foi uma vitória em grande estilo, com direito a goleada.

Que alívio!

Foi uma vitória para colocar os eixos no lugar.

A semana - antes do jogo - foi um "clima" de muita pressão em cima dos jogadores da Chape.

A equipe vinha de 3 jogos sem vitória e sem marcar gols. E, ainda, houve a troca do comando técnico.

Mas, a estreia do novo técnico contribuiu, sem dúvida, para a melhoria do astral da equipe do Verdão que atuou tática e tecnicamente muito bem.

Verdão foi uma equipe lúcida, objetiva e eficiente em campo; foi compacta, com as linhas bem próximas, eficiência na marcação, na recuperação da segunda bola, precisão nos passes, movimentação,  velocidade, concatenção de jogadas e eficiência nas finalizações.

Claro, não podemos ser hipócritas em acreditar que, nessa primeira vitória do returno,  já teve, de forma clara, o "dedo" do treinador. Não é por aí.

A vitória veio, muito mais, pela empolgação e superação dos jogadores, em face das cobranças e da mudança de treinador e não por mérito técnico do treinador.

O fato novo positivo, portanto, foi a mudança do comando técnico, mas isso, por si só, não se sustenta, não é suficiente para garantir que o Verdão - daqui pra frente - será sempre assim, em termos de atitude.

Daqui - pra frente - o treinador Dal Pozzo vai ter que mostrar serviço, ou seja, eficiência técnica no comando da equipe. 

Pelo que pude, até agora avaliar nesse jogo, é um treinador com observações técnicas minuciosas; tem sintonia fina para captar, com precisão, o perfil, características, do futebol de cada atleta e encaixar na equipe o que é relevante para a equipe em termos individuais e coletivo, para extrair o máximo de cada um, para que o somatório de tudo seja suficiente para obter a vitória em cada jogo.

Portanto, a partir do jogo contra o Macaé, no próximo sábado, fora de casa, aí sim, com mais precisão, poderemos apurar,  perceber e avaliar, se a equipe já tem ou não a "cara" do novo treinador.

Olha, tenho um pouco de preocupação com essa goleada contra a equipe grená. É preciso muita humildade. Os jogadores precisam ter os pés no chão e entender que o jogo contra SER Caxias já é passado. Agora, tem outra pedreira.Não adianta fazer 4 gols num jogo e, no jogo sequinte, fora de casa, perder a peleja pela falta de gols.

A obrigação do Verdão, nesse jogo contra o Macaé, é somar pontos na tabela de classificação.

Avante Verdão!

Chapecoense 4x0 Caxias/RS

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CHEGOU A HORA DO ÍNDIO MOSTRAR SUA DESTREZA

Peço desculpas aos assíduos internautas, que acessam diariamente este blog, pela demora na atualização e publicação de matérias atinentes ao nosso glorioso Verdão do Oeste, alviverde imponente, o clube mais querido de Santa Catarina.

Cofesso que, nesta semena de novidades relevantes na Associação Chapecoense de Futebol, fiquei sem tempo para escrever, propalar e repercutir esses acontecimentos em face das minhas atividades e ocupações profissionais que demandaram, além do normal, minha atenção,  mas - mesmo assim - sempre estive ligado, pari passu, nos bastidores e em todo o noticiário acerca do Furacão do Oeste.

Pois é.

Agora, que estou com algum tempo disponível, então passo a externar minha análise acerca dos últimos acontecimentos envolvendo a Chapecoense e dos próximos passos...

TROCA DE TREINADOR

Todo mundo sabe que, após aquele fatídico jogo na Arena Condá contra o Avaí em que o Verdão foi derrotado da maneira que foi, perdendo a vaga direta na Copa do Brasil 2013 e perdendo  a vaga na final do Catarinense 2012, não havia mais condições, nem expectativas, em torno do trabalho técnico do Itamar Schulle à frente da equipe, pois - nas suas mãos- o time vacilava,  não tinha pegada, força, arranque, explosão na meia cancha e nem poder ofensivo e as vitórias, que aconteceram em alguns jogos, ocorreram muito mais na sorte, do que por competência. O time quando abria o marcador, já se acomodava em campo, perdia o ímpeto, e não suportava a pressão, sucumbindo.

Então, foi um erro crasso a manutenção desse treinador para a Série C.

Tenho restrição séria contra treinador que vive no ostracismo, comandando equipe sazonal, sem ambição nacional, montada apenas para burocraticamente participar do Gaúchão, para servir de sparring aos dois clubes grandes da capital, que invariavelmente disputam a competição com equipes "B", e, assim,  "legitimar", anualmente, o título de um desses dois clubes da Capital. O Gauchão, tecnicamente, é uma fraqueza à toda prova.

O futebol gaúcho, quanto aos times do interior da 1ª divisão em termos de qualidade técnica, nivela-se à 2ª divisão  do Catarinense.

Logo, buscar treinador no futebol Gaúcho é miopia total.

Dispensa-se um treinador, que veio do ostracismo (treinador de equipe sazonal), e contrata-se outro que, também, vivia no ostracismo, em equipe sazonal, que servia apenas de sparring para os clubes da capital.

Não obstante, torço muito, mas muito mesmo, para que o novo treinador do Verdão, Dal Pozzo, sem rodeio e sem  desculpa, de imediato, acerte o passo e ajude o Verdão a encontrar o caminho e o sabor das vitórias na Arena Condá e nos jogos fora de casa nesta Série C, começando já neste sábado. Agora, é "a hora da onça beber água" e o índio destemido precisa voltar a ser implacável, para superar - com imponência -seus adversários em casa  e fora de casa, não interessando o local da peleja, começando, portanto, pelo adversário SER Caxias.

Chega de amarelar!

ATACANTE RODRIGO GRAL

Ninguém duvida de sua capacidade técnica. Apesar da idade, está muito motivado, pois tem o propósito, que decorre da sua paixão pelo Verdão desde criança e do seu altruísmo, de fazer tudo que ainda esteja ao seu alcance como jogador antes de pendurar as chuteiras. Se estiver bem fisicamente, voando em campo, vai fazer a diferença, pois,como disse, tem talento. Boa sorte "El loco Gral".

CONTRATAÇÃO DE ATACANTES

Causa espanto, tristeza e indignação, a inércia da direção da Chapecoense, quanto a reforços no ataque do Verdão.

Olha, o Rodrigo Gral é "um achado", pois foi o "lobo Gral" que procurou a Chapecoense.

Por sua vez, mesmo a grande maioria dos clubes da Série D já desclassificada, eliminada, e em fim de temporada, a direção ainda não conseguiu anunciar sequer a contratação de um atacante de área.

É muita lentidão.

Chega de choradeira da direção com essa questão de orçamento limitado.

Contrata, pelo menos, 2 atacantes diferenciados, ou então - no máximo -o Verdão chegará no mata-mata para cumprir tabela, tendo que decidir a vaga do acesso, em desvatagem,  fora da Arena Condá, precisando fazer gols e vencer adversário mais qualificado tecnicamente. Aí vai ser pura bucha!

Acorda diretoria!

PROMOÇÃO DE INGRESSOS

Acertada, muito oportuna, a medida anunciada pela direção. Não se admite a Arena Condá com menos de 5 mil torcedores neste Sábado.

COPA SANTA CATARINA

Vou falar desse assunto nos próximos posts. Mas, o Verdão deve estar  antenado, pois está havendo má vontante, no mínimo, da entidade que cuida do futebol catarinense.

Pelo andar da carruagem, a vaga da Copa do Brasil poderá cair no colo do Metropolitano, caso a direção da Chape fique inerte.

Por fim, convém exortar o torcedor alviverde para lotar,  neste sábado, a Arena Condá, e empurrar o Verdão à vitória, para voltar a figurar no G4.

Avante Verdão!

sábado, 8 de setembro de 2012

CHAPECOENSE BUROCRÁTICA COLHE MAIS UM REVÉS

Com a queda de rendimento de Athos e do Eliomar, a Chapecoense, de vez, parou de fazer gols. Já são três jogos sem fazer gol. São 270 minutos sem balançar as redes adversárias. É um jejum de gols que não lembro fase pior do Clube.

É necessário contratar 2 atacantes para o próximo jogo, antes que aconteça o pior. Verdão está a 4 pontos da zona do rebaixamento.

Na tarde de hoje: Vila Nova/GO 1x0 Chapecoense.

Verdão fora do G4, despencando, e poderá terminar a rodada em 6º lugar.

Não vou falar nada do jogo, pois a Chapecoense foi a mesma dos últimos jogos: deficiência ofensiva, falta de gol, e sistema defensivo vazando, fazendo água.

O técnico não consegue tirar o melhor dos atletas.

Está claro, comprovado por "A" + "B" que Lê, William, Chicão e Rafael Mineiro não têm condições de vestir o manto verde e branco da Chape. Para aliviar a folha de pagamentos, está na hora de rescisão desses contratos.

Verdão está à espera de um fato novo.

É preciso dar um choque de ÂNIMO na equipe.

Pelo andar da carruagem, o Juventude-RS elimina, amanhã, o Cianorte-PR.

Se isso acontecer, e a diretoria da Chapecoense sair do marasmo,  tiver bom senso e inteligência, poderá contratar, por empréstimo o atacante Henrique do Cianorte-PR.

Henrique, atacante de área, pertence ao União São de Araras. O colaborador da Chape Gelson Dallacosta, penso eu, poderá ser muito importante para obtenção desse atleta, por empréstimo.

Outro atacante que poderá ser útil para a Chapecoense é o atacante Baiano, 30 anos, do Arapongas. Baiano fez 13 gols no Paranaense 2012, jogando pelo Operário-PR. É verdade, na série D não foi bem, pois estava se recuperando de lesão. Mas, se já estiver recuperado, joga com um pé nesse ataque de nervos do Verdão.

Portanto, esses 2 jogadores indicados são de custo baixo, bons tecnicamente, e dentro do padrão salarial da Chape.

Não dá para esperar mais, contrata agora ou o Verdão vai lutar para não cair.

Avante Verdão!

Vila Nova 1x0 Chapecoense

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

SÉRIE C 2012: TV BRASIL VAI TRANSMITIR OS JOGOS DA 2ª FASE

A TV Brasil, Empresa Brasileira de Comunicação – EBC, celebrou contrato com a CBF – Confederação Brasileira de Futebol para transmissão de 54 jogos do Campeonato Brasileiro da Série C.

Neste ano, serão transmitidos 10 jogos da 2ª fase da Série C 2012 e,  no ano que vem, serão transmitidos outros 44 da Série C  2013.

A notícia é espetacular. Com isso, os clubes que passarão para a 2ª fase da Série C deste ano terão mais uma fonte de renda e, além de tudo, terão mais visibilidade, inclusive os patrocinadores.

Pois é... patrocinadores... que, nesta hora decisiva para o Verdão do Oeste, devem estar juntos e dar aquela força à diretoria, não é?

Você empresário do Oeste Catarinense venha patrocinar o Verdão,pois a hora é agora!

Verdão do Oeste está no G4, mais todos os clubes estão se reforçando e a Chape precisa de um atacante de área, para as vitórias acontecerem com naturalidade, sem tanto sofrimento.

Outras informações do contrato da TV Brasil com a CBF,veja no Blog do Juca Kfouri, no link: GOLAÇO DA TV BRASIL.

Avante Verdão!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

PATAQUADA DO TÉCNICO, ERROS DE ARBITRAGEM E FALTA DE PONTARIA TIRARAM A LIDERANÇA DA CHAPE

Era previsível que se a Chape não forçasse o jogo - desde o início - a vitória não viria, pois o Santo André, nesta Série C, tem-se notabilizado pela obtenção de seguidos empates.

E ontem não foi diferente.

Verdão estreiou, no returno da Série C, com empate em casa: Chapecoense 0x0 Santo André.

Eu já havia escrito, na véspera do jogo, sábado (01/09/2012), in verbis:

Sto André é o time q mais empatou até agora nesta série C (rei do empate). Se a Chape entrar em campo molenga, sem agredir o time adversário desde o início e com escalação capenga, sem poder ofensivo, o jogo tem cheiro de empate, o que seria catastrófico para o Verdão. Por sua vez, o Sto André sabe que se perder o jogo poderá fechar a rodada na lanterna, caso Brasiliense e Tupi vençam seus jogos.

Acorda Itamar! Acorda Itamar!

Ainda, na quarta-feira eu já havia escrito:

Quanto ao jogo de domingo contra o Santo André, diversamente do que se vem dizendo, propalando, entendo que o técnico Itamar, para parar de errar (não comprometer!), deve escalar um meia na lateral esquerda, em face da suspensão do Esquerdinha (3º cartão amarelo).

No plantel, há pelo menos dois meias -esquerda: Neném e Dudu Figueiredo. Um deles, deve ocupar a lateral esquerda. Se eu fosse o Itamar, colocaria até o meia Marcos Vinicius na ala esquerda. O atleta fez o último jogo, como titular do Verdão, no Estádio da Fazendinha em Ituiutaba quando se lesionou, naquele 0x0 fatídico que deu a vaga do acesso aos mineiros, em 2010. Marcos Vinicius merece uma chance! Chega de William. Se o técnico escalar o William então o Verdão vai jogar só com 10, e aí será difícil vencer o Santo André. Espero que o Itamar não faça essa pataquada.

Pois é.

O que fez o indigitado treinador do Verdão?

Simplesmente, escalou o William na lateral esquerda. Verdão jogou o 1º tempo com 10 em campo, facilitando, com isso, o trabalho defensivo do Ramalhão que veio a Chapecó, deliberadamente, para jogar retrancado, plantado na defesa, determinado a levar, a todo custo, o empate. E conseguiu!

Além disso, o técnico da Chape escalou, na formação inicial, dois volantes de contenção.

Verdão desperdiçou literalmente os 45 minutos iniciais, caindo na armadilha do Santo André que não queria nada com o jogo.

Na etapa final, aí treinador do Verdão acordou, caiu na real, abriu o time, mandou todo mundo para frente, mas já era tarde, os 45 minutos finais do jogo foram pouco para buscar a vitória.

Olha "cair de pau em cima" do trabalho do técnico da Chapecoense é pouco. Trata-se de um treinador desavisado, vacilão, de poucas luzes e muito teimoso ainda por cima. Tecnicamente, o treinador não é capaz de antecipar uma solução, apenas acentua problemas e dificuldades para a equipe.

Agora, no próximo jogo contra o Vila Nova, a Chapecoense vai jogar naquele templo do futebol que é o Estádio Serra Dourada, com dimensões cavalares 80m x 110m, e se NÃO TROUXER, pelo menos, UM EMPATE, o mundo verde e branco vai ESTREMECER, e será hora, sem dúvida, de trocar o comando técnico, pois chega de treinador vacilão, que comete tantas pataquadas, uma atrás de outra.

A arbitragem, ontem, criminosa, influênciou diretamente no resultado da partida. A direção da Chapecoense deve, formalmente, dirigir um ofício à CBF para provîdências imediatas. Não se pode deixar que um árbitro faça o que fez ontem e fique impune. Geladeira nele, no mínimo!!!

E o ataque de nervos da Chapecoense? Sem comentários.

A Chapecoense desdenhou, fez pouco caso, de dois atacantes "matadores"que teve oportunidade real de contratar:  Bruno Rangel e Frontini. Não contratou. Por isso, está pagando os pecados!

Obs: O grandalhão Frontini, com grande presença de área e bem fisicamente, estreou sábado no Brasiliense fazendo 2 gol; o primeiro, foi de barriga que abriu caminho para a vitória de 2x0 sobre o Madureira; o segundo, foi de cabeça, se antecipando ao goleiro, na pequena área. Foram dois gol de puro oportunismo, de acatante que tem faro de gol.

Ontem, se a Chape tivesse um "matador", finalizador, fazendo gol de barriga, de canela, de ombro, hoje seria líder, não é diretoria?

Não tem como reclamar do torcedor, a diretoria não reforçou o time para a Série C. O problema da falta de gol vem desde o início do ano. Verdão perdeu o Catarinense 2012 e a vaga na Copa do Brasil 2013 por falta de um atacante de área.

O problema continua, grave, na Série C. São 10 jogos e apenas 8 gols marcados. Já está passando da hora para contratar um atacante de área.

Acorda diretoria!