quinta-feira, 30 de agosto de 2012

PARA O ACESSO ACONTECER, O QUE FALTA?

Penso que falta muita coisa ...

Mas, sobretudo é preciso, daqui para frente, ATITUDE redobrada da diretoria, da torcida, da comissão técnica e, principalmente, dos atletas.

1 - Diretoria:

Acabou a primeira fase da Série D 2012. A maioria do clubes já está eliminadada. Seguem na disputa, apenas, 16 times.

As equipes da Série C estão contratando, garimpando jogadores junto a esses times eliminados da Série D.

Claro, a diretoria do Verdão tem prazo para reforçar o grupo até o último dia útil anterior ao início da 2ª fase da Série C.

Mas,  não dá para esperar todo esse tempo.

A Chape precisa de reforços, no ataque.

Não se discute a qualidade técnica do Rodrigo Gral; porém, é um atleta de idade avançada, sujeito a lesões musculares, não se sabe se vai suportar aos jogos pegados da Série C.

Então, até a 5ª rodada do returno, quando mais 12 equipes da Série D estarão eliminadas, a diretoria terá que contratar junto a essas equipes, pelo menos, um atacante de área.

A atenção volta-se para o atacante Henrique, atualmente no Cianorte.

2 - Torcida:

Nesta Série C, a torcida ainda não fez a sua parte.

Domingo começa o returno, e o Verdão joga em casa contra o Santo André.

Só a vitória interessa para o Verdão continuar no G4 e, preferencialmente, em 1º para pegar, na próxima fase, no mata-mata um adversário mais fraco (4º colocado do Grupo A).

Neste returno, é hora da torcida  comparecer e se fazer presente na Arena Condá, na ordem de 5 mil torcedores/jogo.

3 - Comissão técnica:

Liderada pelo técnico Itamar, a comissão técnica precisa mostrar serviço (muito mais!), pois o que tem feito até agora é insuficiente. Acertar mais e errar menos.

Quanto ao jogo de domingo contra o Santo André, diversamente do que se vem dizendo, propalando, entendo que o técnico Itamar, para parar de errar (não comprometer!), deve escalar um meia na lateral esquerda, em face da suspensão do Esquerdinha (3º cartão amarelo).

No plantel, há pelo menos dois meias -esquerda: Neném e Dudu Figueiredo. Um deles, deve ocupar a lateral esquerda. Se eu fosse o Itamar, colocaria até o meia Marcos Vinicius na ala esquerda. O atleta fez o último jogo, como titular do Verdão, no Estádio da Fazendinha em Ituiutaba quando se lesionou, naquele 0x0 fatídico que deu a vaga do acesso aos mineiros, em 2010. Marcos Vinicius merece uma chance! Chega de William. Se o técnico escalar o William então o Verdão vai jogar só com 10, e aí será difícil vencer o Santo André. Espero que o Itamar não faça essa pataquada.

4 - Atletas:

No último jogo em Juiz de Fora, faltou atitude aos jogadores da Chape para empatar o jogo. Faltou vontade, garra e determinação. Penso que o time subestimou o Tupi.

Daqui para frente, os atletas precisam estar fechados, focados, num só objetivo, chegar em 1º nessa primeira fase da Série C. Para tanto, é necessário lutar, a cada jogo, com o coração na ponta da chuteira, com a faca entre os dentes, ralar a bunda no chão, e comer grama. 

Avante Verdão!

domingo, 26 de agosto de 2012

DERROTA AMARGA


A líder Chapecoense, ontem,  jogou em Juiz de Fora - MG contra o então lanterna Tupi pela 9ª (última rodada) do turno da Série C do Brasileirão e se deu mal, perdendo o jogo por 1x0, com gol marcado na primeira etapa aos 12 minutos pelo meia Hugo, num belo chute forte, certeiro, de fora área, cuja bola entrou na gaveta da meta, indefensável para o goleiro Nivaldo.

A Chape iniciou a partida no sistema de jogo 3-5-2, defendendo a liderança do seu Grupo, com o técnico Itamar mandando a campo a equipe com escalação, formação ofensiva, tendo na meia cancha um volante de contenção (Wanderson) e dois meias habilidosos, de articulação, criação (Athos e Neném) e mais 2 alas ofensivos, de habilidade (Eliomar e Esquerdinha).

Já, o lanterna Tupi entrou em campo no esquema 4-4-2, com formação precavida, defensiva. O técnico do Tupi, Felipe Surian, modificou a formação, iniciando a partida na meia cancha com três volantes (George, Assis e Leo Salino) e um meia de articulação (Hugo). Sem os alas considerados titulares (Alex Travassos, pela direita, e Michel Loures, pela esquerda), Henrique e Fabrício Soares foram improvisados nas laterais.

Os primeiros 10 minutos de jogo foram truncados, muitas faltas cometidas de cada lado e essa foi tônica do jogo. O juiz, também, amarrava muito a partida.

Até que aos 12 minutos, num lance isolado, de rara felicidade, o meia Hugo, com espaço, sem marcação, acertou um chute forte, certeiro, de fora da grande área, bola indefensável para o goleiro nivaldo, abrindo o marcador, fazendo Galo Carijó 1x0.

A partir do gol, o volante Wanderson colou na marcação do meia Hugo que nada mais fez.

Por  sua vez, a chape sentiu o gol.

Os meias Neném e Athos, de fraca movimentação, sem inspiração, se escondiam do jogo, apáticos, anulados pela forte marcação dos 3 volantes da equipe do Tupi.

Verdão não tinha saída de bola da defesa para o meio de campo.

Pelas alas, o Verdão também tinha problemas. Eliomar, na ala direita, afunilava,embolava, pelo meio que estava congestionado, e com isso tirava espaço para Athos trabalhar a bola.

Pela ala esquerda, Esquerdinha foi bem, porém a equipe do Verdão, como um todo, jogava mal, foi surpreendida pela disposição, vontade, forte marcação do Galo Carijó, que disputava a partida, na marcação, como se o jogo fosse de vida ou morte.

No ataque, a bola quando chegava com qualidade, o Lê - como sempre - muito mal na finalização. Jô, muito marcado, só fazia faltas no ataque, não conseguiu sair da forte marcação. Faltou inteligência.

No primeiro tempo, a Chape teve uma oportunidade de empatar, igualar o marcador, com o zagueiro Leonardo que chutou forte uma bola do meio de rua, obrigando o goleiro Rodrigo fazer uma bela intervenção.

Na segunda etapa, o técnico Itamar tentou dar mais agressividade, poder, lucidez, à equipe do Verdão, fazendo três  substituições, entrando Thuram, Paulinho Dias e Galiardo, nos lugares de Lê, Esquerdinha e Athos, respectivamente. Neném, com a saída de Esquerdinha, foi para ala Esquerda.

O time até melhorou, por alguns minutos, quando numa cobrança de falta por Neném, bola parada, bola aérea, o zagueiro Fabiano cabeceou à queima roupa para gol, e o goleiro Rodrigo fez uma defesa milagrosa, salvando, evitando o empate.

E foi só isso!

Como disse, a Chapecoense teve muitas deficiências no jogo, faltou qualidade e vontade, mas - mesmo assim - o resultado mais justo seria o empate.

Mas, no futebol não existe justiça, o que vale é a bola na rede!

A Chape foi incompetente em campo e por isso perdeu.

Para o torcedor fanático do Verdão, qualquer derrota de sua equipe é muito triste, principalmente, ontem, para o Galo Carijó que vinha com a crista caída, rabeira do certame e  ressuscitou!

Verdão deu mole, agora, em face dos resulados da rodada, o Verdão continua líder, mas perdeu a chance de escapar, de se distanciar. A situação está muito perigosa, o grupo embolou de vez, não tem ninguém garantido no G4 e não tem ninguém livre do descenso.

Agora então, volta a pressão, o Índio tem a obrigação de vencer em casa, no próximo jogo, a equipe do Santo André que perdeu ontem, em casa, para o Macaé por 0x3.

O jogo vai ser pedreira!

Avante Verdão!

Veja o gol da partida no link: Tupi 1x0 Chapecoense

Golaço

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

SÉRIE C: MÉDIA DE PÚBLICO NOS JOGOS DA CHAPE

Foi publicado, na última terça-feira, no blog rbrito, a média de público pagante dos 100 clubes que disputam o Campeonato Brasileiro 2012, distribuídos pelas Séries A, B, C e D.

A Chapecoense, no geral, aparece na 46ª posição, com média de 2.664 pessoas pagantes/jogo.

Considerando somente os clubes da Série C, a Chapecoense tem a 8ª média de público pagante/jogo.

Veja, a seguir, a tabela demontrativa, extraída do blog rbrito.

domingo, 19 de agosto de 2012

CHAPE VENCE O TRICOLOR SUBURBANO E CONQUISTA LIDERANÇA


Foto: Divulgação - Site Oficial da ACF.
 
Neste domingo (19/08/2012), atuando pela 8ª rodada do turno do Campeonato Brasileiro da Série C, em plena Arena Condá em Chapecó, a Chapecoense derrotou o Madureira-RJ pelo placar de 1x0, com gol anotado pelo zagueiro Leonardo, aos 8 minutos da etapa inicial.

Verdão do Oeste, com essa vitória, assumiu a liderança isolada do Grupo B com 15 pontos. Na segunda posição estão SER Caxias/RS, Madureira/RJ e Oeste/SP com 13 pontos.

No próximo sábado, pela 9ª rodada (última do turno), o Verdão do Oeste jogará em Minas Gerais, em Juiz de Fora, contra o Tupi.

Primeiro tempo

A Chapecoense começou o jogo no sistema tático 3-5-2. Já o tricolor suburbano entrou em campo com formação no esquema 4-4-2.

O treinador Itamar do Verdão, em face das críticas que vinha sofrendo há vários jogos por armar a equipe muito precavida, defensiva, mormente nos jogos em casa, atendeu aos apelos da crônica e dos torcedores, mandando o time a campo com formação ideal, ofensiva, com jogadores de toque de bola, habilidosos. 

Nas alas, a Chape iniciou o jogo com Esquerdinha e Eliomar.

Na meia cancha, num triângulo de base alta, com um volante: Vanderson,  e dois meias de articulação (criação): Athos e Neném. 

Que beleza!

Verdão começou o jogo botando pressão na equipe adversária que ficou apavorada, e aos 8 minutos, numa roubada de bola pelo zagueiro Leonardo na linha que divide o campo, serviu Eliomar que tocou para Athos, e este lançou por cima para Leonardo que cabeçou para o gol, fazendo Chape 1x0 Madureira.

Aos 13 minutos o atacante Jô perdeu oportunidade clara de ampliar o marcador, chutando forte para bela defesa do goleiro Márcio do  Madureira.

Depois disso, o tricolor suburbano, encaixou a marcação, equilibrou as ações e também a posse de bola, mas sem levar perigo à meta do goleiro Juliano.

A Chape, com toque de bola, habilidade, e ainda a velocidade do Jô, encantou o torcedor!

Fim da primeira etapa. Chape 1x0.

Obs: o técnico Itamar Schülle sentiu-se mal após o gol do Verdão, pressão arterial subiu. Como o problema persistiu, no intervalo foi encaminhado, de ambulância, para atendimento médico na rede hospitalar da cidade. 

Segundo tempo

Na etapa final, o Verdão foi comandado pelo auxiliar técnico.

Verdão voltou com mesma formação da etapa inicial.

O Madureira, atrás no placar, voltou melhor, marcando muito, e tendo domínio da segunda bola; porém, não tinha força ofensiva.

A Chape lenta, morna, só administrando o placar.

Aos 12 minutos, Lê recebeu assistência de Jô, e era só marcar o gol, mas o atacante do Verdão, infelizmente, enrolou-se com a bola e desperdiçou oportunidade clara de ampliar e matar o jogo.

Para dar vida nova na meia cancha e neutralizar as ações da equipe adversária que começava gostar do jogo, após os 25 minutos saiu o meia Athos para entrada do ala (2º volante) Galiardo. Com isso, Eliomar, de vez, deixou a ala direita e passou a fazer a função de meia-atacante.

Aos 41 minutos, o meia Neném perdeu chance clara de matar o jogo, isolando a bola.

No final, ainda entraram o volante Dudu e o atacante Eber, respectivamente, nos lugares de Lê e Jô.

O segundo tempo do Índio do Oeste, na verdade, não foi bom, futebol tecnicamente fraco, mas deu para o gasto.

Fim de jogo. Chapecoense 1x0 Madureira.

Obs:

1 - Quando o treinador erra criticamos, e quando acerta aplaudimos, sim! Por isso, tenho que reconhecer  e enaltecer o trabalho do treinador Itamar que foi bem hoje, pois acertou na formação inicial, com isso o Verdão marcou logo o seu gol, facilitando a vida verde e branca fora e dentro de campoItamar, Valeu! Saúde, pois a batalha do acesso só está começando... ehehe 

2 - No próximo jogo contra o Tupi,  todo cuidado será pouco, pois, a partir do momento que o Verdão conquistou a liderança de seu grupo, as outras equipes passarão a encarar o Verdão com mais determinação e todos os confrontos serão "encardidos". Chegar à liderança é difícil, mas persistir na liderança é muito mais árduo. Então, é preciso, com humildade e muito trabalho, manter o foco, pois o Verdão ainda nada conquistou!

3 - Assisti ao jogo Brasiliense x Caxias, no Estádio Boca do Jacaré, sábado. O Brasiliense teve evolução considerável, inclusive na postura tática. Para quem viu o Jacaré contra a Chape, viu contra o Caxias um outro Brasiliense, melhor armado e jogando com muita determinação, garra, não tinha bola perdida. Por isso, o Caxias sucumbiu. Ferrugem (2º volante), que sabe sair com qualidade e velocidade  para o jogo, começou no banco, entrou em campo ainda na primeira etapa, e foi o "cara", foi o dono do jogo.  Pelo lado do Caxias, o meia Dinis foi um fiasco (nem voltou para a 2ª etapa). Os melhores do Caxias: Diogo Roque (começou como zagueiro, mas na etapa final jogou de 2º volante, quase empatou o jogo, meteu um petardo que explodiu na trave do Jacaré) e o atacante Adriano, que anotou o gol de honra da equipe grená. Fico perguntando: como a Chape deixou escapar, perdeu esses dois jogadores para o Caxias?

4 - O sonho de contratar o Zulu acabou! O Juventude deve confirmar a classificação para a fase seguinte da Série D, no próximo final de semana, quando joga em casa contra o Metropolitano. 

5 - Mas, por outro lado, o Arapongas se complicou, de vez, ao perder de goleada para o Mirassol, e não depende mais de si para avançar para a próxima fase da Série D (está praticamete fora do certame). Com isso, o atacante Baiano do Arapongas, que foi destaque do Paranaense 2012 marcando 13 gols pelo Operário de Ponta Grossa, estará livre, liberado, para disputar a Série C. Então direção do Verdão, taí o"matador", atacante Baiano do Arapongas. 


sábado, 18 de agosto de 2012

ALENKA BIKAR, A SLOVENA DE BELEZA EXUBERANTE

Após as Olimpíadas de 2008 de Pequim, Alenka Bikar, velocista dos 100 e 200 metros livres, deixou as pistas de atletismo, aposentando-se aos 34 anos.

Que pena!

A atleta, que nasceu em 1974, marcou sua época enquanto esteve em atividade, escreveu seu nome na história de forma indelével, não tanto pelos resultados nas pistas, mas sim pela sua beleza.

Alenka Bikar, essa merece ser lembrada, sempre!

Era de tirar o fôlego!

Veja essas imagens gravadas em 2007.


x

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

MAIS UMA VEZ, ELIOMAR SALVA O VERDÃO


Foto: Divulgação - Site Oficial da ACF.

Cada dia que passa minha aversão ao trabalho técnico do treinador do Verdão cresce, de forma exponencial.

Não preciso nem dizer: minha paciência já terminou.

Porém, enquanto o atleta Eliomar estiver salvando a Chape com seus golzinhos, o treinador permanece prestigiado pela direção.

Obs: não tenho nada contra a pessoa do treinador, que é ser humano e cidadão correto, porém não tem condições técnicas para comandar o Verdão do Oeste.

A Chapecoense, em campo, é um time capenga.

Taticamente, nos últimos jogos, a equipe vem atuando com 3 zagueiros.

O sistema tático que deveria ser o 3-5-2, na verdade, não o é, pois o treinador deturpou esse sistema de jogo, inutilizando a ala esquerda. Colocou na equipe um lateral esquerdo que não dá conta sequer da parte defensiva. Fiasco!

Na meia cancha, outro problema grave!

Inutilizada a ala esquerda, inexistindo jogada ofensiva pela ala esquerda, então na meia cancha o Verdão deveria atuar com um volante de contenção e 2 meias.

Mas, o treinador manda a campo a equipe com 2 volantes de contenção e apenas um meia-atacante.

Com isso, a equipe sofre, pois, além de não ter jogada aguda pela ala esquerda, na meia cancha não tem criatividade, não tem articulação, nem velocidade.

Esquema com 3 zagueiros, sem alas diferenciados, sem jogada forte ofensiva pelas alas, e com meio de campo sem articulação, sem criatividade, não é 3-5-2, mas sim uma aberração tática.

Quem faz isso com o sistema 3-5-2 não merece ser denominado de treinador!

A equipe não tem jogada ensaiada, não tem eficiência na bola parada, não tem eficiência na bola aérea (treinador conseguiu acabar, extinguir, inutilizar, as jogadas eficientes do time no Catarinense e na Copa do Brasil: a bola parada e a bola aérea).

Caramba! Esse treinador só pode estar de brincadeira!

O time, individual e coletivamente, não tem jogada forte.

O ataque não tem velocidade, não tem infiltração, e não tem jogada de linha de fundo.

As escolhas do treinador e a escalação da equipe,em regra, são equivocadas.

A diretoria precisa chamar o treinador à realidade!

Verdão está sobrevivendo, apenas, de gols de jogadas individuais do Eliomar. Isso é muito pouco!

Ora, se o Clube tem um treinador que recebe salário para treinar, tática e tecnicamente, a equipe, então precisa ter competência e mostrar serviço!

Ontem, domingo, a Chape, no sufoco, no desespero, de forma atabalhoada, venceu o Oeste de Itápolis-SP pelo placar de 1x0, com gol de Eliomar aos 33 minutos da etapa final.

Verdão não produziu nada de útil coletivamente.

A  falta de um treinador competente que faça a equipe jogar técnica, tática e coletivamente vem desencantando e afugentando do Estádio o torcedor fanático do Verdão. Sequer os sócios fanáticos pelo Clube, que pagam religiosamente as mensalidades, comparecem ao Estádio. Preferem ficar em casa!

A situação é grave, pois os sócios-torcedores, para evitar vaiar a equipe e passar raiva no Estádio, prefrem ficar em casa.  

Só a diretoria não vê isso... até quando?

Veja os lances do jogo no Link:

Chapecoense 1x0 Oeste-SP

sábado, 11 de agosto de 2012

SE O ITAMAR ACERTAR NA ESCALAÇÃO, VERDÃO FARÁ O DEVER DE CASA

Pela 7ª rodada do turno do Campeonato Brasileiro da Série C, a Chapecoense enfrenta neste domingo, às 15:30 horas, na Arenda Condá, a equipe do Oeste de Itápolis -SP.

O jogo será de extrema dificuldade para o Verdão, pois a equipe visitante costuma jogar melhor fora de seus domínios.

O time do Oeste-SP é concorrente direto a uma das vagas para a próxima fase do certame.
Se a Chape vencer o confronto, avança três 3 pontos, deixando a equipe adversária estacionada na tabela.

Por isso, trata-se de jogo que, na realidade, vale 6 pontos.

A responsabilidade do Índio, por conseguinte, é grande, pois precisa fazer o dever casa.
E para superar o adversário, o Verdão terá que, desde o início, atuar "mordendo" o adversário.

O treinador alviverde, diferentemente das outras partidas, terá que colocar, desde o início, seu time para frente!

A Chape atuará com 3 zagueiros.

Não se sabe se o esquema tático do Verdão será 3-5-2 ou o famigerado 4-4-2 sui generis que utiliza 3 zagueiros, um lateral fixo (plantado na linha defensiva), e dois volantes de contenção.

Se o Índio jogar no 4-4-2 sui generis, que é um esquema defensivo, as chances de vitória serão remotas.

Mas, se o técnico da equipe verde e branca colocar a equipe em campo no 3-5-2, com postura ofensiva, com vontade de vencer o jogo, "mordendo" o adversário desde o início, com dois alas ofensivos ou com dois jogadores de criação na meia cancha, o Verdão, com certeza, fará o dever de casa!

Portanto, para a Chape vencer o jogo, o primeiro passo é rezar para que o treinador Itamar, no sistema de jogo 3-5-2, escale o time com postura tática ofensiva.

Avante Verdão!

domingo, 5 de agosto de 2012

EMPATE FRUSTRANTE PARA A CHAPECOENSE


Foto: Divugação Site Oficial doBrasiliense.
Ontem, sábado à tarde (16 horas),  jogando em Brasília-DF, na região administrativa de Taguatinga, no Estádio Serejão, também conhecido como Boca do Jacaré, a Chapecoense empatou com o Brasiliense. Placar do jogo 1x1.

A Chapecoense começou a partida no 3-5-2 e o Jacaré no 3-6-1.

No Brasiliense, houve a estreia do técnico Ney da Matta que na metade do 2º tempo (mais ou menos) acabou sendo expulso pelo árbitro da partida, indo assistir ao jogo (o resto) na Arquibancada do Estádio.

Primeiro Tempo

A Chapecoense começou a partida com a seguinte formação: Nivaldo; Fabiano, André Paulino e Sousa; Eliomar, Wanderson, Paulinho Dias, Athos e Willian; Lê e Jô.

Escalação defensiva, muito precavida, conservadora, com 6 defensores rebatedores de bola: 3 zagueiros, 2 volantes de contenção e mais um lateral esquerdo grandalhão perdido em campo, sem habilidade no trato da bola, não marcava ninguém e não apoiava, figura perdida em campo.

Já aos 5 minutos de jogo, pelo lado esquerdo da defesa do Verdão, falha bisonha de marcação rente a linha de fundo, Willian lento, perdido em campo, não guardou sua posição, zaga falhou, o Brasiliense abriu o marcador com Bocão, fazendo Jacaré 1x0.

Após o gol sofrido, imediatamente o técnico da Chape mandou para o aquecimento o ala Esquerdinha, mas  - lamentavelmente - o jogador só iria entrar em campo na etapa final, nos 15 minutos finais da partida. 

Menos mal que, logo, aos 14 minutos o Eliomar empatou a partida, igualando o marcador: Brasiliense 1x1 Chapecoense.

Depois disso, o jogo ficou sonolento, morno, fraco tecnicamente.

O Brasiliense não oferecia perigo, e a Chape não queria nada com o jogo. O zagueiro André Paulino recuou, do meio da rua, a bola 3 vezes, em três oportunidades, para o Nivaldo.

Final da primeira etapa: Brasiliense 1x1 Chapecoense.

Obs: 
Foi um primeiro tempo horrível do Brasiliense, equipe tecnicamente fraca, a pior dos últimos tempos. Isso ficou flagrante a partir do gol de empate. Mas, mesmo assim, o técnico do Verdão, que tenho dúvida se ele enxerga tecnicamente o jogo, nada fez para tirar proveito dessa fragilidade do Jacaré, pois continuou com o ineficiente Willian em campo, continuou com dois volantes  de contenção bastava manter um deles, o Paulinho Dias que era suficiente. No lugar do Wanderson, que não teve função alguma no jogo, desde os 20 minutos da primeira etapa deveria ter entrado o Neném para articular jogadas com Athos, pois estava fácil de envolver a zaga do Jacaré que é lenta, muito lenta e pesada. Têm dois zagueiros lentos e pesados. Lembram o Leandro Camilo, é ...aquele que assinou o pré-contrato com a Chape para diputar o Catarinão 2012 e depois não cumpriu o que assinou, e acabou disputando o Paulistão 2012 pelo Comercial de Ribeirão Preto, sendo rebaixado para Série A2 2013. Pois é. Esse zagueiro, agora atuando pelo Jacaré, é lento, pesado, uma caricatura de zagueiro. Ainda bem que a Chape se livrou desse.
Outra coisa triste: o lateral esquerdo Willian, não sei se foi determinação do técnico do Verdão, mas ele cobrou tadas as bolas paradas do jogo, até escanteio, e dava pena do Athos, pois ele afastava o Athos da bola, e o lateral não acertou uma cobrança de bola parada. Eficiência zero. Isso é lamentável, muito lamentável! A diretoria do Verdão não vê que esse técnico está maduro, mais que maduro, caindo sozinho!

Segundo Tempo

A Chape voltou para a etapa final com a mesma formação inicial. Lamentável!

Já o Brasiliense voltou com duas alterações: o ala Ruy no lugar de Baiano e o meia Elivelto, no lugar de André Luiz.

O Brasiliense, então, começou sufocando a Chape, até que marcou o segundo gol aos 7 minutos com Ferrugem numa bela cabeçada, mas o árbitro anulou o gol.

Depois disso, o Jacaré sossegou!

Olha, a esperança era que a Chape voltasse para a segunda etapa, com Esquerdinha e Neném, mas o técnico do Verdão, como já disse, tenho dúvida se ele enexerga tecnicamente o jogo.

O Verdão, na etapa final, oferecia perigo, no contra-ataque, para o Jacaré, mas a Chape errava muito na articulação e na finalização.

O jogo melhorou tecnicamente só nos 15 minutos finais, com a entrada de Esquerdinha no lugar do ineficiente Willian. Entraram ainda Cristiano e Dudu, para as saídas de Jô e Paulinho Dias.

Esquerdinha produziu, em 15 minutos, defensivamente e no ataque, muito mais que o grandalhão Willian em toda partida.

Nos acréscimos a Chape botou duas bolas na trave do Brasiliense, aos 47 minutos com Esquerdinha e aos 48 minutos com Eliomar.

Obs:

1) - Se a Chape tivesse um técnico antenado, que tivesse o mínimo de leitura correta do jogo, teria ganho a partida com facilidade, pois a equipe do Brasiliense é tecnicamente muito fraca.

2) É um absurdo o técnico do Verdão não ter utilizado o Neném na segunda etapa, pois a partida estava à feição para o Neném e o Esquerdinha que são habilidosos, com toque refinado na bola.

3) Mas, quando o técnico atua de forma capenga, o time também fica capenga em campo, logo está justificada a razão pela qual o Verdão tem a pífia  média de 1 gol por partida.

4) A preocupação excessivamente defensiva do técnico tira vontade de fazer gol e de vencer as partidas.

Por isso, digo que o técnico do Verdão está maduro, mais que maduro, pedindo para cair... e a direção está fechando os olhos, fingindo que não vê nada!

Até quando?

Veja os gols do jogo: Brasiliense 1x1 Chapecoense


x

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

EM BRASÍLIA, HÁ RISCO DO TÉCNICO DO VERDÃO LEVAR MAIS UM NÓ TÁTICO?

Não me sai da minha mente a derrota da Chape em Caxias do Sul, na 3ª rodada do turno.

Nesse jogo, o treinador do Verdão, pela falta de ousadia, pelo medo de perder, pela mediocridade característica, mandou a campo uma equipe com 7 defensores (rebatedores de bola) plantados na defesa.

Tinha tantos zagueiros e volantes rebatedores de bola se acotovelando, se atrapalhando em campo, não produzindo nada no sistema defensivo do Verdão, que Fabiano acabou fazendo o que fez: gol contra.

A bola não saía da zaga do Verdão. A equipe  não tinha saída de bola da defesa para o meio de campo.

Os meias Athos e Neném ficaram ilhados na meia cancha: a bola não chegava. Era só balão. Ligação direta.

O atacante Thuram, também, isolado, esquecido, lá na frente.

Não deu jogo para o Verdão!

Mas, a derrota aconteceu não só pelos equívocos do técnico que mandou a campo uma equipe capenga.

Há, também, méritos da equipe adversária.

Eu diria,mais, o técnico da Chape levou, sim, um nó tático do Ovelha.

E, agora, na Boca do Jacaré, em Taguatinga, com o Ney da Matta no comando do Brasiliense, será que o técnico da Chape vai tomar mais um nó tático?

Estou com muito receio disso.

As notícias que tenho dos treinamentos do Verdão é que o treinador da Chape voltou a ter uma recaída: está armando a equipe, de forma defensiva, novamente!

Ora, se vai inutilizar a ala esquerda, escalando o rebatedor de bola Willian, e mais três zagueiros rebatedores de bola na defesa, então, é desnecessário, é desperdício, escalar dois volantes rebatedores de bola.

Na meia cancha, a formação inicial, deve ser, pelo menos, Paulinho Dias, Athos e Dudu Figueiredo.

Para não ter problema de saída de bola da zaga para o meio de campo (e evitar isolamento entre os setores do time), é necessário escalar 2 meias de criação e apenas um volante.

Portanto, a formação para começar a partida contra o Brasiliense deveria ser: Nivaldo; Fabiano, André Paulino e Sousa; Eliomar, Paulinho Dias, Athos, Dudu Figueiredo e Willian; Lê e Jô.

Avante Verdão!

Obs: o Esquerdinha foi eleito o 3º melhor lateral esquerdo do Catarinense 2012 - estatueta de bronze - mas, agora, na Série C não tem lugar no time. Isso é absurdo!