quinta-feira, 28 de junho de 2012

SÉRIE C: SEM PODER OFENSIVO, O QUE ESPERAR DA CHAPECOENSE?

Pois é...

É necessário lembrar, antes, os erros recentes.

No primeiro semestre/2012, em plena Arena Condá, no jogo que valia vaga na final do Catarinense (empate bastava para estar na final e, ainda, de quebra garantia vaga na Copa do Brasil 2013),  mas o Verdão do Oeste perdeu o jogo para o Avaí por 1x2; perdeu tudo!!!

Nesse jogo, se não tivesse o treinador à beira do gramado, acredito que a Chape teria ganho a partida, mas, como o  técnico só escala o time para jogar horizontalmente (só manda o time encebar a bola), sem interesse de fazer o placar, deu nisso!!! Levou a virada nos últimos minutos do jogo.

Além disso, como reflexo, o Clube perdeu o potencial patrocinador: o banco BMG.  

Vejam o estrago que ocorreu...

Por falta de um atacante "matador" e por falta de um técnico que coloque o time para jogar verticalmente, em sentido ao gol, tudo veio abaixo, a maionese desandou!

Agora, depois de esperar quase dois meses pelo início da Série C, o Verdão deve iniciar a competição no esquema 3-6-1, sem “poder de fogo”, sem ataque, sem poder ofensivo, jogando em Araras contra o Santo André (que foi freguês de carteirinha o ano passado).

O que o Verdão tem, no plantel, de atacantes?

1) - Mateus Paraná está lesionado.

2) Atacante Lê, que tem futebol do nível de segunda divisão do futebol gaúcho, não dá para apostar um tostão furado!

3) Thuram passou o 1º semestre/2012 no Novo Hamburgo. Quantos gols ele marcou no Gaúchão?

4) Eber, o que falar deste nobre atacante que marcou, até agora, um gol com a camisa da  Chapecoense em jogos oficiais.

5) Cristiano. O único atacante que tem alguma condição de fazer gol é o Cristiano, ex-Ipatinga e ex-Joinville, porém é a última opção do Técnico.

Olha, Cristiano sabe fazer gol, pelo menos contra a Chapecoense ele marcou 3 gols; dois naquela virada histórica e, profundamente, lamentável no Ipatingão ano passado na Série C, jogo que a Chape precisava vencer, abriu vantagem de 2x0 na etapa inicial e, depois, na etapa final levou a virada por 2x3. E, neste ano, no Catarinense, o Cristiano fez o gol de honra do JEC, na Arena Condá no returno: Chape 4x1 JEC. 

Como demonstrado, o Verdão não tem atacantes e não tem ataque (força ofensiva).

É... mas, só não vê quem não quer. Está aí escancarado, desde o início do ano.

Causa-me grande preocupação, indignação, é a irresponsabilidade da direção da Chapecoense que persiste no erro.

Além do Verdão do Oeste ter perdido vaga na final do Catarinense e vaga na Copa do Brasil 2013 por falta de um atacante goleador, finalizador, oportunista, com faro de gol, a direção não contratou ninguém diferenciado para jogar, no ataque, na Série C.

Quando apareceu a chance de contratar um atacante diferenciado, oportunista, com faro de gol, "matador", a direção, como sempre, faz “corpo mole”, desconversa, deixa a "banda passar".

Mas, hoje, caiu a máscara!

O Metropolitano, equipe da Série D,  que já tem um goleador "nato" o Rafael Costa, acaba de anunciar a contratação de outro goleador, para a equipe, Bruno Rangel, que a direção da Chape revelou ter interesse na sua contratação, mas que - financeiramente - não estava ao alcance! Que papo para “boi dormir” esse da direção da Chapecoense.

Bruno Rangel, por ter saído por baixo lá do Joinville, aceitou jogar no Metro por salário que é menor do que a salário que a Chape pagava para o atacante João Paulo (que só jogou em time de 2ª divisão).

Pelo andar da carruagem, a Chape vai para a Série C, na mesma situação que foi eliminada do Catarinense, no esquema 3-6-1 (técnico escala o time para jogar horizontalmente, nada de verticalidade em direção ao gol) e aí, jogando no erro do adversário, deixando o tempo passar, vai que faz 1x0 (isso se algum zagueiro fizer gol), e se a zaga não tomar nenhum, ganha o jogo. Mas, que sofrimento!!!!! Precisa ser assim...

Posso estar redondamente enganado, mas buscar uma vaga de acesso à Série B jogando no 3-6-1 (sem poder ofensivo), sem atacante finalizador (capaz de resolver a falta de gols), é miopia demais!!

Obs: alguém pode objetar que este post seria inoportuno, nesta hora que a atenção está exclusivamente voltada para o início da Série C (se começa ou não a competição), com o Verdão, na estrada, rumo à cidade de Araras/SP, para o jogo de estreia, neste sábado. Mas, penso que nunca é inoportuno chamar à realidade, para que se corrija o que está errado, antes que seja tarde!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

SÉRIE C: A CBF ENCONTROU A SOLUÇÃO LEGAL?

Quem acessa o site da CBF e procura por notícia da Série C, depara-se com a manchete: "SOLUÇÃO LEGAL EM BREVE". 

O impasse, a pendenga, que suspendeu o início da Terceirona já vai para o 2º mês, e a solução, ainda, está sendo engendrada, pensada ou arquitetada.

É... o tempo urge; é implacável, vai se escoando... e os prejuízos financeiros das agremiações crescem, vão se acumulando.

A situação financeira dos clubes é crítica, e começa a bater o desespero!

Enquanto isso, a CBF - de promessa em promessa – busca ganhar tempo e vem controlando, de alguma forma, a insatisfação dos dirigentes das agremiações.

Por último, houve, até um boato, que essa entidade-mor estaria acenando com uma possível compensação financeira adicional, a título de indenização ou em caráter de fundo perdido, para os clubes.

Aparentemente, isso deu uma acalmada, por hora, nos ânimos dos dirigentes das equipes.

Além disso, é forte em nível de bastidores a informação (não oficial) de que a Série C poderá iniciar, sim, neste final de semana, e começaria pela primeira rodada da tabela original.

Acompanhando desde o início essa situação da Série C, não é necessário muita inteligência para conjecturar e inferir que, para os cartolas, a propalada solução legal, agora, depende de decisão da Justiça Desportiva, e tem data marcada: Sexta-feira!

Pois, nesta sexta-feira, a partir das 13:00 horas, acontecerá, está previsto, o julgamento do Treze no STJD, no Rio de Janeiro.

Se o resultado do julgamento da Justiça Desportiva implicar aplicação da pena de suspensão do Treze das competições oficiais, estará, em tese, removido o obstáculo (a ação em juízo e a liminar perderiam seu objeto, na Justiça Comum), e a CBF, então, estaria liberada para anunciar o início do certame da Série C.

Mas, nesse caso haveria tempo hábil para inciar a Série C ainda neste sábado ou domingo?

Vamos ver os desdobramentos...

terça-feira, 26 de junho de 2012

SÉRIE C: SÓ VENDO, PARA CRER!

Está programada, agendada,  para está quarta-feira, 27/06/2012, no Rio de janeiro, uma reunião de representantes dos clubes da Série C com dirigentes da CBF para definição de estratégia para dar início ao certame da Terceirona nacional, ainda neste final de semana.

Em pauta, diversos assuntos, inclusive possível indenização aos clubes em face dessa longa paralisação que consumiu, debilitou o caixa das agremiações.

Ainda, especula-se que poderá ser definido, possívelmente, boicote ao Treze, clube sem série nacional que está emperrando o início da Série C há um mês, por ostentar uma decisão liminar concedida pela Justiça Comum da Paraíba que determina à CBF a inclusão da indigitada agremiação na Terceirona nacional, via tapetão.

A CBF resiste...não concorda com tal determinação.

Pela projeção da CBF, enquanto o processo estiver na Justiça Estadual a chance de cassação da liminar é mínima.

Porém, assim que o processo subir ao STJ em Brasília, para apreciação de recurso (s), a chance de cassação da liminar é grande.

O problema é que não existe previsão de quanto tempo a Justiça levará, nas duas instâncias  locais, para julgar o mérito da questão deduzida em juízo.

Outro assunto que está gerando expectativa é a  denúncia contra o Treze no STJD, ofertada pela Procuradoria-Geral, por violação a dispositivos do CBJD. Possivelmente, nesta terça-feira, deverá ser anunciada a Comissão Disciplinar que julgará o caso em breve.

A equipe paraibana poderá ser apenada, duramente, com multa pecuniária/suspensão temporária das atividades/desfiliação. 

Então, para ocorrer o início da Série C, cresce a possibilidade, em tese, de "inclusão" da indigitada agremiação no certame, mas os clubes fariam boicote.

Mas, há clubes que não são a  favor do boicote.

Enfim, há muita especulação... cogitação...são os bastidores!

De qualquer forma, sem ver, não dá para crer!

Obs: O Concórdia, Galo do Oeste, está na Série D. Grande decisão da sua diretoria! Parabéns!!! Se eu fosse presidente, dirigente dessa agremiação, também, teria tomado tal decisão, sem pestanejar. Pois, o grande diferencial dos clubes é ter um calendário cheio, ano inteiro. Se chegar entre os quatro melhores da Série D, garante o acesso para a Terceirona nacional. A oportunidade chegou!

sábado, 23 de junho de 2012

SÉRIE C VAI COMEÇAR? CBF DARÁ CRÉDITO ADICIONAL AOS CLUBES?

Todo mundo já está cansado de tanto esperar pelo início da Série C, não é?

A última promessa, notícia alvissareira, é que a Terceirona do futebol brasileiro vai iniciar, SIM, na próxima sexta-feira, dia 29/06/2012.

Nesse sentido, veja a matéria, que transcrevo a seguir, extraída do site: FORTALEZASEMPRE:

(...)

NOTÍCIAS ALVISSAREIRAS - Evidentemente que já estamos fartos e engasgados até o gogó com tantas notícias especulativas, contudo, esta pode proceder tendo em vista que o Procurador Geral do STJD, Paulo Schimitt,  se encontra em Belém e teria confirmado a informação que oxalá  seja verídica:

DECIDIDO!!!

SÉRIE C COMEÇA DIA 29 DE JUNHO

A Série C, enfim, terá início. A CBF escolheu a sexta feira

A CBF escolheu a sexta feira para a primeira rodada da competição. O Procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, afirmou que a competição irá começar pela 6ª rodada e aquelas partidas que não foram realizadas, serão encaixadas às quartas e quintas, ao longo do campeonato.

Indenização -

Segundo Schmitt, a CBF deverá conceder às equipes da Série C um crédito adicional de R$ 1,5 milhão, a título de indenização, para fazer face às despesas que tiveram no período em que estiveram paradas.“Estes recursos serão uma doação da CBF às equipes, a título de fundo perdido”, disse o Procurador-Geral do STJD.
A partida inaugural da Série C, será Oeste x Duque de Caxias, às 19h30min no Estádio Amaros em Itápolis.

(...)

Por fim, é preciso dizer claramente que, por hora, tudo isso ainda é mera especulação, pois falta a manifestação oficial dos organismos desportivos (CBF e STJD).

Mas, desde já torcemos, muito, para que tudo isso se confirme!!!!!

Avante Verdão!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

PRETENSÃO DESCABIDA!

O direito de ação é uma garantia constitucional; é direito público, subjetivo, autônomo e abstrato.

Vale dizer: você pode ingressar com ação no Poder Judiciário, exercer o direito de ação, mesmo não tendo direito material a ser tutelado, mesmo não tendo direito ao bem da vida pleiteado judicialmente.

Mas, para ter direito a uma decisão de mérito, há filtragem no sistema.

Se não preenchidos os pressupostos processuais de existência, de validade, e as condições da ação, o processo é extinto, sem julgamento do mérito, mas, queiram ou não, o autor exerceu o seu direito constitucional de ação ao provocar o Poder Judiciário.

Isso é direito constitucional de ação!

Agora, se o processo passa dessa fase (processo saneado), então poderá haver julgamento do mérito, onde o bem da vida disputado judicialmente será dado, no mérito, para quem é realmente o titular do direito material.

No caso do Treze de Campina Grande - PB, o direito de ação não deveria ter passado da primeira fase (o processo deveria ter sido extinto sem julgamento do mérito), pois não preencheu as condições da ação; não faz sequer jus a uma sentença de mérito, uma vez que está pleiteando um bem da vida - uma vaga na Série C - para a qual não tem legitimidade ad causam.

A equipe do Treze, no ano passado, ficou em 5º lugar na Série D do Campeonato Brasileiro. Os 4 primeiros colocados subiram para a Série C, e o 5º lugar  e os demais participantes desse certame ficaram de fora, foram eliminados, literalmente desclassificados, conforme regulamento da competição.

Com isso, o Treze é um clube sem série nacional.

Neste ano, sequer conseguiu vaga na série D 2012, pois, no certame local que distribuiu vaga para a Série D 2012, o poderoso Treze não logrou êxito.

Entretanto, o Treze quer a vaga na Série C 2012, por via oblíqua, no tapetão!

Assim do nada, sem nexo, o Treze quer a vaga do Rio Branco/AC, clube da Série C.

A alegação, em juízo, é que o acordo firmado, no ano passado, entre CBF, STJD e Rio Branco/AC que livrou a equipe do Acre da punição de exclusão da Série C, seria nulo, e que a vaga na Série C deveria ser ocupada pelo clube 5º lugar da Série D.

Pleito totalmente descabido!

Ora, apenas argumentando, se o acordo fosse declarado nulo pelo Poder Judiciário, a vaga aberta não seria do Treze (5º colocado da Série D 2011), mas sim do clube último colocado do Grupo em que estava a equipe do Acre, ou de um dos demais clubes rebaixados da Série C do ano passado.

Eventual nulidade do acordo, por conseguinte, não pode ser aproveitada pelo Treze.

Se nenhum dos clubes da Série C do ano passado (os legítimos interessados para a causa) sentiu-se prejudicado pelo citado acordo, não cabe à Justiça Comum mudar o que foi decidido no acordo e aceito, ainda que tacitamente, pelos Clubes da Série C, os únicos  legimados para a causa.

Vale o acordo.

A justiça desportiva, que integrou o acordo, é autônoma!

O acordo, ademais, não  representou prejuízo algum para os clubes da Série D do ano passado, pois as 4 vagas do acesso, conforme determina o regulamento, restaram incólumes, foram preservadas.

Portanto, o Treze, que não fez parte da Série C 2011, não tem legitimidade para a causa, para discutir em juízo direito material que não é seu, pois tal direito é tão-somente dos clubes da Série C do ano passado que, eventualmente, poderiam alegar algum prejuízo... que não é o caso.

Então, vale a autonomia da justiça desportiva!

APELO DRAMÁTICO AO SÓCIO-TORCEDOR DO VERDÃO


Pelos últimos dados da direção da Chapecoense - dados da semana passada, a CHAPECOENSE tem 5.637 sócios.

Desses, 2.202  deixaram de pagar suas mensalidades após o término do Catarinense, ou seja, estão inadimplentes, o que representa uma queda de arrecadação mensal, na ordem de R$ 80 mil.

Na Chapecoense,  as receitas e despesas, mensais, se equiparam; não há sobras. Então, como saldar, pagar, a folha mensal do Clube, se a conta não fecha?

A arrecadação proveniente de contribuição dos sócios  - quadro social  - perfaz, em torno, de 25% da receita total mensal do Clube.

Nesta hora que o Verdão do Oeste mais precisa dos sócios-torcedores, essa inadimplência, esse descomprometimento do associado é triste, inadmissível, incompreensível.

Claro, esse desânimo do sócio-torcedor foi gerado por essa indefinição, de quase um mês, quanto ao início da Série C, mas essa pendenga jurídica está prestes a acabar... talvez ainda hoje.

Portanto, sócio-torcedor do Verdão do Oeste regularize, o mais rápido possível, sua situação junto ao Clube, pois o Campeonato Brasileiro da Série C está, sim, prestes a iniciar.

A razão da existência, da força do Verdão do Oeste é você sócio -torcedor!

terça-feira, 19 de junho de 2012

JEC DISPENSA ATACANTE GOLEADOR

Tem coisas no futebol que não se pode deixar para amanhã.

É questão de oportunidade!

O JEC cometeu um ato falho ontem, segunda-feira: dispensou o atacante Bruno Rangel.

Bruno Rangel é acatante oportunista, com faro de gol, "matador"; foi  um dos responsáveis diretos pela conquista do título da Série C pelo JEC, o ano passado. 

No ano anterior, jogando pelo Paysandu, Bruno Rangel, também, foi bem na Série C, sendo goleador desse certame pelo Paysandu.

Bruno Rangel está sem clube, mas por poucos dias.

Se a Chapecoense realmente pensa contratar um acatante goleador, taí a oportunidade de ouro.

O atacante saiu desvalorizado do JEC; saiu em baixa. Logo, sua pedida salarial, também, deve ser mais baixa, nessa situação.

Aqui na Chape, com certeza, ele tem condições de arrebentar a boca do balão!

O atacante saiu do JEC, pois estava desanimado, insatisfeito com a reserva. O coelho da Manchester tem o Lima, atacante de área, titular absoluto, que ofuscou o brilho do BRUNO RANGEL.

A propósito, veja no Link BRUNO RANGEL a lamentação e a insatisfação dos torcedores do JEC com sua diretoria, em relação a essa dispensa.

Sai do chão direção do Verdão!

sábado, 16 de junho de 2012

CHAPECOENSE VENCE MAIS UM JOGO TREINO

Foto: Divulgação - Assessoria de Imprensa da ACF
Nesta tarde, em Itoupava, no CT do Atlético Itoupava, a Chapecoense venceu o Metropolitano por 1x0, jogo treino de preparação das equipes, respectivamente, para o Campeonato Brasileiro das Séries C e D.

O zagueiro Leonardo, que substituiu Fabiano na etapa final, anotou o gol aos 19 minutos do segundo tempo.

Em torno de 250 pessoas assistiram ao jogo treino no CT do Atlético de Itoupava.

Obs: No Beira Rio, acabou o jogo: Botafogo 2x1. KKKK

Primeiro Tempo

A Chapecoense começou o jogo no sistema 4-4-2, com a seguinte formação:

Rodolpho; Eliomar, Fabiano, Sousa e William; Chicão, Wanderson, Neném e Athos; Lê e Thuram.

Nesse esquema, Eliomar funciona como ala direito, com função ofensiva, sendo uma espécie de elemento surpresa no ataque, sem preocupação defensiva. Por sua vez, Wiliam, na lateral esquerda, tem função defensiva. 

Na primeira etapa, o jogo treino foi equilibrado, porém o atacante Rafael Costa do Metropolitano incomodou, por diversas vezes, o sistema defensivo do Verdão do Oeste, mandando, inclusive, uma bola na trave aos 38 minutos, com o goleiro Rodolpho vencido no lance.

Na primeira etapa a Chape teve uma baixa. O atacante Thuram sofreu lesão, dando lugar para Matheus Paraná.

A primeira etapa terminou 0x0.

Segundo Tempo

Na etapa derradeira, o Metropolitano voltou com 10 substituições, permanecendo dos titulares apenas o goleiro Flávio.

A Chapecoense, também, fez várias substituições. O técnico do Verdão utilizou 18 jogadores no jogo treino.

Na etapa final, a Chapecoense dominou as ações, marcado o gol da vitória num contra-ataque em que a bola foi cruzada para área, aparecendo o zagueiro Leonardo, estufando as redes, fazendo Chapecoense 1x0.

Depois disso, o Metropolitano pressionou, buscando o empate, mas o Rodolpho garantiu o placar.

Fim de jogo treino. Metropolitano 0x1 Chapecoense.

A Chape terminou o jogo treino com a seguinte formação:

Rodolpho; Rafael Mineiro, Sousa, Leonardo e Wanderson; Chicão,  Dudu, Dudu Figueiredo e Esquerdinha; Lê e Cristiano.

Conclusões

1 - O treinador da Chapecoense é teimoso, continua mantendo, no time titular, jogadores que NÃO são titulares.

2 - O treinador do Verdão do Oeste continua indeciso, pois ainda  não sabe qual sistema de jogo deve utilizar na Série C.

3 - Nesses 40 dias de treinamento não percebo evolução tática, nem técnica, na equipe da Chapecoense. Continuam os mesmos problemas, deficiências, do Catarinense e da Copa do Brasil, ou seja, a equipe não funciona no 4-4-2. Por conseguinte, a Chape, queiram ou não, vai jogar a Série C no sistema 3-5-2, com variação para o 3-6-1.

4 - Verdão do Oeste continua com problemas nas laterais ou alas (falta laterais diferenciados), na meia cancha (falta um volante que saiba sair para o jogo da defesa para o meio de campo com qualidade, com precisão no passe e com visão de jogo) e falta atacante que saiba empurrar a bola para o fundo das redes!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

IMPASSE DAS SÉRIES "C" E "D" PODE TER FIM

A 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça - TJ/RS, em julgamento de recurso interposto pela CBF, cassou a liminar que determinava a inclusão do Brasil -RS no Campeonato Brasileiro da Série C deste ano.

A cassação da liminar foi anunciada ontem, quinta-feira, 14/06/2012, e acaba beneficiando o Santo André, que brigava com o clube gaúcho pela vaga no Grupo B da Terceirona.

A CBF, no seu portal na internet, publicou, depois das 18:00 horas de ontem, a notícia, comunicado, da decisão do TJ/RS, argumentando que tal decisão fortalece a confiança na obtenção de um resultado final favorável, in verbis:

A CBF comunica que o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul deu provimento a recurso interposto pela entidade, para o fim de reformar a decisão anteriormente proferida pelo relator, que determina a inclusão do Grêmio Esportivo Brasil na Série C do Campeonato Brasileiro de 2012.

Com esta primeira decisão favorável à CBF, o Grêmio Esportivo Brasil fica excluído da Série C, além de confirmar a decisão do STJD do Futebol que puniu o citado clube com a perda de seis pontos, em virtude da inclusão em seu time de um jogador sem condição legal, visto que deixou de cumprir a suspensão automática resultante de expulsão na última partida da Série C do ano de 2010.

A decisão da justiça gaúcha fortalece a confiança da CBF na obtenção de um resultado final, reconhecendo a competência do STJD em apreciar e julgar a matéria.

Como o início dos certames - Séries C e D - permanece suspenso desde 23/05/2012 por determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva - STJD (tribunal administrativo), que acatou recurso interposto pelo Santo André-SP, impedindo o  início desses certames enquanto perdurasse a inclusão do Brasil-RS na Série C, agora então, com a revogação da liminar que beneficiava o Brasil-RS, o Ramalhão, que permanece na Série C, deve pedir, nas próximas horas ou até segunda-feira, a revogação dessa decisão do STJD, para que se inicie, o quanto antes, a Série C.

Entretanto, a revogação da liminar que beneficiava o Brasil -RS não resolve tudo... resolve apeans metade do problema da Terceirona, já que o imbróglio envolvendo Treze-PB, Rio Branco-AC e Araguaína-TO continua inalterado. Essas agremiações brigam por uma vaga no Grupo A da Série C.

Na próxima segunda-feira, 18/06/2012, esses clubes devem decidir em reunião, no Rio de janeiro na sede do STJD, se acatam a sugestão da CBF de desistência das ações ajuízadas na Justiça Comum, ou então a situação mudará de figura, e esses clubes, então, passam a sofrer a incidência e a aplicação de todas as espécies de sanção de natureza adminstrativo-desportiva, por parte da CBF e da FIFA, como, por exemplo, a suspensão dos clubes em relação a competições oficiais e, até, a desfiliação.

Por fim, só resta-nos torcer para que os clubes, no caso, acatem as decisões dos organismos que administram e comandam o futebol, para que os certames Séries C e D sejam iniciados imediatamente.

Que assim seja!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

NOITE DUPLAMENTE VERDE


Foto: Divulgação- Assessoria da ACF
No Estádio Arena Condá em Chapecó, ontem à noite, a Chapecoense venceu o Concórdia por 1x0, jogo amistoso, preparação para a Série C.

O gol da Chapecoense foi marcado por Eliomar, em jogada individual, aos 45 minutos da etapa final.

Foi um jogo fraco, muito fraco, tecnicamente.


Obs: No Estádio Olímpico em Porto Alegre, semifinal pela Copa do Brasil, jogo de ida, também, ontem à noite: Palmeiras 2x0.

Noite Verde!

Primeiro tempo:

Na etapa inicial, a Chapecoense atuou no sistema tático 4-4-2. Já, o Concórdia jogou no esquema 3-6-1.

O Verdão do Oeste não conseguiu sair da forte marcação do Galo do Oeste.

É preocupante, muito preocupante, a lentidão, a falta de criatividade e velocidade na meia cancha; a falta de jogadas pelos flancos.

Na primeira etapa, a Chapecoense teve, apenas, uma chance de gol, na finalização do lateral Wiliam, aos 7 minutos.

A Chapecoense revelou, tristemente, falta de conjunto, falta de entrosamento; não tem jogada ensaida; não tem aproveitamento na bola parada, não tem poder de infiltração e não tem ataque.

No esquema tático 4-4-2, a Chapecoense, na etapa inicial, foi um time perdido em campo.

Terrível!

Etapa Final

No segundo tempo, a Chapecoense atuou no esquema 3-5-2, e melhorou.

Para tanto, o técnico do Verdão sacou do time o ineficiente lateral direito Rafael Mineiro, fazendo a entrada de Chicão na zaga, e deslocou para a ala direita o Eliomar.

Ainda, saíram Wiliam e Lê para as entradas, respectivamente, de Esquerdinha e Cristiano.

Quando parecia que o amistoso terminaria 0x0, a Chape abriu o marcador em jogada individual de Eliomar que chutou de longe, a bola ainda bateu no poste e morreu no fundo das redes.

A Chape somente chegou ao gol em jogada individual, pois não tem jogo coletivo, não tem jogada trabalhada, treinada, ensaiada. Lamentável!

Fim de jogo. Verdão 1x0.

Conclusões:

- Eliomar tem melhor rendimento quando atua de ala; quando vem de trás, com mais espaço e velocidade, aí seu futebol cresce!

- Chicão tem mais velocidade e mais precisão, eficiência nos cruzamentos (nas bolas alçadas no ataque) do que o Rafael Mineiro; logo, o Chicão poderia ser testado como ala direito.

- Zagueiro Leonardo não pode ficar fora do time.

- O lateral esquerdo Wiliam quando sobe ao ataque não volta; é muito lento, dando muito espaço à equipe adversária trabalhar a bola pelo setor. O sistema defensivo fica frágil!

- Esquerdinha é titular da ala esquerda.

- Wanderson e Dudu não podem jogar juntos (ambos têm a função de 1º volante: só sabem marcar, desarmar);

- Falta um 2º volante (que saiba marcar, desarmar, driblar e sair jogando da defesa para o meio de campo).

- No ataque, falta um atacante goleador, com faro de gol.

terça-feira, 12 de junho de 2012

NA MANCHESTER CATARINENSE, OS JUVENIS DA CHAPE EMPATAM


Foto: Divulgação - Site Oficial do Joinville
Nesta terça-feira, na cidade de Joinville, no CT Morro do Meio, pela 6ª rodada do estadual de base:

Juvenil: JEC 2 x 2 Chapecoense

Juniores: JEC 3x2 Chapecoense

NESTA QUARTA-FEIRA, A CBF DEVE SOLUCIONAR AS "PENDENGAS"



Capítulos de ontem e hoje envolvendo as Séries C e D:

- Ontem, segunda-feira, 11/06/2012, o  Ministro Marco Buzzi do Superior Tribunal de Justiça (STJ), relator do processo de Conflito de Competência suscitado pelo clube Treze de Campina Grande -PB, no qual são questionadas as decisões da Justiça estadual do Acre e do Tocantins a respeito da briga do clube paraibano com Rio Branco e Araguaína por uma vaga na Terceira Divisão Nacional, DECIDIU o conflito de competência, em caráter liminar, declarando, como competente, a 1ª Vara Cível de Campina Grande/PB, juíza Ritaura Rodrigues, para “resolver as medidas urgentes”.

- Essa decisão liminar do Ministro Marco Buzzi tornou, ainda, sem validade as liminares conquistadas por Rio Branco e Araguaína na Justiça do Acre e de Tocantins, respectivamente.

- O Treze, agora, é o dono da vaga na Série C que estava sendo disputada, também, pelo Rio Branco/AC e Araguaína/TO.

A propósito, ontem, 11/06/2012, no final da tarde, foi publicado no Portal do STJ  o seguinte extrato, resumo, da decisão do Ministro Marco Buzzi do STJ:

Relator determina que Justiça da Paraíba decida questões urgentes sobre série C do futebol
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Buzzi determinou que a Justiça paraibana decida questões urgentes relativas a uma vaga disputada por três times na série C do Campeonato Brasileiro de futebol. Estão em conflito decisões de juízes do Acre, Tocantins e Paraíba, mas foi este estado o primeiro onde ocorreu a citação do réu.

Os três processos têm a mesma causa de pedir: a prerrogativa de disputar a série C do campeonato nacional. Disputam o direito: o Treze Futebol Clube (da Paraíba), o Rio Branco Football Club (do Acre) e o Araguaína Futebol e Regatas (do Tocantins). Cada time buscou, e conseguiu, decisões favoráveis em seus respectivos estados, gerando o conflito de competência.


Acordo

A origem das disputas está em acordo extrajudicial firmado entre o time acreano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A Justiça do Acre considerou o acordo válido, enquanto as demais o têm como nulo, levando às liminares favoráveis aos respectivos times locais.

O Treze, que suscitou o conflito de competência perante o STJ, afirma ser o detentor do direito de disputar a série C, já que decisão do STJD transitada em julgado teria excluído o Rio Branco da vaga.

Conexão

Ao decidir a liminar no conflito de competência, o ministro Buzzi apontou a nítida conexão entre as causas judiciais. “Evidencia-se que, nas três ações, os autores buscam o mesmo provimento judicial, sendo, portanto, aconselhável reunir os feitos sob uma única condução, a fim de que sejam julgados simultaneamente, evitando-se que se sobreponham decisões díspares”, afirmou.

Ele verificou ainda que a citação no processo movido pelo Treze na Justiça da Paraíba ocorreu antes mesmo da propositura das demais ações. Conforme a jurisprudência do STJ, esse fato atrai a competência desse juízo.

Como precedente no mesmo sentido, o relator citou conflito suscitado pela Associação Atlética Ponte Preta em ação movida também contra a CBF e o STJD, envolvendo decisões conflitantes do Pará e do Rio de Janeiro referentes ao campeonato de 2003.

A decisão liminar suspende as três decisões conflitantes, mas designa a Justiça paraibana para resolver questões urgentes enquanto o STJ não se manifestar novamente no caso. O processo segue agora para o Ministério Público Federal, para parecer.

- A outra vaga litigiosa na Série C é do Brasil-RS, o qual está garantido por liminar mantida pelo STJ, Relator Presidente Ari Pargendler. Essa vaga é disputada, ferrenhamente, pelo Brasil-RS e o Santo André/SP.

- Por outro lado, também ontem, 11/06/2012, na sede da CBF, o Presidente José Maria Marin passou o dia em reunião interna com a assessoria jurídica dessa entidade, montando uma estratégia para resolução administrativa desse imbróglio jurídico e judicial que envolve o início das Séries C e D. Havia expectativa de que houvesse o anúncio do início dessas competições ainda ontem, mas tudo ficou adiado para o dia de hoje...

- Hoje, 12/06/2012, entretanto, continuou a reunião interna na CBF... e, de concreto, saiu apenas a intimação de dirigentes dos clubes Rio Branco/AC, Araguaína/TO, Treze/PB e  Brasil-RS, e respectivos Presidentes de Federações, para reunião extraordinária na CBF, no Rio de Janeiro, às 10 horas desta quarta-feira, dia13/06/2012.

- A CBF vai propor um ACORDO com os clubes "queixosos" ...

- Só resta torcer para que esse ACORDO aconteça e encerre, de vez, as pendengas nesta quarta-feira e seja, imediatamente, anunciada a data de início das Séries C e D.

É ver para crer...

segunda-feira, 11 de junho de 2012

PARA GARANTIR UM LUGAR AO SOL

Por hora, a Chapecoense vive as incertezas da Série C.

Isso é medonho.

Se arrependimento matasse, a diretoria do Verdão já estaria morta, pois o ano passado e o ano retrasado, a Chapecoense deixou escapar, de forma cristalina, o acesso à Série B do Brasileiro.

Contra o Ituiutaba, em 2010, até hoje ninguém conseguiu engolir a razão pela qual a direção do Verdão não "brigou" no tapetão pela anulação do jogo de ida, em Chapecó, que terminou empatado, placar de 1x1.

Nesse jogo, os dois jogadores do Ituiutaba sorteados para fazer o exame antidoping foram flagrados, pilhados - resultado positivo para doping-, restando confirmado o doping na realização da contraprova.

Ora, se mais jogadores do Ituiutaba, nesse jogo, tivessem sido objeto de exame antidoping quem pode garantir que, também, não estariam dopados?

Por isso, para eliminar essa vantagem ilícita que interferiu, em tese, no resultado do jogo em favor do Ituiutaba, a partida de ida deveria ter sido anulada pelo STJD, caso a Chape tivesse lutado pelos seus direitos.

Mas, a diretoria do Verdão silenciou, não defendeu os direitos do clube.

E foi, justamente, o gol marcado pelo Ituiutaba em Chapecó que garantiu o acesso da coruja mineria à Série B do Brasileiro.

Diretoria do Verdão vacilou feio!

O ano passado, mais uma vez, a diretoria do Verdão andou na contramão.

O Clube teve lucro, superávit, no Campeonato Catarinense de 2011, pois o Verdão sagrou-se tetra Campeão Catarinense, teve vários jogos extras em casa, com expressivas arrecadações nesses jogos e ainda faturou com a venda dos direitos federativos relacionados ao atacante Aloísio.

Porém, inexplicavelmente, a direção do Verdão desfez a equipe campeã, armando um time meia boca para o Brasileiro da Série C 2011, não fazendo a reposição à altura das perdas.

A equipe, embora tendo passado da 1ª fase, foi eliminada na 2ª fase da Série C, perdendo o acesso à Série B.

Novamente, a diretoria do Verdão vacilou feio! 

Agora, a esperança é que o Verdão consiga o acesso à Série B do Brasileiro neste ano, para ter, de verdade, um lugar aos sol! 

Mas, está difícil o Campeonato Brasileiro da Série C iniciar, nesta temporada.

As falhas administrativas e as deficiências técnicas das entidades que administram e controlam o futebol profissional do Brasil (CBF, STJD) bloquearam o  início das Séries C e D, pois alguns clubes se sentiram prejudicados por essas entidades e ajuízaram ações na esfera judicial contra a CBF, obtendo liminares. 

É lamentável que essas entidades administrativas, cujos funcionários ou integrantes são bem remunerados, tenham tanta deficiência técnica. 

É deprimente que essas entidades administrativas, cuja receita anual é espetacular, ainda tenham, ostentam, falhas de controle administrativo, causando prejuízos irreparáveis aos clubes.  

Falta eficiência!

Nesse contexto, urge, é premente, a necessidade do Verdão do Oeste livrar-se da Série C,  o quanto antes, rumo à Série B do Brasileiro.

É preciso, neste ano, como já dito, garantir um lugar ao sol.

Por isso, a direção do Verdão, neste ano, não tem direito de medir esforços para formação de equipe qualificada para garantir, de vez, a vaga do acesso à Série B do Brasileiro.

Avante Verdão!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

JUSTIÇA COMUM SEGUE MANTENDO O BRASIL-RS NA SÉRIE C

Nesta sexta-feira, em Brasília, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Ari Pargendler,  indeferiu o pedido da CBF de suspensão da liminar que determinara a inclusão do Brasil-RS na Série C, uma vez que a entidade-mor que administra o futebol brasileiro manejou instrumento jurídico inadequado.

Com isso, a CBF continua obrigada a incluir a equipe Xavante no Campeonato Brasileiro da Serie C.

A propósito, no início da tarde de hoje, foi publicado no portal do STJ um resumo, extrato, dessa decisão do Presidente do STJ e do histórico da disputa judicial entre o clube Brasil-RS x CBF  e que transcrevo a seguir, in verbis:

CBF tem que incluir Brasil de Pelotas na Série C do Brasileirão
O Grêmio Esportivo Brasil, mais conhecido como Brasil de Pelotas, deve ser imediatamente incluído na Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol. O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler, negou pedido de suspensão de liminar e de sentença feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A negativa ocorreu por razão processual. A CBF não tem legitimidade para requerer suspensão de medida liminar e de sentença, conforme o artigo 4º da Lei 8.437. O instrumento adequado nesse caso é a medida cautelar.

O ministro Ari Pargendler ressaltou que a CBF sabia qual era a ferramenta processual adequada para tentar reverter a decisão que beneficiou o clube gaúcho. Tanto que antes do pedido de suspensão de liminar, a entidade já havia impetrado medida cautelar que foi negada pela ministra Isabel Gallotti no dia 23 de maio de 2012. “O pedido de suspensão não é sucedâneo de medica cautelar”, explicou o presidente do STJ.


Disputa judicial

A disputa deixou os gramados e foi parar nos tribunais da Justiça comum depois que o Brasil de Pelotas perdeu seis pontos na Série C do Brasileirão de 2011 e acabou rebaixado para a Série D em 2012. A punição foi aplicada devido à escalação do jogador Cláudio Roberto Siqueira Fernandes Filho para a primeira partida do campeonato.

A CBF entendeu que o jogador deveria cumprir um jogo de suspensão por ter sido expulso no último jogo do mesmo campeonato de 2010, quando atuava pelo Ituiutaba Esporte Clube, de Minas Gerais. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) manteve a punição e o rebaixamento. O Brasil de Pelotas, então, ajuizou ação ordinária na Justiça comum para anular a decisão da justiça desportiva.


Ilegalidade

Ao julgar agravo de instrumento, o desembargador José Aquino Flores de Camargo, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), entendeu que o Brasil de Pelotas agiu de boa-fé ao escalar o jogador. Isso porque a Federação Gaúcha de Futebol e a CBF não informaram a existência de qualquer restrição à participação do atleta.

O magistrado afirmou que a competência do Poder Judiciário em questões ligadas à justiça desportiva limita-se à apreciação de eventual afronta ao ordenamento jurídico. Para ele, houve ilegalidade na falta de citação do atleta pivô do litígio para responder ao processo. Isso teria inviabilizado, segundo o desembargador, a prática comum de conversão da pena de suspensão em medida social.


Campeonato suspenso
 
O desembargador do TJRS concedeu tutela liminarmente ao time gaúcho para determinar sua imediata inclusão na Série C do Campeonato Brasileiro, sob pena de multa diária de R$ 100 mil, até o limite de R$ 36 milhões, caso não seja possível a inclusão do clube na competição. Esta decisão continua válida, pois o STJ negou os dois recursos contra ela.

Com a obrigação de incluir o Brasil de Pelotas na Série C, a CBF teve que excluir o EC Santo André, de São Paulo. Os dois times disputaram em 2011 a última vaga para a terceira divisão em 2012. Com isso, o clube paulista conseguiu no STJD a suspensão do início do Campeonato Brasileiro nas Séries C e D até a solução dessa disputa judicial.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

AMO MINHA TERRA, TORÇO PELO MEU ESTADO

A Chapecoense, por iniciativa do próprio Coritiba, vem-se aproximando desse grande e organizado clube paranaense.

Não sei se a parceria já foi formalmente firmada (não sei nem seus termos), mas a verdade  é que jogadores que pertencem ao Coritiba estão chegando, aos poucos, para o Verdão do Oeste. O 1º a Chegar foi o goleiro Vaná. Agora, há a informação, ainda não confirmada, da possível chegada do meia esquerda Dudu. 

Para o Verdão do Oeste crescer, chegar à Série B do Brasileiro, e quem sabe sonhar ainda mais alto, é necessário ter, sim, parcerias com clubes sérios.

E o Coritiba, sem dúvida, é um grande Clube para ser parceiro qualificado do Verdão do Oeste.

A Chapecoense, além de tudo, tem muito a apreender com o Coritiba.

Vou destacar, aqui, uma iniciativa, uma campanha, também, do Coritiba que deveria, inclusive, ser copiada, adaptada e abraçada pela diretoria do Verdão do Oeste, para que a Chapecoense seja mais valorizada em SC, principalmente no Oeste Catarinense onde o povo, ainda, não despertou no sentido de valorizar o que é local, o que é nosso.

Vejam então:

No mês de fevereiro/2012, o Coritiba Football Club lançou uma campanha "Amo minha terra, torço pelo meu Estado" em prol da valorização do Estado do Paraná.

É um projeto que destaca e exalta o amor e o respeito dos paranaenses pelo seu Estado.

"Esse projeto nasceu de um sentimento pessoal. Há muito tempo eu tenho percebido que o futebol paranaense tem se colocado numa forma humilde de mais diante do futebol brasileiro. Nós temos aqui campeões nacionais, dois títulos nacionais, temos títulos da Série B, temos grandes jogadores que tiveram prestígio no futebol brasileiro e hoje no futebol mundial”, destaca o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade.

Veja outros detalhes nos links: Coritiba e Agradecimento.

Pois é.

E nós, aqui no Oeste, temos que conviver com a pecha de que dos clubes catarinenses, o mais gaúcho é a Chapecoense; que o Clube, além de tudo, é a terceira força do Oeste, pois vem atrás do Grêmio e do Inter.

Isso dói na alma!

Para mudar essa situação, é necessário a diretoria do Verdão iniciar, de forma sistemática, uma campanha de valorização da Chapecoense no Estado de Santa Catarina, principalmente no Oeste.

Amo minha terra, torço pelo meu Estado.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

NA TERCEIRA INSTÂNCIA DA JUSTIÇA COMUM EM BRASÍLIA, A CBF TENTARÁ CASSAR AS LIMINARES MANTIDAS PELOS TJ DOS ESTADOS

Aconteceu ontem, terça-feira, no Rio de Janeiro, uma reunião entre representantes ou dirigentes de grande parte dos clubes da Série C e os diretores jurídico e de competições da CBF, respectivamente, Carlos Eugênio Lopes e Virgílio Elísio.

Os dirigentes dos clubes da Série C pediram uma posição firme e decidida da entidade-mor do futebol brasileiro, no sentido de resolver esse impasse jurídico e judicial que adiou, sine die, por tempo indeterminado, a data de início das Séries C e D. 

Os dirigentes (mormente aqueles mais incisivos e exaltados), também, sugeriram, ou pediram, que a CBF passe a ignorar as liminares concedidas pela Justiça Comum em favor do Brasil-RS, Araguaína-TO e Treze-PB e, então, inicie, o mais breve possível, os certames das Série C e D. Inclusive, proposta formal, nesse sentido, possivelmente será protocolizada, ainda nesta quarta-feira, na CBF.

De qualquer forma, nesta semana nada será decidido, pois o presidente da CBF, Sr. José Maria Marin, está muito ocupado, trabalhando muito, nos EUA acompanhando, pessoalmente, a seleção brasileira de futebol nos amistosos preparatórios para as Olimpiadas de Londres  e só retornará ao País, no início da próxima semana.

Enquanto isso, os clubes das Séries C e D estão esquecidos, clamando, por favor, uma postura firme e decidida da CBF, no sentido de resolver os entraves que estão impedindo o início dos certames da 3ª e 4ª divisões do futebol nacional.

Está nítido que os jogos amistosos da sofrível seleção do técnico Mano são prioridade, neste momento ... Pena que em detrimento das Séries C e D, cujos clubes, seus dirigentes, estão desesperados, pois mais de 2,4 mil pessoas (empregados, funcionários) dos clubes da Série C dependem do funcionamento do certame. Se não há jogos, não há receitas, não há patrocínios. Dureza!

Existe uma liminar da Justiça Comum impondo uma multa diária de R$ 100 mil contra a CBF, caso a determinação do Poder Judiciário seja descumprida.

Mas é justo paralisar a atividade de 60 clubes por conta dessa liminar, colocando em perigo o emprego de milhares de empregados, funcionários, que dependem do funcionamento, da atividade desses clubes?

A questão já é, sobretudo, um problema social...

Enquanto isso, o departamento jurídico da CBF tentará, de forma implacável, cassar no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, as liminares vigentes, mantidas pelos respectivos TJ dos Estados.

O tempo, também, não ajuda!

Por causa do feriado prolongado, esta quarta-feira é a última oportunidade que a CBF vai ter para conseguir mudar o cenário nesta semana.

Caso a CBF não tope, não aceite, a medida proposta (iniciar o campeonato independentemente da cassação das liminares), o próximo passo dos clubes da Série C será entrar com um processo conjunto.

Os clubes argumentam, ainda, que o Campeonato Brasileiro é preciso ser visto como um todo incindível, não dividido em séries estanques e independentes, pois  há previsão de acesso e descenso nas competições, situação que ficaria totalmente comprometida nas Séries A e B, caso não houvesse a realização das Séries C e D neste ano. Sendo assim, os dirigentes estudam pedir, de forma veemente, a paralisação das Série B e A, nos próximos dias.

A CBF, sem dúvida, considera o Campeonato Brasileiro um conjunto, um todo, e nisso, também, os clubes têm razão.

Não obstante, pela mobilização dos clubes pressionando a CBF, acredito que o Campeonato Brasileiro das Séries C e D irá começar, sim, no final da próxima semana.

Que assim seja!

domingo, 3 de junho de 2012

COPA DO BRASIL 2013: SC TEM 3 VAGAS DIRETAS. O QUE ESTÁ ESPERANDO A FCF PARA CONFIRMAR A CHAPECOENSE?

A Copa do Brasil 2013 terá 80 clubes na 1ª fase.

Houve, portanto, um aumento de 16 vagas.

Em face disso, no dia 31/05/2012 a Confederação Brasileira de Futebol - CBF publicou a distribuição dessas novas vagas, utilizando - como critério de distribuição - o Ranking Nacional de Federações - RNF.

Como a Federação Catarinense de Futebol - FCF ocupa a 9ª colocação no RNF, o Estado de SC passou, então, a ter 3 vagas diretas na Copa do Brasil 2013.

Ou seja: SC ganhou uma vaga, passando de duas para três vagas diretas.

Duas vagas já estão distribuídas pelo Campeonato Catarinense 2012: campeão (AVAÍ) e vice-campeão (FIGUEIRENSE).

E a outra vaga?

Naturalmente, a 3ª vaga direta na Copa do Brasil 2013 deve ser da CHAPECOENSE, que chegou em 3º lugar no Catarinense 2012.

Entretanto, a FCF está fazendo suspense... ainda não confirmou a vaga para a Chapecoense.

Alguns da crônica esportiva estão especulando que a FCF estaria propensa a destinar essa 3ª vaga direta na Copa do Brasil 2013 ao Campeão da Copa SC (Copinha), cujo certame seria disputado no 2º semestre/2012, por equipes que não possuem ranking nacional, equipes sem expressão, vale dizer, equipes nanicas.

Ora, essa 3ª vaga direta na Copa do Brasil 2013 é de fato e de direito da CHAPECOENSE, por ser a 3ª colocada do Catarinense 2012.

Além disso, toda vez que a CHAPE participou na Copa do Brasil fez bonito, passando sempre para a 2ª fase da competição, honrando o Estado de Santa Catarina.

Portanto, essa pressão da crônica do litoral sobre a FCF para tirar a vaga da Chapecoense na Copa do Brasil 2013 é ilegítima, espúria e injusta, pois afronta direito líquido e certo do Verdão do Oeste, que conquistou a 3ª colocação no Catarinense 2012.

A propósito, os cinco clubes catarinenses de melhor Ranking Nacional de Clubes - RNC são: Criciúma, Figueirense, Joinville, Avaí e Chapecoense.

Obs: Criciúma e Joinville devem confirmar respectivas vagas na Copa do Brasil 2013 pelo Ranking Nacional de Clubes - RNC, como equipes convidadas pela CBF. O RNC será públicado em dezembro/2012, após o término do Campeonato Brasileiro das Séries A, B, C e D.

Por todas essas razões e para o bem do futebol catarinense, impõe-se que a FCF confirme, o mais breve possível, a Chapecoense na Copa do Brasil 2013, por ser uma questão de justiça!