quinta-feira, 31 de maio de 2012

FALTA BOM SENSO AOS ORGANISMOS QUE COMANDAM O FUTEBOL

Para os assíduos internáutas que acessam este Blog, antes de tudo, peço desculpa, pois, por absoluta falta de tempo, este espaço dedicado à Chapecoense ficou sem atualização, por mais de 10 dias.

Menos mal... 

Nesse período, além da dispensa do meia Meduna, da perda do reforço Juba, da contratação do atacante Cristiano e do jogo treino da Chape contra o Concórdia, nada aconteceu de importante. 

Por outro lado, há aborrecimento demais para os clubes, mormente para o Verdão do Oeste, com o adiamento do início da Série C do Brasileiro, uma vez que as decisões definitivas do STJD, na esfera administrativa, negando a inclusão do Brasil-RS e do Treze-PB na Série C, estão sendo questionadas judicialmente.

Acompanhando a situação da Série C, acredito piamente que o Brasil -RS têm razão no pleito que discute em juízo.

O clube foi rebaixado, temerariamente, na Série C do ano passado, pela imposição da perda de 6 pontos pelo STJD, pela escalação de um jogador sem condição de jogo, por estar suspenso.

Essa falha administrativa não pode ser imputada apenas à direção da equipe Xavante. 

A falha administrativa foi conjunta, concorrente, do Brasil-RS e dos órgãos que administram e controlam administrativamente o futebol brasileiro.

Tanto os controles administrativos do STJD quanto da CBF silenciaram, não funcionaram preventivamente.

Ora, por qual razão o clube paga as polpudas taxas administrativas, se o sistema de controle desses organismos que administram o futebol brasileiro não funciona preventivamente, quanto à condição de jogo de cada atleta registrado?

É flagrante a falta de plausibilidade da exclusão, pura e simples, do Brasil-RS da Série C. 

Por isso, a reclamação judicial da equipe Xavante encontrou eco, guarida, no Poder Judiciário.

A situação do Treze-PB, também, requer apreciação pelo Poder Judiciário, em face da questão mal resolvida pelo STJD/CBF envolvendo o Rio Branco/AC e Araguaína-TO.

Olha, é muita lambança administrativa... 

A situação é complexa, os direitos contrariados, deduzidos em juízo, demandam anos para resolução pela Justiça Comum, em face da gama de recursos e das diversas instâncias de julgamento.

Na minha visão, só há uma solução para começar o Campeonato Brasileiro das Séries C e D este ano: a inclusão desses clubes queixosos também na Série C deste ano.

De modo que se faça duas chaves com 12, com descenso de 4 equipes por chave.

O bom senso aponta para essa solução. Caso contrário, não haverá Campeonato Brasileiro das Séries C e D neste ano.

Aí, sim, o prejuízo será cavalar...
 

sábado, 19 de maio de 2012

JÁ SÃO 10 OS REFORÇOS CONTRATADOS

Além de manter os titulares que disputaram o Catarinense 2012 (exceto o volante Diogo Roque), a Chape contratou, até agora, 10 reforços para o Campeonato Brasileiro da Série C.

- Mateus Paraná (atacante);
- (atacante);
- Chicão (volante);
- André Paulino (volante, zagueiro);
- Renan Meduna (meia);
- Paulinho Dias (volante);
- Galiardo (meia);
- Dudu (volante);
- Vaná (goleiro);
-Juba (atacante).

1) GALIARDO (MEIA):

Na 18ª rodada do Campeonato Paulista (A2), de 2012 (26/03), Galiardo fez parte da Seleção da Rodada do site Futebol Interior:

Meia: Galiardo (São Carlos) – Apelidado de Cristiano Ronaldo, o meia Galiardo (foto ao lado) vem fazendo a diferença no meio-campo e ajudou o São Carlos a somar mais um ponto e escapar do rebaixamento na Série A2. No empate por 3 a 3, em casa, contra o Rio Preto, ele fez o terceiro gol, o da virada (3 a 2) na ocasião.

Ficha técnica:

Nome: Ronilson Donizetti Galiardo
Apelido: Galiardo (também apelidado de Cristiano Ronaldo brazuca)
Idade: 27 anos
Nascimento: 18/05/1985
Posição: meia
Altura: 1,82 m
Peso: 71 kg

Clubes que já defendeu:

2012BrasilSão Carlos
2011BrasilSão Carlos
BrasilASA
BrasilUnião São João
BrasilGuaratinguetá
2010BrasilAmericana
BrasilPonte Preta
2009BrasilSão Caetano
BrasilNáutico (E)
São Caetano
2008BrasilSão Caetano
2007BrasilSanto André

2) DUDU (VOLANTE):

O atleta conquistou o título de campeão do Campeonato Paulista da 2ª divisão (A2), no primeiro semestre/2012.

Ficha técnica:

Nome: Eduardo dos Santos
Apelido: Dudu
Idade: 23 anos
Local de nascimento: São Caetano do Sul
Data de nascimento: 14/03/1989
Altura: 1,74 m
Peso: 70 kg
Posição: volante

Características do futebol do atleta Dudu:

No dia 06 de abril foi publicada a seguinte matéria no site Diário do Grande ABC:

Dudu pode ser considerado o cão de guarda do São Bernardo. Único volante de origem no meio-campo ofensivo do técnico Luciano Dias, ele se destaca pela forte marcação e, desde quando foi contratado, na sétima rodada, saiu poucas vezes da equipe devido às próprias características.
Atuando ao lado de jogadores como Luciano Mandi, Léo e Bady, Dudu fica com a responsabilidade maior de marcação no meio campo. Porém, acaba recebendo mais advertências que os outros. Em nove partidas, levou seis cartões amarelos, acumulando duas suspensões automáticas. Luciano Dias, porém, não sacrifica o atleta porque sabe da responsabilidade do jogador no meio campo.
"Ele marca forte e isso (cartões) vai acontecer uma vez ou outra por causa das características", defendeu treinador. Segundo ele, que havia trabalhado com Dudu no Red Bull em 2011, não há motivo para mudar a maneira de jogar. "Ele não pode fugir das suas características e tem que fazer a partida dele", justificou.
Com a confiança do treinador, Dudu também não está preocupado com a quantidade de cartões que levou na competição. "Faz parte do jogo e aconteceram normalmente. São situações que fazem parte", frisou o jogador. "Minha marcação começa com a bola nos pés", completou.

3) JUBA (ATACANTE):

O atacante foi destaque do Gauchão 2012, sendo vice-campeão da Taça Piratini (1º turno) pelo Novo Hamburgo/RS; foi vice-artilheiro do Campeonato com 10 gols marcados.

Ficha técnica:

Nome: Juberci Alves da Cruz
Apelido: Juba
Nascimento: 11/03/1984
Naturalidade: Ivaiporã/PR
Posição: atcante
Altura: 1,80 m
Peso: 77 kg

Clubes pelos quais já atuou:


2012BrasilNovo Hamburgo
2011BrasilBrasil de Pelotas (E)
Novo Hamburgo
BrasilNovo Hamburgo
2010BrasilPanambi
BrasilNovo Hamburgo
2009BrasilNovo Hamburgo
BrasilPanambi
2008BrasilFlamengo-PI
BrasilSão José-PR
BrasilAimoré


Caracteristicas do futebol de Juba:

Consta da reportagem do Jornal NH, de 08/05/2012:

A Federação Gaúcha de Futebol já disponibilizou no site da entidade a votação para que os jornalistas votem na Seleção do Gauchão 2012. Três jogadores que disputaram o Estadual pelo Novo Hamburgo foram indicados: Marlon (lateral-esquerdo), Clayton (revelação) e Juba (atacante).
(...)
Ao contrário de Clayton, Juba foi crucificado pela imprensa e por parte da torcida antes mesmo do Gauchão iniciar. Mesmo assim, o atacante do time do Vale trabalhou sério, ganhou o apoio dos companheiros e a confiança do treinador. A cada rodada, Juba marcava um gol e assim foi ganhando a admiração da nação anilada. Aqueles que criticaram curvaram-se aos 10 gols do atual artilheiro da competição ao lado do atacante da seleção brasileira Leandro Damião.
(...)

Ainda, veja o vídeo no Link Juba.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

CATARINENSE 2012 DAS CATEGORIAS DE BASE: CHAPE ESTREIA SEM VITÓRIA

Foto: Daniel Cavagnoli - Assessoria de Imprensa da ACF
Ontem (15/05), na Arena Condá em Chapecó, começou para a Chapecoense o Catarinense 2012 das categorias de base.

O adversário foi o Avaí da Capital dos Catarinenses.

A equipe juvenil perdeu a partida: Chape 3x4 Avaí

Já, a equipe de juniores do Verdão do Oeste empatou em 1x1 com a equipe azurra.

Olha, vou dizer uma coisa séria que os treinadores das equipes de base do Verdão deveriam levar como meta, como objetivo maior, como filosofia do Clube, para tornar a Chape grande, para revelar talentos, de verdade!

Não interessa o resultado do jogo...

Não adianta pensar em jogar para ganhar, para vencer campeonato nas categorias de base e não revelar talentos.

Vejam vocês, todo ano, o Avaí, Figueirense e Criciúma estão disputando títulos nas categorias de base e não conseguem revelar talento algum...

Então algo está errado, muito errado!

Por isso, nas categorias de base é preciso deixar os garotos à vontade em campo, sem cobranças rígidas privilegiando a marcação ...para não inibir a criatividade.

O importante para a Chapecoense, nas categorias de base, não é vencer ou disputar títulos, mas sim revelar talentos para a equipe principal.

Se ao final do jogo, vier a vitória melhor, mas nada de jogar com esquema retranqueiro, com muitos jogadores de marcação, com a equipe cheia de volantes, pois esse não é o objetivo. A meta, primeira, é revelar talentos sem compromisso com o resultado do jogo.

Esses dias no Programa Bem Amigos! do Galvão Bueno, esteve o treinador do Guarani de Campinas, que ergueu a equipe, pois após a série B de 2011 o Guarani viveu uma crise muito grande em dezembro/2011, então o Vadão foi convidado pelo novo Presidente para formar a equipe mas sem dinheiro, e então com base apenas no seu prestígio, na sua credibilidade, o Vadão conseguiu formar uma equipe para o Paulistão 2012 e, incrivelmente, chegou ao vice -campeonato Paulista 2012.

Méritos do Vadão!

Nesse programa de cobertura nacional, o Vadão disse que as categorias de base do bugre campineiro, nos últimos tempos, deixaram de revelar talentos, pois havia muita cobrança por resultados, e as equipes jogavam com 2 ou 3 volantes, muita marcação, muita preocupação defensiva, e isso "matou" a criatividade dos garotos da base, virando uma mediocridade, e nada de revelação de talentos.

Falou então o técnico Vadão que, agora por diante, a filosofia do Clube, nas categorias de base do Bugre Campineiro, é jogar com apenas um volante e 3 meias, no esquema 4-4-2, pois o objetivo não é vencer ou conquistar títulos nas categorias de base, mas sim revelar atletas com talento (criatividade, habilidade), para fazer a diferença no Clube.

Grande Vadão!

Gostaria que a direção da Chapecoense, também, adotasse essa filosofia implantada, recentemente, no Guarani de Campinas, ou seja, as categorias de base devem jogar somente com um volante de marcação e 3 meias de habilidade (criação), pois a meta não é vencer as competições das categorias de base, mas sim revelar talentos para o Clube.

Oxalá que isso vire realidade, filosofia, nas categorias de base do Verdão do Oeste!

terça-feira, 15 de maio de 2012

PRESIDENTE DA CBF GANHA CAMISA DA CHAPECOENSE



Nesta terça-feira (15/05), o Pres. da Confederação Brasileira de Futebol - CBF, José Maria Marin, ganhou uma camisa da Chapecoense do Diretor Maurinho Stumpf que participou da reunião dos Clubes do Campeonato Brasileiro da Série C, no Rio de Janeiro.

A Chapecoense é o Clube que mais cresce no Brasil.

Pela imagem, o manto sagrado do Verdão do Oeste fez sucesso...

Pela iniciativa, grande Maurinho!!!

SELEÇÃO DO CATARINENSE 2012. COM DUAS ESTATUETAS DE PRATA, O ZAGUEIRO FABIANO É O HERÓI DA CHAPECOENSE


Foto: divulgação - site ACF

Aconteceu, ontem, segunda-feira, à noite, em Florianópolis, a premiação dos melhores do Catarinense 2012.

O evento é uma iniciativa do Instituto Mapa  que instituiu, há alguns anos, o prêmio TOP DA BOLA.

Cada ano que passa, a festa é um espaço importante, propalando e repercutindo os melhores do Catarinão.

Neste ano 2012, a Chapecoense, por ter sido eliminada bisonhamente na semifinal (incompetência do time e do técnico que perderam a classificação que era "favas contadas"), ficando fora da final do Campeonato, foi esquecida pelos cronistas esportivos na festa e na premiação TOP DA BOLA.

Nesse contexto, como já era esperado, ninguém da Chapecoense recebeu a estatueta de ouro do TOP DA BOLA.

Não obstante, o zagueiro FABIANO, revelação da Chapecoense, recebeu duas estatuetas de prata.

Veja a seleção do campeonato:

Goleiro: Wilson (Figueirense);
Lateral-direito: Eduardo (Joinville);
Zagueiros: Renato Santos (Avaí) e Leandro Silva (Avaí);
Lateral-esquerdo: Guilherme Santos (Figueirense);
Volantes: Túlio (Figueirense) e Ygor (Figueirense);
Meias: Cléber Santana (Avaí) e Roni (Figueirense);
Atacantes: Aloísio (Figueirense) e Lima (Joinville).

Técnico: Hemerson Maria (Avaí).

Obs:  Pela Chapecoense foram premiados:

1) Fabiano (zagueiro) - estatueta de prata;
2) Athos (meia) - estatueta de prata;
3) Neném (meia) - estatueta de bronze;
4) Leonardo (zagueiro) - estatueta de bronze;
5) Esquerdinha (lateral esquerdo) - estatueta de bronze.

Revelação: Fabiano (chapecoense) - estatueta de prata.

domingo, 13 de maio de 2012

SEM QUALIFICAR O TIME, O ACESSO SERÁ MERO SONHO

Duas semanas já se passaram desde a eliminação da Chape do Catarinense, e não vejo nada acontecendo no sentido de qualificar ou fortalecer a equipe para o Campeonato Brasileiro da Série C que inicia dia 26/05.

Num primeiro momento, até pensei que a eliminação precoce da Chape do Catarinão poderia ter algum benefício, como, por exempo, antecipar o foco exclusivamente na Série C e, com isso, desencadear ações pró-ativas, efetivas (com determinação, com vontade, da direção) na busca de atletas com perfil para suprir as carências da equipe.

O torcedor alviverde sabe quais são as carências gritantes da equipe. É necessário contratar atletas diferenciados que possam fazer a diferença:

a) um ala direito para ser titular;
b) um ala esquerdo para ser titular;
c) dois volantes (um volante para a função de 1º, e outro volante para atuar na função de 2º volante para ser titular na vaga do Diogo Roque que não renovou);
d) um meia esquerda para disputar posição com o Neném;
e) dois atacantes diferenciados: um velocista e outro estilo trombador, com presença de área, oportunista e para segurar a zaga adversária.

O torcedor alviverde está com um pé atrás.

Se não fosse a renovação do contrato do Athos, que só aconteceu por pressão dos torcedores, eu diria que a direção está perdida, batendo cabeça, e dando mostras, nítidas, inequívocas, de que não conhece nada do mercado da bola, além dos pampas.

As contratações anunciadas são sofríveis, pífias, de nível Série D.

Alguém pensa que os atacantes e Mateus Paraná serão solução no ataque?

Barbaridade!

Lembro do na Série C, em 2010, atuando pelo Caxias. Sinceramente, fico, desde já, com a pulga atrás da orelha. Em regra, com esse atacante será difícil o Verdão mexer no placar. Neste ano, o atleta marcou 8 gols no Gauchão, mas só Deus sabe como isso aconteceu... Primeiro que marcou 4 gols só num jogo contra o Pelotas morto em campo, que é do nível do Brusque e do Marcílio Dias.  E, depois, jogou mais 14 ou 15 jogos para marcar 4 míseros gols. Ainda penso que o João Paulo tem mais futebol que esse atleta Lê. Então, na minha concepção, com a contratação de o Verdão saiu enfraquecido...

O atacante Mateus Paraná, no Catarinão 2012, somente apresentou futebol nos dois jogos contra a Chapecoense, marcando 2 gols, sendo um descaradamente com a mão, ludibriando o soprador de apito do jogo. Na minha concepção, esse jogador não é melhor do que o Barbosa. Então, com essa mudança trocamos 6 por meia dúzia.

Então: Cadê a contratação de atacantes????

É brincadeira a mentalidade de quem está contratando...

A Chape errou demais na formação do grupo para o Catarinense e parece que não apreendeu... contínua contratando jogadores que, de plano, sabe-se que não vão fazer a diferença, não serão a solução, pois não possuem as características dos atletas que o Verdão precisa para as posições carentes. Com essas duas contratações, voltamos a inchar o plantel com atletas que só servem para compor o grupo.

Cadê o meia-esquerda?

Olha, a situação é grave; é crítica...

Ainda temos um treinador que é limitado tecnicamente; que não tem aptidão para botar o time pra frente...

Se a Chape não contratar alas diferenciados, de verdade, a equipe não terá condições de jogar no 3-5-2.

O lateral Júlio Barbosa, que está chegando, passou o Campeonato Paulista inteiro lesionado (vem de uma equipe rebaixada: a Catanduvense) e, além de tudo, é veterano, tem 31 anos: é muita idade para ser um ala com pulmão... O Clube já  teve experiência ruim com o Nequinha o ano passado...

Para o setor de criação, se não houver a contratação de, pelo menos, um meia-esquerda, não existe condições competitivas de jogar no 4-4-2.

Então, a diretoria está apostando no esquema 3-6-1, na Série C, que causou a perda do Catarinense?

Pelo jeito, se não forem feitas contratações diferenciadas, o sonho do acesso não passará de mero sonho...

Acorda direção do Verdão!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ó GLORIOSO VERDE QUE SE EXPANDE



Parabéns à Chapecoense pelos 39 anos de existência!

Nesta trajetória até aqui percorrida, o Índio do Oeste é um Clube vencedor no âmbito catarinense e, atualmente, vive o melhor contexto de sua existência, não obstante a tão propalada estruturação ainda ser uma meta, um desafio a ser alcançado.

Faltou, no tempo, mais obstinação de quem dirigiu a agremiação!?

Entendo que a atual direção começou a pensar a Chapecoense, no sentido de dar estabilidade, mas que só virá, mesmo, com a estruturação do Clube.

Ainda tudo é incipiente em termos de estruturação, mas com a construção do CT, com investimento nas categorias de base e com o aumento do nº de sócios, o horizonte começará a ser descortinado... rumo à estabilidade que dará, proporcionará, e garantirá a expansão do Verdão, para não só se manter na elite catarinense como um dos GRANDES de Santa Catarina, mas também rumo à elite em âmbito nacional e mundial.

O Clube não pode ser uma agremiação sazonal, dependente de alguns abnegados, pois, se esses faltarem, haveria um retrocesso...

O Verdão do Oeste é uma instituição que está acima de interesses pessoais.

O Índio rumo à administração profissional.

Quando o Clube for mais forte do que as pessoas que o dirigem, teremos então o Verdão GRANDE!

Para massificar a Chape na região Oeste do Estado, onde a população é superior a um milhão de habitantes, cuja região congrega mais de 80 municípios de SC, torna-se necessário, premente, a implantação do Projeto Bugrinhos do Verdão nos Municípios, para envolver as comunidades, as crianças e jovens do Oeste de SC, em torno da marca Chapecoense!

Para alavancar o Verdão do Oeste, e torná-lo um GRANDE do Brasil é necessário a implantação do Projeto Bugrinhos nos Municípios do Oeste.

Viva o Verdão do Oeste, rumo à elite do futebol nacional!

O desafio imediato e em pauta: acesso à Série B do Brasileiro neste ano.

Verdão, neste ano, rumo ao acesso.

Seria, ainda melhor, levantar o troféu da Série C, primeiro título nacional...

Que assim seja!

Avante Verdão!

sábado, 5 de maio de 2012

SÉRIE C 2012: CHAPE ANUNCIA 4 REFORÇOS

Na coletiva à imprensa, ontem, sexta-feira à tarde, a direção da Chapecoense anunciou os 4 primeiros reforços para o Campeonato Brasileiro - Série C 2012.

Foram contratados:

- (atacante do Veranópolis);
- André Paulino (zagueiro do Novo Hamburgo);
- Chicão (volante do Novo Hamburgo); e
- Mateus Paraná (atacante do Atlético de Ibirama).

Lê, neste 1º semestre/2012, marcou 8 gols no Gauchão. 

O atacante é a mais nova esperança de gols do Verdão.

No Catarinense 2012, a Chape sofreu, penou muito, com a falta de gols de seus atacantes.


Ficha Técnica:
- Nome Completo: Leonardo Hermes Lau Nascimento
- Apelido/alcunha: Lê
- Nascimento: 18/12/1984
- Naturalidade: Santa Cruz do Sul/RS
-Posição: Atacante
-Altura: 1,81 m

Clubes que defendeu:

-2007 - ABC/RN
-2008 - Atlético/PR e Ulbra/RS
- 2009 - Ulbra/RS e S.E.R Caxias/RS
- 2010 - S.E.R Caxias/RS
-2011 - São José/RS, Esportivo/RS, Brusque/SC e Novo Hamburgo/RS
-2012 - Veranópolis/RS

Existe este vídeo dos gols marcados pelo atacante Lê, pelos Clubes que passou. Veja:


sexta-feira, 4 de maio de 2012

ATHOS POSTOU NO TWITTER

Só Jesus mesmo!! Tomei um chá de banco em Caxias e não consegui resolver nada. Me mandaram voltar segunda. Não é fácil o futebol.

Só semana que vem pra decidir meu futuro.Mas Deus tem o melhor pra mim!! Aleluiassssss 

Vai dar tudo certo, Força Athos!

Com vc e o Neném de maestros na meia cancha da Chapecoense, vamos lutar pelo acesso à Serie B do Brasileiro e, mais que isso, vamos lutar pelo 1º título nacional.

E assim será!

terça-feira, 1 de maio de 2012

RENOVAÇÃO COM MEIA-ATACANTE ATHOS

Sai ano, entra ano, e a direção da Chapecoense persiste remando contra a maré...

1) - Vai manter um treinador, meia-boca, que levou 3 solavancos só no 1º semestre/2012:

- perdeu, no comando do Noia, a decisão do 1º turno do Gaúchão 2012, em casa, para o Caxias;

- ainda, no comando do Noia, na abertura do 2º turno do Gauchão 2012, levou uma sonora goleada de 5x0 para o Grêmio;

- aí, como num passe de mágica, como prêmio por ter "amarelado" no comando do Noia, recebeu proposta da direção da Chapecoense para comandar o Verdão mais querido de SC, aceitando, de pronto, sem pestanejar, pois já havia encerrado o ciclo no Novo Hamburgo; já havia "amarelado" muito por lá...

- mal fadada escolha da direção da Chapecoense, pois, em plena Arena Condá, bastando mísero empate contra o Avaí para chegar na decisão do Catarinão 2012,  (um Avaí destroçado, abandonado, desacreditado), o comandante, agora na Chapecoense,  voltou a "amarelar", perdendo o jogo e a vaga na final para o freguês time azurra, que nos 2 últimos anos só havia levado "fumo" da Chapecoense.

- só treinador "amarelão" da Chapecoense para reabilitar o Avaí.

- e a imprensa: a imprensa de Chapecó, por ter derrubado injustamente o Gilberto Pereira, agora, com esse treinador, está com o rabo entre as pernas, cordeirinha, não chia, nada questiona. É esta imprensa que temos!

- onde isso vai desembocar não sei... melhor sei: menos dia, mais dia, na Série C, terá que haver um ajuste no comando técnico, aí vai ser doloroso, e poderá ser tarde...

- quem "amarela", uma, duas, três, vai continuar "amarelando"...

2) - Renovação do contrato do meia Athos:

- O que ouço da imprensa local, é de deixar os cabelos em pé. Essa imprensa gremista e colorada, quando se reporta ao Athos, de plano, sentencia: "esse ...não é para o bico da Chapecoense", "já tá de saída...", "tem proposta de outras equipes...";  " não deve ficar, tem salário de 30 mil, supera o teto da Chapecoense...". Gente, com esse tipo de abordagem, com essa forma de tratar a questão, tá evidente que a imprensa tá mandando o Athos embora e dando força para a direção não renovar. É este ambiente que a imprensa local cria... é contra o Verdão!! É esta imprensa local que quer ver a Chapecoense grande? Conta outra...

- Athos deve ficar, sim, na Chapecoense. Só não fica se a direção da Chapecoense estiver pensando pequeno... Se o Athos não ficar, o discurso de que a Chape brigará para subir para a série B é balela, discurso político, discurso mentiroso... Olha, não dá para iludir a torcida da Chapecoense, pois este é ano político, eleição de vereadores...e, até outubro, se a Chape não estiver bem na Série C, não tiver uma equipe competitiva, estará fora da briga pelo acesso à série B, e aí as urnas podem dar o troco já, de plano. Quem viver, verá!

- O salário do Athos, de 30 mil por mês, pode ser pago da seguinte forma, sem ferir o teto do clube: a Chape paga 15 mil/mês e um patrocinador paga outros 15 mil/mês, e pronto.

- Qual a função da verba do patrocinador BMG? Se não dá para pagar o salário do meia Athos, então, santa paciência, tá tudo errado...

- Além do Athos, o Verdão precisa contratar mais dois meias (um canhoto, para disputar posição com o Neném, e outro meia direita para disputar posição com o Athos). Aí, sim, o Verdão poderá atuar no sistema de jogo 4-4-2.

- Outras contratações urgentes: 3 laterais ou alas (dois pela direita e um pela esquerda). Só temos o Esquerdinha que deve ser reserva. Três atacantes qualificados: dois que sejam rápidos, leves, e com cheiro de gol, e um atacante com presença de área, com faro de gol. Dois volantes de muito pulmão e habilidade para sair jogando da defesa para o meio de campo.

Alguém precisa avisar para o técnico que ele está na Chapecoense e que o Verdão do Oeste não é coadjuvante, mero participante, como soi acontecer com os times do interior Gaúcho, quando disputam o certame local. A Chapecoense é um clube que, exceto na Copa do Brasil, entra nas competições para disputar títulos.

O desafio, agora, para apagar as chagas do 1º semestre/2012, é buscar o 1º título nacional no 2º semestre/2012, ou seja, ser campeão da série C. Sendo assim, recuperaremos a vaga na Copa do Brasil, e reduziremos os prejuízos pela perda da vaga na final do Catarinense 2012.

Avante Verdão!