quinta-feira, 29 de março de 2012

CHAPE ESTÁ VIVA!


Foto: Daniel Cavagnoli - Assessoria da ACF
Pela 6ª rodada do returno, a Chapecoense venceu o Joinville por 4x1, na Arena Condá, e reassumiu a 3ª colocação na classificação geral.

1º Figueirense - 33 pontos;
2º Criciúma    -  27 pontos (8 vitórias);
3º Chapecoense - 27 pontos (7 vitórias).
4º Metropolitano - 26 pontos;
5º Avaí               - 25 pontos (8 vitórias);
6º Joinville          - 25 pontos (7 vitórias).

Verdão fez uma bela apresentação, e deu esperança ao torcedor verde e branco de que é possível, sim, a conquista de uma vaga nas semifinais, pelo índice técnico.

A Chapecoense atuou no sistema tático: 3-6-1.

O meia Athos foi o nome do jogo, participou em todos os gols do Verdão.

O que ainda causa preocupação é que o Verdão só tem uma jogada eficiente: bola aérea.

E o atacante João Paulo só faz gol, se a bola pererecar na pequena área (bola perdida, expirada na pequena área, é com ele). Fora disso nada! Então, quando ele for escalado, o treinador precisa ter consciência que o JP só vai mostrar serviço se ficar plantado na pequena área, enfiado na cara do goleiro. É aí a praia do JP. Fazer gol de cabeça, também, não é a dele. Ele se esquiva da bola, se ela vem pelo alto.

Os gols do Verdão, na primeira etapa: Fabiano aos 5'; João Paulo aos 27' e Diogo Roque aos 39'.

Na etapa complementar: Leonardo aos 27'. Descontou para o Joinville, Cristiano aos 30'.

A Chape, ainda, desperdiçou 2 pênaltis: com Athos e João Paulo, respectivamente, que chutaram nas mãos do goleiro Ivan.

Obs:

Ainda faltam 3 rodadas para o término do returno.

Não dá para elogiar, muito, a equipe, pois a vaga para a semifinal ainda está longe... É preciso trabalho, dedicação, foco, para que se torne realidade! 

No próximo domingo, o Verdão tem jogo difícil contra o Metropolitano em Blumenau. É outra decisão! Trata-se de confronto direto por uma vaga na semifinal. É preciso vencer e despachar esse concorrente direto. Depois, ainda, será preciso vencer os dois jogos em casa: Atlético de Ibirama e Criciúma. Então, a missão continua árdua, será preciso muito foco!

Veja os gols do jogo: Chapecoense 4x1 Joinville



terça-feira, 27 de março de 2012

FALTA PRUDÊNCIA!

Chapecó é um Município que, geograficamente, fica longe de Florianópolis, no outro extremo do Estado barriga verde.

Apesar da pujança econômica, política e social de Chapecó, carinhosamente conhecida como Capital do Oeste, é inegável o isolamente que sofre a Chapecoense no cenário catarinense, em face dessa grande distância geográfica em relação à Capital dos Catarinenses.

Esse isolamento geográfico da Chape é visível, notório, chegando a ser dramático, na medida que os demais clubes que disputam o Campeonato Catariense da 1ª divisão estão situados na região litorânea, ou muito próximos do litoral.

De modo que, em regra, instala-se um contexto desfavorável, nefasto para a Chapecoense, pois há uma bi-polarização de interesses: de um lado, todos os clubes são contra a Chapecoense e, de outro lado, resta a Chapecoense contra todos!

É esse contexto que vive a Chapecoense, ano após ano.

Além disso, no litoral catarinense, particularmente em Florianópolis, tem-se a mais curiosa imprensa esportiva do Brasil e do mundo!

Trata-se de uma crônica esportiva bairrista ao extremo. Para ela, não existem outros clubes competitivos em Santa Catarina, além do Figueirense e do Avaí.

Por tudo isso, é uma crônica naturalmente parcial, passional e injusta com os demais clubes catarinenses.

Prova disso, é a imensa rejeição que os clubes da capital têm no interior do Estado.

Na verdade, os catarinenses, que não vivem na Capital, têm aversão extrema, completa, ao Figueirense e Avaí, em face desse bairrismo idiota, que divide os catarinenses no futebol, entre Capital e Interior.

Os clubes da Capital de Santa Catarina, diversamente dos clubes da Capital dos Gaúchos, jamais serão estadualizados, em face dessa crônica bairrista.

Até houve a tentativa de um meio de comunicação, que não conhece Santa Catarina, de estadualizar os clubes da Capital, mas voltou atrás, quando percebeu a gafe. 

Se essa crônica esportiva da Capital já é feroz com os outros clubes litorâneos (que não são da Capital), pense, então, na Chapecoense, situada lá no outro extremo do Estado.

Pois é.

Para essa crônica da Capital, tudo que a Chape faz de bom, inovador, não tem repecussão (desdenha), mas, se algo acontecer de errado com a Chapecoense, toma dimensão estratosférica, pois repercute fatos contra a Chapecoense, a seu bel-prazer.

Neste ponto, quero abordar o jogo do Figueirense x Chapecoense, no domingo passado no Scarpelli.

Não são novidades, particularmente neste Catarinense 2012, os erros de arbitragem contra a Chapecoense.

Para afastar a Chapecoense do título do turno, até gol de mão (soco na bola) foi validado em favor do Atlético de Ibirama para prejudicar o Verdão do Oeste. Com isso, o Figueirense venceu o turno.

No returno, novamente a Chapecoense vem sendo prejudicada, de forma escancarada, pela arbitragem.

No jogo contra o Figueirense no Scarpelli, quando o juiz da partida assinalou um pênalti inexistente, convertido em gol, e ainda expulsou o jogador da Chapecoense, INTERFERIU, de forma direta, no resultado do jogo, dando a vitória para o Figueirense, sem a menor cerimônia.

Isso é escândalo extremo (muito grave!), porém a crônica da Capital não repercutiu adequadamente esse fato.  Silenciou!

Mas, por outro lado, a crônica esportiva da Capital passou a "tratorar" a Chapecoense, pois, nesse jogo com o Figueirense, houve uma fatalidade, quando o atacante Heber quebrou a perna, numa disputa de bola com o zagueiro Sousa da Chapecoense.

Lance normal de jogo!

Até admito que houve excesso de vontade no lance, uma força desproporcional, mas o zagueiro foi literalmente na bola, não houve intenção de lesionar, não merecendo reprimenda, sequer falta houve e, por conseguinte, não foi consignada.

Repito: houve, no lance, tão somente uma fatalidade!

As imagens de televisão comprovam isso sobejamente.

Mas, essa crônica da Capital, naturalmente indisposta com a Chapecoense, passou exigir, de forma veemente e contínua, a punição, ex-offício, do jogador da Chapecoense pelo TJD/SC.

Como esse órgão desportivo está sediado na Capital do Estado, longe do Oeste Catarinense, foi sensível ... ao extremismo da crônica da Capital, e acabou de suspender, preventivamente, o zagueiro Sousa de suas atividades, causando injustiça contra o atleta,  prejudicando, além de tudo, a Chapecoense que não poderá utilizá-lo.

Nessa hora, é preciso discernimento e prudência!

Há uma campanha deliberada da crônica da Capital para ver o Figueirense Campeão Catarinense, este ano. Porém, a coisa está muito escancarada, tomando rumo perigoso...

Olho vivo na crônica da Capital, na arbitragem e no tribunal.

Exige-se serenidade, discernimento e prudência!

domingo, 25 de março de 2012

MAL ESCALADA, A CHAPECOENSE É GOLEADA

Foto: Daniel Cavagnoli - Assessoria da ACF

Assisti ao jogo no canal Premier.

Figueirense 3x0 Chapecoense.

Faltou inteligência, faltou "malandragem", à equipe da Chapecoense.

Verdão jogou a partida que fechou a 5ª rodada do returno, e já sabendo dos resultados dos outros jogos, e - mesmo assim - não soube levar vantagem; não soube fazer o resultado a seu favor.

Isso é medonho!

Fatores que contribuíram para a derrota do Verdão, pelo placar elástico:

1)  - Sistema de jogo: 4-5-1

O treinador inventou, prejudicando a equipe. A verdade é que a Chapecoense, que começou jogando no 1º tempo, foi mal armada e mal escalada. Verdão foi para Floripa  para empatar. E quem joga para empatar, atuando só com um atacante meia-boca, acaba perdendo, e perdeu...

A equipe atuou, na primeira etapa, com 3 meias, congestionando o meio campo: Neném, Athos e Eliomar.

Na segunda etapa, os 3 meias cansaram, e não havia meia para entrar no lugar do Neném (que sumiu!).

Além disso, o ITAMAR tirou o Athos, para entrada do Leandrinho; tirou o Diogo Roque, sem preparo físico, para entrada do Gustavo Santos que só rifava a bola; tirou o João Paulo, que não fez nada no jogo, para entrada do ineficiente Jean Carlos. 

Com essas substituições, o Verdão perdeu o meio campo, e morreu no jogo.

Por outro lado, o técnico Branco fortaleceu o meio de campo, tirou Botti para entrada de Luiz Fernando que deitou e rolou.

O Athos não deveria ter iniciado o jogo; deveria ter entrado na 2ª etapa.

Mas, o treinador do Verdão, sem estratégia de jogo para a 2ª etapa, gastou toda a munição no 1º tempo, ficando sem banco na etapa complementar.

Bastou o Verdão jogar fora de seus domínios, para levar goleada.

Tenho restrição contra treinador que escala o time de um jeito em casa, e escala o time de outra forma fora de casa.

Tenho restrição contra treinador medroso!

Treinador que não sabe armar a equipe para jogar fora de casa, inventando desculpa para derrota, colocando a culpa da derrota só no juiz do jogo, não dá!

 2) - Péssima atuação do árbitro na 1ª etapa

O "soprador de apito", escalado pela FCF estragou o jogo da Chape, dando um pênalti duvidoso para o Figueirense, quando o Julio Cesar que se projetava para dentro da área, passou da linha da bola uns 3 metros (pois o seu companheiro lançou a bola errado, que passou uns 3 metros atrás das costas do Julio Cesar); porém,  inexplicavelmente, o "soprador de apito", nesse lance, deu pênalti contra o Verdão. Ainda amarelou o Wanderson. Alguns minutos depois, num lance normal de jogo, o Wanderson recebeu o 2º amarelo e foi expulso. A Chape ficou com 10 jogadores em campo, desde a metade do 1º tempo.

Foi, no mínimo, estranho o sorteio do árbitro para apitar Figueirense x Chapecoense. A diretoria do Verdão aceitou, não apresentou veto antes do jogo, não fez protesto! Deu no que deu! A diretoria da Chape não sabe trabalhar nos bastidores. Chega de ingenuidade!

3) - Pressão da torcida alvinegra

Nos primeiros minutos da partida, o atacante Heber do Figueirense sofreu uma fratura na canela, num lance de jogo que o zagueiro Sousa disputou a bola com vontade (excesso de força, imprudência), tocando em cheio na bola, afastando a pelota para a lateral, mas o atacante, nesse lance, levou a pior, ao se enrolar nas pernas de Sousa. Não houve falta, sequer o juiz deu falta. Mas, a torcida alvinegra, a partir daí,  pegou no "pé" do Juizão, que se perdeu por completo na 1ª etapa, assinalando, mais adiante, um pênalti duvidoso contra a Chape, passou a distribuir cartões amarelos aos jogadores dos dois times, por qualquer falta normal de jogo, e expulsou, indevidamente, o Wanderson.

O Zagueiro Sousa, também, após aquele lance que entrou de forma imprudente, se apagou no jogo.

Zagueiro Leonardo é lento!

Wanderson muito mal, enquanto esteve em campo.O cara é muito faltoso; só chama desgraça!

4) - Goleiro Nivaldo

O profissional Nivaldo foi um grande goleiro, todo mundo sabe disso; porém, vem sendo apenas um goleiro burocrático neste Catarinense, não tem feito nada de extraordinário debaixo das traves. Hoje, falhou no 2º gol do Figueirense, que abateu, por completo, a equipe em campo. Luiz Fernando soltou um balaço do meio da rua, e o Nivaldo aceitou. A bola entrou no gol a meia altura e no meio, mas como ele estava adiantado não chegou na bola. Nivaldo, caramba, fica debaixo da trave! Será que é falta de aviso?  Mas, barbaridade! Sabendo que do outro lado tinha 2 jogadores que chutam de fora da área: Roni e Luiz Fernando. A 1ª preocupação do goleiro deve ser evitar jogar adiantado, né seu Nivaldo!

Deve voltar o Rodolpho contra o JEC. É minha humilde constatação.

5) - Verdão fora da zona de classificação

Se o campeonato terminasse hoje, a Chape estaria fora...

Verdão só não caiu para 6º lugar na classificação geral, pois o Avaí titubeou, perdendo o jogo para o Camboriú.

6) - Joinville

Se a Chape entrar com o "freio de mão" puxado como hoje, pode acontecer um "desastre" em plena Arena Condá na quarta -feira, e esse técnico do Verdão poderá estar se despedindo, após o jogo.

Vou falar só o mínimo: o jogo contra o Joinville, nesta quarta-feira, será muito mais difícil e perigoso do que será o jogo contra o Cruzeiro pela Copa do Brasil, na Arena Condá.

O treinador do Verdão vai precisar mostrar serviço!

Caso contrário, os últimos jogos do Catarinense serão apenas para cumprir tabela.

sexta-feira, 23 de março de 2012

LUANA KISNER, A MODELO DO IMPERADOR



Pois é...

Ninguém é de ferro!

Que o diga o Imperador, ex-Corinthians.

Enquanto a direção do Timão discute, com o procurador do jogador, cifras $$$$$$$$$$$$$$ em face da dispensa prematura...

Fora dos gramados, o Imperador não perde tempo, curte férias, e foi flagrado na presença da bela Luana Kisner.

Viver é preciso, trabalhar nem sempre...

Veja as fotos da modelo Luana Kisner, Luana Kisner II, Luana Kisner III, Luana Kisner IV e Luana V.

Outras fotos: Luana Kisner.

quinta-feira, 22 de março de 2012

CHAPE AVANÇA NA COPA DO BRASIL


Foto: Daniel Cavagnoli - Assessoria da ACF

Ontem à noite, jogando para o gasto, a Chapecoense venceu o São Mateus por 3x1, avançando para a 2ª fase da Copa do Brasil 2012.

Na Copa do Brasil, o sistema é mata-mata. E gol fora de casa é critério de desempate, caso de uma vitória para cada lado.

Para fugir da disputa por pênaltis, pois no jogo de ida o São Mateus fez 2x1, o Verdão precisava, no jogo de volta na Arena Condá, caso sofresse gol em casa, vencer por 2 gols de diferença, e conseguiu!

Agora, o próximo adversário é o Cruzeiro das Alterosas. Jogo de ida, no dia 11 de abril, na Arena Condá.

O Verdão ainda está longe de ser uma equipe competitiva, forte, destemida, mas está melhorando jogo a jogo, e os resultados positivos, com muito sofrimento, estão acontecendo...

Ontem, marcaram para o Verdão no 1º tempo o zagueiro Sousa (duas vezes) e Marcelo Pelé, de pênalti, para a equipe do Pitbull. Na etapa final, o atacante Leandrinho fechou o placar. Verdão 3x1.

Agora, é pensar no Catarinense.

Verdão tem jogo difícil contra o Figueirense, "Barcelona do Estreito", no próximo domingo, pela 5ª rodada do returno, no Scarpelli. 

A Chapecoense precisa se impor, e jogar para vencer. Não se admite derrota nesse jogo, pois neste ano, mesmo com todas as adversidades, o Verdão do técnico Gilberto Pereira não dava moleza fora de casa não, costumava jogar fora e trazer pontos, e agora não pode ser diferente... O torcedor verde e branco já está acostumado com resultados positivos fora de casa neste Catarinense, e uma derrota nesse jogo, não é bom nem pensar, seria muito sofrida, desgastante... Por isso, o treinador Itamar Schulle que faça das tripas o coração e coloque o Verdão para tratorar o "Barcelona do Estreito", e trazer, pelo menos, um empate.

Avante Verdão!

Veja os gols do jogo: Chapecoense 3x1 São Mateus


quarta-feira, 21 de março de 2012

CHAPE CONTRATA MEIA-ARMADOR

Foto: Carlos Insaurriaga
A Direção da Chapecoense confirmou, ontem à tarde, a contratação do meia-armador Athos, 31 anos, que estava no Juventude - RS.

O atleta vem por contrato de empréstimo.

Entenda esse contrato de empréstimo:

No último final de semana (sábado) a equipe do papo jogou no Estádio Beira Rio contra o Internacional pelo 2º turno do Gaúchão (Taça Farropilha), e perdeu o jogo por 7x0.

Em face dessa derrota acachapante, instalou-se uma crise profunda no clube esmeraldino que culminou com o afastamento de 7 jogadores, na última segunda-feira.

Dentre os atletas afastados, está o meia-armador Athos que foi considerado um dos culpados pela citada derrota.

Como o atleta tem contrato com o clube da papada até novembro/2012, a direção da equipe esmeraldina, para evitar rescisão de contrato (pagamento de verba rescisória), preferiu, então, emprésta-lo à Chapecoense.

O jogador deve ser apresentado à torcida e à imprensa, nesta quarta-feira, na Arena Condá, antes do jogo Chapecoense x São Mateus, pela Copa do Brasil.

Características de jogo do atleta:

Em novembro do ano passdo, o atleta foi contratado pelo Juventude para ser o substituto do meia Cristiano, que foi para o futebol da Áustria. Algum tempo depois, o então treinador da equipe do papo assim se manifestou:

- O Cristiano é mais meia-atacante. O Athos é mais organizador. Talvez ele não tenha a mesma força ofensiva do Cristiano, mas é aquele jogador do bom passe, do toque final. Acho que o Juventude ganha mais qualidade de jogo com o Athos – declara Picoli.

- Outras características do jogador, positivas e negativas, estão resumidas nos links: Athos e Athos camisa 10.

- Além de tudo, é um exímio batedor de faltas. Verdão, finalmente, terá qualidade na bola parada.

Ficha Técnica

Nome: Athos Dal Asta de Almeida
Apelido: Athos
Posição: Meia Armador
Idade: 31 anos
Data de Nascimento: 29/06/1980
Naturalidade: Rio de Janeiro - RJ
Altura: 1,78 m
Peso: 72 kg

Clubes que atuou:
2012BrasilJuventude
2011BrasilBrasil de Pelotas
BrasilSertãozinho
2010BrasilMixto
2009/10PortugalU. Madeira
2009BrasilPorto Alegre
BrasilOeste
2008BrasilSão Caetano
2007BrasilSão Caetano
BrasilCriciúma
2006BrasilCriciúma
2005BrasilParaná
2004BrasilParaná
BrasilCriciúma
2003BrasilNacional-AM
BrasilParaná
2002BrasilVila Nova
2001BrasilAimoré
2000/01FrançaNancy
1999/00FrançaNancy
1998/99FrançaNancy
1998BrasilInternacional
(S20)
1997BrasilInternacional
(S17)
1996BrasilGrêmio
(S17)
1995BrasilGrêmio
(S17)
1994BrasilGrêmio
(S15)
1993BrasilGrêmio
(S15)

Boa sorte ao contratado e à Chapecoense.

segunda-feira, 19 de março de 2012

FIM DO JEJUM: CHAPE VENCE, MAS NÃO CONVENCE!

Foto: Daniel Cavagnoli - Assessoria da ACF
Depois de 8 jogos sem vitória, finalmente a Chapecoense voltou a vencer.

Chapecoense 2x0 Marcílio Dias.

O jogo, tecnicamente, foi sofrível.

O Verdão atuou no sistema de jogo 3-5-2.

Primeiro Tempo

Na primeira etapa, a Chapecoense abriu o placar aos 8 minutos com João Paulo, aproveitamento uma sobra de bola na cara do gol. Chape 1x0.

Aos 30 minutos, o Wiliam, que foi escalado para exercer a função de volante e parecendo um "boi bravo" em campo, foi expulso pelo 2º amarelo, deixando o Verdão numericamente inferiorizado. Barbaridade! Colocar o Wiliam de volante é inventar. O cara não rende de lateral e não rende de volante. Não tem jeito. Chega!

Ainda no 1º tempo, o treinador do Verdão tirou do time o atacante Jean Carlos, figura decorativa, para entrada do meia atacante Leandrinho (que, além de atacar, tinha a função de voltar para ajudar na marcação na meia cancha, em face da expulsão do Wiliam).

Eliomar, na ala direita, foi nulo, não apareceu para o jogo.

Esquerdinha, na ala esquerda, sem objetividade, só firula, muitos passes errados, nada produziu.

O meia Neném não tem condições, desligado, só dorme em campo.

Quanto ao Jean Carlos ainda bem que está terminando o contrato, pois a paciência do torcedor já se esgotou.

Segundo Tempo:

Na etapa complementar, o Marinheiro voltou melhor, com um jogador a mais em campo, botando pressão no jogo.

Muita pressão do Marcílio em busca do empate, e a Chapecoense só se defendendo.

Marinheiro gostando do jogo, e dominando, por completo, a meia cancha.

Que situação!

Verdão tomando pressão do Marinheiro, em plena Arena Condá!

Neném muito mal em campo.

O meia Eliomar estava nulo na lateral direita... era só deslocar o Eliomar para o meio, e fazer entrar na lateral direita o Grillo.

E nada do treinador do Verdão mexer no time. Que desespero!

Foram 15 minutos de pressão do Marcílio, até que o zagueiro Anelka foi expulso.

As duas equipes ficaram com 10 jogadores em campo, mas o Marcílio seguia dominando na meia cancha, botando pressão na Chapecoense. A pressão estava insustentável!

Até que o treinador do Verdão acordou! Tirou o ala Esquerdinha, sem mais condições, colocando o Grillo (prata da casa) na ala direita, deslocando o meia Eliomar para a meia, e o Nénem foi fazer a ala esquerda.

Verdão melhou, e saiu do sufoco!

Aos 32 minutos, recebendo um passe do ala Grillo, Eliomar fez o dele. Verdão 2x0.

A partir daí os jogadores do Marcílio ficaram desesperados em campo.

O zagueiro Fabiano e o meia Thomaz foram expulsos.

Cadu Mineiro também foi expulso.

A Chapecoense terminou o jogo com 9 jogadores, e o Marcílio com 8 jogadores.

Fim de jogo. Verdão 2x0.

Conclusões:

- A Chapecoense, se persistir com esse futebol fraco e com essa preparação física deficiente, adeus semifinais do Catarinense 2012.
- Se repetir na 4ª feira esse futebol fraco, o Verdão não elimina o São Mateus que tem conjunto, preparo físico e vontade de jogar futebol.
- O zagueiro Dema, depois de 6 meses parado, fez uma boa partida. Para não ser exigido além da conta nesse jogo, fez a função de zagueiro da "sobra".
- Na próxima sexta-feira, dia 23/03, encerra o prazo para registro de jogadores na FCF. O Verdão deve anunciar, no decorrer da semana, 4 ou 5 contratações, para reforçar a equipe rumo às semifinais.

Veja os gols: Chapecoense 2x0 Marcílio Dias

sexta-feira, 16 de março de 2012

"PENEIRÃO" DA CHAPECOENSE

Os clubes profissionais de Santa Catarina, que disputam o Campeonato Catarinense de Futebol da 1ª divisão, são obrigados a disputar, com suas equipes de categoria de base, os campeonatos organizados pela FCF quanto a categorias de base, por força de regulamento.

No período de 27/02/2012 a 10/03/2012, o Departamento de Futebol Amador da Chapecoense realizou avaliações das categorias de base Sub17 e Sub20 ("Peneirão"), para selecionar atletas para o Clube com fim de disputar as competições oficiais, nessas categorias.

Houve centenas de interessados inscritos, em cada faixa de idade.

Os aprovados, selecionados, você pode conferir no link a seguir:Selecionados.

Selecionados.

quinta-feira, 15 de março de 2012

SE ESTAVA RUIM, PIOROU!

 
Foto: Vitor Jubini/Gazetaesportes.com

Verdão, sem técnico, estreiou com derrota na Copa do Brasil 2012, em Colatina - ES.

São Mateus 2x1 Chapecoense.

Vergonha!

À beira do gramado, a  equipe da Chape foi comandada, interinamente, pelo Cadu Gaúcho, diretor de futebol, que provou não conhecer da função de treinador. Escalou mal a equipe que começou a partida, sem proposta de jogo, sem estratégia, e ainda demorou para mexer no segundo tempo. Menos mal que caiu do céu um gol nos acréscimos.

Erro grotesco, de avaliação, da diretoria da Chapecoense que preferiu demitir o treinador na segunda-feira, entregando, interinamente, o comando da equipe ao diretor de futebol.

É muito amadorismo!

Cada dia que passa, fica nítido que a diretoria do Verdão, além de muito papo, errou a mão nas contratações.

Para quem viu a Chape jogar fora de casa e arrancar empates contra o Ibirama, Criciúma e Avaí, um resultado positivo atrás do outro, não acredita no que se transformou a equipe.

Time peladeiro!

É um time de molóides. Parece um time de moças, daquelas que nunca jogaram futebol. Assim está a Chapecoense.

Que situação!

O zagueiro Fabiano, que em outras jornadas salvou o Verdão, foi desastroso, e ainda cometeu um pênalti, entregando o jogo.

Não quero ser pessimista, longe disso, mas é bom o torcedor se acostumar, pois derrotas como essa em Colatina, daqui para frente, serão normais, frequentes, pelos lados do Verdão, inclusive na Arena Condá.

E digo mais: esse treinador que está chegando, se não promover uma limpa geral no plantel, não dura 6 jogos.

Há muita "laranja" podre!

Por fim, é preciso rever conceitos. As pessoas que decidem a contratação de jogadores para o Verdão estão errando demais. Algo terá que ser feito, pois os critérios utilizados estão furados!

É seu Cadu Gaúcho, ser treinador, não é só mandar 11 para campo!

É seu Cadu Gaúcho, não basta só assistir aos vídeos editados do passado do jogador e contratar. Futebol é momento; é o rendimento atual!  Chega de refugos!

Veja os gols: São Mateus 2x1 Chapecoense

terça-feira, 13 de março de 2012

O DESAFIO DO NOVO TREINADOR DO VERDÃO


Foto: Divulgação - ECNH
A direção da Chape anunciou, nesta terça-feira, pela manhã, a contratação do treinador Itamar Schulle, 44 anos.

O técnico será apresentado à imprensa nesta quinta-feira à tarde.

Na sexta-feira,  ele comanda o treinamento da equipe, preparação para o jogo de domingo contra o Marcílio Dias, pela 4ª rodada do returno do Catarinão.

Em Santa Catarina, Itamar Schulle já foi treinador do Joinville, Criciúma, Brusque, entre outros.

No seu currículo não tem título de campeão, mas tem feito bons trabalhos, por onde passou.

O treinador, quando recebeu a proposta da diretoria da Chape, estava vinculado ao Esporte Clube Novo Hamburgo.

O convite veio a calhar, pois o treinador, nos últimos dias (nas duas últimas semanas), viu as suas convicções à frente do Nóia ruirem: perdeu a decisão do 1º turno do Campeonato Gaúcho - Taça Piratini - para o SER Caxias, em casa, em Novo Hamburgo. E, no último domingo, o Novo Hamburgo tomou uma sonora goleada do Grêmio por 5x0, pelo 2º turno do Gaúchão. Percebendo que chegou ao limite e que seu ciclo nesse clube acabou, o treinador aceitou, de plano, o novo desafio, deslingando-se, de vez, do Nóia, na última segunda-feira.

Entretanto, na Chapecoense o treinador terá missão espinhosa.

Verdão do Oeste é um Clube que disputa títulos, não é mero figurante ou participante, como são os clubes do interior gaúcho.

Aqui, na Chapecoense, a cobrança da diretoria, do torcedor, dos patrocinadores e da imprensa, em cima do técnico, será implacável.

Vida dura, não tem moleza!

Mauro Ovelha, campeão, deixou o Verdão com 60% de aproveitamento, quando foi dirigir o Avaí.

Gilberto Pereira, vice-campeão do 1º turno, teve seu trabalho interrompido, quando tinha 58% de aproveitamento no Catarinense 2012.

Chape está em 3º lugar na classficação geral, buscando a vaga na semifinal; precisa de 60% de aproveitamento.

Esse também é o aproveitamento necessário, na Série C,  para garantir o acesso à Série B do Brasileiro.

Então, como demonstrado, técnico só se cria no Verdão se tiver aproveitamento de 60% ou mais. Vale dizer, a cada 6 pontos que disputar, terá que ganhar, pelo menos, 4.

Esse é o desafio!

segunda-feira, 12 de março de 2012

CBF PUBLICA A TABELA DA SÉRIE C 2012. VERDÃO VAI ESTREAR FORA DE CASA

Nesta segunda-feira (12/03), a Diretoria de Competições da Confederação Brasileria de Futebol - CBF divulgou a Tabela Básica do Campeonato Brasileiro da Série C 2012.

São dois grupos de 10 equipes.

Verdão do Oeste está no Grupo B que tem os seguintes Clubes:

- Chapecoense -SC;
-Madureira - RJ;
- Tupi - MG;
- Santo André -SP;
- SER Caxias - RS;
-Brasiliense - DF;
- Macaé - RJ;
-Vila Nova - GO;
-Oeste - SP;
- Duque de Caxias - RJ.

Chapecoense abre sua participação no dia 27/05/2012, jogando fora de casa, contra o Santo André que mandará esse jogo em Araras, interior do Estado de São Paulo. A equipe paulista não poderá atuar no Estádio Bruno Daniel, pois terá que cumprir pena de perda de mando de campo imposta pelo STJD,  por 3 jogos.

O 1º jogo da Chape, em casa, será contra o Vila Nova-GO, no dia 03/06/2012.

Os jogos acontecem somente aos domingos.

Quanto aos jogos que serão transmitidos pelo SPORTV, a CBF divulgará, oportunamente, a Tabela com essa informação.

Olha, se a diretoria da Chapecoense não acordar... se não estiver fazendo o mapeamento já, agora, dos jogadores que terão que ser contratados, para reduzir o risco de contratações furadas (2 alas direito, 1 ala esquerdo, 2 volantes, 2 meias de criação, e 2 atacantes), o futuro da Chape na Série C está ameaçado. O perigo de rebaixamento é preciso ser considerado!

Acorda direção de futebol do Verdão!

TABELA BÁSICA DA SÉRIE C 2012

domingo, 11 de março de 2012

CHAPE EMPATA, E JÁ SÃO 7 JOGOS SEM VENCER

Foto: Leo Munhoz/Agência RBS
1 - Camboriú 3x3 Chapecoense.

2 - Chapecoense joga mal, e toma 3 gols do Camboriú que é uma equipe, tecnicamente, muito fraca.

3 - Segue o Verdão sem vencer. Depois daquela derrota por 3x1 para o Joinville na 6ª rodada do turno na Manchester Catarinense, o Índio segue invicto, porém não sabe o que é vencer; já empilha 6 empates consecutivos.

4 - Verdão gastou as gorduras. As outras equipes já encostaram na Chape na classificação geral do Catarinense. Daqui para frente, se o Verdão não voltar a vencer, adeus semifinal!

5 - Há muita cobrança, injusta, da imprensa em relação ao trabalho do técnico Gilberto Pereira. Na minha visão, a cobrança é exagerada e corre-se o risco de tumultuar o ambiente no Verdão. A diretoria precisa ter discernimento e não se deixar levar por esses que criticam para incendiar o circo.

6 - O treinador Gilberto Pereira, queiram ou não, é um bom técnico. Sob seu comando, a Chape jogou 12 jogos no Catarinense até agora, e tem apenas uma derrota. Isso não é para qualquer um, não! Então, o problema não é o treinador, mas sim a falta de qualidade dos jogadores contratados.

7 - Depois que o Gambato deixou de ter a última palavra em termos de contratação de jogador, a diretoria de futebol do Verdão só tem feito besteira. Só contrata refugo,  mas coloca coisa ruim!  Na Série C do ano passado, a Chape trouxe um monte de jogadores, tirando um ou dois que jogaram mais ou menos, o resto foi um fiasco! No Catarinense 2012, a diretoria de futebol, novamente, tem baixo índice de acerto nas contratações de jogadores. Não é preciso viver no meio do futebol, para saber, muito antes das contratações, que estes jogadores não têm condições técnicas de jogar na Chape: Gustavo Santos, Nícolas, Marcelinho, Gilberto Matuto, Wiliam, João Paulo, Tiago Cavalcanti etc.

8 - Que baita besteira a Chape fez dispensando o ala direito Sagaz. Queriam que o jogador ficasse com o salário congelado em R$ 3 mil/mês, por vários anos. Contrataram o Matuto e Gustavo Santos pagando, para cada um desses, o dobro ou triplo, mas o Sagaz não tinha direito de exigir R$ 5 ou 6 mil/mês.

9 - Não tenho procuração para defender o Sagaz; que deve ter culpa na sua dispensa. Mas faltou bom senso da diretoria. Tecnicamente, ele é melhor do que esses alas que o Verdão contratou. Agora, em função desse desmando da diretoria, o Verdão não tem ala direito.

10 - Jean Carlos não tem condições de ser titular da Chape. Já falo isso há quase um ano. Hoje, a situação ficou insustentável!

 11 - A Chape precisa contratar um meia-armador. Enquanto isso não acontecer, não adianta contratar atacante  e não adianta trocar de treinador. O ano passado no Catarinense, Neném e Cléverson se revesaram na função, um no 1º tempo e outro no 2º tempo. Quando o Cléverson não estava bem entrava no seu lugar o Neném, e vice-versa. Com isso, o Verdão mantinha alto rendimento os 90 minutos de cada jogo. Na Série C do ano passado, o Nénem não tinha substituto à altura, então o Verdão sucumbiu, perdeu o acesso à série B na reta final, nos jogos mais competitivos. Neste Catarinense de 2012, o problema se repete, Neném não tem substituto à altura, então o Verdão não tem poder de criação e de arranque no meio de campo. Dá para dizer que a Chape tem uma diretoria de futebol inteligente, se não vê isso? Paciência tem limite.

12- Antes de questionar o trabalho do técnico Gilberto Pereira, é preciso questionar e cobrar da diretoria de futebol que pare  de fazer tanta besteira nas contratações de jogadores. O nível de acerto nas contratações é muito baixo!

13 - O próximo jogo da Chape é quarta-feira pela Copa do Brasil, lá em Colatina - ES, contra o São Mateus. Espero que, atuando fora do Estado de Santa Catarina, o Verdão possa jogar com tranquilidade e confiança e reencontrar o caminho da vitória.

Avante Verdão!

quinta-feira, 8 de março de 2012

CONFIRMADA A CONTRATAÇÃO DO ATACANTE LEANDRINHO

Na tarde de ontem, a diretoria da Chape apresentou o atacante Leandrinho, 28 anos, que há poucos dias fora dispensado pelo Pelotas, por fraco desempenho técnico; por estar rendendo muito abaixo do esperado. 


Duas semanas antes dessa dispensa, o jogador admitiu que vive má fase, mas culpou a fraca preparação física, na pré-temporada, da equipe gaúcha.


Coincidência ou não, mas a verdade é que, realmente, houve, recentemente, demissão do preparador físico do Pelotas, e a contratação de outro profissional para essa função  no clube.


Não obstante, o jogador foi contratado pela Chapecoense para fazer gols; é a esperança de gols da torcida alviverde.


O jogador é muito conhecido em Santa Catarina.


Leandrinho é natural da cidade de Florianópolis, começou a carreira no Avaí, e já jogou por diversos outros clubes  catarinenses.


Em 2008, no 1º semestre, disputou o Catarinão pelo Metropolitano, marcando 12 gols. 


Em 2009, foi contratado pela Chape para disputar o quadrangular final do Campeonato Catarinense, mas - por um problema burocrático - não foi possível fazer o registro do contrato do jogador na Federação, antes do encerramento do prazo. Então, o jogador foi dispensado.


Aí o Ovelha improvisou o lateral direito Rômulo de atacante, pois o Beá (atacante) havia pedido desligamento (problema familiar), voltando para o Pará (não houve reposição), e Rômulo, ao lado de Cazarine, fez diversos gols importantes. Verdão, nesse ano, foi vice-campeão barriga verde.


Em 2011, Leandrinho disputou o Catarinense pelo Brusque, sendo um dos destaques da equipe, marcando 11 gols.


Espero que, neste 2012, o Leandrinho seja o grande goleador da Chape no Catarinense, na Copa do Brasil e na Série C, porém terá que entrar em forma, primeiro.


FICHA TÉCNICA:


Nome: Leandro Farias
Apelido: Leandrinho
Idade: 28 anos
Naturalidade: Florianópolis-SC
Posição: Atacante
Data de nascimento: 18/10/1983
Altura: 1,75 m

CLUBES PROFISSIONAIS QUE ATUOU:

2012BrasilPelotas
2011BrasilAmérica-RN
BrasilBrusque
2010BrasilMetropolitano
2009BrasilMetropolitano
BrasilCriciúma (E)
Metropolitano
BrasilChapecoense (E)
Metropolitano
BrasilMogi Mirim (E)
Metropolitano
2008BrasilMetropolitano
2007BrasilMetropolitano
BrasilAvaí
2006/07MoldáviaSheriff
2005/06MoldáviaSheriff
2004/05MoldáviaSheriff
2003/04MoldáviaSheriff
2002/03MoldáviaSheriff
2003BrasilAvaí

Boa sorte ao contratado e à Chapecoense!