quinta-feira, 29 de setembro de 2011

TRIO DE ARBITRAGEM PARA CHAPECOENSE X JOINVILLE

Série C 2011 - 2ª fase - Grupo F - 2ª rodada.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o trio de arbitragem para Chapecoense x Joinville.

Jogo: domingo, 02/10/2011, às 16:00 horas.

Estádio: Arena Condá, em Chapecó (SC).

Árbitro: JEFFERSON SCHMIDT/SC.

Auxiliares: ANGELO RUDIMAR BECHI e HELTON NUNES.

Não tem jeito.

Triste lembrança.

Nada há que seja capaz de apagar da nossa memória o confronto Chapecoense x Figueirense, na Arena Condá, em Chapecó, naquele domingo, em jogo válido pelo returno do Campeonato Catarinense de 2009 que acabou empatado em 2x2.

Verdão, na época líder absoluto do returno do Catarinense 2009 e líder na classficação geral, em estupenda fase, sentiu muito o erro, o equívoco da arbitragem, que deixou de dar um pênalti escancarado em Bruno Cazarine que o Brasil todo ficou espantado com as imagens e, ainda por cima, expulsou, nesse lance, o atacante do Verdão sob alegação de que teria se jogado na área, no sentido de iludir a arbitragem. Verdão jogou o segundo tempo com 10 jogadores.

As imagens desse lance, na época, percorreram o mundo, foram exibidas para o Brasil e o mundo, espantando, a todos, o nível da arbitragem.

O prejuízo do Verdão, nesse jogo, foi imensurável. Simplesmente foi definida a sorte do Catariense desse ano.

Verdão, até então, era líder absoluto na classificação geral, o que levaria o jogo final do Catarinense para Chapecó, acabou não acontecendo.

Com a perda, inesperada, desses dois pontos em casa para o Figueirense que não aspirava nada no Campeonato, o Avaí - que teimosamente seguia o campeonato inteiro um ponto atrás do Verdão na classificação geral - acabou sendo involuntariamente beneficiado, passando um ponto à frente, e levou o jogo final do Catarinense 2009 para o Estádio da Ressacada.

Verdão acabou sendo vice-campeão nesse ano.

Hoje, os tempos são outros, o árbitro, tecnicamente, melhorou, evoluiu. De modo que esperamos que faça uma excelente arbitragem.

Que assim seja!

EM BRASÍLIA, GROLLI JOGOU DE LÍBERO

Em regra, a Chapecoense joga com 3 zagueiros plantados na defesa, um na sobra.

Nesse jogo em Brasília contra o Jacaré, o zagueiro Grolli atuou, na verdade, como líbero, até 15 minutos da etapa final.

Quando a Chapecoense tinha a posse da bola na meia cancha ou no ataque, Grolli se projetava, jogava adiantado, em direção à grande áerea adversária, para ser opção ofensiva.

Quando a Chape perdia a posse da bola na meia cancha ou no ataque, Grolli deveria voltar rápido para a defesa, para ser o último zagueiro a ser vencido. Porém, Grolli nem sempre voltava.

Pulmão Grolli tem, e correu muito!

Entretanto, a atuação do Grolli, como líbero, nesse jogo contra o Brasiliense, não deu certo.

Faltou sincronia!

Gostaria de saber, para essa atuação do Grolli, na função de líbero, houve treinamento antes? Foi função determinada pelo treinador Ovelha? Foi iniciativa, meramente, do Grolli?

Houve muita trapalhada.

No primeiro gol do Brasiliense, Grolli estava na intermediária da Chape, pelo lado esquerdo, à frente dos seus volantes. Houve a cobrança de lateral pelo Brasiliense, próximo a linha que divide o campo, Grolli deu o primeiro combate ao atacante Tuta que recebeu a bola e, de calcanhar, o atacante serviu o lateral direito Cicinho, o qual viu o meia Gadelha, do outro lado, se projetando pelo meio, livre, que recebeu a bola próximo da meia lua da grande área, vencendo, na velocidade, 4 defensores da Chape (2 volantes e 2 zagueiros que estavam mal posicionados, muito pela esquerda).

Na cobrança desse arremesso manual, o Brasiliense iludiu toda a defensiva do Verdão que estava adernada, muito pela esquerda, ninguém próximo da meia lua da grande área, pela direita, para dar combate efetivo. 

Foi uma bobeira coletiva.

Onde deveria estar Grolli, como líbero, quando o Brasiliense cobrou o lateral? Deveria estar na zaga, para orientar os demais zagueiros; preferiu ficar à frente dos dois volantes do Verdão.

No lance que o Diego Lira perdeu gol feito, ainda na primeira etapa, deixando de ampliar o marcador, os três zagueiros do Verdão estavam postados em linha, no meio, na intermediária do campo. O meia Gadelha, pelo meio, livre, em grande velocidade, sem marcação, recebeu a bola, progrediu do meio de campo até a intermediária do Verdão, e lançou, por cima dos 3 zagueiros, o atacante, que penetrava em velocidade pelo costado do Aelson, o qual cruzou a bola para o meio da grande área, encontrando, do outro lado, no segundo poste, o Diego Lira sem marcação, e com o goleiro Rodolpho já vencido, batido, meta escancarada, porém o atacante pegou mal na bola, torto, de raspão, saindo lentamente pela linha de fundo.

Faltou, no caso, para o Grolli, zagueiro da sobra, orientar o posicionamento dos demais zagueiros.

Mas, essa idéia de colocar o Grolli de líbero não é ruim, não!

É preciso, entretanto, muito treinamento específico para dar harmonia e sincronia à equipe.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

NO SEREJÃO, CHAPE ARRANCA EMPATE

Foto:Daniel Cavagnoli
Em partida válida pelo Campeonato Brasileiro da Série C, 2ª fase, fechando a 1ª rodada do Grupo F, Chapecoense e Brasiliense entraram em campo, nesta segunda-feira, 16:00 h, e empataram em 2x2, no Estádio Serejão, em Taguatinga, Brasília - DF.

No outro jogo do Grupo F, ontem, na abertura da 2ª fase, o Joinville venceu o Ipatinga por 1x0, na Arena Joinville.

Joinville é lider da Grupo, Verdão e Jacaré dividem a 2ª colocação, e Ipatinga está na lanterna.

A Chapecoense, sem dúvida, conseguiu um belo resultado fora de seu domínios, além de ganhar um ponto, evitou que o Jacaré somasse mais dois.

Neste jogo de hoje a Chape teve mais sorte do que juízo.

O sistema defensivo não foi bem. Erros de posicionamento dos zagueiros. Verdão tomou 2 gols, um em cada tempo. E, ainda, na primeira etapa, Diego Lira, livre, sem marcação, perdeu gol incrível para ampliar o placar para o Jacaré.  Amaral Rosa não foi bem.   

O Ovelha, quando abandonou o sistema tático 3-5-2 na etapa final, tirou o Marcos Alexandre (zagueiro) e colocou o meia Diogo Oliveira; deveria ter sacado o Amaral Rosa, e não o Marcos Alexandre que estava fazendo uma bela partida. Pelo erro na substituição do Ovelha, Brasiliense ampliou o placar, fazendo 2x0, na falha do Amaral Rosa. 

Grolli teve grande movimentação, presença constante no ataque. Péssimo na finalização; perdeu, pelos menos, dois gols, um na etapa inicial e outro gol feito na etapa derradeira. Isolou a bola. Precisa melhorar a finalização e o domínio de bola.

Sagaz irreconhecível. Perdido em campo. Errou muito, marcou mal, não produziu nada na ala. Foi substituído no intervalo, para entrada de Nequinha que foi melhor, porém -para atuar como ala - precisa melhorar muito. Tinha uma avenida pelo seu setor, e não soube aproveitar, para ser efetivo no apoio. Parece ser mais lateral do que ala. Ovelha vai ter muito trabalho para transformar o Nequinha, que é mero lateral, em ala.  O cara não tem velocidade. Só cobrar escanteio é pouco.

Aelson é habilidade pura. Desconcertante. Coitados dos adversários.

Jean Carlos, além da imposição física, é um atacante de boa movimentação, porém tem péssima finalização (falta pontaria), além de ser individualista. Na primeira etapa, perdeu, pelo menos, dois gols feitos. É uma barbaridade! Precisa jogar sério, menos firula. Depois de perder os gols, meio transtornado, percebendo que precisava ser solidário, voltou para ajudar na marcação no final da primeira etapa, cometeu falta, e levou o 3º cartão amarelo. Está fora do próximo jogo.

Neílson não tem bola perdida; é um guerreiro em campo. Belo gol.

A meia cancha do Verdão foi muito burocrática. Só funcionou, de verdade, com a entrada do Diogo Oliveira. Aí o trabalho do Diego Felipe, Everton Cezar e Neném melhorou, subiu. Mas, tudo ficou facilitado, também, pela falta de gás do adversário, pois, a partir dos 20 minutos do segundo tempo, a meia cancha do Brasiliense parou em campo, não tinha mais preparo físico. Gadelha, autor do primeiro gol, Deda e Ferrugem cansaram.

Diogo Oliveira desequilibrou, entortou a zaga adversária e serviu Neném para decretar o empate.

A sensação que ficou, aqui em Brasília, foi que a Chapecoense, se tivesse forçado o jogo desde o início, e não somente quando o Brasiliense cansou, poderia ter melhor sorte na partida. 

Pena que a Chape acordou tarde; quando percebeu que poderia ganhar o jogo, faltou tempo, o juiz acabou a partida.

Agora, é preciso fazer o dever de casa contra o JEC, no próximo domingo. O Coelho está engasgado, e vai ter que vomitar, devolver, os 6 pontos que arrancou do Verdão na primeira fase.

Chegou a vez do Verdão tirar o couro do Coelho.

Espera-se, pelo menos, 13 mil pessoas na Arena Condá.

Avante Verdão!

Veja os lances e gols da partida

domingo, 25 de setembro de 2011

CHAPE DESEMBARCOU EM BRASÍLIA, NO DIA MAIS QUENTE DO ANO



O clima em Brasília não está fácil!

Na área político-econômica, o Ministro da Fazenda Guido Mantega, que estava em Whashington - EUA, teve que antecipar o retorno à Brasília a pedido da Presidente Dilma, em face do agravamento da crise global e da exagerada elevação da cotação do dólar.

Nesse contexto, já nas primeiras horas desta segunda-feira, a equipe econômica do governo da Presidente Dilma se reune para buscar uma solução, no sentido de frear a alta do dólar, a queda dos índices nas bolsas (Bovespa e BM&F) e acalmar o mercado financeiro, principalmente o mercado de capitais brasileiro.

No último dia 27 de julho, na tentativa de conter a baixa do dólar, governo anunciou a taxação de derivativos cambiais, e um criou um grande problema, uma bomba, que agora precisa desarmar.

O dólar, desde então, não pára de subir, e já ameaça a economia brasileira, contratos das empresas em dólar, e elevação do índice de inflação.

Então, nesta segunda-feira, o governo deve anunciar a retirada da taxação de derivativos cambiais (desarmar a bomba que criou).

Na área ambiental, Brasília, que está encravada no cerrado do Planalto Central, vive os dias mais quentes e secos do ano.

A propósito, ontem, sábado (24/09) foi o dia mais quente do ano no Distrito Federal. A temperatura atingiu o patamar de 33,4º Celsius e umidade relativa do ar de 22% (vide: http://www.climatempo.com.br/destaques/tag/brasilia).

Nesse clima de calor e secura, o Verdão do Oeste estreia na 2ª fase do Campeonato Brasileiro da Série C, nesta segunda-feira, às 16:00 h, em Brasília, no Estádio Boca do Jacaré, em Taguatinga, contra o Brasiliense do ex-Senador Luiz Estevam.

Verdão está em Brasília, desde sábado, aguardando a partida contra o Jacaré do papo amarelo; treinou, sábado à tarde, e hoje (domingo) pela manhã, no CT do Gama.

Pois é.

Chapecoense não deu sorte com o clima de Brasília, pois chegou na cidade no dia que os termômetros registraram a maior temperatura do ano no Distrito Federal.

Não se pode ter sorte em tudo!

O importante é fazer um bom jogo, ter sorte no placar, e terminar na frente, para levar os 3 pontos para Santa Catarina.

Avante Verdão!

Obs: Choveu à noite em Brasília, em torno de 5 a 8 mm, e o dia, 26/09/2011, amanheceu nublado. Às 7:45 a.m., temperatura 19º C e umidade relativa do ar 77%. Outras informações vide INPE: Clima em Brasília

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SOL E CALOR DE RACHAR A PINHA DO ÍNDIO

Nesta segunda-feira (26), às 16:00 h, na Capital da República, Brasília, a Chapecoense enfrenta a excelente, forte, experiente, equipe do Brasiliense, especificamente na Região Administrativa de Taguatinga, no Estádio Serejão, mais conhecido como "Boca do Jacaré", em partida válida pela 1ª rodada, 2ª fase, do Campeonato Brasileiro da Série C.

O jogo é cercado de muita expectativa e de muitos interesses, e não poderia ser diferente, pois luta-se, de vez, pelo acesso à Série B, por um lugar melhor ao sol.

Aliás, sol que deve, nesta segunda-feira, rachar a pinha, como se diz popularmente.

Como é do conhecimento da maioria, a escolha do dia e o horário desse jogo virou uma novela, com vários capítulos. Mas, o mais importante é que o jogo está confirmado pela CBF, e que, portanto, não se mexa, não se altere mais, o dia, local e hora.

As razões da marcação desse jogo para segunda-feira às 16:00 h, ainda, não estão claras; podem até ser plausíveis, mas que é estranho, inusitado, é o mínimo que se pode dizer.

Primeiro: o Jacaré trocou de treinador na semana do jogo contra o Verdão. 

Adiar o jogo, por um dia, de domingo para segunda-feira, sem dúvida, foi uma medida que parece ser natural e representou um dia a mais para o técnico Argel conhecer, trabalhar o time, e dar tempo hábil para recuperação dos jogadores com problemas musculares e para outros que estão retornando do Departamento Médico.

Segundo: a alegação de que o Estádio tem problema de iluminação, e que o jogo não pode ser à noite, mas sim à tarde, parece, num primeiro momento, plausível. 

Inconcebível ...é o Estádio "Boca do Jacaré" não ter iluminação para realização de jogo à noite.

Terceiro: a alegação de condições climáticas adversas no final desta semana (sábado e domingo), para deslocamento do jogo para segunda-feira, não procede.

Não é preciso morar em Brasília para saber que no período de abril a setembro não chove regularmente no Distrito Federal, são 6 meses de seca por ano, estiagem, clima quente, temperatura, durante o dia, entre 30 e 40º Celsius, chegando, nos dias mais críticos, a umidade relativa do ar a 12%.

Para quem mora em Brasília, esse clima é rotina; não assusta. A vida segue normal!

De modo que não vejo diferença em jogar domingo à tarde ou segunda-feira à tarde.

Se o problema fosse a baixa umidade relativa do ar durante o dia, então a partida poderia ser realizada à noite no Estádio Bezerrão, na Região Administrativa do Gama, cujo palco para a prática do futebol é espetacular e tem iluminação fantástica. Trata-se de um Estádio, praticamente novo, reformado, gramado novo, e com capacidade de lotação para 40 mil pessoas, que o governo do Distrito Federal recuperou (gastando fortuna!), mas que, atualmente, está ocioso, verdadeiro "elefante branco". 

Claro, o Bezerrão será um Estádio de apoio à Copa do Mundo, uma vez que Brasília é uma das sedes da Copa do Mundo 2014. O Estádio Mané Garrincha, na região central de Brasília, foi demolido, e no seu lugar está sendo levantado, obras já adiantadas, o ESTÁDIO NACIONAL para a Copa do Mundo 2014.

Pessoal, então o jogo, nesta segunda-feira, será realizado debaixo de um sol forte de 35 a 40º Celsius.

Para a equipe do Brasiliense isso não é problema, mesmo contando com uma equipe com média de idade alta. Os jogadores do Jacaré já estão acostumados com o clima. 

No Brasiliense a aposta é que o Índio, já muito urbano e habituado às condições urbanas de Chapecó, não vai suportar o clima do Cerrado do Planalto Central.

Sem dúvida, a aposta da equipe adversária, portanto, é que a Chapecoense não suporte o ritmo da partida, e na segunda etapa, o Brasiliense possa definir o jogo, como aliás tem feito regularmente nos jogos em casa, ou seja, o Jacaré tem vencido os adversários na etapa final, fazendo gol, em regra, nos últimos 10 minutos dos jogos em casa, exceto contra o Marília que houve empate inesperado.

Jacaré quer vencer, dominar, o Índio em pleno cerrado do Planalto Central. A arma: o sol de rachar a pinha. 

Será que o Índio, acostumado às condições da selva, vai decepcionar, fraquejar?

Abra o olho Chapecoense!

O Ovelha precisa ser inteligente, principalmente, para esse jogo no Planalto Central.

Três substituições, nesse jogo, vai ser pouco, vai ter um monte de jogador pedindo para o mundo acabar em barranco no segundo tempo, para se encostar.

Na minha concepção, a formação inicial deveria ser esta:

Rodolpho; Amaral Rosa, Grolli, Marcos Alexandre; Sagaz, Diego Felipe, Everton Cezar, Neném e Aelson; Jean Carlos e Neílson.

Como o Jacaré costuma "matar" seus adversários na etapa final, o Índio, para não passar vergonha, vai ter que sair mais para o jogo na etapa final, mudando o esquema tático de 3-5-2 para 4-4-2. Para isso, basta deslocar o Marcos Alexandre para a meia cancha, e tirar um volante cansado e colocar um meia, no caso o Diogo Oliveira. As outras duas substituições, é ver, na hora, quem estiver mais precisado, desgastado. 

É jogo para o Verdão, se jogar com inteligência, retornar a Chapecó com os 3 pontos na bagagem.

Avante Verdão!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

NA LUTA PELO ACESSO À SÉRIE B, CRB É O "PATINHO FEIO"


Troféu para o Campeão da Série C
Com base no desempenho na primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C, e considerando ainda o fator casa, já começam as especulações, no sentido de apontar, mesmo antes da bola rolar na 2ª fase, as equipes favoritas ao acesso à Série B e, também, as zebras.

Claro, evidente, são modelos matemáticos que, alimentados com dados até agora conhecidos (disponíveis), revelam uma tendência, mas tão-somente isso.

Nas 4 linhas, são 11 contra 11, e o resto é retórica.

Como disse o técnico Argel, não basta só qualidade técnica dos atletas, a Série C exige muito da parte física dos jogadores, é um campeonato encardido, de muita pegada, e vai se dar melhor a equipe que tiver mais vibração e transpiração, sendo diferente da Série B e muito diferente da Serie A.

Pensem, então,  como é a Série D...

Em cada dividida de bola, sai faísca!

Nesse contexto, o site Chance de Gol Internacional tem o modelo matemático, e com base nas informações disponíveis até agora (que alimentaram o sistema), as primeiras projeções apontam:

Zebras:

1) CRB, no Grupo E;
2) Ipatinga, no Grupo F.

Favoritos ao acesso:

1) Paysandu e Rio Branco, no Grupo E;
2) Chapecoense e Joinville, no Grupo F.

Favoritos para a disputa do título da Série C:

Paysandu e Chapecoense

Informações adicionais, veja o site: Chance de Gol Internacional

terça-feira, 20 de setembro de 2011

SÉRIE C 2011: ÚLTIMO PRAZO PARA REGISTRO DE REFORÇOS

O Regulamento do Campeonato Brasileiro da Série C 2011 estabelece que os clubes poderão registrar jogadores até o último dia útil anterior ao dia previsto para início da 2ª fase da competição.

No caso, o prazo fatal para registro de reforços é sexta-feira, dia 23/09/2011.

Se o registro do jogador não estiver publicado no BID-E da CBF até essa data, não tem jeito, está fora da competição.

Pois é.

Se a diretoria pretende se desfazer do Grolli, tem prazo curto, muito curto, para contratar outro zagueiro e registrar o contrato na CBF, para ser publicado no BID-E nesta sexta-feira.

Outra coisa:

Como o Neílson e o Jean Carlos estão pendurados...

É preciso pensar em solução para o ataque.

A diretoria, acredito, já deve estar cogitando alguma alternativa, alguma solução.

A saída, mais provável, pode ser a contratação de um atacante de qualidade, cujo contrato precisa ser registrado e publicado na CBF até sexta-feira. 

Neste momento, em face do término da 1ª fase da Série D no domingo passado, há 24 clubes desclassificados, e com o calendário encerrado neste ano. 

Será que não é possível garimpar um atacante nesses clubes?

O atacante Jonatas do Metropolitano que foi a sensação da Série D, com 7 gols, a título de exemplo, seria uma opção nesse ataque do Verdão.

De qualquer forma, há um zum-zum por aí... que a diretoria pode, sim, a qualquer momento, anunciar um atacante.

Regulamento da Série C - art. 5º

O atacante vai jogar a Série B

domingo, 18 de setembro de 2011

SEM SURPRESA, CHAPE AVANÇA À 2ª FASE DA SÉRIE C NA CONDIÇÃO DE LÍDER


:imagem 4
Foto: Sirli Freitas

Neste domingo (18), aconteceu a última rodada, 1ª fase, do Campeonato Brasileiro da Série C.

Pelo Grupo D, a Chapecoense atuou em seus domínios, na Arena Condá em Chapecó, e venceu, sem dificuldade, o SER Caxias por 1x0, com gol anotado pelo ala direito Sagaz aos 42 minutos da 1ª etapa.

Com essa vitória, o Verdão do Oeste confirmou a primeira colocação do Grupo D (16 pontos em 8 jogos), avançando para 2ª fase do Campeonato Brasileiro da Série C na condição de líder do seu Grupo.

Na próxima fase, a Chapecoense está no Grupo F que tem, ainda, Joinville (2º do Grupo D), Ipatinga (1º do Grupo C) e Brasiliense (2º do Grupo C).

Essas 4 equipes jogam entre si, turno e returno, subindo à Série B do Brasileiro, apenas, os dois primeiros colocados.

O Furacão do Oeste inicia a 2ª fase atuando fora de casa, em Brasília - DF, contra o Brasiliense, no próximo domingo dia 25/09/2011, no Estádio Serejão em Taguatinga, mais conhecido como "Boca do Jacaré".

O jogo de hoje foi morno, lento, pois a Chapecoense já estava classificada à 2ª fase da competição, porém, ainda, buscava a vitória para concluir a 1ª fase na liderança de seu Grupo, para ter a vantagem de fazer o último jogo da próxima fase em Chapecó. Já o SER Caxias (desclassificado), sem pretensão na competição, apenas atuou com o cuidado de não sofrer uma goleada de 4x0, para ficar, de vez, livre do rebaixamento para a Série D.

No primeiro tempo, a Chape forçou o jogo apenas nos últimos 20 minutos. 

Um pouco antes, o Ovelha havia dado um sinal a seus jogadores em campo que não estava satisfeito com o rendimento da equipe, e ameaçou fazer substituições, mandando os reservas para o aquecimento.

A pressão do Comandante deu resultado imediato.

Aos 30 minutos, o ala esquerdo Aelson finalizou forte no gol, e o goleiro André Sangalli defendeu parcialmente, dando rebote que o ala direito Sagaz aproveitou, porém chutou na trave, perdendo gol feito.

Aos 42 minutos, Neném lançou Neílson que arrematou para a defesa parcial de André Sangalli, dando rebote que, desta vez, Sagaz mandou para o fundo das redes. Verdão 1x0.

Aos 45 minutos, grande jogada do zagueiro Amaral Rosa no ataque e já dentro da área foi derrubado pelo defensor do Caxias, o juiz deu vantagem no lance, mas Grolli livre, na cara do gol, isolou a bola.

Na etapa final, aos 8 minutos o Caxias assustou casualmente, quando Pantico chutou de longe, a bola tocou na cabeça de Grolli, tomando efeito, e por pouco a bola não encobriu o goleiro Rodolpho.

A partir daí a Chape administrou o jogo, deixando o tempo passar.

Fim de jogo.

Vitória do Verdão 1x0, garantindo a liderança do Grupo D.

Veja a Tabela da 2ª Fase da Série C. Chape estreia segunda-feira, dia 26/09/2011

Veja o gol e os lances da partida. Chape 1x0 Caxias


sábado, 17 de setembro de 2011

CHAPE ANUNCIA REFORÇOS: NEQUINHA E NEGUETTE

Ontem, sexta-feira (16), a direção da Chapecoense anunciou a contratação de dois jogadores para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C.







O lateral direito NEQUINHA, 30 anos, vem, por empréstimo, do Metropolitano-SC, clube ao qual está vinculado há quatro temporadas.









O zagueiro/volante Neguette, 24 anos, altura 1,82 m, já atuou pelo Iraty-PR, Engenheiro Beltrão -PR, São Luiz -RS e Brusque-SC.



Neguette vem por empréstimo do São Luiz de Ijuí, clube que detém os direitos econômicos sobre o atleta.

O atleta estava disputando o Campeonato Brasileiro da Série D pelo Brusque.

Neguette é irmão do zagueiro Rogélio que, atualmente, está no Criciúma.

Aos novos contratados e à Chapecoense boa sorte!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

BRASIL-RS PERDE 6 PONTOS. DECISÃO DO PLENO DO STJD

Acabou o julgamento, há menos de uma hora atrás.

Veja o resultado e como foi o julgamento:

O presidente chama a julgamento o processo: 89/2011, Recurso Voluntário – Recorrentes: Joinville Esporte Clube e Procuradoria da Quarta Comissão Disciplinar – Recorridos: Quarta Comissão Disciplinar e G.E. Brasil. IMPEDIDO: Dr. ALEXANDRE QUADROS. Auditor Relator: Dr. CAIO CÉSAR ROCHA.

14:07 - COM A PALAVRA O RELATOR CAIO CÉSAR ROCHA PARA LEITURA DO RELATÓRIO.

14:08 - Entenda o caso:

O Brasil/RS estará mais uma vez no banco dos réus do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Após ter sido absolvido pela Quarta Comissão Disciplinar no último dia 29 de julho, o processo envolvendo o jogador Cláudio será mais uma vez julgado, agora devido ao recurso do Joinville e da Procuradoria. Desta forma, o Brasil/RS ainda pode perder preciosos pontos no Campeonato Brasileiro da Série C.
O Pleno irá dar seu veredicto sobre a condição do atleta, expulso na partida entre ABC/RN e Ituiutaba/MG, pela Série C de 2010, na longínqua data de 20 de novembro. Por este fato, ainda quando atuava pela equipe mineira, Cláudio acabou sendo punido com um jogo de suspensão. Entretanto, após diversas mudanças de clubes, ele não chegou a cumprir a pena.
O problema se deu quando o jogador chegou ao time gaúcho. Por não ter cumprido a suspensão, o Brasil/RS teve de provar sua inocência perante a Quarta Comissão Disciplinar de que não sabia sobre a existência de tal entrave. Diante do Santo André ele atuou, sendo que estava impossibilitado de jogar até cumprir sua punição em competições oficiais da CBF.
Ao responder pelo artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida), por quatro votos a um o clube foi absolvido, pela ideia de que a condenação deveria ser cumprida independentemente da competição, seja ela nacional ou regional.
Entretanto, agora o foco se volta para um novo argumento levantado por Joinville e pela Procuradoria. Neste, de acordo com o artigo 59, §1º, do Regulamento Geral de Competições (RGC), pede irrelevância quanto à defesa do Brasil/RS, que transferiu à Federação Mineira de Futebol o erro.
Além disto, focando no artigo 71 do RGC, também avaliam como competição subsequente os torneios organizados pela CBF, sendo algo óbvio de ser entendido no entendimento do Joinville e da Procuradoria. Resta agora aguardar para a conclusão, que pode até rebaixar o Brasil de Pelotas.

14:11 - PROCURADOR PAULO SCHMITT ANALISA O CASO: "O ATLETA É PUNIDO EM UM CAMPEONATO NACIONAL E NÃO CUMPRE. O ARGUMENTO É QUE CUMPRIU EM UM CAMPEONATO ESTADUAL. É UM ABSURDO.

14:15 – O PROCURADOR SEGUE TECENDO COMENTÁRIOS SOBE O CASO DO ATLETA DO BRASIL/RS: "OS CLUBES ESTÃO RESPALDADOS POR DOCUMENTOS DA CBF. É UM ABSURDO (O BRASIL/RS) DIZER QUE NÃO SABIA. QUE FIQUE DESORGANIZADO O FUTEBOL PARA SEMPRE ENTÃO".

14:18 - O AUDITOR JOSÉ MAURO QUESTIONA O CASO, PERGUNTANDO SE HOUVE INSTAURACÃO DE INQUÉRITO OU DENÚNCIA DIRETA. O PROCURADOR TIRA AS DÚVIDAS, PRINCIPALMENTE SOBRE O QUESTIONAMENTO SE HOUVE UM ANO DECORRIDO DO CASO, EM QUE PODERIA HAVER PRESCRIÇÃO".

14:20  - COM A PALAVRA O ADVOGADO DOMINGOS MORO, QUE PEDE PARA AVERIGUAR OS AUTOS.


14:22 - "NÃO SE DISCUTE SE O REGULAMENTO GERAL DAS COMPETIÇÕES É MAIS IMPORTANTE DO QUE QUALQUER OUTRO. É BOM FALAR DE CUMPRIMENTO DE REGRAS, MAS GLOBAL. HOUVE UM CASO IDÊNTICO DO DUQUE DE CAXIAS E O ATLETA FOI JULGADO À REVELIA", DIZ MORO.


14:24 - MORO SEGUE FAZENDO SUA DEFESA: "A FEDERAÇÃO MINEIRA ERROU AO NÃO INFORMAR A FEDERAÇÃO PAULISTA. NADA DE INFORMAÇÃO DE PUNIÇÃO. O BRASIL O CONTRATA E NADA DE INFORMAÇÃO. O CLUBE TEM DE SER PUNIDO? PORQUE? NÃO SOU PENALISTA, MAS A CBF FAZ A COMUNICAÇÃO DE IRREGULARIDADE DE JOGADOR, INVESTIGA E CONCLUI QUE HOUVE CARACTERIZAÇÃO AO ARTIGO 70 DO RGC. A PROCURADORIA REPRODUZ ISTO".

14:27 - "ALGUNS CARTÓRIOS SÃO ULTRAPASSADOS. SE A FEDERAÇÃO NÃO PRESTA, VAMOS PUNIR O FILIADO? NO ENTENDER DESTE DEFENSOR, É UMA SITUAÇÃO DIFERENTE DE OUTRAS QUE VIERAM A ESTE TRIBUNAL. NÃO POSSO CRER QUE ALGUÉM ACUSADO DE UM FURTO POSSA MUDAR O CURSO E SER CONDENADO A ASSASSINATO E O FURTO ESTÁ COMPROVADO QUE NÃO HOUVE", FINALIZA MORO.

14:30 - O RELATOR CAIO CÉSAR ROCHA ANALISA A DEFESA.

14:33 - CAIO CÉSAR ROCHA VOTA NO SENTIDO DE DAR PROVIMENTO AO RECURSO DO JOINVILLE E DA QUARTA COMISSÃO DISCIPLINAR DO STJD, NO INTUITO DE PUNIR O BRASIL/RS POR INFRAÇÃO AO ARTIGO 214 DO CBJD, COM A PERDA DE SEIS PONTOS.

14:35 - O AUDITOR VIRGILIO ACOMPANHA O VOTO DO RELATOR.

14:36 - O AUDITOR JOSE MAURO DISCURSA SOBRE O SEU VOTO E PERGUNTA SE EXISTE UM PARECER DO PRESIDENTE DA SEGUNDA COMISSÃO DISCIPLINAR, PAULO VALED PERRY, SOBRE SITUAÇÕES DE TRANSFERÊNCIA E PUNIÇÃO REGIDAS PELO REGULAMENTO GERAL DAS COMPETIÇÕES.

14:39 –NO MOMENTO, O PRESIDENTE RUBENS APPROBATO, O AUDITOR JOSÉ MAURO E O RELATOR CAIO CÉSAR DISCURSAM E ANALISAM SE O ITUITUBA/MG DEVERIA TER AVISADO AO BRASIL/RS COM RELAÇÃO À SUSPENSÃO DO JOGADOR.

14:42 - NESTE MOMENTO É ENTREGUE UMA DECLARAÇÃO DA FEDERAÇÃO GAÚCHA EM QUE DECLARA QUE NÃO FOI AVISADA PELA FEDERAÇÃO MINEIRA SOBRE A SUSPENSÃO DO JOGADOR CLÁUDIO.

14:44 - EM SEGUIDA, O AUDITOR JOSÉ MAURO NEGA PROVIMENTO AO RECURDO DO JOINVILLE E DA PROCURADORIA.

14:45 - TODOS OS OUTROS AUDITORES ACOMPANHAM O VOTO DO RELATOR, PUNINDO O BRASIL DE PELOTAS COM A PERDA DE SEIS PONTOS.

14:46 - RESULTADO DO JULGAMENTO: POR MAIORIA DE VOTOS, DAR PROVIMENTO AO RECURSO DO JOINVILLE E DA PROCURADORIA DA QUARTA COMISSÃO DISCIPLINAR DO STJD NO INTUITO DE PUNIR O BRASIL/RS POR INFRAÇÃO AO ARTIGO 214 DO CBJD, COM A PERDA DE SEIS PONTOS.

Fonte: Justiça Desportiva

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

SÉRIE C 2011 - GRUPO D - NOTÍCIAS

Ontem, terça-feira (13), aconteceu nas dependências da CBF no Rio de Janeiro, o sorteio da escala de arbitragem da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, que é a última da 1ª fase.

Veja a escala de arbitragem para o jogo do Verdão.

Jogo: Chapecoense x Caxias-RS
Local: Arena Condá - Chapecó -SC
Data: 18/09/2011
Horário: 16:00 horas
Árbitro: EDIVALDO ELIAS DA SILVA/PR
Auxiliares: RAFAEL TROMBETA/PR e NEUZA INES BACK/SC
4º Árbitro: Evandro Tiago Bender/SC
Assessora: Nívea Márcia Velho/SC

Pauta de Julgamento do STJD:

O G. E. Brasil - RS será julgado pelo STJD, nesta quinta-feira (15), às 13:30 horas.

PROCESSO N.º 089/2011 – RECURSO VOLUNTÁRIO
Recorrentes: Joinville Esporte Clube e Procuradoria da Quarta Comissão Disciplinar
Recorridos: Quarta Comissão Disciplinar e G.E. Brasil
Auditor Relator: Dr. CAIO CÉSAR ROCHA

Entenda a lide:

O atleta Cláudio, em 20/11/2010, foi expulso na partida entre ABC x Ituiutaba, jogo válido pelo Campeonato Brasileiro da Série C, quando atuava pela equipe mineira.

O atleta foi julgado no dia 14/12/2010, sendo apenado com um jogo de suspensão, cuja sanção seria cumprida assim que voltasse a disputar alguma competição organizada pela CBF.

Neste ano de 2011, o atleta se transferiu para outros clubes, porém no primeiro semestre/2011 não teve problema, pois nenhum dos clubes que jogou participou de competição de âmbito nacional.

Entretanto, neste segundo semestre/2011, o atleta Cláudio foi contratado pelo Brasil-RS, para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C, e atuou no jogo de estreia da equipe Xavante contra o Santo André no dia 17/07/2011, no Estádio Bruno Daniel, em Santo André, na Região do ABC paulista, quando o Brasil-RS venceu por 3x2 a equipe da casa.

O jogador estava impossibilitado de atuar nessa partida do Brasil -RS contra o Santo André, em face da necessidade de cumprir a pena de suspensão de 1(um) jogo imposta pela Justiça Desportiva (âmbito administrativo), em dezembro/2010.

O fato foi objeto de denúncias encaminhadas por Joinville e Santo André contra a equipe Xavante na Justiça Desportiva (esfera administrativa), com base no artigo 214 do CBJD (incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida).

A cominação legal para esse tipo de caso é a “perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida”, ou seja, três pontos. Além disso, o clube pode receber uma multa que varia de R$ 100 a R$ 100 mil.

No dia 29/07/2011, o Brasil/RS foi julgado e absolvido pela acusação de escalação irregular, mas a Procuradoria recorreu para o STJD (também de âmbito administrativo).

Agora, na 10ª rodada (próximo final de semana), o Xavante briga com o Santo André e Caxias contra o rebaixamento. A perda de 3 pontos poderá deixar o clube com 4 pontos, contra 7 do Santo André e 8 do Caxias.

Importante a definição pelo STJD desse caso nesta quinta-feira, pois, na hipótese de perda dos pontos pelo Brasil-RS, o Caxias estaria livre do descenso, e jogaria a partida em Chapecó já de "sangue doce", sem risco de rebaixamento, aumentando, porém, ainda mais,  a responsabilidade do Verdão de fazer o dever de casa, para concluir essa fase de classificação na primeira colocação do grupo, e assim ter a vantagem de trazer a decisão da vaga do acesso à Série B do Brasileiro à Arena Condá.

Avante Verdão!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

CHAPE ANUNCIA CONTRATAÇÃO DE MEIA-ARMADOR

No final da tarde de hoje, a diretoria do Verdão do Oeste anunciou a contratação do 1º reforço para a 2ª fase do Campeonato Brasileiro da Série C.

Trata-se do meia-armador Diogo Oliveira, 29 anos, que no primeiro semestre de 2010 disputou o Campeonato Catarinense pelo Brusque, e no segundo semestre, também do ano passado, disputou o Campeonato Brasileiro da Série C pelo Criciúma, sendo um dos responsáveis pela campanha vitoriosa do acesso  do Tigre à Série B do Brasileiro.

O jogador não teve um bom primeiro semestre de 2011, pois, parte do tempo, passou se recuperando de lesão sofrida ainda no final do ano passado na Série C, e quando voltou, no Catarinense 2011, não teve uma seqüência de jogos no Tigre.

Já no início deste segundo semestre/2011, em face do contexto do Tigre, "n" contratações de jogadores para a Série B, mudanças constantes de Treinador, o meia Diogo Oliveira, então, foi esquecido e perdeu espaço na equipe do Sul do Estado, sendo dispensado, recentemente, por excesso de opções do Tigre para a meia cancha.

Melhor para o Verdão do Oeste que passa a ter esse reforço para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C, rumo ao acesso.

Ao recém contratado, e à Chapecoense, desejamos boa sorte!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

SERIE C 2011 - CHAPE GARANTIU VAGA NA SEGUNDA FASE





Ontem, domingo (11/09/2011), em jogo válido pela 9ª rodada do Compeonato Brasileiro da Série C, primeira fase, a Chapecoense venceu o Santo André por 2x0, em pleno Estádio Bruno Daniel, em Santo André, na região do ABC paulista, garantindo, de vez, sua classificação para a segunda fase do certame.

Jogando firme na marcação, é verdade com algumas falhas do Everton Cezar (segurava muito a bola, individualista, inclusive perdeu diversas bolas armando contra-ataque para o time da casa) e do Marcos Alexandre (que  jogou na zaga e ainda está adquirindo ritmo de jogo), o Verdão do Oeste, com muita responsabilidade e inteligência, impôs o seu jogo, desde o início da partida.

Os gols da partida saíram no segundo tempo. Jean Carlos fez aos 7 e 42 minutos.

Registre-se: no primeiro gol, a jogada pelos flancos funcionou; participação no gol dos dois alas do Verdão. Sagaz, no campo de ataque, cruzou da direita para esquerda, encontrando o ala Aelson, que em dia inspirado, serviu Jean Carlos que completou para o gol. Verdão 1x0.

O segundo gol, também, de Jean Carlos, no finalzinho do jogo, recebendo bela assistência de Leandrão que acabara de entrar no jogo. Chape 2x0.

O jogo foi muito difícil para o Verdão.

O Santo André, embora em má fase, fez um jogo parelho, perdendo diversas oportunidades de gol, inclusive mandou uma bola no poste do goleiro Rodolpho, num petardo do camisa 10 Cristiano Brasília, no primeiro tempo, quando o jogo estava 0x0.

Na segunda etapa, o Ramalhão também criou diversas oportunidades de gol com o Cristiano Brasília e o atacante Henrique, mas a sorte estava com o Verdão; quando eles acertaram petardos no gol, Rodolpho defendeu tudo.

Os nomes do jogo:

Goleiro Rodolho com espetaculares defesas, tanto no primeiro, quanto no segundo tempo; deu segurança ao time e garantiu o placar.

No ataque, Jean Carlos que jogou o primeiro tempo muito fora da grande área (armando jogadas), mas na etapa final, mais presente na área, fez os gols que deram a vitória e a classificação do Verdão.

Agora, no fechamento da primeira fase, é preciso vencer o Caxias no próximo domingo para garantir a primeira colocação do grupo, e ter vantagem de fazer o jogo final da segunda fase em casa, na eventual necessidade de fazer o resultado para garantir o acesso.

Como dito, a tabela da segunda fase, para quem pretende subir para a Série B, é melhor para o primeiro colocado de cada grupo desta primeira fase.

Por isso, o Verdão deve lutar, no próximo domingo, para fazer o dever de casa contra a equipe do Caxias, e, com a vitória, garantir a primeira colocação do grupo.

Avante Chapecoense!


Veja outras fotos:

Torcida do Verdão na entrada do Estádio Bruno Daniel



Outra foto do Jogo:



Fotos: blog Web Organizadas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A ALA DIREITA DA CHAPECOENSE

Aqui, em terra tupininquim, o sistema de jogo tradicional é o 4-4-2, com dois volantes de contenção e dois meias, na meia cancha.

Entretanto, o torcedor da Chapecoense sabe que o treinador Ovelha é adepto, incondicional, do sistema de jogo 3-5-2, que utiliza 3 zagueiros plantados na defesa (um na sobra).

É um sistema de jogo que os treinadores, aqui no Brasil, recorrem, em regra, quando as coisas vão mal com suas equipes, quando estão em apuros, principalmente quando o jogo é na casa do adversário, então - para fortalecer o sistema defensivo - adotam o sistema com 3 zagueiros.

Daí a idéia de que o sistema 3-5-2 é defensivo.

Na verdade, trata-se de preconceito (visão distorcida).

O 3-5-2 pode ser tão ofensivo quanto o 4-4-2, pois o que determina a ofensividade da equipe no gramado, não é o esquema tático, mais sim a estratégia de jogo e as características dos jogadores. 

No caso da Chapecoense, desde 2009 o sistema tático 3-5-2, comandado pelo Ovelha e mais contando com jogadores com as características para esse sistema de jogo, vem dando certo e tem propiciado grandes conquistas, memoráveis conquistas.

Pois é.

O sistema tático 3-5-2 depende, demais, do trabalho dos alas.

A Chape sempre teve bons alas.

Mas, neste Campeonato Brasileiro da Série C, principalmente na ala direita, reside o grande problema da Chapecoense.

Medina, que veio da Avaí para repor a perda do Thoni, não vem correspondendo, está devendo, e com isso o Verdão sofre em campo, e o torcedor sofre ainda mais.

O Ovelha tem a fama de não dar oportunidade para novos talentos, o que é um atraso.

Neste momento, acredito que a solução para a ala direita está no próprio plantel da Chapecoense: Sagaz.

Sagaz, surgiu o ano passado de forma espetacular na equipe principal do Verdão, inclusive marcou dois gols (um na Copa do Brasil contra o Atlético Mineiro na Arena Condá, na sua estreia como profissional, atuando de ala direito, e outro gol, na mesma semana, contra o Brusque no returno do Campeonato Catarinense) e, na seqüência, sofreu lesão que o afastou dos gramados, por mais de 6 meses, mas desde o início do ano está treinando na equipe principal, esperado sua oportunidade para voltar a ser titular.

Professor Ovelha, será que não chegou a hora e a vez de Sagaz receber a oportunidade na ala direita?

Veja os gols de Sagaz
   
Chapecoense 1x0 Atlético Mineiro (Copa do Brasil 2010)


Brusque 2x2 Chapecoense (Campeonato Catarinense 2010)

domingo, 4 de setembro de 2011

JOGANDO DE SALTO ALTO, CHAPE É DERROTADA EM CASA

Atuando em seus domínios, na Arena Condá, neste domingo, pela 8ª rodada do Brasileiro da Série C, a Chapecoense decepcionou sua torcida, sendo derrotada pelo Joinville pelo placar de 2x0, perdendo uma invencibilidade de 23 jogos.

É triste.

A forma dessa derrota é preocupante...

Faltou um jogador líder durante o jogo, para cobrar empenho da equipe.

Os jogadores da Chapecoense caminharam em campo, de salto alto, e levaram ferro em plena Arena Condá.

Que coisa horrível!

O Joinville veio para amorcegar o jogo; só queria empatar...

Mas, a Chape - sem interesse na partida - entregou o jogo.

Vergonha!

Que falta de profissionalismo...

Verdão não jogou nada na primeira etapa, e, no segundo tempo, parou em campo.

Ovelha, mais que os jogadores no gramado, dormiu do lado de fora das 4 linhas.

Na volta do intervalo, era flagrante que o Ovelha não queria ganhar o jogo...fez substituições burocráticas, na segunda etapa, trocando 6 por meia dúzia; deveria ter sacado, já na volta do intervalo, um zagueiro para entrada de um meia, para colocar a equipe jogar no sistema 4-4-2, pois, desde o início do jogo, a equipe não tinha meia cancha, não tinha articulação, não tinha criatividade, e jogava só na base da ligação direta, facilitando tudo para a zaga do JEC.

Verdão não conseguia ganhar um rebote, perdia, sempre, a segunda bola.

As jogadas pelas alas não funcionaram. Fabinho e Medina nulos em campo.

Mas, veja o que fez o Ovelha, no retorno para a segunda etapa: tirou o improdutivo, ineficiente, Jean Carlos e colocou o Lucca que mostrou, mais uma vez, que não tem condições.

Quando se esperava, na seqüência, que o Ovelha tirasse um zagueiro, para colocação de um meia, ele tirou o meia Neném e colocou o Leandrão, recuando o Lucca para a função de meia.

Aí foi demais...foi para acabar de vez... O Joinville, não levou 5 minutos, abriu o placar.

Depois da porteira arrombada, o Ovelha tirou um zagueiro, no caso o Kleber Goiano, e colocou o meia Rafael Bittencourt, mas já era tarde, não tinha mais jeito, a equipe estava dominada, pregada em campo, irreconhecível, e levou o segundo gol.

Além do salto alto dos jogadores do Verdão, o Ovelha levou um nó tático do Arturzinho.

É... seu Ovelha, poderia passar sem essa...

Foi uma jornada para virar a página, e esquecer.

Acomodação!

A equipe venceu, na pura sorte, o Brasil-RS lá no Bento Freitas no último domingo, e já pensou que era insuperável, invencível, e deu no que deu!

A diretoria precisa agir e multar os jogadores e o técnico por falta de profissionalismo... pelo papelão que fizeram, hoje, na Arena Condá.

Aplicar multa de, pelo menos, 10% do salário.

Pelo que a Chapecoense jogou hoje..., amanhã o elenco não pode ter folga não!

O Ovelha e os jogadores precisam trabalhar...mostrar serviço, pois colocaram em risco a classificação para a segunda fase.

Agora, a obrigação é buscar os 3 pontos fora de casa, lá em Santo André, pois, quem joga para empatar, perde!

Acredito na classificação do Furacão do Oeste, pois a vantagem ainda é muito grande, mas fica a triste lição da jornada de hoje: com falta de humildade, soberba, e falta de profissionalismo não se chega a lugar algum.

Avante Verdão!

Veja os gols

Chapecoense 0x2 Joinville