segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CHAPE REASSUMIU A LIDERANÇA DE SEU GRUPO

Foto: Blogxavante
Atuando fora de seus domínios ontem (domingo), a Chapecoense venceu o Brasil-RS por 1x0, no Estádio Bento Freitas em Pelotas-RS, em jogo válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C.

O gol do Verdão foi marcado pelo atacante Neílson aos 45 minutos da primeira etapa.

O jogo foi muito fraco tecnicamente, principalmente no primeiro tempo.

Destaque para o sistema defensivo do Verdão que foi muito bem, anulando as investidas da equipe Xavante.

Registros:

Dema sofreu lesão no joelho na primeira etapa e foi substituído por Marcos Alexandre  que entrou e fez grande partida, retornando à equipe recuperado de cirurgia que se submeteu após o Campeonato Catarinense.

O ala direito Medina, outra vez, fez péssima partida, muito mal na marcação e no apoio ao ataque, e foi substituído, na segunda etapa, por Rodrigo Thiesen.

Rodolpho, novamente, foi decisivo para esse resultado no Bento Freitas, quando salvou o Verdão, aos 30 minutos da etapa final, num chute "queima roupa" do meia Athos, mandando o couro de vaca para escanteio.

O meia Athos está em grande forma e a diretoria do Verdão deveria pensar, seriamente, em contratá-lo, após a Série C, para o Catarinense 2012 e Copa do Brasil 2012.

Com esse resultado a Chapecoense reassumiu a liderança de seu grupo, somando agora 10 pontos em 5 jogos, e quebrando, ainda, um tabu que durava 16 anos sem vitória fora de casa na Série C. Em segundo lugar está o Joinville com 9 pontos, em 6 jogos, que perdeu em casa, ontem, para o SER Caxias por 2x4. O SER Caxias está em terceiro com 8 pontos, em 6 jogos; entrou na briga por uma das duas vagas para a próxima fase.

No próximo domingo, a Chapecoense enfrenta o JEC, em Chapecó, na Arena Condá.

Será um confronto muito difícil para o Verdão, pois o JEC vem muito mordido e, até desesperado, precisando somar pontos fora de casa, pois está com sua classificação ameaçada.  Então, todo cuidado será pouco.

Para garantir passagem para a próxima fase, o Verdão precisa fazer o dever de casa; só a vitória interessa.

Avante Verdão!

Veja o vídeo com os lances e gol do jogo

sábado, 27 de agosto de 2011

VERDÃO PRECISA QUEBRAR UM TABU NA SÉRIE C

No futebol, o fator casa é muito importante.

Quem joga em seus domínios, em regra, faz o dever casa.

Por isso, vencer fora, sempre, é um grande feito para qualquer equipe.

A Chapecoense, neste ano de 2011, faz sua 9ª (nona) temporada no Campeonato Brasileiro da Série C.

Disputou a Série C em: 1987, 1992, 1995, 1996, 1997, 1998, 2007 e 2010.

Neste ano, já disputou 4 jogos.

Nessas participações no Campeonato Brasileiro da Série C, a Chape disputou, até agora, ao todo, 64 jogos (32 em casa, e 32 fora).

Verdão venceu fora de seu reduto, apenas, 3 vezes, ou seja:

- Em 01/11/1987: Pinheiros 0x1 Chape
- Em 09/04/1992: Blumenau 0x2 Chapecoense
- Em 27/08/1995: Ypiranga -RS 1x3 Chapecoense

Constatação curiosa:

Hoje, exatamente, faz 16 anos da última vitória do Verdão fora de casa em Campeonatos Brasileiros da Série C, que foi contra o Ypiranga de Erechim, no dia 27/08/1995, no Grupo 30: Ypiranga 1x3 Chape.

Verdão precisa quebrar esse tabu, o mais rápido possível.

E a hora chegou de vencer fora de casa. 

Verdão precisa de resultado positivo, amanhã, no Bento Freitas, para tirar, de vez, o Brasil-RS da briga por uma das vagas para a próxima fase da Série C, e encaminhar sua classificação.

Taí, meus amigos, a dupla razão para o Verdão vencer o Brasil-RS, no Bento Freitas, amanhã: encaminhar a classificação e quebrar esse tabu.

Avante Verdão! 

terça-feira, 23 de agosto de 2011

RAMIREZ É O NOVO TÉCNICO DA EQUIPE XAVANTE

Treinador Sérgio Ramirez
A direção do Brasil-RS anunciou, hoje, a contratação do treinador Sérgio Ramirez que comandará a equipe Xavante na Série C, no lugar do técnico Beto Almeida que se desligou ontem do Clube, após receber proposta para trabalhar no exterior.

Na minha concepção, a diretoria do Brasil - RS contratou um bom treinador.

Infelizmente para nossa Chape que terá que suplantar, domingo no Bento Freitas, mais um obstáculo, o trabalho competente do Ramirez.

Não tem jeito, cada jogo do Verdão nesta Série C é uma guerra no bom sentido; é muito sofrimento, mas a luta pela vaga do acesso é assim mesmo.

Defendi a contratação do Ramirez o ano passado, quando o Ovelha havia sido demitido no Catarinense 2010.

Mas,  a diretoria, na época, foi buscar o Suca e, depois, apostou, de forma malograda, também, em Guilherme Macuglia.

E deu no que deu!

Só para lembrar, o técnico Ramirez no Catarinense de 2009, quando assumiu o Joinville no segundo turno do quadrangular final que classificou Avaí e Chapecoense para a grande decisão, fez um excelente trabalho, vencendo os três jogos contra Avaí, Chapecoense e Criciúma, porém não foi suficiente para chegar à final, pois o Verdão com o gol de Rômulo, em plena Ressacada, garantiu a vitória contra o Avaí e a vaga na final.

E no Catarinense 2010, o Ramirez levou o JEC à conquista do 1º Turno, e foi demitido, assumindo no seu lugar o Ovelha.

Logo, aumentou a dificuldade e a responsabilidade do Verdão nesse jogo contra o Xavante no Bento Freitas no próximo domingo, pois Ramirez é um técnico motivador e costuma extrair do seu grupo o possível e o impossível, principalmente no início de seu trabalho.

Espero que seu trabalho não surta efeito contra o Verdão.

Mas, de qualquer forma, o Ovelha que está em grande fase, certamente ciente disso tudo, comandará a Chape em busca da primeira vitória fora de casa nesta Série C. E assim será.

Avante Verdão!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

NA SEMANA DE JOGO DECISIVO CONTRA O VERDÃO, ADVERSÁRIO PERDE O TÉCNICO

Beto Almeida assume o Xavante. Crédito: Divulgação
No início da noite desta segunda-feira (22/08/2011), foi confirmada pelo Brasil -RS a saída do técnico Beto Almeida, que deixa o comando da equipe para treinar o Guarany do Paraguai. 

O Guarany portenho está em situação difícil. No último final de semana foi derrotado por 3x0, no certame nacional, pelo Libertad, e exigiu a apresentação do novo comandante já nesta quarta-feira.

Por outro lado, a equipe Xavante tem jogo decisivo contra o Verdão neste domingo, no Estádio Bento Freitas, pela 7ª rodada da Série C.

A troca de comando antes de jogo decisivo, na semana de jogo decisivo, é sempre um complicador; pode dar novo ânimo ao time ou, diversamente, fragilizar a equipe em campo. 

No Bento Freitas já se cogita que o novo treinador poderá ser Itamar Schulle, ex-Brusque.

Independentemente dessa situação do adversário, para a Chapecoense o jogo é decisivo, vale 6 pontos, confronto direto a uma das vagas do Grupo D. Por isso, a ordem no Verdão é somar pontos na tabela de classificação.

sábado, 20 de agosto de 2011

A DIRETORIA DO VERDÃO QUER O ACESSO?

O torcedor verde e branco, principalmente aquele mais informado e inteirado com o seu Clube do coração, vive um tanto angustiado e decepcionado, neste momento, com a diretoria do Verdão, pelo seguinte:

- o primeiro semestre de 2011 foi espetacular, porém o 2º semestre, até agora, está sendo sofrível e incerto em termos de conquista da vaga do acesso;

- no primeiro semestre 2011 o Verdão conquistou o seu 4º título estadual, pelo fato de ter contratado o treinador Ovelha e de ter montado uma equipe de qualidade;

- com os três jogos extras, em casa, no Catarinense 2011, o Verdão arrecadou mais de R$ 500 mil, porém essa grana parece que só fez mal, pois a diretoria, desde então, passou a pensar pequeno, e parece que quer matar a "galinha dos ovos de ouro".

A conquista do 4º título estadual, até agora, não implicou avanço algum; pelo contrário só trouxe efeitos adversos, pois a diretoria não soube capitalizar esse bom momento do primeiro semestre.

O plano de novos sócios não surtiu efeito, pois a diretoria enfraqueceu a equipe.

Isso é sinistro!

 O Clube perdeu seus principais jogadores e não houve reposição àltura das perdas. 

O Clube continua com os patrocínios nanicos (verdadeiras esmolas) e sem Centro de Treinamento - CT.

É visível, a olho nu, que o Verdão está parado! Não houve ganho qualitativo, nem quantitativo, com a conquista do 4º título estadual; pelo contrário, houve só enfraquecimento, em todos os sentidos.

O torcedor estava animado para a Série C, agora é obrigado a suportar uma equipe limitada (limitadíssima!) em campo.

Ora, no Catarinense o Verdão tinha uma equipe que jogava o fino da bola, com atletas de qualidade, e agora, na Série C, que é a principal competição do ano pois o acesso pode representar ganho de qualidade e calendário anual cheio, é obrigado a suportar e se contentar com uma equipe meia-boca...

No sofrimento, o Verdão segue vivo na Série C, mas tudo poderia ser diferente, muito mais fácil, sem correr tantos riscos desnecessários.

No jogo contra o Brasil-RS, na Arena Condá, integrantes da diretoria estavam decepcionados com o público presente no Estádio, pois achavam que o torcedor deveria estar em maior número...

Contra o Santo André, o público foi de 3.500 torcedores e contra o Brasil -RS foi de 4.303 torcedores.

Mas, eu pergunto, como o torcedor vai comparecer em maior número se a diretoria enfraqueceu o time para a Série C, não investiu, não não fez a reposição das perdas.

É muita irresponsabilidade da diretoria!

Olha, o Verdão, assim como no Catarinense, só terá lucro na Série C se passar para a segunda fase e disputar o título da Série C.

Mas, para isso eu pergunto: a diretoria investiu na formação da equipe para lucrar com Série C e buscar o acesso para a Série B do Brasileiro?

Claro que não!

Então, a situação é esse chove não molha; essa situação de total incerteza sobre o desempenho do Verdão no Brasileiro da Série C.

A Chape está disputando a Série C 2011 com um plantel desfigurado, remendado, enfraquecido, que depõe contra o moral de um Clube campeão.

Isso é falta de auto-valorização.

Como cobrar empatia, boa vontade, da mídea escrita, falada e televisada, com o Verdão, se a diretoria, até agora, não soube capitalizar o momento favorável que viveu a equipe no primeiro semestre.

Por conseguinte, a sonhada vaga na Série B do Brasileiro, com essa equipe remendada, está fortemente ameaçada, daí da angustia do torcedor que vê, sente, a dificuldade da equipe em campo para suplantar as equipes concorrentes.

Como torcedor fanático pelo Verdão, gostaria de não precisar escrever tudo isso, pois a diretoria tem todos os méritos na conquista do Catarinense 2011, porém não se pode tapar o sol com peneira em relação ao segundo semestre 2011, pois a diretoria está pensando pequeno em relação ao sonhado acesso à Série B do Brasileiro.

Sem investimento na formação de uma equipe forte (com jogadores qualificados), é uma contradição sem tamanho cobrar mais sócios e mais presença de público no Estádio.

Em face de tudo isso, a diretoria do Verdão fez virar pó todo o contexto favorável para o crescimento do Verdão.

Não dá para se conformar com isso!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ATUANDO MAL, CHAPECOENSE DERROTOU O BRASIL-RS

Foto: Paulo Gastal/ClicRBS
É preciso ser realista: a Chape, a cada jogo na Série C 2011, nesta primeira fase de Grupos, vem testando o coração do seu fanático torcedor.

Que alegria em relação aos triunfos, em relação aos resultados positivos obtidos! Mas, precisa ser tão sofrido?

A situação está ficando sofrida e muito perigosa.

Não dá para tapar o sol com peneira.

Sem rodeios, por qual razão o Verdão do Oeste está tendo tanta dificuldade para superar, em campo, os seus adversários?

Olha, a diretoria do Verdão vem fazendo "vistas grossas", vem adiando a solução do problema, o que reputo ser muita irresponsabilidade.

A Chape é um Clube Campeão Estadual; a equipe está desfigurada, não houve reposição das perdas em relação à equipe que foi Campeã do Estado; sua torcida não merece tanto sofrimento, mormente de uma equipe que tem propósito de subir já, neste ano, para a Série B do Brasileiro.

Até agora, exceto aquela partida contra o Joinville (a equipe perdeu jogando bem), o Verdão, nas demais partidas que disputou, jogou mal, mas com base em lances de sorte (milagres?!!!!), nesses jogos, conseguiu pontuar na tabela de classificação e até vencer os jogos em casa contra os adversários como Santo André e Brasil - RS.

Em todos os jogos, tanto em casa, como fora de Chapecó, jogando bem ou mal, observou-se, até agora, o imenso sofrimento e desgaste da equipe para conseguir fazer os resultados nesta Série C.

Na verdade, o Verdão para resolver os jogos vem dependendo do imponderável, ou seja, da sorte.

Ontem, o Brasil -RS perdeu um caminhão de gols, na Arena Condá.

Até quando vamos ter que contar só com a sorte, com lances milagrosos, para continuarmos vivos na competição?

Até quando a diretoria vai esperar para reforçar a equipe, contratar os jogadores que a equipe precisa?

Será que a diretoria vai esperar o Verdão perder o jogo lá no Bento Freitas ou perder pontos em casa, para só depois acordar?

O esquema 3-5-2 do Ovelha está capenga.

As jogadas pelas alas não estão funcionando, não estão surtindo efeito.

A meia cancha, também, pela falta de um meia-atacante de qualidade, não tem articulação, não tem criatividade, não tem arranque, não tem explosão, não prende a bola, não deixa a defesa respirar e se recompor, fatos que vêm fragilizando, e muito, o Verdão em campo.

A defesa está sobrecarregada, e batendo cabeça nos jogos, pois os outros setores da equipe estão deficientes, não estão rendendo.

A equipe, com esses jogadores atuais, até pode passar na sorte para a próxima fase, porém sem reforços de qualidade, para as alas, meia cancha e ataque, dificilmente vamos ser páreo na próxima fase para Brasiliense, Ipatinga e Joinville.

A meta  do Verdão de subir para a série B do Brasileiro, com essa equipe, sem reforços, é evidente que é um devaneio, uma utopia.

Portanto, pelo sofrimento da Chape em campo nesses primeiros 4 jogos da Série C 2011, conseguindo os resultados mais por sorte do que por competência,  é muito preocupante essa situação, pois revela, de forma flagrante, a fragilidade, as deficiências e as carências da equipe do Verdão.

Só a diretoria não vê isso!

Acorda diretoria, contratações já!

Veja os lances e gols da partida:





Ouça a análise precisa do jogo Chapecoense 3x1 Brasil -RS pelo Comentarista Eduardo Pereira da Rádio Pelotense.

domingo, 7 de agosto de 2011

RESULTADOS DA RODADA AFASTARAM A CHAPE DA ZONA DE CLASSIFICAÇÃO

Neste domingo (07/08/2011), 4ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, Chave D, primeira fase, a Chapecoense não jogou, pois cumpriu folga programada na grade de jogos.

Os resultados desta rodada, infelizmente, não ajudaram o Verdão.

No Estádio Bento Freitas: Brasil-RS 2x0 SER Caxias, com gols dos meio-campistas Athos e Juba.

No Estádio Arena Joinville: JEC 2X0 Santo André/SP, com gols do atacante Ronaldo Capixaba e do meio-campista Ramon.

A Chapecoense, além de perder a liderança, despencou na tabela, neste momento está fora da zona de classificação:

1º Brasil-RS .................. 07 pontos;
2º Joinville..................... 07 pontos;
3º Chapecoense ...............04 pontos;
4º Santo André/SP............03 pontos;
5º SER Caxias .................01 ponto.

Agora, para voltar à zona de classificação, a Chapecoense precisa fazer o dever de casa na próxima rodada dia 14/08/2011 (dia dos pais), quando enfrenta o Brasil-RS na Arena Condá. Para o Verdão do Oeste, só a vitória interessa nesse jogo.

Pois é.

O jogo vai ser pedreira. A equipe Xavante é líder da Chave D, está invicta, tem meio campo consistente e atacantes velozes; porém tem uma zaga instável. 

Verdão, na pressão, vai precisar do apoio de seu torcedor para fazer o resultado. 

Boa sorte Verdão!

Veja os gols do Grupo D - 4ª Rodada:




Torcida recepciona a equipe xavante na chegada ao Estádio:


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

DEPOIS DO CATARINENSE 2011, O NÍVEL DAS CONTRATAÇÕES DA CHAPE

Verdão montou uma equipe competitiva, forte, para o Catarinense 2011, aproveitando jogadores renegados por outras equipes.

Deu certo.

Verdão Campeão Catarinense 2011.

Porém, após o certame regional, o departamento de futebol, até agora, na tentativa de reposição das perdas, não tem acertado, só tem batido cabeça.

1) Zagueiro: Amaral Rosa (conseguiu se firmar)

2) Ala direita: Medina (não conseguiu se firmar);

3) Ala esquerda: Fabinho (reserva);

4) Primeiro volante: Rodrigo Thiesen (não conseguiu se firmar)

5) Segundo volante: Diego Felipe (não conseguiu se firmar)

6) Meia-atacante: Lucca (não conseguiu se firmar)

7) Atacante: Jean Carlos (não conseguiu se firmar)

Verdão precisa contratar: um atacante "matador" e um meia-atacante

Hoje, foi anunciado o meia-atacante: Leozinho (ex-São Caetano/SP e ex-Icasa).


Espero que o departamento futebol volte a acertar, e que essa contratação dê certo.

Na verdade, depois do Catarinense, o departamento de futebol do Verdão está irreconhecível!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Cadê o atacante goleador, oportunista, "matador"?

terça-feira, 2 de agosto de 2011

MEIA EX-CHAPECOENSE VAI JOGAR DIVISÃO ESPECIAL

Chape 3x0 Juventus de Jaraguá do Sul, com 3 gols de Éder no Estádio Índio Condá, no Catarinense 2008. Jogador comemora, mostrando 3 gols, no embarque para o segundo jogo contra o Bugre Campineiro pela Copa do Brasil em 2008

O Guarani de Palhoça contratou o meia-armador Éder Richartz, 30 anos, que jogou pela Chapecoense em 2008, no Catarinense e na Copa do Brasil (primeiro semestre), e, no segundo semestre, na Copinha Santa Catarina.

O Jogador estava jogando no exterior desde 2009 e foi repatriado pelo bugre catarinense, onde já jogou em 2003.

A condição de jogo do Éder  foi publicada, hoje, 02/08, no BID-E da CBF.

Veja os Clubes pelos quais o jogador já atuou:

2000-2003 - Avaí
2003 - Guarani -SC
2003 - Metropolitano
2003 - Francisco Beltrão
2004 - Coritiba
2004/2006 - Naval
2007 - ABC
2008 - Chapecoense
2008 - Noroeste
2008 - Chapecoense
2009 - Confiança
2009/2011 - Free State Stars/África do Sul

Pois é.

Nessa carência de meia-armador, será que o Éder não seria solução para a Chape?

Em 2008, ele teve boa passagem pelo Verdão do Oeste.

A diretoria deve estar sabendo o que está fazendo.

Então, se recusou esse, deve ter melhor solução, não é?

Estamos aguardando os reforços!