sábado, 3 de dezembro de 2011

PROJETO BUGRINHOS DA CHAPE NOS MUNICÍPIOS DO OESTE. SIM, É POSSÍVEL!

É necessário pensar a Chape não só para o presente (agora), mas também para o amanhã (futuro) logo ali.

Duas iniciativas, recentes, da direção da Chape vislumbram um futuro melhor do Clube e merecem aplausos:

1) Contrato de comodato do terreno do Complexo Água Amarela: a direção do Verdão conseguiu, junto à família Baldissera, a obtenção desse terreno por 20 anos, por empréstimo, para construção do Centro de Treinamento do Verdão. O contrato estipula renovação desse prazo e, ainda, dá preferência na aquisição.

2) Escolinha de futebol da Chape (lançamento):

a) período de inscrição até 05/12/2011 para crianças e adolescentes (de 8 a 15 anos);
b) valor da mensalidade R$ 50,00 (inscrição R$ 50,00, e ganha camisa, calção e par de meias);
c) aulas já iniciaram dia 01/12/2011;
d) até ontem (sexta-feira), havia 250 inscrições;
e) local de treinamento: Sede Amigos da Bola - Bairro Líder (campo de gramado sintético);
f) local de inscrição - Sede do Clube (Arena Condá) - fone: 9109-7431;
g) Professores da categoria de base do Clube: Julio Cesar e o Giovani Rigotti;
h) turmas previstas: inicialmente 5 (20 atletas cada), mas pode chegar a 10 turmas.
i) Duração das aulas: 1 hora e meia, e três dias por semana.

Ganho de qualidade

Sem dúvida, a construção do CT será uma medida estruturante do Clube.

A Chape necessita ser um clube, e não só um time.

A Escolinha de Futebol vai, também, envolver, trazer e aproximar o Clube à comunidade e vice-versa.

Mas, entendo que pode ser feito mais que isso!

Projeto Bugrinhos da Chape

Estou falando do Projeto Bugrinhos nos Municípios do Oeste.

(No Criciúma denomina-se "Projeto Tigrinhos no Município - Aqui Começa um Sonho" está em andamento, execução, e destina-se para crianças de 7 a 14 anos de famílias carentes, categorias sub 14, sub 12, sub 10. Projeto é bom, factível, fácil, então temos que copiar essa ideia e por em prática aqui no Verdão).

Como funcionaria?

O projeto “Bugrinhos da Chape nos Municípios do Oeste” é para crianças de 7 a 14 anos de famílias pobres (carentes); seria uma parceria, envolvendo:

a) Associação Chapecoense de Futebol - ACF;

b) uma Universidade conveniada com a Chape (com sede em Chapecó); e,

c) Prefeitura (s) da região oeste do Estado. 

A Prefeitura, de cada município, faria adesão ao Projeto, por Convênio junto à Chape.

O nº de crianças beneficiadas, em cada Município, seria definido no Convênio, levando-se em conta as condições de cada Prefeitura (categorias sub 8, sub 10, sub 12 e sub 14).

Entre os objetivos do Projeto estaria, além de dar cidadania às crianças carentes, a formação de novos talentos com oportunidade que poderia chegar a um espaço dentro da Associação Chapecoense de  Futebol (recrutar talentos para as categorias de base do Clube e envolver toda a comunidade do oeste em torno da Chape). Isso é marketing!

A Chapecoense disponibilizaria materiais esportivos com sua marca. As Prefeituras municipais iriam custear os professores (e estagiários) e a infraestrutura (campo de futebol para treinamento, assistência médica, odontológica e orientação educacional). Caberia à Universidade capacitar os profissionais e coordenar os núcleos. Ainda, elaborar um banco de dados amplo, registrando todo o histórico dos participantes.

A instituição de ensino conveniada teria muito a ganhar ao entrar nessa parceria, pois seria importante fonte, campo de estágio, aprofundamento e pesquisa para os acadêmicos da área da saúde, do esporte e da Educação Física. E tudo isso contribuíria com a Chapecoense, que é a identidade da nossa região.

Está aí... lançada a ideia.

Avante Verdão!

Para melhor compreensão do Projeto, Veja o resumo do Projeto do Tigre coordenado pela Universidade conveniada: Escolinhas nos Municípios. Inclusão Social - Adesões - Nº de Crianças beneficiadas em 2011.

Obs: Todo ano seriam realizadas as Olimpíadas dos Bugrinhos da Chape, pois são mais de 60 municípios no oeste do Estado (se a maioria das Prefeituras firmar Convênio vai ser super Olimpíada todo ano, com várias chaves, até chegar ao município campeão).

6 comentários:

  1. Saber q o JEC é campeão brasileiro da Série C, num ano q Chape conseguiu o título estadual, é dor demais, dói. Aí q a gente vê a incompetência da direção da Chape no 2º semestre 2011. E o q será 2012, c/ essa diretoria pensando pequeno, rasteiro, baixo, coitadismo.

    ResponderExcluir
  2. Nelson, excelente sua iniciativa de apontar alternativas p/ a Chape ocupar, cada vez mais, espaço no Oeste. Mas, a diretoria é lenta, medrosa, inocente, amadora, para pensar o clube nesse nível q vc propõe. Gostaria q fosse implentado esse Projeto Bugrinhos em 2012. Verdão passaria a ser referência nacional e mundial na formação de talentos, sem contar q seria uma potência no futebol, rumo à Série A. Quero q cheque logo esse dia!

    ResponderExcluir
  3. Amigo, esse Projeto (se bem gerenciado), se levado para frente, pode transformar o Verdão em poucos anos, e passar a ser o maior clube do Sul do Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Meu, o departamento de marketing da Chape deve analisar a sugestão do Nelson, e ver da possibilidade de implementar esse Projeto q/ é espetacular. Marketing faça alguma coisa de útil. Se vcs não tem criatividade, o projeto já está pensado, é só formalizar, estruturar e implementar.

    ResponderExcluir
  5. Verdão se apresenta às 16 horas, desta sugunda-feira (05/12), e pode ter novidade. Atacante João Paulo que disputou a Copa Paulista 2011 (copinha)pelo Linense pode pode anunciado. O jogador marcou 15 gols em 10 jogos.

    ResponderExcluir
  6. O pessimismo e o "achismo" de muitos chega a ser doloroso... conseguir o que a Chape tem conseguido,,,com a receita que a Chape tem beira o milagre e vem gente falar que a diretoria é imcompetente,,,tem muito o que crescer sim,,,mas tira leite de pedra na maioria das vezes. Nelson esta idéia é ótima, espero que chegue até a diretoria da Chape e seja implementada.

    ResponderExcluir