terça-feira, 13 de dezembro de 2011

COPA DO BRASIL 2012: CHAPECOENSE ESTREIA FORA DE CASA

A  Chape concluiu sua participação na Série C  2011 em 5º lugar, fato que lhe rendeu 16 pontos no Ranking Nacional de Clubes (RNC), fechando o ano na posição 105ª, com 95 pontos.

Vale dizer: o Verdão progrediu 5 posições em 2011. Vide RNC 2012 divulgado pela CBF.

A CBF divulgou, também, os confrontos da 1ª fase da Copa do Brasil. 

Participam do certame 64 clubes.

O Verdão do Oeste (105), campeão catariense, vai enfrentar - na 1ª fase da Copa do Brasil 2012 - a equipe do São Mateus -ES (276), campeão capixaba. Na teoria, a equipe adversária é, tecnicamente, menos qualificada.

Ainda, em face de melhor posição no RNC, o Verdão do Oeste estreia fora de casa, podendo eliminar o jogo de volta, se vencer o adversário por diferença de 2 gols.

Veja os confrontos da 1ª fase da Copa do Brasil 2012 e emparcelamento das chaves.

Curiosidade:

O Figueirense (33º no RNC, com 655 pontos) ficou fora da Copa do Brasil 2012 por  apenas 1 (um) ponto, perdeu a vaga para o América -MG (32º no RNC, com 656 pontos, e 10º convidado pela CBF).

Veja as 10 equipes convidadas pela CBF.

Agora, está explicada a razão pela qual o América-MG, mesmo na rabeira do Campeonato Brasileiro da Série A, de repente, nas últimas rodadas, resolveu jogar e venceu o Corinthians, Fluminense e Botafogo (três equipes que estavam na ponta de cima da tabela de classificação). Ao deixar a lanterna da competição para o Avaí, o América-MG ganhou uma posição na tabela de classificação e, com isso, - é verdade -, não evitou a queda para a Série B, mas ganhou a vaga na Copa do Brasil 2012, pois somou 42 pontos no RNC, e se tivesse ficado na lanterna teria somado apenas 41 pontos.

Esse pontinho colocou o coelho mineiro na Copa do Brasil 2012.

Fazendo as contas: aquele pênalti, que o Aloísio perdeu no jogo Flamengo 0x0 Figueirense no Engenhão, custou ao Figueirense a vaga na Copa do Brasil 2012, pois o alvinegro do Estreito deixou de somar 2 pontos naquele duelo, terminando o Brasileirão em 7º  lugar (somou 54 pontos no RNC), quando poderia ter chegado em 6º, à frente do São Paulo.

O outro representante Catarinense na Copa do Brasil 2012 é o Criciúma (30º no RNC) que enfrenta, na 1ª fase, a equipe do Madureira -RJ (160º no RNC), equipe da Série C. O mando de campo do 1º jogo será do tricolor suburbano do Rio de Janeiro. O Criciúma, também, se vencer o 1º confronto por diferença de 2 gols, elimina o jogo de volta.

Por fim, na minha concepção, a Copa do Brasil 2012 está muito favorável para o Verdão do Oeste, se a diretoria montar uma equipe competitiva, dá para avançar além da 2ª fase.  Depois dessa publicação da tabela da Copa do Brasil, com certeza, a diretoria já deve ter feito os cálculos e percebeu que pode investir sem medo,  e contratar os jogadores para fazer a diferença, pois o retorno financeiro é compensador!

Avante Verdão!

Obs: em 2013, os clubes das Séries A e B terão vaga garantida na Copa do Brasil. Por isso, o Verdão terá conseguir a vaga na Copa do Brasil 2013 pelo Campeonato Catarinense 2012 ou pelo acesso, em 2012, para a Série B do Brasileiro.

2 comentários:

  1. Nelson, bem feito para o Figueirense, tiraram o Aloísio do Verdão, perderam a vaga na Copa do Brasil. Bem feito, também, para o Avaí, tiraram do índio o meia Cleverson, foram rebaixados! Se a maldição continuar, pelo fato do Avaí ter tirado o Aelson do Verdão, o Avaí vai descer para a Série C, ou vai ficar na fila, sem título no Catarinense, mais um ano!

    ResponderExcluir
  2. Cara, essa boa. Se for feita a análise por esse lado da retribução - castigo - pelo mal q/ fez para a Chapecoense, o Avaí está frito em 2012, pois, além do Aelson, estão lá o Ovelha e o Neílson. KKKKKKKK

    ResponderExcluir