sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

PRÉ-TEMPORADA 2011. COMO FOI O SEGUNDO AMISTOSO DA CHAPE?

A Chapecoense segue sua preparação para o Catarinense 2011.

Ontem, quinta-feira, 30, o Verdão do Oeste fez seu segundo amistoso na pré-temporada 2011; jogou em Ijui - RS, no Estádio 19 de outubro, às 20:00 h.  

Resultado do jogo: São Luiz 1x0 Chape.

No primeiro tempo, até os 30 minutos iniciais, a Chape teve um bom volume de jogo. A equipe estava bem postada em campo, no sistema de jogo 3-5-2, com os alas aparecendo no ataque.  Inclusive, Thoni, numa bela jogada com Aloísio, perdeu grande oportunidade de gol. O ala direito recebeu e bateu cruzado. A bola bateu no poste direito do goleiro Altieri.

Mas, nos 15 minutos finais do primeiro tempo, o São Luiz - que estreou camisa cor preta - acordou  e cresceu no jogo.

Aos 35 minutos Daril fez grande jogada individual, passando por três defensores da Chape e bateu para a defesa de Nivaldo.

Aos 38 minutos Nícolas se livrou de dois defensores da Chape e finalizou. Nivaldo salvou, mais uma vez.

Finalmente, aos 39 minutos, o meia Jean Paulo pela esquerda serviu Leandro Rodrigues que, no fundo de campo, rolou para Nícolas que só teve o trabalho de empurrar para as redes. São Luiz 1x0.

Na verdade, a Chape tinha mais posse de bola, mas era um domínio estéril, sem objetividade, sem contundência no ataque.

Na segunda etapa a Chape não produziu nada. O jogo foi muito truncado. 

O técnico Mauro Ovelha fez diversas alterações em sua equipe, inclusive no sistema de jogo de 3-5-2 para 4-4-2, porém nada deu certo.

O São Luiz perdeu diversas oportunidades para ampliar o marcador na etapa final.

O jogo foi sofrível, pobre tecnicamente.

Ficha técnica:

São Luiz: Altieri, Danilo (Fernando), Bronzatti, André Luiz e Neguetti; Daril, Baiano, Adílson (Fábio Pinho) e Jean Paulo; Nicolas e Leandro Rodrigues (Alexandre). Técnico: Beto Campos

Chapecoense: Nivaldo, Kléber Goiano, De Lazzari (Neném) e Marcos Alexandre; Thoni, Carlos Eduardo (Marcelo Ramos), Émerson Cris (Marcelo Guerreiro/Silvio Bido), Cléverson (Rafael Bitencourt) e Xaro(Aelson/Badé); Aloisio (Valdanês) e Leandro (Rogério). Técnico: Mauro Ovelha.

Como se trata da última matéria deste ano, desejo a todos os internautas, que acessam este blog, FELIZ ANO NOVO!

sábado, 25 de dezembro de 2010

PRÉ-TEMPORADA 2011 DA CHAPE. COMO FOI O PRIMEIRO AMISTOSO?


Foto: Sirli Freitas
Na última quinta-feira, 23, à noite, aconteceu o primeiro amistoso da Chape, pré-temporada 2011.

A Chape mandou seu jogo amistoso, contra o São Luiz de Ijuí - RS, no Estádio Municipal de Coronel Freitas, cidade próxima a Chapecó.

A Arena Condá está interditada, em face de obras e do trabalho de recuperação do gramado.

O confronto terminou empatado: Chape 1x1 São Luiz.

A peleja foi assistida por um bom público, em torno de mil pessoas.

Mauro Ovelha mandou a campo a equipe do Verdão, no sistema de jogo 3-5-2, que utiliza três zagueiros.

O meia Cléverson foi um dos destaques até ser substituído obrigatoriamente, ainda no primeiro tempo, por ter tomado dois cartões amarelos. Neném entrou em seu lugar.

Na primeira etapa a Chapecoense foi melhor e abriu vantagem de 1x0 num gol contra de Jean Paulo, enquanto Cléverson esteve em campo.

No segundo tempo o técnico Mauro Ovelha trocou todo o time e a equipe caiu de produção. Nícolas empatou para o Rubro, após cobrança de falta de Jean Paulo.

Formação da Chapecoense:  Nivaldo (Juliano); De Lazzari (Groli), Kleber Goiano (Marcelo Ramos) e Marcos Alexandre (Silvio Bido); Thoni (Marcelo Guerreiro), Carlos Eduardo (Douglas), Emerson Cris (Rafael Bittencourt), Cléverson (Neném) e Xaro (Aelson); Aloísio (Valdanes) e Leandro (Rogério). Técnico: Mauro Ovelha.

Conclusões:

1 - Todo mundo esperava mais da Chape, já nesse primeiro amistoso. Ficou no ar a sensação que poderia ter sido diferente, que poderia  ser melhor;

2 - Mauro Ovelha continua o mesmo; mandou a campo uma formação inicial que não é a ideal. No início dos trabalhos, o técnico sempre começa apostando errado; 

3 - Mauro Ovelha aposta sempre em jogador "botinudo", na força física do atleta, na imposição física, na forte marcação, em detrimento dos jogadores leves e habilidosos;

4 - Na verdade, Mauro Ovelha tem dificuldade para trabalhar no sistema de jogo 4-4-2, que exige dois meias diferenciados, pois a tônica dele (treinador) é forte marcação, sem criatividade. Então segue no seu "feijão com arroz" no sistema de jogo 3-5-2, apostando em jogador "botinudo" que possa cumprir a função de forte marcação dentro de uma rigidez tática. Primeiro pensamento é não tomar gol, e se houver uma brecha, um pouco de sorte, fazer um golzinho para ganhar o jogo. Assim é o pensamento do técnico;

5 - Mas, os jogos amistosos da pré-temporada valem, justamente, para desfazer os equívocos iniciais do treinador, e  mostrar outras opções, em termos técnicos e táticos;  

6 - Cléverson e Valdanes precisam jogar juntos. O time titular da Chapecoense deve ser esses dois e mais nove;

7 - Chape precisa contratar, ainda, 4 atletas titulares: um meia diferenciado (Nénem e Rafael Bittencourt são para compor o grupo, são reservas, e olha lá!), um volante qualificado, um zagueiro para dar estabilidade na zaga, e um ala pela direita pois Thoni já não é o mesmo de 2009;

8 - No sistema de jogo 3-5-2, por utilizar apenas um meia criativo ou de articulação, o jogo é feio de assistir, pois a bola chega - no ataque - na base da ligação direta. Por isso, Verdão perde - quase sempre - a segunda bola;

9 - Apesar das dificuldades do Verdão, 2011 promete, pode ser o ano!

Verdão joga no próximo dia 30 em Ijuí, jogo de volta, no Estádio 19 de Outubro.

Avante Verdão!

Feliz Natal!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CHAPE NEGOCIA RETORNO DO ATACANTE NEÍLSON

Emprestado pelo Cianorte Futebol Clube, o atacante Neílson jogou a Copa Santa Catarina e o Campeonato Brasileiro da Série C 2010 pela CHAPECOENSE, marcando 7 gols (5 na Copinha, e 2 na Série C).

Com o fim do empréstimo, Neílson retornou para o Leão do Vale do Ivaí, denominação pela qual também é conhecido o Cianorte.

Sem dúvida, trata-se de um bom centroavante, com grande presença ofensiva.

Como no futebol  tudo é muito dinâmico, surge a notícia que a Chape negocia o retorno de Neílson.

Há previsão de que o jogador se apresente na Chapecoense na próxima segunda-feira.

A negociação, que está em andamento, teria sido confirmada por Izair Gambatto, coladorador da Chapecoense, a jornalista da imprensa local.

Verdão se reforçando. Boa notícia!

Em relação aos jogadores que haviam sido desligados do grupo, entendo que foi acertada a reintegração.

Porém, continua a novela em relação ao Fabrício, que embora reintegrado, não compareceu e estaria negociando sua transferência para outro Clube de Santa Catarina.

Penso que o Fabrício, que é um bom volante, deveria se apresentar ao Verdão. Essa seria a melhor decisão para sua carreira, pois tem a confiança do treinador Ovelha.

Além disso,  Fabrício deve estar ciente que o Verdão está montando uma equipe forte, e vai lutar pelas primeiras posições no Catarinense 2011.

Logo, permanecendo no Verdão, a carreira do Fabrício poderia dar uma guinada para melhor, rumo à recuperação e valorização.

Espero que ele tenha essa consciência!

domingo, 19 de dezembro de 2010

SISTEMA DE JOGO DA CHAPECOENSE

Pelos relatos dos treinamentos, o técnico Ovelha está definindo um sistema de jogo para a Chapeceonse.

Por sistema de jogo, entende-se a distribuição dos jogadores em campo, no sentido de preencher todos os espaços; reflete a disposição dos jogadores nos setores de defesa, meio campo e ataque. Os sistemas de jogos mais conhecidos são: 4-4-2,  4-3-3,  3-5-2,  3-6-1,  4-5-1 e outros mais.

Na verdade, o sistema de jogo é implantado de acordo com a tática e a estratégia que o treinador vai usar para a partida.

O sistema de jogo, em regra, é estático, mas pode variar durante o jogo, por exemplo, de 3-5-2 para 4-4-2 e vice-versa.

Por tática de jogo, entende-se a ação de ataque e defesa, sendo dividida em individual ou coletiva; é dinâmica, pois é executada com a bola em movimento, com a função de surpreender ou frear as ações do adversário.

Na estratégia de jogo determina-se o posicionamento e a movimentação que os jogadores terão durante o jogo, tanto individual como coletivamente. É a maneira que a equipe se comporta durante a partida, no sentido de realizar tudo aquilo que foi planejado durante os treinamentos, inclusive no sentido de neutralizar as jogadas perigosas do adversário.

Como explicar duas equipes que jogam no mesmo sistema de jogo, sendo uma mais ofensiva e outra mais defensiva? A diferença está na movimentação dos jogadores em campo, na tática de  jogo e na estratégia de jogo.

Na última sexta-feira, dia 17, à tarde, o técnico Ovelha realizou coletivo. 

Formação base: Nivaldo, Kleber Goiano, De Lazzari e Marcos Alexandre; Thoni, Carlos Eduardo, Emerson Cris, Cleberson e Aelson; Aloísio e Rogério.

Constatou-se que o sistema de jogo variava do sistema 3-5-2 para 4-4-2 e vice-versa.

Na verdade, o Ovelha está exigindo múltipas funções do Marcos Alexandre, o qual tem boa saída de bola da defesa para o meio campo. Por isso, quando o time da Chape é atacado, Marcos Alexandre funciona como terceiro zagueiro. E, quando a Chape tem a bola dominada na zaga, Marcos Alexandre funciona como volante, dando saída rápida do jogo  da defesa para o meio de campo, e apoiando o ataque.

Para conferir se o sistema de jogo, tática de jogo  e estratégia de jogo do Verdão vão funcionar, tem na quinta-feira amistoso contra o São Luíz de Ijuí, em  Coronel Freitas.

Avante Verdão!

sábado, 18 de dezembro de 2010

MELHOR SOLUÇÃO: SUBSTITUIR A DEMISSÃO POR PENA PECUNIÁRIA

Fiquei surpreso, quando veio à tona a demissão do Fabrício e do Marcelo Ramos.

Pensei, comigo mesmo, como esses jogadores podem ser tão irresponsáveis.

Com certeza, eles têm conhecimento, muito bem, do grave problema que a Chape viveu no primeiro semestre deste ano, em face de um grupo de jogadores festeiros que desuniu a equipe dentro e fora de campo.

O dia-a-dia da Chape, no primeiro semestre deste ano, foi um fiasco completo.

Essa situação nunca mais!

Chega de omissão, chega de conivência!

Já na apresentação da equipe no final de novembro deste ano, a Diretoria alertou os atletas que, doravante, quem se exceder, doa a quem doer, será exemplarmente punido, inclusive com pena de demissão.

Pois é.

Sequer passaram 3 semanas do início dos trabalhos, e esses dois atletas cometeram excessos, ou seja, "falta grave", passível de demissão, e foram demitidos.

João Carlos Maringa, que no seu tempo de atleta jogou muito futebol, está correto na aplicação da pena de demissão para esses infratores.

É isso mesmo!

Chega de relevar, chega da Diretoria passar a mão na cabeça de atleta irresponsável.

Mas depois da demissão, como sempre, surgem aqueles que questionam se a pena não seria dura demais... e, ademais, defendem que a medida mais correta seria aplicar tão-somente pena pecuniária no seu limite máximo permitido, e manter o vínculo contratual com os atletas, pois eles merecem uma segunda chance, em face do potencial do futebol de ambos.

Todos conhecem o seguinte ditado popular: "cachorro mordido por cobra tem medo até de linguiça".

A Diretoria da Chape, com acerto, para espancar qualquer conivência, já no primeiro flagrante de falta grave, demitiu dois, de uma vez só.

Como visto, a Diretoria não está aí para brincadeira.

Claro, não se pode olvidar que quem tem comando, tem também poder discricionário, para sopesar qual a melhor solução tomar, em face dos interesses do Clube.

No caso, sabe-se que o volante Fabrício está voltando a jogar, depois de importante cirurgia, em face de grave lesão que o  deixou inativo por muito tempo. Será que voltará a jogar o mesmo futebol de antes da cirurgia? Ao meu ver, foi uma contratação de risco!

Marcelo Ramos, é zagueiro lento, tem dificuldade para conduzir a bola, para sair jogando da zaga para o meio de campo.

De qualquer forma, a Diretoria que vive o dia-a-dia dos treinamentos desses atletas, deve ponderar se eles podem ser utéis, ou não, para o Verdão.

Se não fazem a diferença,  deve ser mantida a demissão.

Entretanto, se eles podem fazer a diferença, então,  mesmo reconhecendo a  gravidade da infração cometida pelos jogadores, mesmo reconhecendo acerto na decisão do Maringá, penso que se deva, sim, dar uma segunda chance aos atletas, substituindo a pena de demissão, por pena pecuniária (pena de multa), na ordem de 15 a 30% dos vencimentos, no mês da prática da infração. Vale dizer: aplicar a pena de multa no seu limite máximo permitido pela legislação de regência.

Nesse caso, é assim que penso.

Avante Verdão!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

DEFINIDOS OS CLUBES INTEGRANTES DA SÉRIE C 2011

Ontem,  quarta-feira, 15, cumprindo determinação do STJD a Diretoria de Competições da CBF publicou o ofício DCO/GER - 537/10, onde consta a substituição do América FC, do Estado do Amazonas,  pelo Joinville EC, Santa Catarina.

Por conseguinte, os 20 Clubes que disputarão o Campeonato Brasileiro da Série C 2011 são os seguintes:

1 - Chapecoense/SC
2 - Araguaína/TO
3 - Guarany/CE
4 - Madureira/RJ
5 - Joinville/SC
6- Marília/SP
7 - Caxias/RS
8 - Brasil/RS
9 - América/RN
10 - Brasiliense/DF
11 - Ipatinga/MG
12 - Santo André/SP
13 -Macaé/RJ
14 -Luverdense/MT
15 - Paysandu/PA
16 - Águia/PA
17 - Fortaleza/CE
18 - Rio Branco/AC
19 - CRB/AL
20 - Campinense/PB

Ontem, quarta-feira, 15,  a CBF publicou, ainda, a tabela da Copa do Brasil 2011, cujos confrontos da primeira fase são os seguintes:

1- Murici-AL x Flamengo-RJ
2- Fast Club-AM x Fortaleza-CE
3- União Rondonópolis-MT x Guarani-SP
4- Horizonte-CE x ASA-AL
5 - IAPE-MA x Atlético-MG
6- Iraty-PR x Grêmio Prudente
7 - Cuiabá-MT x Ceará-CE
8 - Aguia de Marabá-PA x Brasiliense-DF
9 - Botafogo-PB x Vitória-BA
10 - Ceilândia-DF x Caxias-RS
11- Ypiranga-RS x Coritiba-PR
12- Brusque-SC x Atlético-GO
13- Comercial-PI x Palmeiras-SP
14- Santa Helena-GO x Uberaba-MG
15- Sampaio Corrêa-MA x Sport-PE
16 - Naviraiense-MS x Santo André-SP
17 - Comercial-MS x Vasco da Gama-RJ
18 - Barras-PI x ABC-RN
19 - Bangu-RJ x Portuguesa-SP
20 - Trem-AP x Náutico-PE
21 - Rio Branco-AC x Atlético-PR
22 - São José-RS x Paulista-SP
23 - São Domingues-SE x Bahia-BA
24 - Peñarol-AM x Paysandu-PA
25 - River Plate-SE x Botafogo-RJ
26 - Gurupi-TO x Paraná-PR
27 - Vilhena-RO x Avaí-SC
28 - Rio Branco-ES x Ipatinga-MG
29 - Treze-PB x São Paulo-SP
30 - Corintians-RN x Santa Cruz-PE
31 - Vitória-ES x Goiás-GO
32 - Baré-RR x Ponte Preta-SP

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

CHAPE ABRE O CATARINENSE 2011

Pela programação inicial, o Catarinense 2011 teria início, domingo, dia 16 de janeiro. Entretanto, a abertura do certame sofreu antecipação para sábado, dia 15 de janeiro.

Tal antecipação, infere-se a partir da divulgação - pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) - da tabela de jogos que serão transmitidos pela TV.

De modo que, no sábado, dia 15, estão programados dois jogos, com transmissão pelo PFC (TV fechada):

Avaí x Chapecoense, na Ressacada, em Florianópolis, às 17:00 horas.

Criciúma x Concórdia, no HH, em Criciúma, às 19: 30 horas.


Portanto, a Chapecoense faz o jogo de abertura do Campeonato.

Oxalá que, desta vez, o Verdão possa estrear no certame com resultado positivo.

Nos dois últimos anos, Verdão começou a caminhada fora de casa e com derrota, justamente para o Atlético de Ibirama, nessas duas oportunidades.

Agora, a situação precisa ser diferente, né seu Ovelha!

Ainda repercute - no seio dos torcedores - a famigerada divisão da verba de TV.

Como já é do conhecimento do público, os denominados "4 grandes" foram para reunião da Associação de Clubes de Futebol de SC, realizada  na sede da FCF, em Camboriú, na última sexta-feira, 10, defendendo a indecorosa  proposta de amealhar 75% do bolo,  e os "6 pequenos", então, só ficariam com a fatia de 25%.

Informações mais recentes, revelam que a Chapecoense, por intermédio do seu Presidente Pallaoro e do incansável Izair Gambatto, presentes na reunião, bateram forte na mesa, e não se sujeitaram aos "manda -chuva" do litoral.  Por conseguinte, a divisão da verba de TV ficou assim:

a) Avaí, Figueirense, Criciúma e Joinville: 14% para cada Clube;
b) Chapecoense: 12% do bolo, em torno de R$ 190 mil;
c) Metropolitano, Imbituba e Brusque: R$ 8% para cada Clube;
d) Concórdia e Marcílio Dias: 4% do bolo para cada um.

Como visto, desta vez a Direção da Chape "brigou", no bom sentido, pelos direitos do Clube. Poderia ser melhor, mas já foi uma vitória e tanto. Parabéns!

No meu modo de pensar, o justo seria a divisão do bolo de forma igual entre todos os Clubes que disputam o certame. Entretanto, a "cultura" que reina, ainda,  na FCF e na Associação de Clubes não é de comunhão, mas sim de imposição, de  dominação e de segregação.

Quando falta ética, sobra discriminação!

É preciso começar a pensar, urgente, em mudanças na administração do futebol catarinense.

Por fim, quero manifestar minha preocupação com o elenco da Chapecoense e com a Diretoria.

Alguns torcedores, a Direção e a imprensa já falam que o plantel da Chapecoense está completo. E já começa a surgir o pensamento viciado de que o que se tem, até agora, seria suficiente para fazer um bom campeonato catarinense.

Ledo engano.

Sabemos como a Chapecoense é discriminada em Santa Catarina.

Para dar resposta a isso, só em campo nas 4 linhas. Mas, para isso acontecer, é preciso ter uma equipe forte, e não meia boca.

Na minha avaliação, a Chapecoense tem uma equipe base razoável.

Agora, ainda faltam as contratações para qualificar o time.

É necessário, destarte, contratar:

01 ala direita, pois Thoni - pelo que jogou no segundo semestre - tá meia boca;
01 zagueiro, para fazer a diferença na defesa;
01 volante qualificado e com muito pulmão;
01 meia de qualidade, para permitir a equipe atuar no 4-4-2.
01 atacante goleador nato.

Tenho receio que a Direção da Chape pode estar perdendo, sim, precioso tempo para qualificar a equipe.

Não resta a menor dúvida que é necessário, sim, qualificar a equipe do Verdão!

Será que a Diretoria da Chape não poderia sair do óbvio, do trivial, e fazer uma contratação inteligente pelo menos?

Pois é. Que tal contratar o atacante goleador Bruno Rangel que disputou a série C pelo Paysandu, marcando 8 gols em 10 jogos, e que está sem contrato, no momento.  É só uma sugestão!
Bruno Rangel,   Remo I e Morisco no Remo e Bruno Rangel no Guarani.

Avante Verdão!

domingo, 12 de dezembro de 2010

CARTOLAS DO LITORAL SEGREGAM CHAPECOENSE

É incrível como a conduta espúria reina no futebol profissional de Santa Catarina.

Dirigentes sem compromisso com a ética agem com a maior naturalidade, com a maior cara de pau, sem transparência, sem bom senso, repugnantes, perpetrando ao seu alvedrio segregação, iniquidades, injustiças, fazendo justiça com as próprias mãos, como se estivessem acima do bem e do mal, como se não houvesse estado de direito, e pasmem! Tudo isso praticado, justamente, contra os próprios Clubes co-irmãos do mesmo chão, ou seja, da mesma unidade da Federação.

Que  idiotice, que estupidez!

Verdão do Oeste é um Clube que pertence à Série C do Campeonato Brasileiro.

Assim como Avaí, Figueirense, Criciúma e Joinville, a Chapecoense, também, tem os mesmos gastos financeiros elevados para manter o Clube, para formar e manter plantel qualificado de atletas.

Verdão, em qualquer certame que disputa, entra como protagonista, e não mero participante.

Entretanto, os dirigentes do Avaí, Figueirense, Criciúma e Joinville, de todas as formas, ignoram a Chapecoense e sua importância no cenário catarinense e no futebol brasileiro. Para os dirigentes desses Clubes, quanto mais se puder atrapalhar a Chapecoense, quanto mais dificuldades forem criadas, impostas, para o Furacão do Oeste, maior a satisfação!

A Chapecoense, de forma ostensiva e sistemática, é menosprezada, prejudicada, por esses "manda-chuva".

Sinistro!

Que mentalidade tacanha, mesquinha!

A mais recente investida contra a Chapecoense  por esses "manda-Chuva" diz respeito a verba de TV (vendas dos direitos de televisionamento dos jogos do Campeonato Catarinense 2011).

Pois é.

Os dirigentes de Clubes Profissionais  de Santa Catarina, por intermédio da respectiva Associação de Clubes, onde só os "4 grandes" tem voz e vez - assim que eles se denominam-, no último dia 10, sexta-feira, à noite, na sede da FCF, definiram a distribuição de verbas de televisão para o Catarinense 2011, e para variar, mais uma vez, Verdão foi prejudicado pela patota do litoral que se acha acima do bem e do mal.

A maior parte da Verba de TV será dos "4 grandes": Avaí, Figueirense, Criciúma e Joinville.

Verdão - segundo os "manda-chuva" - pertence ao grupo dos "6 pequenos", juntamente com Concórdia, Marcílio Dias, Metropolitano, Imbituba e Brusque.

E, ainda, impuseram a lei do silêncio aos denominados "6 pequenos", ou seja, existe no famigerado acordo "cláusula de sigilo para não revelar valores", para acobertar essa pouca vergonha.

Com certeza, uma hora dessas os valores serão revelados, pois cartola não tem língua presa.

A propósito, nessa questão de sistematicamente prejudicar a Chapecoense, vejam a tabela, a grade de jogos do Campeoanto Catarinense 2011.

A tabela de jogos está totalmente desequilibrada,  foi um tapa na cara do Verdão do Oeste, pois foi imposta em flagrante prejuízo  à Chapecoense. O Índio vai  mandar seus jogos, em casa, sempre nas quartas-feiras, enquando  os denominados  "4 grandes" têm o privilégio espúrio de mandar seus jogos, em casa, aos domingos, pois só eles precisam aumentar o faturamento.

Por fim, fica a indagação: até quando vamos ter que conviver com essa mentalidade atrasada na FCF e na Associação de Clubes Profissionais de Santa Catarina?

Como torcedor da Chapecoense, é o meu desabafo!

A propósito, vejam as seguintes matérias correlatas: Engeplus e Blog do Rodrigo.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

ATLETAS DO ITUIUTABA SÃO CONDENADOS POR DOPING


No início da noite de ontem, terça-feira, 7, aconteceu no STJD o julgamento dos atletas Tarcísio e Vinícius do Ituiutaba acusados de doping.

Os atletas citados foram flagrados no exame antidoping, cujo material foi colhido após o jogo de ida pelas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro da Série C, entre Chapecoense x Ituiutaba,  dia 9 de outubro,  na Arena Condá, em Chapecó-SC.

Foram ouvidos na sessão de julgamento os jogadores e o médico do Clube.

Imagem: Site Justiça Desportiva.
Resultado do Julgamento:

Tarcísio e Vinícius foram condenados, por maioria de votos, pela Segunda Comissão Disciplinar do STJD, cuja pena aplicada foi 1 (um) ano de suspensão das competições oficiais.

Resultado por maioria de votos, pois o Relator votou pela aplicação de 2 (dois) anos de supensão, porém os demais integrantes da Segunda Comissão Disciplinar (Presidente e outro Auditor) votaram pela aplicação da pena de 1 (um) ano de suspensão.

Tenho a impressão que esse caso de doping, ainda, vai ter desdobramentos...

Nem Clube, nem jogadores, ninguém assumiu a culpa pelo ocorrido! 

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

CONTRATAÇÃO DE ALOÍSIO É UMA APOSTA

Chapecoense contrata o atacante Aloísio.

Na verdade, sem ambiente no Caxias - RS, Aloísio preferiu deixar a equipe grená, optando pelo Verdão do Oeste.

Lá em Caxias do Sul, a torcida grená vinha contestando ruidosamente o jogador após a Série C. Na competição nacional, ele marcou apenas um gol.

O atacante de 22 anos, formado no Grêmio e com passagem pela futebol suíço, não conseguiu atuar durante boa parte do Gauchão em função de sucessivas lesões. Quando entrou em campo, já na Série C, enfrentou dificuldades ao ser escalado para cumprir a função de centroavante.

É um atacante velocista, mas está devendo futebol há muito tempo.

Penso que na Chape, Aloísio poderá recuperar o seu futebol,e voltar a fazer gol.

Aliás, a Chape tem sorte para recuperar atleta desacreditado.

Basta lembrar o Bruno Cazarine na sua primeira temporada no Verdão em 2009, veio sem alarde, pois havia feito péssimas atuações na série B pelo Bahia em 2008,  e se transformou no goleador do Catarinense em 2009.

Agora, dizer por aí... que Aloísio é a principal contratação da Chape para a temporada 2011 é uma impropriedade, é um exagero sem tamanho.

Na minha concepção, Verdão acertou, mesmo, foi nas contratações de Cleverson e Valdanes, pois são dois jogadores rápidos, leves, de futebol envolvente e que devem fazer a diferença.

Boa sorte ao Aloísio e ao Verdão!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ANUNCIADOS REFORÇOS PARA MEIA CANCHA

Nesta quinta-feira, 02, à tarde, a Diretoria de Futebol da Chape anunciou, pelo Site Oficial, a contratração de 1 volante e de 1 meia de criação.

VOLANTE:
Nome: Marcos Alexandre da Costa
Apelido: Marcos Alexandre
Posição: Volante
Idade: 30 Anos
Naturalidade: Guanhaes-MG
Altura: 1,84m                                                                                           
Peso: 75 Kg
Último clube: Metropolitano-SC
Clubes de passagem: Guarani, União Barbarense, Atlético Sorocaba, América-RN, Rio Claro, Gama, São Bento de Sorocaba-SP, Brasil-RS e Metropolitano-SC.


MEIA: Cleverson, 26 anos, meio-campista de criação, com passagens por Criciúma, Guarani, Barueri, e que em 2010 (primeiro semestre) disputou a Série A2  do Campeonato Paulista pelo Noroeste de Bauru, conseguindo o acesso para a Série A1 (Paulistão 2011).

Ainda, no segundo semestre 2010, Cleverson disputou pelo Noroeste a Copa Paulista, que distribuiu vaga à Copa Brasil 2011 e à  Recopa Sul-Brasileira, porém a equipe não foi bem, sequer chegou às semifinais.

O Paulista de Jundiaí venceu a Copa Paulista 2010. Aliás, Paulista x Brusque disputam uma vaga na final da Recopa Sul-Brasileira, nesta  sexta-feira, em Gravataí/RS. 

Cleverson veio por empréstimo até final de 2011. Após retorna para o Noroeste de Bauru/SP. Mais informações de Cleverson - vídeo.

Boa sorte aos contratados!

CHAPE REFORÇA SISTEMA DEFENSIVO

Na manhã de hoje, conforme consta do Site Oficial, o Departamento de Futebol da Chape anunciou duas contratações:

ZAGUEIRO: De Lazzari, 29 anos, vem do Operário/PR, Clube pelo qual atuou, neste ano de 2010, disputando o Campeonato Paranaense (primeiro semestre) e Campeonato Brasileiro da Série D (segundo semestre).


De Lazzari, neste ano, foi um dos atletas mais regulares da equipe do Fantasma, nome pelo qual também é conhecido o Operário de Ponta Grossa/PR.

No primeiro semestre, inclusive, De Lazzari fez parte da seleção do "interior" do Campeonato Paranaense,  eleita pela crônica esportiva do Paraná. Vide:  Imprensa escala time.


GOLEIRO: Alencar, 24 anos, já atuou pelo Criciúma/SC, Remo/PA e, no segundo semestre de 2010, defendeu o Hercílio Luz/SC na Divisão Especial do Catarinense (2ª divisão).


A contratação do goleiro Alencar foi necessária, pois Ricardo vai permanecer no Figueirense,  e Marcelo, com o fim do empréstimo, voltou ao Clube Cianorte.

De modo que no plantel do Verdão só havia um goleiro experiente: Nivaldo.

Os goleiros Juliano e Luiz Carlos ainda precisam mostrar serviço, e ganhar mais experiência.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

CONFIRMADO O RETORNO DO VOLANTE FABRÍCIO

Nesta quarta-feira, a Diretoria da Chape apresentou, oficialmente, o volante Fabrício, que jogou o Catarinense 2010 pelo Atlético de Ibirama. E, ainda, em 2010, ele disputou o Brasileiro da Série D pelo Metropolitanto/SC.

O atleta volta a vestir a camisa do Verdão do Oeste. Ele fez parte daquela equipe da Chape que disputou o Brasileiro da Série D 2009, obtendo o acesso à Série C .

Fabrício tem 27 anos; é natural de Criciúma/SC.

O jogador argumentou que já está recuperado da lesão que sofrera no tendão, mas que precisa melhorar, aprimorar a forma física:

 “Vinha realizando corridas para manter a forma, sei que vou ter que trabalhar muito para quando chegar a estreia do catarinense possa estar 100 % a disposição do Mauro Ovelha”

Espero que ajude o Verdão do Oeste.

Sucesso!