quarta-feira, 8 de setembro de 2010

SEÇÃO MASCOTES

Cada Clube de futebol, em regra, tem o seu mascote.

O mascote representa o clube através de uma simples imagem.

É uma identidade visual.

Os mascotes carregam histórias interessantes, das mais belas do mundo do futebol.

Vamos abordar, apenas, os Clubes da chave D  do Campeonato Brasileiro da série C 2010.

Senão vejamos:

JUVENTUDE-RS

O Esporte Clube Juventude tem como mascote um periquito.

Em certa época, os torcedores dos times adversários, mormente os torcedores do Caxias (equipe grená), iniciaram uma brincadeira onde diziam que os seguidores da agremiação esmeraldina falavam demais e outras vezes falavam de menos; que, dessa forma, o mascote do time, sendo um periquito, se encaixa perfeitamente nessa brincadeira.

Os torcedores do time do Juventude até hoje são conhecidos como “Papos”.

CAXIAS-RS

A Sociedade Esportiva Caxias tem dois mascotes: Falcão e Bepe.

O Falcão foi inspirado nas cores do clube e é mascote que batizou o antigo Centro de Treinamento (Ninho do Falcão) e uma das categorias de sócios (Falcão Grená).


Em 2005 é lançado o selo comemorativo aos 70 anos e o Falcão Grená é fruto de inspiração para o cartunista Iotti, responsável pelo desenho do selo com o Falcão Grená e os distintivos da S.E.R. Caxias do Sul e do G.E. Flamengo.

O Bepe também é criação do cartunista Iotti. O Bepe surgiu nos anos 90 e se popularizou rapidamente.
O Bepe foi inspirado nas características do imigrante italiano que colonizou a região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul.

BRASIL-RS

Mascote: Índio Xavante.

A figura do Índio Xavante foi adotada pelos torcedores do Grêmio Esportivo Brasil, em 1946, quando a equipe venceu o rival Esporte Clube Pelotas, com um homem a menos em campo, pelo placar de 5 a 3, em partida válida pelo Campeonato da Cidade daquele ano. Após o fim do jogo, a torcida do Grêmio Esportivo Brasil invadiu o campo e derrubou um alambrado do estádio para conseguir comemorar a vitória heróica dentro do gramado. Como as cores dos índios Xavantes também são vermelho e preto, o clube ficou conhecido como Xavante por todos.

CRICIÚMA-SC

Mudança de nome: de Comerciário para Criciúma.

No ano de 1978, o Comerciário começou a passar por uma profunda transformação. No dia 17 de março aconteceu a mudança do nome, passando a se chamar Criciúma Esporte Clube. A primeira partida como Criciúma foi no dia 2 de abril de 1978, contra o Marcílio Dias, no estádio Heriberto Hülse.

Em 13 de maio de 1984, o Criciúma estreiou o seu novo uniforme, nas cores amarelo, preto e branco, num jogo contra o Joinville que terminou empatado em 2 a 2. Na ocasião, também foi mostrado o novo distintivo do clube. Mascote: tigre.

CHAPECOENSE-SC

Fazendo jus ao nome do estádio da Chapecoense, que se chama "Regional Índio Conda", atual Arena Condá, uma figura indígena foi escolhida para ser a mascote do clube.
Na verdade, o mascote índio é uma homenagem  ao povo indígena kaingang que, originariamente, habitou esta região do Oeste Catarinense.

Um comentário:

  1. Ainda habitamos porém somos escondidos pelos meios de comunicação.Brasil!!! Ainda existimos e sempre resistiremos

    ResponderExcluir